Aula 01 - criacionismo e evolucionismo

Aula 01 - criacionismo e evolucionismo

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 1

Introdução:

Ciência e Igreja sempre possuíram, ao longo de séculos, pensamentos antagônicos sobre a origem da vida e o seu significado. Existem duas correntes radicais: os Criacionistas e os Evolucionistas.

Imagem retirada da página: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2009-1/1- 4/Introducao.html

Criacionismo:

É também conhecido como Teoria Criacionista. Esta teoria nos leva a uma polêmica gerada pela discussão entre Ciência, Filosofia e Religião, sobre as origens do Universo e a existência da vida humana. Estas origens são atribuídas ao sobrenatural e meios divinos.

Imagem retirada da página: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2009-1/1- 4/criacionismo.jpg

Criacionismo é a crença que explica a origem do Universo, do planeta Terra e de todas as formas de vida através da criação de Deus. Esta crença tem como base às explicações que fazem parte do livro de Gênesis (Velho Testamento da Bíblia Sagrada).

Então se atribui a Deus a criação do universo e tudo o que há nele, no qual levou seis dias. E no sétimo dia descansou.

Imagem retirada da página: http://4.bp.blogspot.com/_mHoJkQRYNnc/SpxscVYIMLI/AAAAAAAAAU4/AopMle08lew/s4 0/creation.jpg

Não há, porém, uma única teoria criacionista, mas várias, conforme a religião e o livro sagrado que se adota. Segundo a mitologia grega, o homem seria produto dos trabalhos de Epimeteu e Prometeu. O Epimeteu teria gerado o Homem sem vitalidade, sem perfeições, a partir de um modelo de barro. O seu irmão Prometeu, com o sacrifício próprio, roubou o fogo do deus Vulcano para trazer à Humanidade a vida tão desejada. Já a mitologia chinesa, se deu pela deusa Nu Kua que ao ver sua sombra sobre as ondas do rio, passou a criar seres semelhantes à ela.

No Cristianismo, se baseiam na Bíblia, pois o Criacionismo diz que Deus (a divindade cristã) criou o mundo e o homem, sendo que o homem foi criado através do barro e que este passou a ter vida quando Deus resolveu assoprar o fôlego da vida em suas narinas. Os criacionistas acreditam que a explicação do início do mundo se encontra no Velho Testamento, mas precisamente no livro de Gênesis, é a verdadeira explicação das origens de tudo o que vemos em nosso redor. Na bíblia Gênesis 01 diz:

No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra, era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: haja luz; e houve luz.

As concepções criacionistas comumente não limitam a ação de um Deus à criação do universo e da vida. O Deus judaico-cristão, nas visões criacionistas mais fundamentalistas, interfere no destino do seu povo, enviando o dilúvio, conduzindo os casais de animais para a arca de Noé, mandando as pragas ao Egito, abrindo o Mar Vermelho, parando o Sol para Josué consolidar sua batalha, curando e até ressuscitando pessoas, transformando água em vinho, e mais uma variedade de milagres.

O criacionismo faz parte de três religiões que são: judaísmo, cristianismo e islamismo. Sendo que não aceita as explicações dadas pelos evolucionistas, Darwin e Lamarck.

Evolucionismo:

Também chamada de Teoria Evolucionista. Os Evolucionistas acreditam na teoria de que o universo originara da poeira cósmica, que há milhares de bilhões de anos era compactada numa única matéria, que depois explodira. Acreditam também que os seres vivos estão num contexto de evolução, na qual as espécies vão se modificando com o passar de longos períodos de tempo, isso serve tanto para humanos quanto para animais.

Imagem retirada da página: http://1.bp.blogspot.com/_zNPamIsFEE0/SSIT_f3_RmI/AAAAAAAAADU/HTUR4pG- itI/s320/evolucionismo.jpg

Alguns pesquisadores da evolução afirmam que as espécies vão sofrendo modificações e isso origina novas espécies ou novas raças devido ao seu cruzamento. Por exemplo, Lamarck acredita que fatores ambientais interfiram e podem até passar de geração para geração, pois segundo ele os filhos das pessoas que tomam muito sol nasceriam mais morenos do que os filhos dos que não tomam sol.

LamarckImagem retirada da página:

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 2 http://3.bp.blogspot.com/_8jZYyJv8MUM/SbqlPLECZYI/AAAAAAAAATs/zrhlz1nDjmU/s40 0/Jean-baptiste_lamarck2.jpg

Lamarck defendeu a idéia da Lei de Uso e Desuso na qual os órgãos que os seres vivos mais usam tendem a desenvolver-se, os que não usam tendem a desaparecer.

Imagem retirada da página: http://1.bp.blogspot.com/__HvuGZEgJOI/R9c2X3UsqHI/AAAAAAAAATs/lNywgRRyg20/s4 0/lamarkismo.bmp

Segundo ele, a necessidade de respirar na atmosfera teria feito aparecer pulmões nos peixes que começaram a passar pequenos períodos fora d'água, o que teria permitido a seus descendentes viver em terra mais tempo, fortalecendo os pulmões pelo exercício; as brânquias, cada vez menos utilizadas pelos peixes pulmonados, terminaram por desaparecer.

Outro exemplo seria a evolução do homem, desde que ele surgiu até a hora que evoluímos e viramos "Homo Sapiens Sapiens".

Imagem retirada da página: http://alexandremontagna.com/blog/wpcontent/uploads/2009/04/evolucionismo-blog-alexandre-montagna.png

Imagem retirada da página: http://1.bp.blogspot.com/_spKh8Wu0VGE/SiHmbSxwOuI/AAAAAAAAACo/1B3kFx1T1DA/ S760/evolucao_humana.jpg

E a outra lei que se baseou Lamarck foi a Lei da Transmissão dos Caracteres adquiridos permitiram aos indivíduos uma melhor adaptação ao meio, sendo transmitidas à descendência.

Sendo que Lamarck atualmente não teve aceitação, devido a um erro em que as características adquiridas não são hereditárias. Como é o caso do exemplo abaixo.

Imagem retirada da página: http://1.bp.blogspot.com/__HvuGZEgJOI/R9cy93UsqCI/AAAAAAAAATE/o_RRFhjqVp4/s1 600-h/Sem+t%C3%ADtulosasa.bmp

O evolucionismo é dotado de pesquisas, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Darwin, pois este realizava pesquisas comparativas entre as espécies, e através dessas pesquisas passou a comparar os animais que já haviam sido extintos com os animais ainda vivos e pôde observar semelhança entre estes. Então, concluiu que os seres vivos são modificados ao longo do tempo. E também verificou que somente os seres vivos que estão mais adaptados e preparados é que poderiam sobreviver.

Darwin foi o escritor do livro A Origem das Espécies, em que os seres vivos só conseguem sobreviver mediante a seleção natural, ou seja, somente sobrevive quem estar mais adaptado ao meio.

Charles Darwin. Imagem retirada da página: http://fekayra.files.wordpress.com/2009/06/090206-charles-darwin-02.jpg

Os fatores que fazem os pesquisadores acreditarem na evolução são: As mutações, as recombinações gênicas, a seleção natural, às diferenças de ambiente, os movimentos migratórios e o isolamento, tanto geográfico como reprodutivo, concorrem para alterar a freqüência dos genes nas populações de animais.

Então, dentro da Teoria Evolucionista temos a Teoria Darwinista e a Teoria de Lamarck. Tanto Darwin como Lamarck acreditavam que as espécies sofriam modificações para se adaptarem melhor ao ambiente e por isso apoiavam à Teoria Evolucionista.

Sites pesquisados: http://pessoas.hsw.uol.com.br/criacionismo1.htm http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/criacionismo.htm http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2009-1/1-4/Introducao.html http://www.esoterikha.com/grandes-misterios/evolucao-humanidade-01.php http://www.brasilescola.com/historiag/criacionismo.htm http://www.infoescola.com/filosofia/criacionismo/ http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/criacionismo.htm http://www.brasilescola.com/historiag/evolucionismo.htm http://www.renascebrasil.com.br/f_criador2.htm http://www.amora.cap.ufrgs.br/amadis_amora_projetos/paginas/projeto_127/teoria_ev olucionista.htm http://www.cynara.com.br/evolucao.htm

FORMATAÇÃO E EDIÇÃO: LAST UPDATE: 13.02.2011 PROF: LIMA VERDE, HUBERTT. huberttlima@gmail.com; BIOLOGIA EVOLUÇÃO E ORIGEM DA VIDA.

Comentários