FABRICAÇÃO DA CAl

FABRICAÇÃO DA CAl

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

CURSO TECNOLÓGICO EM SANEAMENTO AMBIENTAL

MATEUS MAIA SANTOS

PESQUISA SOBRE A CAL

BELÉM

2011

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

CURSO TECNOLOGICO EM SANEAMENTO AMBIENTAL

MATEUS MAIA SANTOS

PESQUISA SOBE A CAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, disciplina Materiais para Sistemas e Instalação de Água, sob a orientação da Prof.ª : Nircele.

BELÉM

2011

INTRODUÇÃO

Um dos principais aglomerantes utilizados para a argamassa na indústria é a cal, que é um sub derivado do calcário e de fundamental importância para as indústrias, tratamento dos solos, de água dentre outros.

Partindo deste ponto, este resumo segue com uma breve pesquisa sobre o que é a Cal. Desde sua fabricação, e tipos existentes, mostrando como este importante item da construção civil segue ate chegar no produto final

A Cal

É a cal ou O óxido de cálcio (conhecido como cal) é uma das substâncias mais importantes para a indústria, sendo obtida por decomposição térmica de calcário (de 825 a 900 °C). Também chamada de cal viva ou cal virgem, é um composto sólido branco.

Existem dois tipos de cal:

  • A Cal Virgem:

A Cal virgem (também chamado de cal viva) é o Óxido de cálcio (CaO), um dos óxidos de maior aplicação industrial. Como não o encontramos na natureza, ela é obtida industrialmente por pirólise (decomposição térmica) de calcário. Este tipo de Cal é utilizada na fabricação de Cal extinta ou hidratada, Ca (OH)2 (hidróxido de Cálcio). Como podemos ver pela reação:

CaCO3 + elevadas temperaturas ---> CaO + CO2

(Calcário) (Cal Virgem)

A Cal virgem é classificada de acordo com o oxido predominante:

Cal virgem cálcica: óxido de cálcio entre 100% e 90% dos óxidos totais presentes.

Cal virgem magnesiana: Teores intermediários de óxido de cálcio, entre 90% e 65% dos óxidos totais presentes.

Cal virgem dolomítica: teores de cálcio entre 65% e 58% dos óxidos totais presentes.

  • A Cal Hidratada:

É o Hidróxido de cálcio, Ca(OH)2. É obtida a partir da reação da cal viva ou cal virgem (CaO) com a água. Esta mistura é produzida pelos pedreiros ao preparar a argamassa usada em alvenarias. É consumida em grandes quantidades também nas pinturas a cal (caiação).

CaO + H2O --> Ca(OH)2

(Cal Virgem) (Cal Hidratada)

Tal como a Cal virgem a Cal Hidratada também possui classificações de acordo com o hidróxido predominante presente ou, melhor, de acordo com a cal virgem que lhe dá origem: Cal hidratada cálcica, Cal hidratada magnesiana e a Cal hidratada dolomítica.

A utilização da cal hidratada é muito difundida, principalmente em argamassas para assentamento de tijolos e revestimento de paredes, devido a algumas características da cal, como as relativas a trabalhabilidade e durabilidade das argamassas.

A cal hidratada tem características aglomerantes como o cimento, sendo que, enquanto o cimento reage com água (reação de hidratação do cimento), o endurecimento da cal aérea ocorre pelo contato com o ar. Essa reação transforma a cal hidratada num carbonato tão sólido quanto o calcário que a originou.

Aplicações

As principais aplicações da cal no Brasil podem ser em:

  • Siderúrgicas como carga de fabricação de aço nos fornos, como aglomerante, regulador de pH em tratamento de águas servidas, lubrificante para trefilagem de vergalhões de aço, dessulfurante das gusas altos em enxofre e refratários básicos de fornos de aço;

  • Tratamento de água na correção do pH, no amolecimento, na esterilização, na coagulação do alume e dos sais metálicos, na remoção da sílica;

  • Estabilização de solos como aglomerante e cimentante (na proporção de 5 a 8% em volume da mistura solo-cal);

  • Obtenção de argamassas de assentamento e revestimento como plastificante, retentor de água e de incorporação de agregados (com ou sem aditivos, em geral nas proporções de 13 a 17% dos volumes);

Comentários