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ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM- MÓDULO: GESTÃO DE MATERIAIS-

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM Iris Marinho

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1-PLANEJAMENTOS DE MATERIAS De acordo Faria (1985) a importância de planejamento de estoques seria:

“O estabelecimento da distribuição racional no tempo e no espaço dos recursos disponíveis, como o objetivo de atender um menor desperdício possível a hierarquia de prioridades necessárias para a realização, com êxito, de um propósito previamente definido”.

Viana (2002, p. 41) em seus postulados refere-se que materiais são “todas as coisas contabilizáveis que entram como elementos constituídos ou constituintes na linha de atividades de uma empresa” e que a administração dos mesmos tem como meta primordial atingir o equilíbrio entre estoque e consumo. Para o estudioso, essa administração abrange e tem como objetivo planejamento, coordenação, direção e controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.

1.1- ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAS:

Para Krause, um ciclo contínuo de operações correlatas e interdependentes, válidas para qualquer instituição independentemente do seu tamanho, são elas: previsão, aquisição, transporte, recebimento, armazenamento, conservação, distribuição, controle.

O gerenciamento de estoques está baseado em dois fatores:

1. - O primeiro consiste em manter estoques a níveis aceitáveis de acordo com o mercado, evitando a sua falta e o risco de obsolescência; 2. - O segundo trata dos custos que esses proporcionam em relação aos níveis e ao dimensionamento do espaço físico.

2-DEPARTAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS:

2.1- Departamento de compras: é a favor de grande quantidade, pois obtém grandes descontos, encurtando assim, os custos e consequentemente aumentando os lucros.

2.2-Departamento de produção: o maior medo deste departamento é que falte MP, pois sem ela a produção fica parada, causando retrocessos podendo até mesmo perder o cliente, portanto de grande quantidade para produzir grandes lotes de fabricação e diminuir o risco de não ter satisfeita a demanda de consumidores.

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2.3-Departamentos de vendas e marketing: é a favor de grande quantidade de matéria-prima, pois significa grandes lotes de fabricação e consequentemente, grande quantidade de material no estoque para que as entregas possam ser realizadas rapidamente, o que resultará em uma boa imagem da empresa, aumentará as vendas e consequentemente os lucros.

2.4-Departamentos financeiro: é a favor de pequena quantidade de material no estoque, pois a medida que aumenta a quantidade significa:

• alto investimento de capital - caso não venda, este capital fica inativo;

• alto risco - as perdas podem ser maiores, obsolescência,

• altos custos de armazenagem Segundo Vecina Neto e Reinhardt Filho (1998, p. 2),

[...] o processo de produção do setor da saúde é muito complexo e o hospital, constitui um centro de interação de várias disciplinas e profissões, incorporando tecnologias, gerando um modelo assistencial com uma variedade enorme de itens e graus de diversidade.

3- O ENFERMEIRO E A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS:

Segundo Anselmi e Nakao (1999), a partir da institucionalização da profissão dentro das estruturas de saúde, a enfermagem, na figura do enfermeiro, vem incorporando em seu trabalho ações características do processo de gerenciamento.

Os Enfermeiros devem estar envolvidos na Gestão de materiais em enfermagem

(GRM), pois estão também responsáveis pelo atendimento de qualidade aos clientes, essas pessoas hospitalizadas, por sua vez, necessitam acreditar que estão recebendo o que há de melhor para a recuperação de sua saúde, porquanto se encontram em uma ocasião de fragilidade e carecem receber uma assistência integral as suas necessidades e, para tanto, têm como aliados os trabalhadores da área da saúde, assim como os trabalhadores que ampliam atividades de apoio.

A qualidade desses instrumentos irá influenciar diretamente a qualidade da assistência oferecida e a segurança do trabalhador de enfermagem ao objetivar essa assistência.

4-GESTÃO DE MATERIAIS: Segundo Messias: 1:13- A gestão de materiais :

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(...) um ramo especializado da ciência da administração, pois trata especificamente de um conjunto de normas relacionadas com a gerência de artigos essenciais à produção de um determinado bem ou serviço.

Para Kurcgant: “para compreender os objetivos e a importância da administração dos recursos materiais nas organizações de saúde, deve-se destacar alguns aspectos, tais como, a proporção que a despesa com recursos materiais representa para a instituição; a grande variedade de materiais; a complexidade de tratamentos e, conseqüentemente, o ônus nos custos.

O conhecimento dos enfermeiros no processo de compras de materiais nas instituições hospitalares, nos dias cada vez mais requisitados. Informalmente, o enfermeiro sempre compartilhou com esse processo, tendo em sua competência básica, fundamentos que garantem qualidades para opinar quanto ao tipo, à quantidade e à qualidade dos materiais a serem obtidos para o emprego nas enfermarias. Nos dias atuais, o enfermeiro tem agido em comissões de licitação, como componente de grupos de assessoria de compra e emitindo pareceres técnicos nos processos de aquisição de material; e determinados serviços de enfermagem em organizações de saúde de amplo porte, possui em sua estrutura, assessorias, setores ou seções de enfermagem para o bom desempenho de funções, direcionadas ao controle de qualidade, seleção e compra de materiais usados na assistência ao cliente.

Em instituições privadas, geralmente a compra é direta, ou seja, o serviço de compras agencia livremente com os fornecedores, apenas seguindo as diretrizes financeiras da instituição de saúde. A instituição privada configura-se como um s i s t ema desburocratizado, e devido a este fato é mais ligeiro na compra de material. As instituições públicas obedecem rigidamente, as normas referentes aos procedimentos legais que regulamentam as 1licitações desse campo.

As modalidades de licitação empregadas para a compra de materiais nas instituições públicas de saúde são a concorrência, a tomada de preços e o convite.

A alternativa de qual modalidade de licitação usar vai incidir em função do valor acatado para a compra e dos casos de emergência, em que a falta de material pode ocasionar prejuízos na assistência ao paciente.

As atividades do enfermeiro em relação à seleção e à compra de materiais podem modificar de uma instituição para outra, porém fundamentalmente vão envolver: auxílio na cotação do tipo de recurso a ser obtido para as unidades, padronização, especificação técnica, controle de qualidade e emissão do parecer técnico

1 Licitação é o procedimento administrativo mediante o qual a organização pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse, visando proporcionar oportunidades iguais aos fornecedores.

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5-FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS NA GESTÃO DE MATERIAIS:

1. PREVISÃO: É a atividade de conhecer as reais necessidades materiais do local de trabalho. A determinação da cota de cada item tem a seguinte fórmula: 2. Cota mensal (CM) = consumo médio mensal (CMM)l+ Estoque de segurança

(ES) Estoque de segurança = 20% CMM+ consumo durante o tempo de reposição de material. 3. PROVISÃO: Atividade de abastecimento de material reconhecido na previsão como sendo necessários para a realização do trabalho. 4. ORGANIZAÇÃO: atividade que está envolvida ao estoque, que deve ser feito da melhor forma possível os materiais da organização. 5. CONTROLE: Envolve a atividade de controlar a quantidade de saída, a conservação e proteção do material.

6-CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL: QUANTO A DURAÇÃO:

1. PERMANENTE: material com duração superior a dois anos; 2. CONSUMO: material com duração prevista para dois anos, no máximo.

1. PEQUENO: Inaladores, pacote de curativo, e outros. 2. MÉDIO: ventiladores respiratórios, aspiradores e outros; 3. GRANDE: autoclaves, etc.

7-AQUISIÇÃO DE MATERIAL:

O tipo de licitação não deve ser confundido com modalidade de licitação. Tipo é o critério de julgamento utilizado pela Administração para seleção da proposta mais vantajosa. Modalidade é procedimento.

Os tipos de licitação mais utilizados para o julgamento das propostas são os seguintes:

1. Menor Preço: Critério de seleção em que a proposta mais vantajosa para a

Administração é a de menor preço. (Melhor Preço é terminologia usada para definir Menor Preço conjugado com qualidade, durabilidade,funcionalidade, desempenho etc.) É utilizado para compras e serviços de modo geral. Aplicas-se também na

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ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS EM ENFERMAGEM Iris Marinho aquisição de bens e serviços de informática quando objetivada na modalidade convite. 2. Melhor Técnica: Critério de seleção em que a proposta mais vantajosa para a

Administração é escolhida com base em fatores. É usada excepcionalmente para serviços de natureza predominantemente intelectual, em especial na elaboração de projetos, cálculos, fiscalização, supervisão e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral, e em particular, para elaboração de estudos técnicos preliminares e projetos básicos e executivos. 3. Técnica e Preço: Critério de seleção em que a proposta mais vantajosa para a

Administração é escolhida com base na maior média ponderada, considerando-se as notas obtidas nas propostas de preço e de técnica. É obrigatório na contratação de bens e serviços de informática, nas modalidades tomada de preços e concorrência.

Modalidades de Licitação

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