corel draw

corel draw

(Parte 3 de 3)

Design Gráfico Prof.: Ivan Oliveira

w.netmidiaonline.com.br 32

Para obter um efeito 3-D personalizado, realize os seguintes procedimentos: • Crie a figura desejada e selecione a opção Extrusão do menu Efeitos;

• Clique sobre a guia Profundidade (figura a seguir), caso não esteja selecionada, e selecione o botão Editar para exibir o Contorno de Extrusão e o Ponto de Fuga;

• Arraste o ponto de fuga lentamente ao redor do objeto e escolha uma posição, em seguida, selecione o botão Aplicar;

• Se desejar, poderá rotacionar o objeto em espaço 3-D, selecionando a guia de

Rotação, e arrastando a figura no formato de um C. Use a guia Cor do Objeto para definir cor de preenchimento e sombra. Ao terminar, selecione o botão Aplicar para ver o resultado.

Design Gráfico Prof.: Ivan Oliveira

w.netmidiaonline.com.br 3

O efeito Lente altera as características do objeto usando outro como lente, isto é, você cria uma figura geométrica sobre um desenho, e esta figura para a exibir, em seu interior, novas características do desenho dependendo do tipo escolhido.

Para obter este efeito, abra um arquivo que contenha um desenho, logo após, desenhe um círculo, ou outra figura, e arraste-o sobre uma parte do desenho. Selecione a opção

Lente do menu Efeitos e escolha uma das opções referente a característica da Lente, ao concluir, clique sobre o botão Aplicar para ver o resultado. Se desejar, poderá arrastar a figura geométrica para outras partes do desenho.

Design Gráfico Prof.: Ivan Oliveira

w.netmidiaonline.com.br 34

O efeito Misturar cria figuras intermediárias entre dois objetos selecionados. Como exemplo, faça um círculo e acrescente cor de preenchimento, em seguida, faça uma estrela - a uma certa distância do círculo, e também aplique cor de preenchimento.

Agora, selecione os dois objetos e escolha a opção Misturar do menu Efeitos.

No quadro de diálogo Misturar, escolha a quantidade de figuras intermediárias e/ou número de graus para rotação, logo após, selecione o botão Aplicar para ver o resultado. Caso você arraste a primeira ou a última figura para uma nova posição, será refeito a distribuição das figuras.

A aplicação do efeito PowerClip é muito simples, apesar de gerar um objeto altamente complexo. O que ele faz praticamente é colocar um objeto (figura tipo BMP, figura com preenchimento ou textura) dentro de outro objeto.

Como exemplo, abra um arquivo que contenha um desenho, em seguida, faça uma figura geométrica e selecione o desenho - vamos colocá-lo dentro da figura. Escolha a

Design Gráfico Prof.: Ivan Oliveira

opção PowerClipColocar no Recipiente do menu Efeitos, neste momento surgirá

w.netmidiaonline.com.br 35 uma grande seta, posicione a ponta desta seta sobre o contorno da figura ou no interior de algum texto, e dê um clique para obter o resultado. Se desejar separar os objetos,

use a opção PowerClipExtrair Conteúdo do menu Efeitos, após selecionar o

objeto composto.

Perspectiva, segundo o Dr. Aurélio, "é o aspecto dos objetos vistos de certa distância", em nosso caso, teremos a ilusão de profundidade (3-D) de um desenho 2-D.

Vamos distorcer uma figura dando a ilusão de perspectiva, usando o comando

Adicionar Perspectiva do menu Efeitos. Selecione uma figura e ative este comando, logo após, arraste uma das alças exibida sobre a linha pontilhada que circunda o objeto, para criar o efeito.

Para alterar as distorções de um objeto com perspectiva, basta usar a ferramenta Forma da barra de ferramentas para desenhos.

Design Gráfico Prof.: Ivan Oliveira

w.netmidiaonline.com.br 36

Os efeitos que acabamos de estudar, podem ser combinados com outros efeitos resultando num trabalho incrível. Veja a seguir, os procedimentos para criar efeitos que parecem ser difíceis.

• Faça um círculo através da ferramenta Elipse - mantenha a tecla Ctrl pressionada a medida que arrasta o ponteiro. Escolha o preenchimento Gradiente da Ferramenta Preenchimento.

• Em tipo de preenchimento, escolha Radial, selecione duas cores e no quadro de visualização, arraste o ponto central para o canto superior direito, agora, clique em

• Em Opções, do quadro de diálogo Preenchimento Gradiente, você poderá alterar o percentual de preenchimento da superfície.

• Faça um quadrado relativamente grande usando a ferramenta Retângulo - mantenha a tecla Ctrl pressionada a medida que arrasta o ponteiro).

• No meio do quadrado (use as linhas guia) faça um círculo pequeno e acrescente preenchimento na cor branca e remova a cor de contorno.

• Selecione apenas o quadrado, e acrescente preenchimento na cor preto e remova a cor de contorno.

• Selecione os dois objetos e escolha a opção Misturar do menu Efeitos.

• No quadro de diálogo Misturar, informe o número trinta e cinco, ou outro a sua escolha, para graduações e clique o botão Aplicar para ver o resultado.

Design Gráfico Prof.: Ivan Oliveira

w.netmidiaonline.com.br 37

• Crie um texto simples em maiúsculo com a ferramenta Texto Artístico, em seguida, mude a fonte, de preferência larga, e aumente o tamanho. Para isto, basta um duplo clique sobre a Ferramenta Texto Artístico, com o texto selecionado, para ter acesso ao quadro de diálogo Editar Texto.

• Agora, escolha a opção TransformarEscala e Espelho do menu Organizar.

• No quadro de diálogo exibido, selecione Espelho Vertical e, logo após, clique sobre o botão Aplicar A Duplicado.

• O texto é duplicado de forma invertida; use as setas do teclado para mover o bloco de texto duplicado, até a posição logo abaixo das letras do bloco de texto original.

• Mude a cor do bloco de texto invertido para cinza claro e dê um clique sobre o bloco, para ser exibido as alças de rotação e distorção.

• Arraste para a direita a alça de distorção inferior, para inclinarmos um pouco o bloco de texto invertido.

Design Gráfico Prof.: Ivan Oliveira

w.netmidiaonline.com.br 38

• Crie um texto artístico e adicione perspectiva através da opção Adicionar Perspectiva do menu Efeitos.

• Arraste as alças até obter a ilusão de profundidade, logo após, clique em alguma cor na Paleta de Cores, para preencher o texto.

• Com o texto selecionado, escolha a opção Extrusão do menu Efeitos.

• Arraste o ponto de fuga para uma determinada posição e utilize algumas opções das guias Predefinições-3D, Rotação, Profundidade e Cores, logo após, selecione o botão Aplicar, e sente-se confortalmente a espera do resultado.

Um estúdio artístico eletrônico sem uma biblioteca de figuras e símbolos ficaria a desejar. Quanto a isto, o CorelDraw 6 esbanja, são 25.0 imagens contidas em CDROM, divididos em categorias como mapas, transportes, pessoas e outros. Com relação aos símbolos, figuras mais simples, também existem diversas categorias.

As figuras contidas no CD-ROM estão no formato nativo do CorelDraw, isto é, CMX ou CDR, estes formatos vetoriais podem ser modificados usando os recursos já estudados. Mas nada impede que você importe para seu documento, figuras de terceiros e que possuam outros formatos como: TIF, BMP, PCX e outros.

Design Gráfico Prof.: Ivan Oliveira

w.netmidiaonline.com.br 39

Para importar uma figura para seu documento, basta selecionar a opção Importar do menu Arquivo. No quadro de diálogo Importar, selecione o diretório que contém as figuras, clique sobre o arquivo desejado, logo após, escolha o botão Importar. A figura é inserida em seu documento, e através da ferramenta Seleção, poderemos arrastá-la para qualquer posição e até redimensioná-la.

Você também poderá utilizar o botão Importar, da barra de ferramentas, para ter acesso ao quadro de diálogo Importar.

Design Gráfico Prof.: Ivan Oliveira

w.netmidiaonline.com.br 40

Os símbolos são figuras simples que podem ser utilizados para realçar um desenho ou, simplesmente para ilustrar o documento. Estes símbolos, que praticamente são elementos de fontes, estão disponíveis através do comando Símbolos do menu Ferramentas ou, através do botão Cortina Símbolos da barra de ferramentas.

Após selecionar este comando, a cortina de símbolos é exibida com a primeira categoria disponível, escolha uma das categorias e, em seguida, arraste o símbolo para inseri-lo no documento.

(Parte 3 de 3)

Comentários