(Parte 1 de 15)

KSB MultitecManual de Serviço Nº 1777.8P/3

Bomba de Alta Pressão de Múltiplos Estágios

Esse Manual de Serviço contém informações fundamentais e notas sobre precauções. Por favor, leia completamente o manual antes da instalação da

0Série N.: Série Tipo:

unidade, da conexão elétrica e da operação inicial. É estritamente necessário seguir todas as instruções de operação referente aos componentes das unidades

Esse Manual de Serviço deve ser mantido junto com a unidade de operação ou diretamente fixado na moto-bomba.

KSB Multitec

Conteúdo 3

Geral

Segurança Símbolos de segurança no manual de serviço Qualificação e treinamento de pessoal Perigo na inobservância das indicações de segurança Consciência de segurança no trabalho Instruções de segurança para o operador / usuário Instruções de segurança para manutenção, inspeção e instalação Alteração e Fabricação de peças sobressalentes pelo proprietário Modos de operação não autorizados

Transporte e Armazenagem Transporte Armazenagem / Preservação

Descrição do Produto e Acessórios Especificação Técnica Designação Detalhes do projeto Campos de aplicação

Instalação no Local Regulamentação de segurança / instruções especiais Fundação / Verificações a serem efetuadas antes da instalação Instalando a Bomba / Unidade Realinhando a bomba / acionamento Conectando a tubulação Compensação de vácuo Conexão para fornecimento de potência Conectando o motor Ajustando o temporizador Verificando a direção da rotação

Operação Inicial / Desligamento Primeira partida Agente lubrificador Escorva da bomba e verificações Proteção de contato Conexão ao fornecimento de potência Partida Parada Verificação final Limites de operação Temperatura do produto bombeado Frequência de partida Fluxos mínimos Densidade do produto bombeado Parada / Estocagem / Preservação A bomba / unidade permanece instalada A bomba é removida da instalação e armazenada Retornando ao serviço após armazenagem

Página

Manutenção Instruções Manutenção / Inspeção Supervisão da Operação Mancais e Lubrificações Sistema de selagem do eixo Acoplamento Desmontagem Instruções Gerais Preparações para desmontagem Desmontagem dos mancais Desmontagem dos mancais de deslize - lado não acionado Desmontagem dos mancais de rolamentos do lado acionamento Desmontagem dos sistemas de vedação do eixo Substituindo os anéis de gaxeta Substituindo a luva protetora do eixo Remoção do selo mecânico Removendo o selo mecânico Removendo um selo mecânico refrigerado com ar (vedação código 64) Desmontagem do selo mecânico refrigerado com água (vedação código 64) Desmontagem do selo mecânico de dupla ação Desmontagem dos elementos hidráulicos Estoque de peças sobressalentes recomendado para operação contínua por 2 (dois) anos Remontagem Torques e aperto dos tirantes Remontagem do conjunto hidráulico Vedação do eixo Vazamento no selo mecânico Mancais Temperaturas dos mancais de rolamento Reajuste de folgas Folgas máximas admissíveis Reparos

Problemas / Causas / Soluções

Desenhos em Corte Lista de componentes Ajustes de dimensões para alinhamento do acoplamento

KSB Multitec

1. Geral

A bomba KSB Multitec foi desenvolvida de acordo com a tecnologia “state-of-the-art”, é fabricada com o máximo de cuidado e sujeita a um controle de qualidade contínuo.

Esse manual de serviço pretende facilitar a operação da bomba e ajudar na sua manutenção.

O manual contém importantes informações para operação eficiente, apropriada, segura e econômica.

Esse manual de serviço não considera regulamentos regionais; o operador deve assegurar-se que tais regulamentos sejam estritamente observados no todo, incluindo-se o pessoal chamado para a instalação.

As bombas KSB Multitec não devem ser operadas além dos valores limites especificados na documentação técnica para o produto bombeado, capacidade, velocidade, densidade, pressão, temperatura e potência do motor.

Confirme se a operação está de acordo com as instruções estipuladas neste manual ou no contrato.

A plaqueta do produto indica o tipo de série / tamanho, principais dados de operação. Por favor, cite essas informações em todas as correspondências, e particularmente quando comprar peças sobressalentes.

Se você precisar de alguma informação adicional ou instruções além das constantes neste manual ou em caso de dano, favor contatar a KSB.

2. Segurança

Esse manual contém informações fundamentais que devem ser seguidas durante a instalação, operação e manutenção. Portanto deve ser lido e entendido pelos responsáveis antes da instalação e operação, e deve sempre ser mantido junto ao local de operação da máquina / unidade com acesso fácil.

Não só essas instruções gerais de segurança estipuladas neste capítulo “Segurança” devem ser consideradas, mas também as instruções de segurança resumidas sob específicos tópicos, mais:

2.1 Símbolos de Segurança no Manual de Serviço

As instruções de segurança contidas neste manual cujas não observâncias podem causar riscos às pessoas são especialmente marcadas com o sinal geral de perigo.

(Sinal de segurança de acordo com a norma ISO 7000-0434) O sinal de aviso para perigo elétrico é:

(Sinal de segurança de acordo com a norma IEC 417-5036).

É usada para introduzir instruções de segurança cuja não observância pode causar dano à máquina e suas funções.

Instruções anexadas diretamente à máquina, exemplos: - seta indicando a direção da rotação

- marcações para conexões auxiliares

Devem ser sempre consideradas e estar o tempo todo em condições perfeitamente legíveis.

As regras gerais de segurança para materiais de trabalho e dispositivos de proteção;

O guia organizacional aplicável para liberação de materiais de trabalho e ferramentas.

2.2 Qualificação e Treinamento de Pessoal

Todas as pessoas envolvidas na operação, manutenção, inspeção e instalação da máquina devem ser totalmente qualificadas para efetuar o seu trabalho. O campo de responsabilidade, competência e a supervisão do pessoal, devem ser claramente definidas pelo proprietário. Se a pessoa em questão ainda não está de posse do know-how requisitado, deve ser providenciado treinamento apropriado. Se exigido, o proprietário poderá solicitar ao fabricante / fornecedor para cuidar do referido treinamento. Além disso, o proprietário é responsável por garantir que o conteúdo do manual de serviço seja totalmente entendido pela pessoa responsável.

2.3 Perigo na Inobservância das Indicações de Segurança

A inobservância das instruções de segurança pode colocar em risco a segurança das pessoas, do ambiente e da própria máquina. A inobservância destas instruções de segurança pode levar à perda de todo e qualquer direito de reclamação por danos.

Em particular, a não concordância pode por exemplo, resultar em:

Falha nas funções importantes da unidade instalada.

Falha nos métodos prescritos para a conservação e manutenção.

Por em perigo pessoas devido a defeitos elétricos, mecânicos, térmicos e químicos.

Por em perigo o ambiente devido ao vazamento de substâncias perigosas.

(Parte 1 de 15)

Comentários