Procedimento para Análise de Acidentes e Incidentes

Procedimento para Análise de Acidentes e Incidentes

(Parte 1 de 12)

Antonio Fernando Navarro ARQ. ELETR.: Nº CONTRATO: REG. CREA:

0 EMISSÃO

DATA REV.0 REV.A REV.B REV.C REV.D REV.E REV.F REV.G REV.H DATA PROJETO

NAVARRO
NAVARRO
As informações deste documento foram elaboradas pelo Eng. ANTONIO FERNANDO NAVARRO, para divulgação da metodologia

APROVAÇÃO A presente manual não deverá ser empregado para fins comerciais e tão somente para a disseminação de conhecimento, livremente, citando-se o autor.

Tipo de Documento Procedimento Específico Código do Documento

Título do Documento Procedimento para análise de Acidentes e

Incidentes

Revisão 0

Nº Doc/0

Área

Emitente Área

Aprovação Antonio Fernando Navarro

Revisão Data Descrição Sumária 0 Emissão

Tipo de Documento Procedimento Específico Código do Documento

Título do Documento Procedimento para análise de Acidentes e

Incidentes

Revisão 0

Nº Doc/0

Área

Emitente Área

Aprovação Antonio Fernando Navarro

1. Objetivo

Descrever a sistemática a ser adotada para apurar, investigar, relatar e tratar,os acidentes e incidentes, bem como acompanhar as ações para minimizar riscos e evitar ocorrência similar ou da mesma natureza, através da eliminação das causas identificadas, e da correta divulgação das causas e conseqüências, incorporando as lições apreendidas nos treinamentos futuros.

2. Aplicação

Este documento aplica-se a todos os serviços de Construção e Montagem desenvolvidos pela empresa para todos os clientes.

3. Esclarecimentos / Definições

Ação Corretiva: Ação para eliminar a causa de uma não–conformidade (anomalia) identificada ou outra situação indesejável.

Ação Preventiva – Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade (anomalia) identificada ou outra situação potencialmente indesejável.

Acidente – Evento indesejável, decorrente de atividade da empresa, que resulte ou que possa resultar em danos ou falhas que afetem pessoas ou o meio ambiente. Envolve acidente com lesão e ocorrência anormal.

Acidente de Trajeto – É o acidente sofrido pelo empregado no percurso da residência par o trabalho ou deste para aquela.

Acidente de Transito – Acidente que resulte dano em veículo ou na sua carga ou lesões em pessoas ou animais, em que pelo menos uma das partes está em movimento nas vias públicas. Pode originar-se, terminar ou envolver veículos parcialmente na via pública.

Acidente do Trabalho – Evento indesejável, decorrente de atividade da empresa, que resulte ou que possa resultar em danos ou falhas que afetem pessoas ou o meio ambiente. Envolve acidente com lesão e ocorrência anormal.

Tipo de Documento Procedimento Específico Código do Documento

Título do Documento Procedimento para análise de Acidentes e

Incidentes

Revisão 0

Nº Doc/0

Área

Emitente Área

Aprovação Antonio Fernando Navarro

Acidente Grave – Acidente que causou morte ou incapacidade permanente total ou dano material classificado como grande ou impacto ao meio ambiente classificado como maior.

Acidente Típico – É todo aquele ocorrido com o colaborador da empresa ou subcontratado em área ou instalação sob sua responsabilidade ou sob sua gestão de SMS, ou fora desses limites, quando autorizado. Acidente ocorrido com colaborador a serviço, durante o seu horário de descanso, diretamente relacionado com os processos de trabalho da empresa, também é considerado acidente típico.

Acidente Típico com Afastamento – É todo acidente típico em que o colaborador: Fique temporariamente incapacitado totalmente para o trabalho a partir do dia seguinte ao acidente, ou sofra algum tipo de incapacidade permanente, ou venha a morrer.

Acidente Típico sem Afastamento – É todo acidente típico em que o colaborador retorna ao trabalho após o atendimento médico ou que no dia seguinte, está apto a executar tarefas, com segurança, sem comprometimento de sua integridade física.

BA – Boletim de Acidentado. CAT – Comunicação Acidentes do Trabalho.

Causa – Fator ou circunstância que contribuiu para a ocorrência do evento (nos casos de acidentes e incidentes) ou da ação ou condição (nos casos dos desvios).

Causa Básica – Falha ou sucessão de falhas no sistema de gestão que permitiu a ocorrência da(s) causa(s) imediata(s) do acidente, incidente ou desvio.

Causa Imediata – Causa que levou diretamente à ocorrência do acidente, incidente ou à existência do desvio.

Desvio – Qualquer ação ou condição, que tem potencial para conduzir, direta ou indiretamente, a danos a pessoas, ao patrimônio (próprio ou de terceiros), ou impacto ao meio ambiente, que se encontra desconforme com as normas de trabalho, procedimentos, requisitos legais ou normativos, requisitos do sistema de gestão ou boas práticas.

Desvio Crítico – Desvio com potencial para causar incidente com alto potencial ou acidente grave.

(Parte 1 de 12)

Comentários