14 - CICLOS BIOQUÍMICOS - PROFº HUBERTT GRÜN

14 - CICLOS BIOQUÍMICOS - PROFº HUBERTT GRÜN

BIOLOGIA

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 1 CICLOS BIOQUÍMICOS

EXERCÍCIOS: 01. Nos ambientes aquáticos o ciclo do carbono pode ser esquematizado, simplificadamente, conforme mostra o esquema abaixo. Estude-o com atenção e assinale a opção que descreve a participação do plâncton na(s) etapa(s) A e B:

a) O zooplâncton participa das etapas A e B. b) O fitoplâncton participa das etapas A e B. c) O zooplâncton só participa da etapa B. d) O fitoplâncton só participa da etapa B. e) O fitoplâncton só participa da etapa A.

02. (CESGRANRIO) Apesar de quase 4/5 da atmosfera serem constituídos de nitrogênio, apenas alguns seres têm a capacidade de aproveitar o nitrogênio em forma elementar para o seu metabolismo. Os seres com essa capacidade são classificados entre: a) Bactérias e algas cianofíceas; b) Bactérias e plantas verdes; c) Cianofíceas e protozoários; d) Fungos e protozoários e) Plantas verdes e fungos.

03. (CESGRANRIO) O diagrama a seguir representa etapas do ciclo do carbono num sistema terrestre.

Examinando-o, pode-se dizer que: a) Os vegetais participam apenas da etapa I; b) Os animais participam apenas da etapa I; c) Os vegetais participam apenas da etapa I; d) Os animais participam das etapas I e I; e) Os vegetais participam das etapas I e I.

a) Rhizobiumd) Nitrosococcus
b) Nitrosomonase) Anabaena

04. (UFRJ) Uma forma natural de aumentar a quantidade de nitrogênio, disponível no solo sob a forma de nitratos, é alterar o cultivo de plantas não leguminosas com leguminosas, pois as últimas apresentam, nas suas raízes, módulos com bactérias capazes de fixar o nitrogênio atmosférico. Estas bactérias são pertencentes ao grupo: c) Nitrobacter

05. Os agricultores costumam fazer rodízio de culturas, plantando durante certo tempo apenas leguminosas que enriquecem o solo com produtos nitrogenados. Feita a colheita, o agricultor passa plantar cereais (arroz, trigo, milho) que se beneficiam destes produtos nitrogenados. Quando estes começam a se esgotar, o agricultor volta a plantar leguminosas. Este procedimento é justificado porque as leguminosas: a) Transformam o nitrogênio do ar em nitratos.

b) Fixam o nitrogênio do ar, utilizando-o para a síntese de aminoácidos. c) São parasitadas por bactérias capazes de converter o nitrogênio do ar em amônia. d) Possuem, em suas raízes, fungos capazes de converter o nitrogênio do ar em amônia. e) Possuem, em suas raízes, nódulos formados por bactérias nitrificantes.

06. (PUC-SP) No ciclo do carbono, quais os processos metabólicos que ocorrem em 1 e 2 ? a) Respiração em 1 e fotossíntese em 2 b) Respiração em 1 e decomposição em 2 c) Decomposição em 1 e respiração em 2 d) Decomposição em 1 e fotossíntese em 2 e) Fotossíntese em 1 e decomposição em 2

07. (FCC) Considere o seguinte diagrama:

a) Ib) I c) II d) IV e) V

A importância das bactérias denitrificantes decorre principalmente de sua ação em:

08. (SÃO CARLOS) O plantio de leguminosas entre outras plantas de cultura e sua posterior incorporação ao solo é importante porque: I - diminui a erosão do solo. I- permite a fixação do nitrogênio do ar. I- contribui com nutrientes para o solo. Pode-se afirmar quanto às alternativas acima que: a) I e II são corretas, mas I é incorreta. b) I é correta, mas I e II incorretas. c) As três são corretas. d) As três são incorretas. e) I é correta, mas I e II incorretas.

09. (PUCC-SP) Observe o esquema abaixo e as afirmativas que se seguem:

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 2

I. Os elementos químicos, ao contrário da energia, não se perdem e são constantemente reciclados. I. Toda a energia captada pelos produtores volta para o meio físico sob a forma de calor, e como este não pode ser usado na fotossíntese, a energia segue em sentido único. I. A biosfera é um sistema de relações entre os seres vivos e entre a matéria e a energia que os circundam. Assinale a alternativa correta: a) Todas estão erradas. b) I e I estão corretas. c) I e II estão corretas. d) I e I estão corretas. e) Todas estão corretas.

10. (Unirio-RJ) As chamadas bactérias fixadoras das raízes de certas leguminosas são úteis à agricultura porque atuam sobre o solo, contribuindo para: a) Aumentar a acidez. b) Facilitar o arejamento. c) Revolver a terra. d) Enriquecê-lo com sais nitrogenados. e) Eliminar o humo.

1. (Fuvest-SP) A associação de bactérias do gênero Rhizobium com raízes de plantas leguminosas possibilita a: a) Fixação de nitrogênio. b) Transformação de amônia em nitritos. c) Eliminação de gás carbônico. d) Eliminação de nitrogênio. e) Decomposição de tecidos mortos.

12. (FCC) Geralmente, os fazendeiros não usam adubos nitrogenados nos campos em que cultivam leguminosas porque estas: a) Não necessitam de nitrogênio para crescer. b) Associam-se a bactérias nitrificantes. c) Fixam amônia do ar. d) Fixam nitratos do solo. e) Transformam nitritos em nitratos.

a) Raízes de milhod) Raízes de feijão.
b) Folhas de milhoe) Folhas de feijão.

13. (FCMSC-SP) Bactérias fixadoras de nitrogênio são encontradas em: c) Frutos de milho.

14. (Fuvest-SP) A figura abaixo é um esquema simplificado do ciclo do carbono na natureza:

Nesse esquema: a) I representa os seres vivos em geral e I, somente os produtores. b) I representa os consumidores e lI, os decompositores. c) I representa os seres vivos em geral e I, apenas os consumidores. d) I representa os produtores e lI, os decompositores. e) I representa os consumidores e lI, os seres vivos em geral.

15. (F. Objetivo-SP) O desenho anexo representa, de maneira simplificada, o ciclo do nitrogênio:

a) I e Id) V e IV.
b) I e IIe) VI e VIl.

As bactérias dos gêneros Nitrosomonas e Nitrobacter agem, respectivamente, em: c) IV e I.

16. (UFES) É preocupação dos ecólogos o fato de que as calotas polares podem vir a sofrer um processo de descongelamento, em virtude de um aquecimento da atmosfera terrestre. Esse aquecimento, conseqüência de um desequilíbrio ecológico, decorre de: a) Depósitos de lixo atômico. b) Aumento da taxa de monóxido de carbono na atmosfera. c) Emanações de dióxido de enxofre para a atmosfera. d) Redução da taxa de oxigênio na atmosfera. e) Aumento da taxa de gás carbônico na atmosfera.

17. (UFMT) Baseando-se no esquema a seguir, que é uma simplifica-ção do ciclo do carbono, pode-se afirmar que A, B e C representam, respectivamente:

a) Respiração, respiração e fotossíntese. b) Respiração, fotossíntese e respiração. c) Fotossíntese, respiração e respiração. d) Respiração, fotossíntese e fotossíntese. e) Respiração, fotossíntese e transpiração.

a) respiraçãod) digestão.
b) transpiraçãoe) sudação.

18. (UFRS) O processo vital presente nos ciclos do oxigênio, do carbono e da água é o de: c) excreção.

LAST UPDATE: 02.02.2011 PROF: LIMA VERDE, HUBERTT. huberttlima@gmail.com; BIOLOGIA CICLOS BIOQUÍMICOS.

Comentários