12 - CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES - PROFº HUBERTT GRÜN

12 - CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES - PROFº HUBERTT GRÜN

BIOLOGIA

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 1 CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES

EXERCÍCIOS: 01. (UFF) Os principais produtores da cadeia biológica marinha são: a) Protozoários e copépodes; b) Medusas e corais; c) Diatomáceas e dinoflagelados; d) Organismos da fauna planctônica; e) Organismos da fauna bentônica.

02. (UFRJ) As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrália vivem cangurus, nos da África há zebras e na América do Norte há bisões. Todos esses animais exercem em seus ecossistemas a função de: a) Consumidores primários b) Consumidores secundários c) Consumidores terciários d) Decompositores e) Parasitas

03. (CESGRANRIO) No ecossistema a seguir esquematizado, estão representados, de 1 a 8, os componentes de uma comunidade biótica. Entre eles encontram-se: produtores, consumidores primários, secundários e consumidores terciários.

No quadro abaixo, assinale a opção que classifica corretamente os componentes do ecossistema:

Produtores Consumidores primários

Consumidores secundários

Consumidores terciários a) 1 e 5 2 e 8 3 e 4 6 e 7 b) 3 e 5 4 e 6 1 e 8 2 e 7 c) 4 e 5 1 e 6 3 e 7 2 e 8 d) 1 e 3 2 e 7 6 e 8 4 e 5 e) 1 e 5 4 e 6 3 e 7 2 e 8

04. Tendo em vista os conceitos de CADEIA e TEIA alimentar, bem como de POPULAÇÃO e COMUNIDADE, podemos afirmar que: a) A preá, a cobra e o gavião representam uma população e um exemplo de uma cadeia alimentar. b) O conjunto de preás da região formam uma população e os consumidores, entre devorando-se, formam uma teia alimentar. c) Preás e cobras do charco formam uma população e, para as cobras, as preás são produtoras de alimento. d) Preás, cobras e gaviões formam uma comunidade; as cobras são consumidores primários e os gaviões consumidores secundários. e) O conceito de produtor está associado ao fornecimento de alimento e, de consumidor, àqueles que o utilizam.

05. Com referência à cadeia alimentar, marque a alternativa correta: a) A energia contida no produtor diminui gradualmente, ao passar de consumidor a consumidor. b) A energia do produtor aumenta gradualmente nos diferentes elementos da cadeia alimentar. c) O potencial energético do produtor não sofre nenhuma alteração nos diferentes segmentos da cadeia alimentar.

d) Na cadeia alimentar, como os animais são de tamanho diferentes, a quantidade energética do produtor sofre oscilações. e) A complexidade da teia alimentar não interfere com a quantidade de energia transferida, que permanece inalterada.

06. (CESGRANRIO) Qual das alternativas a seguir responde correta-mente a seguinte questão: “Que resultaria se desaparecesse do mar o fitoplâncton?” a) O equilíbrio ecológico desse ecossistema não sofreria alteração, visto que o fitoplâncton é constituído por seres apenas microscópios. b) O zooplâncton ocuparia o seu lugar na cadeia alimentar, mantendo assim o equilíbrio ecológico do ecossistema. c) A cadeia alimentar do ecossistema perderia o elo principal, pois do fitoplâncton depende praticamente toda a matéria orgânica necessária aos demais componentes bióticos. d) O ecossistema não seria afetado visto que o plâncton é apenas um consumidor na cadeia alimentar. e) O equilíbrio ecológico não seria alterado visto que nem todos os organismos marinhos se alimentam do fitoplâncton.

07. Com os elementos preá, capim, cobra, fungos e bactérias do solo, observe com atenção o diagrama a seguir. Não descuidando da direção das setas e a seqüência numérica, indique a alternativa correta na sucessão de eventos.

a) Produtor Decompositor Consumidor primário

Consumidor secundário b) Produtor Consumidor secundário

Decompositor Consumidor primário c) Produtor Consumidor primário

Consumidor secundário Decompositor d) Decompositor Consumidor primário

Consumidor secundário Produtor e) Decompositor Produtor Consumidor primário

Consumidor

08. (UBERLÂNDIA) O aproveitamento das algas pelo homem torna-se cada vez mais acentuado. Em certos países asiáticos, as algas já fazem parte da dieta humana. Neste caso o homem comporta-se como: a) Consumidor primário. b) Consumidor secundário. c) Consumidor terciário. d) Produtor. e) Decompositor.

09. Considere a seguinte cadeia alimentar: Árvore Herbívoros Parasitas dos herbívoros Qual das seguintes pirâmides de números correspondente à cadeia considerada?

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 2

10. Com relação ao fluxo de energia em um ecossistema é correto dizer que: a) A quantidade de energia que um nível trófico recebe é superior à que será transferida para o nível seguinte. b) O fluxo de energia na cadeia alimentar é unidirecional. c) A energia luminosa é captada pelos organismos heterótrofos. d) Em uma pirâmide de energia, a base é sempre ocupada pelos consumidores primários. e) No ápice de uma pirâmide de energia estão colocados os produtores.

1. (S. CARLOS) Em um ecossistema, com a passagem de energia de um nível trófico para outro, ela: a) Permanece igual. b) Aumenta sempre. c) Diminui sempre. d) É totalmente perdida. e) É totalmente aproveitada.

12. (MED - MOGI) A rede alimentar numa comunidade foi caracterizada com a "pirâmide de números", onde os animais: a) Na base são pequenos e abundantes e no topo são grandes e pouco numerosos. b) Na base são pequenos e pouco numerosos e no topo são grandes e abundantes. c) Na base são grandes e pouco numerosos e no topo são pequenos e abundantes. d) Na base são pequenos e abundantes e no topo são pequenos e pouco numerosos. e) Na base são pequenos e pouco numerosos e no topo são peque-nos e abundantes.

13. (FUVEST) Um dos perigos da utilização de inseticidas clorados é que eles são muito estáveis e permanecem longo tempo nos ecossistemas. Em vista disso, dada a cadeia alimentar Capim inseto pássaro cobra gavião É de esperar que a maior concentração de DDT por quilo de organismo seja encontrada em: a) Cobra b) Gavião c) Pássaro d) Inseto e) Capim

14. (FCC) Em uma lagoa são lançados inseticidas organoclorados. Dos organismos abaixo, os que irão apresentar, após algum tempo, maior concentração desses inseticidas são: a) Os caramujos b) As garças c) Os peixes d) Os fitoplanctontes e) Os microcrustáceos

15. (PUC-RS) Sabe-se que a maioria dos tubarões são animais carnívoros e predadores. No entanto, há espécies de tubarões que se alimentam do plâncton, como, por exemplo, o chamado tubarão-baleia. A principal vantagem dessas espécies planctófagas sobre as outras é que para elas houve um: a) alongamento da cadeia alimentar. b) maior desenvolvimento do aparelho mastigador. c) menor desenvolvimento do aparelho branquial. d) encurtamento da cadeia alimentar. e) processo mais lento de evolução.

16. (Cesgranrio-RJ) 0 equilíbrio biológico de uma comunidade depende da proporção existente entre produtores, consumidores e predadores. Assim, se: a) O número de produtores e consumidores aumentar, o de predadores diminuirá, b) O número de produtores diminuir, o de consumidores e predadores aumentará. c) O número de consumidores diminuir, o de produtores aumentará e o de predadores diminuirá.

d) O número de predadores aumentar, o de produtores e consumidores aumentará. e) O número de predadores aumentar, o de produtores e consumidores diminuirá.

17. (UFMT) Leia as afirmativas abaixo: I. A energia introduzida no ecossistema sob a forma de luz é trans-formada, passando de organismo para organismo sob a forma de energia química, lI. No fluxo energético, há perda de energia em cada elo da cadeia alimentar. I. A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional, tendo início pela ação dos decompositores. IV. A energia química armazenada nos compostos orgânicos dos seus produtores é transferida para os demais componentes da cadeia e permanece estável. Estão corretas as afirmativas: a) I e I. b) I e II. c) I e IV. d) I e I, e) I e IV.

18. (UFSC) A pirâmide de números abaixo representada diz respeito à estrutura trófica de um determinado ecossistema:

Assinale a seqüência correta de organismos que corresponde à seqüência crescente de algarismos romanos da pirâmide: a) Gramíneas, sapos, gafanhotos, gaviões, cobras. b) Gaviões, cobras, sapos, gafanhotos, gramíneas. c) Gaviões, gafanhotos, gramíneas, sapos, cobras. d) Gramíneas, gafanhotos, sapos, cobras, gaviões. e) Gramíneas, gafanhotos, gaviões, cobras, sapos.

19. (UA-AM) Na base das chamadas pirâmides de energia estão os: a) decompositores. b) produtores c) consumidores primários. d) consumidores secundários. e) consumidores terciários.

20. (Fuvest-SP) Cobras que se alimentam exclusivamente de roedores são consideradas: a) Produtores. b) Consumidores primários. c) Consumidores secundários. d) Consumidores terciários, e) Decompositores.

LAST UPDATE: 02.02.2011 PROF: LIMA VERDE, HUBERTT. huberttlima@gmail.com; BIOLOGIA CADEIAS E TEIAS ALIMENTARES.

Comentários