FARMACIA Lista de Exercícios para Farmácia

FARMACIA Lista de Exercícios para Farmácia

(Parte 1 de 2)

Página 1 Professor Dr. Clodoaldo Valverde

Lista de Exercícios para Farmácia

Questão 1 Uma unidade antiga de viscosidade no Sistema CGS é o ―poise‖ ou g.cm-1.s -1 . A viscosidade da água, a 293,16 K, é aproximadamente igual a σ= 10 -2 poises. Sabendo-se que 1 P (um poise) corresponde a

0,1 Pa.s, indique o valor da viscosidade da água no sistema internacional:

a) 100 Pa.sb) 0,1 Pa.s c) 10 Pa.s d) 1000 Pa.s e) 10

Questão 2 Um densímetro foi utilizado para determinar o valor corresponde à densidade de uma amostra contendo álcool etílico. Após a análise da amostra o aparelho determinou o valor de 791 kg.m -3 . Entretanto, você deverá utilizar esta densidade em um relatório na unidade g.cm -3. Efetue a conversão e indique a alternativa corresponde à densidade da amostra na unidade de medida desejada:

Questão 3 Um manômetro posicionado em uma autoclave está indicando o valor da pressão de operação do equipamento. Sabendo-se que o equipamento está operando a 1,2 bar, efetue a conversão e indique o valor da pressão operacional em Pa e kPa. Dado: 1 bar = 100 kPa.

Questão 4 Uma empresa adquiriu um lote de ácido láctico de um fabricante norte-americano. De acordo com o rótulo do produto a quantidade de ácido láctico por recipiente é de 5 galões. Efetue a conversão necessária e indique o volume de cada frasco em litros e em m3 . Dado: 1 galão americano = 3,786 L.

a) 0,01896 L e 18,96 m3 b) 18,96 L e 0,01896 m3 c) 52,82 L e 0,05282 m3 d) 5,282 L e 0,005282 m3 e)

18,96 L e 1896 m3

Questão 5 O processo de filtração industrial é tido como um processo de transferencia de: a) Massa b) Energia c) Calor e Umidade d) Umidade e Temperatura e) Massa e Energia

Questão 6 Adjuvantes de filtração são: a) Substâncias adicionadas para melhoria das condições de viscosidade do líquido filtrado. b) Substâncias adicionadas para melhoria das condições de filtrabilidade. c) Substâncias adicionadas para aumentar a massa de partícula. d) Substâncias que alteram o pH do filtrado. e) Substâncias que alteram a solubilidade das partículas retidas no filtro.

Questão 7 A respeito do mecanismo de filtração, as forças envolvidas na operação são: a) Pressão e Força Centrífuga b) Pressão e Força Resultante c) Força Resultante e Resistência do Filtro d) Pressão e Resistência do Filtro e) Força Centrífuga e Resistência do Filtro

Questão 8 Qual das seguintes alternativas não se mostra interessante para contornar o problema de entupimento rápido quando efetuando filtração de materiais deformáveis: a) Pré-Filtração b) Elevação da Temperatura c) Aumento da Pressão d) Formação de Vácuo abaixo do meio filtrante. e) Adição de Adjuvantes

Página 2 Professor Dr. Clodoaldo Valverde

Questão 9 A respeito das afirmações a seguir, indique qual alternativa está INCORRETA: a) Filtros de menor área entopem mais rapidamente. b) Filtros de maior espessura resultam em diminuição na velocidade de filtração. c) Maior concentração de partículas (suspensão) promovem entupimento mais rápido do filtro. d) A variação da pressão é o parâmetro chave e indicativo para a troca de meio filtrante em processos industriais. e) Membranas hidrofóbicas podem ser empregadas para a filtração de suspensões aquosas, enquanto membranas hidrofílicas são indicadas para a filtração de gases.

Questão 10 Indique a alternativa que contenha o(s) mecanismo(s) de retenção presente(s)na filtração empregando filtros de superfície:

a) Adsorção, exclusão por tamanho e decantação de micropartículas. b) Decantação de micropartículas e adsorção. c) Exclusão por tamanho da partícula e decantação de micropartículas. d) Exclusão por tamanho da partícula. e) Adsorção.

Questão 1 Sobre os adjuvantes de filtração, indique qual a afirmação INCORRETA:

a) Os adjuvantes são materiais que, uma vez adicionados no processo de filtração, retardam o entupimento dos filtros.

b) O adjuvante de filtração aumenta a espessura do meio filtrante e, independente da quantidade adicionada, sempre favorecerá a filtração.

c) Os adjuvantes são substâncias capazes de reter as partículas de maior dimensão antes que estas alcancem o meio filtrante. Assim, retardam o entupimento da área de filtração, que teriam os poros bloqueados pela presença de partículas maiores.

d) Entre os exemplos de adjuvantes de filtração tem-se a pasta de celulose e a terra diatomácea.

e) O sistema de filtração formado pelo adjuvante e pelo filtro funciona como um filtro de profundidade onde as partículas maiores ficam retidas no interior do adjuvante e as partículas menores, retidas por exclusão, no filtro.

Questão 12 A sequência adequada para a purificação da água deve ser:

a) filtração (Leito de areia) - filtração (carvão ativado) - Abrandador de resina - Osmose reversa -

Deionizadores - Filtro Microbiológico Esterilizante - Filtro para Endotoxinas - Ultrafiltração - Radiação UV - Tanques de Armazenamento.

b) filtração (Leito de areia) - filtração (carvão ativado) -Filtro Microbiológico Esterilizante - Filtro para

Endotoxinas - Abrandador de resina - Osmose reversa - Deionizadores - - Ultrafiltração - Radiação UV - Tanques de Armazenamento.

c) Filtração (Leito de areia) - Filtro Microbiológico Esterilizante - Filtro para Endotoxinas - Filtração (carvão ativado) - Abrandador de resina - Osmose reversa - Deionizadores - - Ultrafiltração - Radiação UV - Tanques de Armazenamento.

d) Radiação UV - Filtração (Leito de areia) - Filtração (carvão ativado) - Abrandador de resina -

Osmose reversa - Deionizadores - Filtro Microbiológico Esterilizante - Filtro para Endotoxinas - Ultrafiltração - Tanques de Armazenamento.

e) filtração (Leito de areia) - filtração (carvão ativado) - Filtro Microbiológico Esterilizante - Filtro para

Endotoxinas - Ultrafiltração - Abrandador de resina - Osmose reversa - Deionizadores - Radiação UV - Tanques de Armazenamento.

Página 3 Professor Dr. Clodoaldo Valverde

Questão 13 Ao se posicionar, cuidadosamente, uma agulha sobre a superfície da água em um recipiente observa-se que a mesma permanece sobre a película superficial da água sem afundar. Este fenômeno pode ser explicado como: a) A viscosidade da água é elevada e impede o afundamento da agulha para dentro do recipiente. b) A densidade da água é maior que a densidade da agulha e impede o afundamento da agulha para dentro do recipiente. c) A tensão superficial da água é elevada e cria uma película de característica elástica que impede o afundamento da agulha. d) A pressão da água na superfície é elevada e impede o afundamento da agulha para dentro do recipiente. e) O coeficiente de dilatação térmica da agulha é maior que o da água e impede o afundamento da agulha para dentro do recipiente.

Questão 14 Em um experimento sobre tensão superficial, efetuado em uma escola, colocou-se sobre um copo com leite um pequeno pedaço de cortiça. Em seguida, com auxílio de conta-gotas, adicionou-se uma gota de café sobre a cortiça. Indique a alternativa que melhor explica o que irá acontecer na conclusão do experimento:

a) O café irá se misturar ao leite. Colocando o café, cuidadosamente, com o conta-gotas, a tensão superficial se rompe, fazendo com que o café se misture com o leite.

b) O café irá se misturar ao leite. Por terem a mesma tensão superficial, a superfície do leite fica menos resistente ao café e a película na superfície se rompe por afinidade.

c) O café não irá se misturar ao leite uma vez que o café é uma mistura polar e o leite uma mistura apolar.

d) O café não irá se misturar ao leite. Por causa da tensão superficial, a superfície do leite fica mais resistente. Colocando o café, cuidadosamente, com o conta-gotas, a tensão superficial não se rompe, impedindo que o café se misture com o leite.

e) Café e leite se misturam sempre porque não existirá tensão superficial neste caso.

Questão 15 A viscosidade de um fluido é medida direta de: a) Sua capacidade e velocidade de escoamento b) Sua velocidade de condensação e sublimação c) Sua caracteristica reológica d) Sua velocidade de sedimentação e) Sua tendencia de formar cristais e colóides

Questão 16 Viscosidade tem relação direta com: a) velocidade de esgotamento do líquido b) taxa de escoamento do fluido newtoniano c) taxa de escoamento de qualquer fluido d) escoamento de fluídos ou pós e) densidade de fluidos

Questão 17 A pressão exercida por um fluido estático aumenta com: a) O aumento da altura da coluna de líquido. b) A diminuição da viscosidade. c) A diminuição da densidade do fluido. d) A diminuição da altura da coluna de líquido. e) A diminuição da aceleração da gravidade.

Página 4 Professor Dr. Clodoaldo Valverde

Questão 18 Denomina-se Fluido Newtoniano aquele que: a) Apresenta relação linear entre deformação e a tensão de cisalhamento existente. b) Apresenta relação linear entre tempo de escoamento e vazão. c) Apresenta relação linear entre tempo de escoamento e tensão de cisalhamento. d) Apresenta relação linear entre velocidade de escoamento e vazão. e) Apresenta relação linear entre temperatura e tensão de cisalhamento.

Questão 19 Considere que o alumínio metálico sofra ionização e que seus elétrons sejam acelerados por um campo elétrico uniforme e penetrem até pararem em determinado aparato. Sobre esse processo, é CORRETO afirmar: a) íon metálico forma um óxido anfótero. b) choque descrito é um exemplo de colisão elástica. c) primeiro potencial de ionização do alumínio é maior do que o segundo. d) elétron converteu toda a sua energia cinética em energia potencial, na colisão.

Questão 20 Um próton e um elétron são acelerados a partir do repouso, por um campo elétrico uniforme em um acelerador de partículas linear. Sobre o assunto, analise as afirmativas.

I. A velocidade do elétron, depois de um mesmo intervalo de tempo, será maior que a velocidade do próton.

I. A aceleração de ambas as partículas será sempre a mesma. I. Os módulos das forças que atuam em ambas as partículas são iguais. IV. O trabalho realizado sobre o elétron pelo campo elétrico será positivo. Estão corretas as afirmativas a) I, II e IV, apenas. b) I e II, apenas. c) I, I e IV, apenas. d) I e I, apenas. e) I, I e IV, apenas.

(Parte 1 de 2)

Comentários