Grafologia - Interpretando Personalidades Atravs da Escrita (Slides em PDF)

Grafologia - Interpretando Personalidades Atravs da Escrita (Slides em PDF)

(Parte 1 de 2)

ESTUDOS PEDAGÓGICOS 2010

GRAPHOS = grafia, escrita LOGOS ou LOGIA = estudo

É um instrumento de apoio técnico que projeta através da letra escrita a personalidade humana.

Para analisar o comportamento e revelar a forma de ser, agir e pensar de quem escreve.

•Recursos Humanos; •Medicina, Psiquiatria, Psicologia;

• Criminologia;

•Orientação Educacional e Vocacional;

1. ELEMENTOS DE

1.1. ZONAS GRÁFICAS

•SUPERIOR (SUPEREGO): poder de autocontrole dos instintos, superioridade moral e intelectual, aspirações altruístas, idealismo, religiosidade, crescimento interior.

•MÉDIA (EGO): relacionamento social, tendência para introversão ou extroversão, expressividade, equilibração.

•INFERIOR (ID): impulsos, instintos, sexualidade, interesses materiais, agressividade pessoal, atividade físicas.

1.2. LIGAÇÃO DA ESCRITA •LIGADA (CURSIVA): função racional.

•DESLIGADA (IMPRENSA): função irracional •DESLIGADA (IMPRENSA): função irracional

•AGRUPADA (MISTA): funções racional e irracional operando simultaneamente.

1.3. INCLINAÇÃO

•À ESQUERDA: introversão, subjetividade. •À DIREITA: extroversão, objetividade.

•PERPENDICULAR: equilíbrio, bom senso, educação.

•FORTE: stress emocional, insegurança, passionalidade.

•LEVE: dificuldade de organização decorrente das múltiplas atividades que realiza, fuga à compromissos e responsabilidades.

•MÉDIA: equilíbrio entre atividade e passionalidade, ação e emoção.

2. PRINCIPAIS FORMAS GRAFOLÓGICAS

•Reproduz o modelo escolar. Desejo de ordem, clareza, precisão e organização. Adaptação formal e passiva. Personalidade mais formal e convencional.

•Predomínio da vontade sobre o sentimento.

Firmeza de decisão, objetividade, coragem, constância. Liderança nata, rigidez, alto nível de exigência. Adaptação combativa.

•Atitudes elaboradas, reflexivas, calculadas.

Atitude fechada à interação espontânea.

Introversão e reserva. Prudência e reflexão.

Forte auto controle e tendência ao distanciamento.

•Circular e redonda. Adaptação fácil, amabilidade, generosidade. Dotado de qualidades expressivas.

•É só o esqueleto da letra. Ponderação e calma.

Predomínio da razão sobre as emoções.

Simplifica, sintetiza, abrevia. Modéstia e naturalidade.

•Reproduz o modelo imprensa, maiúsculo ou minúsculo. Preocupação com a forma. Memória visual. Valoriza o belo, a organização e a beleza. Original, não mostra seu lado mais íntimo de ser, ocupando-se das aparências.

•Maleabilidade, sociabilidade elevada, flexibilidade, receptividade, sensibilidade.

•Reproduz M em fios. Excitabilidade, versatilidade, diplomacia. Habilidade na concordância com gostos, critérios e desejos dos demais.

3. TRAÇOS ESPECIAIS 3. TRAÇOS ESPECIAIS

•A com dupla volta: tendência a dissimular, mentir.

•A ou O com abertura para baixo ou ângulo: tendência à hipocrisia, mentira.

•A no estilo feijão: tendência a apropriação indevida.

•A com gancho para a direita: comum aos indivíduos violentos, intempestivos.

•A ou O em estilo oval, com abertura para cima:

pessoas que falam demais, inclusive do que não sabem.

•A, O, L, B... com buclês e rolos: dissimulação.

•ALCOOLISMO: tremor na vertical, difícil traçado nas ovais.

•PSICOFÁRMACOS: deformação na letra, mantém-se na linha, mas as letras finais tendem a cair.

palavras ascendentes e descendentes; traçado sem orientação espacial.

INFERIORIDADE x SUPERIORIDADE

•BALDI, Camilo. Trattado Come Da Una Lettera Missiva

Si Conoscono La Natura e Qualitá Dello Scrittore. In:

(Parte 1 de 2)

Comentários