Alimentação - Nutricao - Pessoas - Aids - Hiv

Alimentação - Nutricao - Pessoas - Aids - Hiv

(Parte 1 de 8)

A l i mentação e

Nutrição para Pessoas que Vive m co m HIV e Aids

e Nutrição

Alimentação para Pessoas que Vivem com HIV e Aids

Uma boa alimentação fornece às pessoas os nutrientes necessários para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da vida. Para as pessoas vivendo com HIV/aids, um bom estado nutricional pode ajudar na manutenção do sistema imunológico, ou seja, ajudar a garantir as defesas do organismo contra infecções e diminuir os efeitos colaterais dos medicamentos.

da Saúde Ministério

Ministério da Saúde

Secretaria de Vigilância em Saúde Secretaria de Atenção à Saúde

Alimentação e Nutrição para Pessoas

Que Vivem com HIV e Aids

© 2006. Ministério da Saúde É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte.

Tiragem: 100.0 exemplares

Presidente da rePública

Luiz Inácio Lula da Silva

Ministro de estado da saúde

Agenor Álvares secretário de Vigilância eM saúde

Jarbas Barbosa secretário de assistência à saúde

Carlos Temporão diretora do PrograMa nacional de dst e aids

Mariângela Simão diretor-adjunto do PrograMa nacional de dst e aids

Carlos Passarelli diretor do dePartaMento de atenção básica

Luis Fernando Rolim Sampaio coordenadora geral da Política de aliMentação e nutrição

Ana Beatriz Vasconcelos

Produção, distribuição e inforMações

MinistÉrio da saúde Secretaria de Vigilância em Saúde

Programa Nacional de DST e Aids Av. W3 Norte, SEPN 511, Bloco C

CEP 70750-543 – Brasília, DF Disque Saúde / Pergunte aids: 0800 61 1997 Home page: w.aids.gov.br Série Manuais nº 72 – PN-DST/AIDS

Publicação financiada coM recursos do Projeto unesco bra 914/1.01 resPonsáVel Pela unidade de PreVenção Ivo Brito resPonsáVel Pela unidade de assistência, diagnóstico e trataMento

Orival Silveira assessor de coMunicação/Pn-dst/aids Alexandre Magno de A. Amorim editor Dario Noleto

Projeto gráfico e diagraMação Lúcia Helena Saldanha Gomes e Alexsandro de Brito Almeida caPa Alexsandro de Brito Almeida

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST/Aids. Alimentação e nutrição para pessoas que vivem com HIV e Aids / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em

Saúde, Programa Nacional de DST/Aids. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 60 p. il. – (Série F. Comunicação e Educação em Saúde)

ISBN 85-334-1152-9

1. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. 2. Programas e políticas de nutrição e alimentação. I. Título. I. Série.

NLM QW 168.5.H6 Catalogação na fonte – Editora MS – OS 2006/0545

Sumário

Anexos

Apresentação

Esta Cartilha foi elaborada pelo Programa Nacional de DST e Aids e Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, a partir de vários documentos de referência e contou a colaboração de profissionais da área de Nutrição e HIV/Aids de serviços e redes de apoio do país.

O objetivo desta publicação é trazer informação sobre alimentação e nutrição para as pessoas vivendo com HIV e aids (PVHA), que auxilie no seu dia-a-dia, trazendo orientações sobre práticas alimentares mais saudáveis, como se alimentar em situações especiais, cuidar melhor da higiene e segurança alimentar, aproveitando melhor os alimentos.

A importância da alimentação e nutrição para pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) é tão relevante, que muitos autores defendem que deveria ser tratada com a mesma atenção que as análises laboratoriais e carga viral, tanto pelas características da infecção pelo HIV quanto pelos possíveis efeitos adversos das medicações anti-retrovirais.

Luis Fernando Rolim Sampaio Diretor do Departamento de Atenção Básica Secretaria de Atenção à Saúde

Mariângela Simão Diretora do Programa Nacional de DST e Aids

Secretaria de Vigilância em Saúde

Uma alimentação saudável é aquela que tem todos os alimentos que necessitamos. Deve respeitar as preferências individuais e valorizar os aspectos culturais, econômicos e regionais. Assim, é importante que seja saborosa, colorida e equilibrada.

Uma alimentação saudável é fator importante para a saúde e conseqüentemente para a qualidade de vida das pessoas, pois tem influência no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos à saúde e no tratamento de pessoas doentes. Portanto, deve ser adequada do ponto de vista nutricional, segura do ponto de vista da ausência de contaminação físico-química ou biológica e não oferecer riscos à saúde.

Para as pessoas que vivem com HIV e aids (PVHA), a alimentação deve ser balanceada e adequada às necessidades de cada um, assim, melhora os níveis de T-CD4 (células de defesa), melhora a absorção intestinal, diminui os problemas provocados pela diarréia, Síndrome da Lipodistrofia e todos os outros sintomas, que podem ser minimizados ou mesmo revertidos.

O que é alimentação saudável?

Para termos uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários ao pleno crescimento e desenvolvimento físico e para a manutenção da saúde, é preciso variar os tipos de alimentos, consumindo-os com moderação.

Nutrientes são todas as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo, sendo indispensáveis para o seu funcionamento.

Existem dois grupos principais de nutrientes:

1. Macronutrientes – são os carboidratos, as proteínas e as gorduras. O organismo precisa deles em maior quantidade.

(Parte 1 de 8)

Comentários