UNID. 3 - Manual de Estruturação PT.2

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Manual de Estruturação de um Trabalho Acadêmico: de acordo com a norma da ABNT NBR-14724/2006 Professores: Antônia de Freitas Neta e Francisco de Assis Noberto

1 TRABALHO ACADÊMICO CIENTÍFICO

“São documentos que representam os resultados de estudos, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido [...]” (NBR 14724, 2005, p. 3)

1.1 TRABALHO ACADÊMICO

Trata-se de um documento que expõe resultados de pesquisas sobre temas atribuídos em disciplinas, módulos, estudo independente, programas, de cursos de graduação e pós-graduação, podendo ser feito sob a coordenação de um orientador.

1.2 MONOGRAFIA

Trata-se de um documento que representa o resultado de um problema ou assunto específico, investigado cientificamente. Esse tipo de trabalho é efetuado como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista, ou de conclusão de curso de graduação, também é confeccionado sob a coordenação de um orientador (Especialista, Mestre ou Doutor).

1.3 DISSERTAÇÃO

Trata-se de um documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do aluno. É feito sob a coordenação de um orientador (Doutor), visando a obtenção do título de mestre.

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Trata-se de documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (Doutor) e visa a obtenção do título de doutor em uma determinada área do conhecimento e títulos acadêmicos de livre-docência e professor titular.

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2 ESTRUTURA DE UM TRABALHO ACADÊMICO CIENTÍFICO

A estrutura de um trabalho acadêmico é formada pelos elementos Prétextuais, Textuais e Pós-textuais:

2.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

São partes que antecedem o texto, contém informações que auxiliam na identificação e utilização do trabalho. Dessa forma, são representados e dispostos da seguinte forma: Capa (Obrigatório), Errata (Opcional), Folha de Rosto (Obrigatório), Folha de Aprovação (Obrigatório), Dedicatória (Opcional), Agradecimentos (Opcional), Epígrafe (Opcional), Listas (Opcional), Resumo (Língua vernácula e estrangeira) (Obrigatório) e Sumário (Obrigatório).

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Elemento obrigatório, onde as informações são transcritas na seguinte forma:

Nome da Instituição (recomendável); Nome do autor; Título; Subtítulo, se houver; Número de volume (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume); Local; Ano de depósito (da entrega);

Lombada1 , colocar para trabalhos encadernados à francesa.

2.1.2 Folha de Rosto (ANEXO B)

Elemento obrigatório contendo os elementos essenciais a identificação da obra, dispostas da seguinte forma:

Nome do autor; Título; Subtítulo (quando houver), em caracteres de valor visual inferior ao título; Identificação do tipo de publicação (monografia, relatório, dissertação, tese, trabalho); Nome do orientador, e se houver, do co-orientador; Local (cidade / estado), e ano de publicação em algarismos arábicos; O verso da Folha de rosto deve constar a Ficha Catalográfica. (ANEXO C)

1NBR-12225/2004: Informação e documentação: Lombada: Apresentação.

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Elemento opcional que deve ser inserido logo após a Folha de Rosto, contendo, lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguido das devidas correções. Apresenta-se quase sempre em papel avulso ou encartado, acrescido ao trabalho depois de impresso.

2.1.4 Folha de Aprovação (ANEXO E)

Elemento obrigatório, essencial à aprovação do trabalho acadêmico, colocado logo após a Folha de rosto, constituído por:

Nome do autor; Título; Natureza; Nome da instituição a que é submetido; Área de concentração; Data da aprovação; Nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data e as assinaturas dos membros examinadores são colocadas após a aprovação do trabalho.

2.1.5 Dedicatória (ANEXO F)

Elemento opcional colocado após a Folha de Aprovação, onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho.

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2.1.6 Agradecimento (ANEXO G)

Elemento opcional, colocado após a Dedicatória, onde o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira significativa para a elaboração do trabalho.

2.1.7 Epígrafe (ANEXO H)

Elemento opcional, colocado após os Agradecimentos podendo também constar em folha de abertura das seções primárias, onde o autor apresenta uma citação, seguida de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

2.1.8 Listas (ANEXO I) Elementos opcionais, recomenda-se a disposição das da seguinte forma:

Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros). Designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página.

Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página.

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2.1.8.3 Abreviaturas e Siglas

Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso.

Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

2.1.9 Resumo em Língua Vernácula (ANEXO J)

Elemento obrigatório, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas, e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 (quinhentas) palavras, seguido, logo abaixo, das palavras-chave e/ou descritores,

2.1.10 Resumo em Língua Estrangeira (ANEXO K)

Além da língua vernácula, o resumo deve ser apresentado em língua estrangeira, a escolha do autor. Este deve conter as mesmas características do resumo em língua vernácula, em folha separada (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé, por exemplo), também seguido das palavras representativas do conteúdo do trabalho, palavras-chave e/ou descritores, na língua escolhida.

2NBR-6028/2003: Informação e documentação: Resumo: Apresentação.

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Elemento obrigatório, cujas partes são acompanhadas do(s) respectivo(s) número(s) da(s) página(s). Enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. Havendo mais de um volume em cada uma deve constar o sumário completo do trabalho. É constituído de acordo com a NBR-6027/2003 3 , com a aplicação da NBR-

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