Modelos de fichamento

Modelos de fichamento

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa I PROFESSOR: Francisco de Assis Noberto

Modelos de Fichamento

1. Modelo de Fichamento:

Cabeçalho: Assunto, Referência do livro, periódico ou site, Corpo do texto; Papel branco (Preferencialmente em formato A4); Impressão em face única (anverso da folha); Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.; Fonte: Arial ou Times New Roman; Tamanho da fonte: 12; Alinhamento: a Esquerda (Referência do material estudado) e Justificado para o corpo do texto; Paginação: parte superior à direita, numerar a partir da segunda página do fichamento; Margens: Superior e Esquerda: 3 cm.; Inferior e direita: 2 cm.

Não colocar, no inicio do texto a palavra “Fichamento”; Ao final do texto, não utilizar “Palavras-chave”; A Referência Bibliográfica é um elemento obrigatório em Fichamentos.

ASSUNTO: Deve ser escrito o assunto principal do fichamento. Por exemplo, se o texto fala sobre alguma peculiaridade da Introdução ao Direito, logo, deve ser escrito no cabeçalho do fichamento o assunto “Introdução ao Direito”.

REFERÊNCIA DO MATERIAL CONSULTADO1:

SOBRENOME, Prenome do(s) autor(es) do capítulo. Título e subtítulo (se houver do capítulo). In.: SOBRENOME, Prenome do(s) autor(es) do livro. Título: subtítulo (se houver) do livro. Local de Publicação: Editora, ano.

Texto oriundo da leitura feita do material (livro, periódico, site, etc.). Respeitar as normas da língua portuguesa. Redigir o texto sempre de maneira impessoal, ou seja, utilizando o verbo na terceira pessoa do singular, voz ativa, sempre começando o parágrafo com o recuo (1,5 cm ou o espaço de 1 ou 2 tabs – no computador). É permitido utilizar mais de um parágrafo no desenvolvimento do texto.

1 EXEMPLO DE REFERÊNCIA PRONTA:

ARAÚJO, Francisco de Assis Noberto Galdino de. Regras gerais de apresentação. In.: FREITAS NETA, Antonia de.; ARAÚJO, Francisco de Assis Noberto Galdino de. Manual de estruturação de um trabalho acadêmico: de acordo com a norma da ABNT NBR-14724/2006. Natal: UFRN, 2010. p. 15-16.

2. Fichamento Bibliográfico:

É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.

da injustiça. In.:Breve história do feminismo no Brasil. São

TELES, Maria Amélia de Almeida. Educação da mulher: a perpetuação Paulo: Brasiliense, 1993. p. 130-132.

A obra insere-se no campo da história e da antropologia social.

A autora utiliza-se de fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo o processo de lutas e conquistas da mulher.

3. Fichamento de Conteúdo

É uma síntese das principais idéias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito.

da injustiça. In.:Breve história do feminismo no Brasil. São

TELES, Maria Amélia de Almeida. Educação da mulher: a perpetuação Paulo: Brasiliense, 1993. p. 130-132.

O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato de uma prática. A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher. A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em greves, saúde e sexualidade.

4. Fichamento de Citações

Transcrição textual: reprodução fiel das frases que se pretende usar na redação do trabalho;

Usar aspas duplas (“ ”) para abrir e fechar as citações;

Ao final da citação, informar a página em que a citação está inserida na obra original.

da injustiça. In.:Breve história do feminismo no Brasil. São

TELES, Maria Amélia de Almeida. Educação da mulher: a perpetuação Paulo: Brasiliense, 1993. p. 130-132.

“Uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a instauração da República” (p.30);

“Na justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a defesa de honra” (p. 132) “a mulher buscou com todas forças sua conquista no mundo totalmente masculino” (p.43);

SILVA, Marina Cabral da. Tipos de trabalhos acadêmicos: o fichamento. Disponível em: <http://w.monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipostrabalhos-academicos-fichamento>. Acesso em: 16 maio 2010.

Comentários