Aula 39 - organogênese

Aula 39 - organogênese

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 1

Neurulação:

Num estágio mais avançado do desenvolvimento da gástrula, inicia-se o processo chamado de neurulação. Então, neurulação é o processo em que a placa neural e as pregas neurais são formadas, e o fechamento que forma o tubo neural. Neste processo, o embrião pode ser chamado de nêurula. O processo de neurulação vai dar origem ao sistema nervoso central e periférico e ocorre simultaneamente com a formação de folhetos e a diferenciação da mesoderme embrionária para a formação dos órgãos ou organogênese.

A placa neural desenvolve-se a partir do ectoderma embrionário e quem induz este processo é a notocorda. O sistema nervoso então é derivado de ectoderma da placa neural.

Imagem retirada da página: http://www.forp.usp.br/mef/embriologia/geral.htm

A placa neural origina-se próxima ao nó primitivo, e se alonga até a membrana orofaríngea e se invagina, formando o sulco neural com as pregas neurais nas bordas.

Imagem retirada da página: http://www.forp.usp.br/mef/embriologia/geral.htm

Imagem retirada da página: http://www.forp.usp.br/mef/embriologia/geral.htm

Estas pregas fundem-se, originando o tubo neural, que se separa da ectoderme. A ectoderme superficial irá se diferenciar na epiderme.

A crista neural é formada a partir das células neuroectodérmicas e se divide em duas partes que originam os gânglios espinhais e cranianos.

Imagem retirada da página: http://www.forp.usp.br/mef/embriologia/geral.htm

As células da crista neural originam os gânglios espinhais e os gânglios do sistema nervoso autônomo, além de formar a bainha de nervos e meninges do cérebro.

Imagem retirada da página: w.laccp.med.br

A neurulação faz parte da organogênese nos embriões vertebrados e inicia a formação do sistema neural, comitantemente à de outras estruturas importantes para a sustentação do embrião.

Imagem retirada da página: w.laccp.med.br

Organogênese:

Durante a organogênese, ocorrem divisões e especializações celulares. Finalmente, por diferenciação celular dos diferentes folhetos formam-se os tecidos e órgãos do embrião.

O primeiro sistema a formar-se é o nervoso, sendo essa etapa da organogênese designada neurulação e o embrião dela resultante nêurula.

PROFº: HUBERTT GRÜN. Página 2

Imagem retirada da página: w.laccp.med.br

Nesta etapa o embrião alonga-se, surgindo o plano básico do vertebrado. O eixo do corpo fica definido pelo surgimento de duas estruturas cilíndricas: tubo neural e a notocorda.

Imagem retirada da página: http://curlygirl.naturlink.pt/desan.htm#organogenese

A ectoderma origina a epiderme e seus anexos (pêlos, unhas, cascos, chifres etc.), três mucosas corpóreas (oral, anal e nasal), o esmalte dos dentes, o sistema nervoso (através do tubo neural), a retina, o cristalino, a córnea, a hipófise, entre outros;

A mesoderma, por sua vez, é dividida em epímero, mesômero e hipômero. O epímero forma o esqueleto axial, a derme (tecido conjuntivo) e o tecido muscular. O mesômero, rins, gônadas e ureteres. Por fim, o hipômero, que origina os músculos liso e cardíaco, além de três serosas: pleura (reveste externamente o pulmão), pericárdio (revestimento cardíaco) e peritônio (abdome).

Já a endoderma é o folheto do qual surgem o os alvéolos pulmonares e as seguintes glândulas: fígado, tireóide, paratireóide; também é básica à formação do revestimento interno dos tratos digestório e respiratório.

Imagem retirada da página: w.dracena.unesp.br

1.endoderma () tecido ósseo
2. mesoderma () sistema nervoso
3. ectoderma () rins
() fígado
() pâncreas
() glândulas mamárias
() tecido muscular cardíaco

Exercícios: 01-(PUC-MG) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

02-(Fuvest-SP) Nos vertebrados, derme, pulmão e cérebro são, respectivamente, de origem: a) mesodérmica, endodérmica e ectodérmica. b) ectodérmica, endodérmica e mesodérmica, c) mesodérmica, ectodérmica e endodérmica d) endodérmica ectodérmica e mesodérmica. e) ectodérmica, mesodérmica e endodérmica

03-(UFES) A estrutura tubular apontada tem origem a partir de um processo de invaginação de células ectodérmicas, que ocorre no dorso do embrião e tem por função originar o(a):

a) celoma b) placenta. c) notocorda. d) intestino primitivo. e) sistema nervoso.

04-(OSEC) No esquema ao lado, representativo do desenvolvimento de um cordado, o sistema nervoso, a notocorda e o trato digestivo são representados, respectivamente, por: a) 3 - 1 – 4 b) 1 - 3 – 4 c) 1 - 3 – 2 d) 3 - 1 – 2 e) 1 - 3 – 5

05-(UEPG-PR) Coração, cérebro e glândulas anexas do tubo digestivo se originam, respectivamente, dos seguintes folhetos germinativos: a) mesoderme, ectoderme e endoderme. b) ectoderme, endoderme e mesoderme. c) endoderme, mesoderme e ectoderme. d) mesoderme, endoderme e ectoderme. e) endoderme, ectoderme e mesoderme.

Sites: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080331051128AADUBQu http://pt.wikipedia.org/wiki/Neurula%C3%A7%C3%A3o http://www.ficharionline.com/ExibeConteudo.php5?idconteudo=5397 http://www.infoescola.com/biologia/neurulacao/ http://www.cynara.com.br/embriologia.htm

FORMATAÇÃO E EDIÇÃO: LAST UPDATE: 21.02.2011 PROF: LIMA VERDE, HUBERTT. huberttlima@gmail.com; BIOLOGIA REPRODUÇÃO E EMBRIOLOGIA.

Formação da placa neural (células ectodérmicas)

Formação do sulco neural

Crista neural (originar os gânglios paravertebrais)

Fechamento do sulco neural - formação do tubo neural

Comentários