Aula 10 - teorias evolutivas - exercícios

Aula 10 - teorias evolutivas - exercícios

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 1

Retirado da página: http://www.cynara.com.br/

a) Lamarckd) Lyell.
b) Darwine) Malthus.

1. (UFGO) Há alterações estruturais decorrentes da adaptação de uma espécie, em resposta a novas necessidades impostas por mudanças ambientais, e essas alterações são transmitidas à prole. Esta idéia faz parte da teoria de: c) Wallace.

a) Lineud) Lamarck.
b) Darwine) Mendel.

2. (UFRN) A característica - musculatura desenvolvida - adquirida por um halterofilista deverá ser transmitida aos seus descendentes. Esta afirmação se baseia na teoria evolucionista enunciada por: c) Malthus.

3. (UFRS) Os princípios a seguir relacionados referem-se à teoria da evolução das espécies.

I. Adaptação ao meio. I. Seleção natural. I. Mutação. IV. Lei do uso e desuso. V. Herança dos caracteres adquiridos

a) I, I e Id) I, IV e V.
b) I, I e IVe) I, I e V.

Lamarck, em sua teoria, considerou c) I, IV e V.

4. (UnB) Entre os princípios básicos abaixo, o único que não faz parte da teoria da evolução de Darwin é: a) O número de indivíduos de uma espécie mantêm-se mais ou menos constante no decorrer das gerações. b) A seleção dos indivíduos de uma espécie se faz ao acaso. c) Os indivíduos de uma espécie apresentam variações em suas características. d) No decorrer das gerações, aumenta a adaptação dos indivíduos ao meio ambiente. e) O meio ambiente é o responsável pelo processo de seleção.

5. (Vunesp-SP) Em relação à evolução biológica, observe as afirmativas abaixo: I. A girafa evoluiu de ancestrais de pescoço curto, o qual se desenvolveu gradativamente pelo esforço do animal para alcançar as folhas das árvores mais altas. I. Os ancestrais da girafa apresentavam pescoço de comprimentos variáveis. Após várias gerações, o grupo mostrou um aumento no número de indivíduos com pescoço mais comprido, devido à seleção natural. I. Os indivíduos mais adaptados deixam um número maior de descendentes em relação aos não-adaptados. IV. As características que se desenvolvem pelo uso são transmitidas de geração a geração. Assinale: a) se I, I e II estiverem de acordo com Lamarck e IV com Darwin; b) se I e I estiverem de acordo com Lamarck e I e IV com Darwin. c) se I e IV estiverem de acordo com Lamarck e I e II com Darwin; d) se I, I, II e IV estiverem de acordo com Lamarck; e) se I, I, II e IV estiverem de acordo com Darwin.

6. (Cesgranrio-RJ) Em um ambiente qualquer, os indivíduos com características que tendem a aumentar sua capacidade de sobrevivência têm maior probabilidade de atingir a época de reprodução. Assim, em cada geração, podemos esperar um pequeno aumento na proporção de indivíduos de maior viabilidade, isto é, que possui maior número de características favoráveis à sobrevivência dos mais aptos. Esse texto se relaciona a) lei do uso e desuso. b) herança dos caracteres adquiridos. c) hipótese do aumento da população em progressão geométrica. d) hipótese do aumento de alimento em progressão aritmética. e) seleção natural.

7. (UFMG-MG) “De tanto comer vegetais, o intestino dos herbívoros aos poucos foi ficando longo”. Essa frase está de acordo com qual destas teorias? a) Darwinismo d) Mendelismo b) Mutacionismo e) Neodarwinismo c) Lamarckismo

8. (PUC-SP) Na tentativa de explicar o mecanismo através do qual os organismos evoluem, salientaram-se os cientistas Jean Baptiste Lamarck e Charles Darwin. Para o primeiro, existe um fator que é a causa da variação e, para o segundo, esse mesmo fator é o que seleciona. O fator mencionado acima: a) é a grande capacidade de reprodução dos organismos vivos. b) são as variações hereditárias transmissíveis. c) é o uso e o desuso. d) é o ambiente. e) é a reprodução sexuada.

09. (F. OBJETIVO-SP) O principal ponto positivo do Darwinismo foi: a) a descoberta das mutações. b) o estabelecimento da lei do uso e do desuso. c) a descoberta da origem das variações. d) o conceito de seleção natural. e) a determinação da imutabilidade das espécies.

10. Considere os seguintes fatos relacionados com a evolução das espécies: (I) lei do uso e do desuso; (I) seleção natural; (II) herança dos caracteres adquiridos; (IV) mutação; (V) isolamento de girafas. A hipótese de Lamarck era fundamentada em: a) I e I b) I, I e IV c) I, I, IV e V d) I, I e V e) I, I e V

1. (UFAC) A lei do uso e desuso e a transmissão das características adquiridas caracterizam o: a) lamarckismo. b) criacionismo. c) darwinismo. d) fixismo. e) mendelismo.

12. (MACK-SP) As teorias da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos e da seleção natural foram propostas, respectivamente por: a) Darwin e Lamarck. b) Lamarck e Darwin. c) Darwin e Weismann. d) Weismann e Darwin. e) Lamarck e Mendel.

13. (PUC-RJ) Lamarck (1744-1829) foi um dos únicos a propor, antes de Darwin, uma hipótese bem elaborada para explicar a evolução. Analise as três afirmações abaixo, verificando a(s) que poderia(m) ser atribuída(s) a Lamarck: I. A falta de uso de um órgão provoca a sua atrofia e, conseqüentemente, o seu desaparecimento. I. Na luta pela vida, os jovens menos adaptados são eliminados, perpetuando-se os mais fortes. I. Os caracteres adquiridos podem ser transmitidos de uma geração a outra.

Marque a opção correta: a) somente I b) somente I c) somente I d) somente I e I e) somente I e I

14. (OSEC-SP) “Seus ancestrais eram animais de quatro patas como os demais répteis. Uma necessidade surgiu e esses animais passaram a se mover deslizando pelo solo e esticando o corpo para atravessar passagens estreitas. Nessas condições as patas

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c) darwinismod) lamarckismo.

deixaram de ter utilidade e passaram até a prejudicar o deslizamento. As patas, pela falta de uso, foram se atrofiando e, após um longo tempo, desapareceram por completo”. Este texto exemplifica a teoria denominada: a) seleção natural. b) morganismo. e) fixismo.

15. (UFRS) As afirmativas abaixo estão baseadas em teorias evolutivas. I. As características adquiridas ao longo da vida de um organismo são transmitidas aos seus descendentes. I. Uma ginasta que desenvolveu músculos fortes, através de intensos exercícios, terá filhos com a musculatura bem desenvolvida. I. O ambiente seleciona a variabilidade existente em uma população. IV Em uma ninhada de cães, o animal mais bem adaptado às condições de vida existentes sobreviverá por mais tempo e, portanto, terá oportunidade de gerar um número maior de cãezinhos semelhantes a ele.

a) I e Ib) I e IV. c) I e I.

A alternativa que contém, respectivamente, idéias de Lamarck e de Darwin é: d) I e IV. e) IV e I.

16. (Ceeteps-SP) “Existem os mais fortes e os mais fracos, os sexualmente mais atraentes e os menos atraentes, os mais adaptados às condições ambientais e os menos adaptados; por isso, numa mesma espécie, os indivíduos não são exatamente iguais entre si. Sendo que os mais adaptados se perpetuam e os menos adaptados tendem a ser eliminados da população”.

Esse texto está de acordo com o conceito: a) fixista. b) da transmissão de caracteres adquiridos. c) da geração espontânea. d) naturalista. e) da seleção natural.

17. (F Dom Bosco-DF) Analise as proposições: I. As girafas ficaram com o pescoço comprido para comerem as folhas situadas em árvores altas. I. Algumas girafas, por terem pescoço comprido, podiam comer as folhas situadas em árvores altas. I. Um halterofilista, com a musculatura desenvolvida à custa de muito exercício, deverá ter filhos com grande desenvolvimento muscular.

Essas proposições podem ser atribuídas respectivamente a: a) Lamarck, Lamarck, Darwin. b) Darwin, Lamarck, Lamarck. c) Lamarck, Darwin, Lamarck. d) Darwin, Darwin, Darwin. e) Lamarck, Lamarck, Lamarck.

18. (UEPA) Dos postulados abaixo, qual deles está mais diretamente relacionado a Charles Darwin? a) As características adquiridas pelo uso são transmitidas de geração em geração. b) Um órgão ou uma outra estrutura qualquer se desenvolve quando o meio externo impõe tal necessidade. c) A evolução resulta de modificações nos genes dos indivíduos, que por sua vez serão transmitidas aos seus descendentes. d) A mutação é uma alteração na seqüência de bases do DNA. e) Através da seleção natural, as espécies serão representadas por indivíduos cada vez mais adaptados.

19. (Unifor-CE) Considere os itens que seguem. I. Comprovação da transmissão das características adquiridas. I. Desenvolvimento do conceito de adaptação dos indivíduos ao meio ambiente. I. Descoberta dos mecanismos responsáveis pela variabilidade genética de uma população. A contribuição de Lamarck à teoria da evolução reside em: a) I apenas. b) I apenas.

c) I e I apenas. d) I e I apenas. e) I, I e II.

20. (U. Católica de Salvador-BA) Considere as afirmações a seguir: I. As garças desenvolveram pernas longas esticando-se para manter o corpo fora da água. I. Os peixes de cavernas tornaram-se cegos por não precisarem mais da visão. I. As girafas aumentaram o comprimento dos pescoços esticando-se para atingir as folhas no topo das árvores. É possível considerar compatível com a teoria de Lamarck: a) apenas I. b) apenas I. c) apenas I e I. d) apenas I e II. e) I, I e II.

21. Analise as seguintes afirmativas: I - A seleção natural tende a limitar a variabilidade da espécie pela eliminação dos caracteres não adaptativos. I - Um animal qualquer é bem-sucedido na luta pela existência se sobreviver até a reprodução. I - As recombinações cromossômicas e as mutações resultam em populações com menor variabilidade genética. IV - A variabilidade genética é função direta das mutações cromossômicas e independe das recombinações cromossômicas.

Estão CORRETAS: a) I e I b) I e I c) I e IV d) I e I e) I e IV

2. Com relação às mutações, qual a alternativa correta? a) reduzem a variabilidade genética. b) surgem para adaptar os seres. c) agem da mesma forma que a seleção natural, isto é, são de efeito muito rápido. d) são ao acaso sempre produzindo genes deletérios. e) podem aumentar a sua taxa devido a agentes do meio ambiente como o calor e a radiação.

23. Uma explosão populacional de gafanhotos tem como conseqüência imediata: a) o aumento de variabilidade genética. b) a redução de pressão seletiva. c) a especiação. d) a formação de barreiras ecológicas. e) a formação de barreiras reprodutivas.

24. (CESGRANRIO-RJ) A teoria sintética ou moderna para explicar o mecanismo da evolução considera como fatores principais: a) mutação, recombinação gênica e seleção natural. b) mutação, oscilação gênica e adaptação. c) segregação cromossômica, recombinação e especiação. d) migração, seleção natural e adaptação. e) segregação cromossômica, especiação e oscilação gênica.

25. As fêmeas das araras são fortemente atraídas pela cor vermelha dos machos. Essa coloração é dada pelo pigmento lipocroma. Este seria um exemplo de: a) isolamento mecânico b) seleção natural c) isolamento temporal d) deriva genética e) balanceamento gênico

Gabarito: 01 – A; 06 – E; 1 – A; 16 – E; 21 – D; 02 – D; 07 – C; 12 – B; 17 – C; 2 – E; 03 – C; 08 – D; 13 – E; 18 – E; 23 – A. 04 – B; 09 – D; 14 – D; 19 – B; 24 – A. 05 – C; 10 – A; 15 – B; 20 – E; 25 – B.

FORMATAÇÃO E EDIÇÃO: LAST UPDATE: 13.02.2011 PROF: LIMA VERDE, HUBERTT. huberttlima@gmail.com; BIOLOGIA EVOLUÇÃO E ORIGEM DA VIDA.

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