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Iris Corrêa 1

Iris Corrêa

1-FERRAMENTAS GERENCIAIS DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM:

a) MANUAIS DE ENFERMAGEM: É a ferramenta que reúne de forma sistematizada normas, rotinas, procedimentos e outros imprescindíveis para execução das atividades de Enfermagem, ou seja, instrumento orientador dos profissionais de enfermagem no desempenho de suas funções. b) NORMAS DE ENFERMAGEM: São normas técnicas fundamentadas num processo de simplificação, pois abreviam a crescente variedade de procedimentos e produtos, desta forma eliminam o desperdício, o retrabalho e promovem a troca de informações entre fornecedor e consumidor ou entre clientes internos. A finalidade importante de uma norma técnica é a proteção ao consumidor, especificando critérios e requisitos que medem o desempenho do produto/serviço, resguardando assim a vida e a saúde. c) NORMAS: Conjunto de regras e instruções para definir procedimentos, métodos e organização. São leis que deliberam as ações de enfermagem quanto a o QUÊ E COMO FAZÊ-LAS. d) CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE NORMAS: Deve ser colocada por autoridade reconhecida. Fundamenta- se nos princípios: Ético, disciplinar, assepsia. A elaboração deve ser feita de maneira ampla e expressa, clara e concisa, flexível, consentindo o raciocínio e a iniciativa. e) EXEMPLO DE NORMAS: Os colaboradores de enfermagem deverão estar no local de trabalho, devidamente uniformizados até as 7 h. Os materiais para exames laboratoriais de rotina deverão ser direcionados ao laboratório até as 9 h. A passagem de plantão deverá ser feita na cabeceira do leito dando informações sobre: Estado do paciente, procedimentos realizados ou a realizar, aceitação da dieta e intercorrencias importantes. f) ROTINAS DE ENFERMAGEM: São conjuntos de instruções técnicas concatenadas que servem para execução uma tarefa específica de assistência em enfermagem. g) TAREFAS DE ENFERMAGEM: São ações que um profissional de enfermagem executa. h) REGULAMENTO: É o ato normativo de caráter constante determinado pela administração superior e contém as diretrizes básicas da organização de saúde.

Regula e amplia o estatuto, caracterizando a Organização. i) REGIMENTO: É o ato normativo acatado pela administração superior, de caráter flexível que contém as diretrizes básicas para o funcionamento do Serviço de Enfermagem. Componentes: filosofia, organograma, atividades a serem desenvolvida, competência de cada membro, quadro de pessoal. O Regimento do Serviço de Enfermagem expressa à missão institucional, as características dos clientes a serem assistidos, bem como a disponibilidade e organização dos recursos humanos e materiais para desenvolver e praticar essa assistência.

Iris Corrêa j) PROCEDIMENTOS (PROTOCOLO): É a descrição detalhada e sequencial de como a atividade deve ser feita. É a definição de técnica, é uniforme para toda a organização, fundamentada em princípios científicos e não pode ser mudado.

2- ELABORAÇÃO DOS MANUAIS DE ENFERMAGEM:

Os manuais de enfermagem habitualmente ensinam como realizar um trabalho, a necessidade de manualizar o serviço independe da realização de estudos específicos, basta para isso o gestor em enfermagem usar instrumentos que a análise dispõe, tais como; questionários, entrevistas e observação pessoal.

3-ESTRATÉGIAS PARA A MANUALIZAÇÃO:

a) Itemizar os modelos manualizados: antes da aplicação de modelos, é fundamental para que sejam identificados os vários tipos de manuais que a organização demanda.

d) Distribuir o manual: o manual deve ser distribuído pelo gestor

b) Qualificar a manualização: serão selecionados os modelos de acordo com a demanda. c) Elaborar o manual: é a colocação em prática dos estudos realizados anteriormente.

5-TIPOS E TÉCNICAS DE MANUALIZAÇÃO:

a) MANUAL DA ORGANIZAÇÃO, MANUAL DE ESTRUTURA: Tem como finalidade a própria organização; b) MANUAL DE INSTRUÇÕES DE NORMAS E PROCEDIMENTOS, MANUAL

DE PROCESSOS, MANUAL DE PROCEDIMENTOS, MANUAL DE SERVIÇOS: Definem normas, diretrizes e o detalhamento de como realizar o trabalho; c) MANUAL DE FORMULÁRIOS: define a finalidade, o preenchimento, distribuição e utilização dos formulários em uso pela organização.

d) MANUAL DE SEQUÊNCIA ADMINISTRATIVA: (Ou de métodos operacionais):

descreve as fases e operações de todo o processo. e) MANUAL DE NORMAS: Semelhante a qualquer regulamento interno ou regimento, o

legal

manual é constituído de informações cuja origem é qualquer documento considerado

6- CARACTERÍSTICA DOS MANUAIS: • Deve ser instrumento de consulta frequente e de fácil acesso.

• Deve ser analisado com frequência;

•Deve refletir diretrizes do serviço.

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7-INDICADORES PARA O USO DE MANUAIS: Os indicadores para o uso de manuais estão ligados a:

a) divulgação: isso quer dizer que os serviços internos, mantêm relação com o público; b) coordenação: indicador de pós-estudo técnico de análise de processos; c) análise: indicador típico do pós-estudo técnico de racionalização de trabalho d) treinamento: talvez este seja o indicador dos indicadores do uso de manuais pelas organizações.

Objetivo: aceitar a reunião de conhecimentos de forma organizada e criteriosa.

8-ETAPAS PARA ELABORAÇÃO • Diagnóstico da situação;

• Determinação dos assuntos;

• Estruturação e confecção dos instrumentos;

• Implantação;

• Avaliação;

DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO • É imprescindível admitir a estrutura organizacional do SE, a filosofia norteadora das ações, os objetivos a serem alcançados de acordo com a necessidade da clientela, as ações de enfermagem que devem ser realizadas, os recursos humanos e materiais disponíveis.

Para o diagnóstico da situação deve-se contar com a participação de todos por meio de questionário ou discussão em grupo.

DETERMINAÇÃO DOS ASSUNTOS: Devem aparecer as informações arrecadadas no diagnóstico. Além da decisão sobre a melhor maneira de escrever, se trata de norma ou rotina de acordo com o caso.

aprovadas por todos da organização do manual

ESTRUTURAÇÃO E CONFECÇÃO: A maneira que o manual vai ser organizado (livro, brochura etc.). Quem irá confeccionar o manual, cuidar da elaboração, escolher pessoa com conhecimento e relação com o assunto. A estrutura e a confecção devem ser IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO: Na implantação todos devem ser comunicados.

O manual deve ser colocado em local de fácil acesso. O manual deve estar em constante atualização.

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ETAPAS PARA ELABORAÇÃO • Diagnóstico da situação; • Determinação dos assuntos; • Estruturação e confecção dos instrumentos; • Implantação; • Avaliação;

9-CONTEÚDO DO MANUAL: em geral contém:

Regulamento do hospital; Regimento do serviço de enfermagem;

Filosofia do Serviço de Enfermagem;

Composição administrativa e organizacional do SE;

Descrição das funções de cada componente

Descrição de cuidado de enfermagem de acordo com a clientela assistida.

Normas, rotinas e procedimentos relacionados ao pessoal a assistência e ao material. Orientação sobre direitos e deveres da equipe de enfermagem.

10- DOCUMENTOS DE CONTROLE PARA O FUNCIONAMENTO DA GERÊNCIA EM ENFERMAGEM:

AVALIAÇÃO: Necessária por haver modificações constantes nas dinâmicas dos serviços. A avaliação deve ser constante, e ter como finalidade a qualidade da assistência, deve ter sempre revisão de maneira planejada e ajustada as necessidades da clientela.

SUPERVISÃO: Processo educativo e contínuo que consiste basicamente em motivar, orientar e instruir os supervisionados na execução de suas atividades embasada em normas estabelecidas. Tem por objetivos: o alcance de níveis e excelência nos serviços prestados tem caráter administrativo, é desta maneira não deve considerara somente o serviço, mas também aqueles que o executam.

EDUCAÇÃO PERMANENTE: Processo capacitador, orientador e reciclador do conhecimento técnico dos profissionais de uma instituição, deve-se levar em consideração as necessidades de cada unidade de serviço e deve-se também fazê-lo de maneira periódica. Os profissionais devem ser estimulados a participarem da educação permanente e não obrigados.

DEFINIÇÃO: È a apreciação de diversos processos averiguando com exatidão e a fidelidade dos procedimentos e relatórios , de acordo com o principio das leis institucionais. A auditoria é realizada pela verificação dos registros em prontuários ou as condições do cliente.

Identificar deficiências; Coletar dados;

Programar mudanças. Pode ser feita pela equipe externa ou interna á instituição.

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