Estudo - sobre - Cura - Interior

Estudo - sobre - Cura - Interior

(Parte 1 de 15)

Salmo 139

"1Senhor, tu me sondas, e me conheces. 2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. 4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. 5 Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir. 7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? 8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 1 Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda; 12 nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa. 13 Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. 14 Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles. 17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! 18 Se eu os contasse, seriam mais numerosos do que a areia; quando acordo ainda estou contigo. 19 Oxalá que matasses o perverso, ó Deus, e que os homens sanguinários se apartassem de mim, 20 homens que se rebelam contra ti, e contra ti se levantam para o mal. 21 Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam? e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? 2 Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos. 23 Sonda-me , ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me , e conhece os meus pensamentos ; 24 vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno."

Deus sabe todas as coisas

Introdução

Existe muita especulação sobre este assunto e ele tem sido aplicado de muitas maneiras erradas. O que veremos aqui é um estudo sobre a cura do nosso interior mediante a Palavra de Deus.

Quando falamos sobre cura interior , falamos sobre cura da ALMA..

Quando nos convertemos o nosso espírito é vivificado pelo Espírito Santo e é curado da culpa do pecado ( este é o maior milagre de Deus ). Está livre para ter comunhão com Deus, mas na nossa alma ficaram feridas, lembranças, traumas, do tempo que vivíamos na vida de pecado..

Nós não somos o que gostaríamos de ser. Durante este estudo descobrimevos várias verdades em nossa vida que precisam ser encaradas e enfrentadas. O Espírito Santo é o Espírito da verdade, ele nos revela quem nós realmente somos.

verdade te libertaráJo 8:32

Tudo que Deus revelar durante este tempo, falhas de caráter, pessoas que você magou, pecados encobertos, etc. anote . Seja cincero com você mesmo, conheça a verdade e a

A cura está na Palavra de Deus. Devemos ter fé e não subestimar o poder de Deus. Ele pode mudar tudo. Ele pode curar todas as pessoas.

Quem precisa de cura interior

•Você se aceita assim como você é ( aparência, limitações, cor, sexo, casado, solteiro, situação econômica ). Ou usa de vários artifícios para mudar ?

⇒Se e não gosto de mim dificilmente vou gostar dos outros.

⇒É impossível agradar um apessoa que não está contente consigo mesma.

⇒Se você fosse desenhar a si mesmo, como se desenharia ?

⇒Você aceita as responsabili dades de ser homem ou mulher ?

⇒Aceita a si mesmo sem revolta ?

•Você se acha , ou acha que as pessoas lhe consideram uma pessoa amarga ? ⇒não tolera a si mesmo.

⇒Está sempre de mau humor.

•É difícil para você se aproximar de outras pessoas, estabelecer diálogos, romper ambientes ?

⇒Medo de rejeição ( não ser aceito )

⇒Timidez ( esconde o verdadeiro "eu" )

⇒Carência

⇒Complexo de inferioridade

•Você está sempre na defensiva ou sempre no ataque ? Desconfia de todos ?

⇒Por desconfiar fica na defensiva ⇒ Por deconfiar ataca.

⇒Não se abre para relacionamentos

⇒É ferino

•Quando você vai numa reunião você vai cumprimentar os outros ? Ou fica esperando que eles venham ?

⇒Fica observando quem não veio cumprimentar.

⇒Fica chateado com isso.

•Você acha que é demasiadamente tímido, áspero ou duro com os outros? ⇒Se passa por humilde.

⇒Sempre dá respostas grosseiras.

•Você usa com freqüência ironias, zombarias, sendo ferino em suas observações? (Sarcástico)

⇒Faz caretas tregeitos

⇒É irreverente

•Você usa ares de suficiência, prepotência com os outros ? ( Auto-suficiência )

⇒Não existe complexo de superioridade. Isso é apenas uma capa para esconder um sentimento de inferioridade e insegurança

•Você tem dificuldade de olhar nos olhos das pessoas para conversar ? ⇒Medo de se expor

⇒Pode estar escondendo algo

•Você faz caretas, trejeitos ao conversar ? É hipócrita, superficial ? ( fermento, máscara para impressionar )

⇒Hipócrita - ator

⇒Você é o que é na sua intimidade ( em casa )

•Você acha que as tarefas que os outros fazem são sempre mais importantes que as suas?

⇒Nunca está contente com o que faz.

⇒Se acha sem valor.

O Homem

Esta parte do estudo é importante para compreendermos como o ser humano é formado, conhecermos sua estrutura e a partir daí identificarmos as áreas de nosso ser que precisam de cura.

I Ts 5:23

O ser humano é tripartido. Todo homem é espírito alma e corpo. O corpo é diferente da alma e a alma é diferente do espírito. ( diferente do Espírito Santo )

(Parte 1 de 15)

Comentários