Modulo III - aula 46 - mitocondrias e respiração celular - exercícios - aula 01

Modulo III - aula 46 - mitocondrias e respiração celular - exercícios - aula 01

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 1

MÓDULO I -- BOTÂNICA:: MITOCÔNDRIAS E RESPIRAÇÃO CELULAR – EXERCÍCIOS – PARTE 01

Questões de Múltipla Escolha: 1. (PUC - SP) O componente celular abaixo esquematizado é encontrado: a) em bactérias, plantas e animais. b) apenas em animais. c) apenas em plantas superiores. d) em bactérias e fungos. e) em eucariontes.

2. (PUC - SP) Células do fígado possuem até duas mil mitocôndrias, ocupando cerca de 1/5 do seu volume. O número alto de mitocôndrias nestas células pode ser explicado porque as células hepáticas: a) são maiores que as demais células do corpo. b) apresentam respiração aeróbia. c) têm grande atividade metabólica. d) têm volume citoplasmático maior que o nuclear. e) produzem enzimas digestivas em grande quantidade.

3. (UFF - RJ) As mitocôndrias são organelas celulares envolvidas por membrana, contendo DNA autônomo e circular. Isso indica que elas: a) confirmam a hipótese autotrófica sobre a origem dos seres vivos. b) são responsáveis pela síntese de proteínas e glícídios. c) modificam as macromoléculas e as secretam para o meio externo ou para o interior de outras organelas. d) contêm enzimas hidrolíticas, envolvidas na digestão intracelular. e) são provavelmente os descendentes de células procariotas primitivas que se estabeleceram como simbiontes internos de uma célula anaeróbica.

4. (UFF - RJ) O aparecimento de novas mitocôndrias no citoplasma de uma célula se deve à: a) reprodução de mitocôndrias preexistentes. b) síntese de precursores no retículo endoplasmático. c) montagem de subcomponentes citoplasmáticos. d) diferenciação de cisternas do aparelho de Golgi. e) diferenciação de cristas em vacúolos precursores.

5. (UFCE) Indique as alternativas em que estejam corretamente relacionadas à estrutura celular e a função: 01. membrana plasmática: permeabilidade seletiva. 02. centríolos: participam na formação de cílios e flagelos. 04. ribossomos: participam no processo de síntese de proteínas. 08. lisossomos: recuperação de ATP. 16. mitocôndria: digestão celular. 32. complexo de Golgi: armazenamento do material genético da célula. Qual a soma das alternativas corretas?

6. (PUC - RJ) O esquema abaixo representa uma reação de liberação de energia:

Essa energia pode ser utilizada nas seguintes atividades celulares, exceto: a) oxidação de moléculas orgânicas. b) contração muscular. c) condução de impulso nervoso. d) síntese de substâncias. e) transporte por osmose.

7. (UFRJ) Em relação às etapas da respiração, provavelmente a glicólise foi a primeira a surgir porque: a) é a etapa mais rica na produção de ATP.

b) o O2 é fundamental para que todo o processo ocorra.

c) a maioria dos seres vivos depende de O2 livre. d) os organismos primitivos devem ter surgido em atmosfera sem

O2. e) a produção de ATP não se faz sem a molécula de O2.

8. (PUC - SP) Pela análise do esquema abaixo, prevê - se que a energia pode ser obtida por um organismo:

a) somente a partir de açúcares. b) somente a partir de proteínas. c) somente a partir de gorduras. d) a partir de açúcares, proteínas e gorduras. e) a partir de substâncias inorgânicas.

9. (UFF - RJ) Na respiração, os organismos aproveitam o oxigênio do ambiente para oxidação de moléculas e produção de energia. Além de energia, a respiração tem como resultado final as seguintes moléculas:

a) CO2 e H2O d) CO2 e H2 b) HCO3 e H2O e) H2 e HCO-3 c) HCO-3 e CO2

a) glicóliseb) ciclo de Calvin.

10. (Vunesp - SP) A energia liberada em uma seqüência de reações ao longo da cadeia respiratória é utilizada na conversão do ADP + Pi em ATP. Esta seqüência de reações é denominada: c) fosforilação oxidativa. d) ciclo de Krebs. e) fermentação.

1. (PUC - RJ) A célula representa a unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos. No citoplasma celular vamos encontrar muitas organelas com funções distintas. As organelas com funções de: síntese de proteínas, digestão celular, secreção celular e respiração celular são denominadas, respectivamente, de: a) ribossomos, complexo de Golgi, lisossomos e mitocôndrias. b) complexo de Golgi, mitocôndrias, ribossomos e lisossomos. c) ribossomos, lisossomos, complexo de Golgi e mitocôndrias. d) mitocôndrias, ribossomos, complexo de Golgi e lisossomos. e) lisossomos, ribossomos, mitocôndrias e complexo de Golgi.

12. (FCMS - SP) Dos organismos abaixo, os que consomem maior quantidade de glicose para sintetizar 100 moléculas de ATP são os: a) heterótrofos em geral. b) autótrofos em geral. c) aeróbios facultativos. d) aeróbios estritos. e) anaeróbios estritos.

13. (PUC - SP) O processo abaixo esquematizado representa:

a) fermentação e é realizado por células musculares. b) fermentação e é realizado por lêvedos. c) respiração aeróbica e é realizado por plantas e animais em geral. d) glicólise e é realizado por animais em geral. e) quimiossíntese e é realizado por bactérias.

14. (PUCC - SP) As etapas do processo de respiração celular que ocorrem no interior das mitocôndrias são:

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 2 a) glicólise e ciclo de Krebs. b) glicólise e fosforilação oxidativa. c) glicólise e ciclo das pentoses. d) ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa. e) ciclo de Krebs e ciclo das pentoses.

15. (UFSC) São características de organelas celulares, denominadas mitocôndrias: 01. Quantidade fixa por célula, independente do metabolismo. 02. Conteúdo químico rico em enzimas oxirredutoras. 04. Presença de DNA e RNA próprios. 08. Constituídas de duas membranas, uma externa, lisa, e outra interna, pregueada, formando septos ou cristas mitocondriais. 16. Síntese de moléculas de trifosfato de adenosina. Qual a soma das respostas corretas?

16. (Vunesp - SP) Um biólogo dissolveu um tablete de fermento em uma solução de água e açúcar e transferiu a mesma para uma garrafa térmica, deixando um espaço de cerca de 5 cm entre o nível do líquido e a boca da garrafa térmica. Identificou essa garrafa com o número 1. Em outra garrafa térmica, colocou apenas água e açúcar e a identificou com o número 2. Tampou as garrafas com rolhas de cortiça nas quais inseriu um termômetro e, ao arrolhar as garrafas, os termômetros ficaram com os bulbos imersos nos líquidos. O biólogo anotou, em ambas as garrafas, as temperaturas iniciais. Após 24 horas, voltou a anotar as temperaturas de ambas as garrafas e observou que: a) eram exatamente iguais às temperaturas iniciais. b) as temperaturas de ambas as garrafas eram superiores às temperaturas iniciais. c) as temperaturas de ambas as garrafas eram inferiores às temperaturas iniciais. d) a temperatura da garrafa 1 era menor que a da garrafa 2. e) a temperatura da garrafa 1 era maior que a da garrafa 2.

17. (FCMS - SP) Completar corretamente a frase seguinte: ―A coalhada resulta da (...) das proteínas do leite, provocada (...) de pH, devido à (...) do ácido láctico, em processo de fermentação láctica‖. a) coacervação; pela elevação; presença. b) coacervação; pelo abaixamento; inativação. c) precipitação; pelo abaixamento; presença. d) precipitação; pela elevação; redução. e) suspensão; pelo abaixamento; redução.

a) glicoseb) glicogênio

18. (Fuvest-SP) Um atleta, que participou de uma corrida de 1.500 m, desmaiou depois de ter percorrido cerca de 800 m devido à oxigenação deficiente de seu cérebro. Sabendo - se que as células musculares podem obter energia por meio da respiração aeróbica ou de fermentação, nos músculos do atleta desmaiado deve haver acúmulo de: c) monóxido de carbono d) ácido láctico. e) etanol.

19. (FMU – SP) O esquema representa:

Glicose → Ácido pirúvico → CO2 + Álcool etílico + ATP a) respiração aeróbia.

b) fotossíntese. c) síntese aeróbia de gás carbônico. d) fermentação. e) um processo biológico dependente de oxigênio e de mitocôndrias.

20. (UFOP - MG) Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna. 1ª coluna 2ª coluna

I. lisossomo a) formação de ATP I. mitocôndria b) empacotamento de vesículas I. complexo de Golgi c) síntese de esteróides IV. ribossomo d) digestão celular V. retículo endoplasmático liso e) síntese protéica

A seqüência que identifica as organelas celulares apresentadas na 1ª coluna com as suas respectivas funções apresentadas na 2ª é:

a) I - a, I - d, II - e, IV - b, V - c. b) I - b, I - e, II - c, IV - a, V - d. c) I - c, I - b, II - a, IV - e, V - d. d) I - d, I - a, II - b, IV - e, V - c. e) I - e, I -b, II - d, IV - c, V - a.

21. (UFSC) Das alternativas abaixo, assinale a que apresenta relação incorreta: a) Centríolos — organização do aparelho mitótico. b) Lisossomos — digestão intracelular. c) Cloroplastos — fotossíntese. d) Complexo de Golgi — síntese de proteínas. e) Mitocôndrias — respiração celular.

2. (Ucsal - BA) Considere células heterótrofas que só realizam fermentação alcoólica imersas em uma solução isotônica de glicose, etanol, oxigênio e dióxido de carbono. Que letra da tabela abaixo indica corretamente as trocas realizadas entre as células e o ambiente?

Difundem - se através da membrana

Maior quantidade da célula para o ambiente

Maior quantidade do ambiente para a célula

Quantidades iguais nos dois sentidos

Não se difunde(m) através da membrana

a) Somente Id) Somente I e I.
b) Somente Ie) Somente I e I.

23. (PUC - RJ) Abaixo são feitas três afirmações relativas às mitocôndrias. Estude - as, assinalando a opção correta: I. As mitocôndrias estão presentes em praticamente todas as células eucarióticas, tanto em vegetais como em animais. I. Estruturalmente, as mitocôndrias apresentam uma membrana externa, uma membrana interna, as quais formam as cristas mitocondriais, e uma matriz. I. Todas as etapas do processo respiratório ocorrem nas cristas mitocondriais e na matriz. c) Somente I.

24. (FEI - SP) A respiração, que se processa em três etapas distintas — glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória — é um processo de liberação de energia através da quebra de complexas moléculas orgânicas. Das afirmativas abaixo, relacionadas à respiração, indique a que esteja correta: a) Na glicólise há conversão do ácido pirúvico em compostos intermediários, H2O e CO2. b) Na cadeia respiratória há transporte de hidrogênio com a formação de ácido pirúvico. c) No ciclo de Krebs há transporte de hidrogênio, consumo de oxigênio molecular e produção de água. d) Na glicólise há conversão da glicose em ácido pirúvico. e) No ciclo de Krebs há conversão da glicose em ácido pirúvico.

FORMATAÇÃO E EDIÇÃO: LAST UPDATE: 01.02.2011 PROF: LIMA VERDE, HUBERTT. huberttlima@gmail.com; BIOLOGIA MÓDULO I - BOTÂNICA.

Comentários