PROJETO!! educação ambinetal

PROJETO!! educação ambinetal

PROJETO CONJUNTO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autor:

Marcio Braz Sanches RA-0767/05

Laysa Peniani RA: 0016/05

Fonteine Bastos RA: 0429/05

7º termo de Engenharia Ambiental

I – APRESENTAÇÃO

    1. Introdução

Esta proposta consiste no desenvolvimento das práticas sustentáveis das novas gerações qual foca o nível de ensino básico aprimorando e explorando a temática ambiental para o avanço da sustentabilidade. A proposta, descreve o planejamento conjunto e estratégias a serem aplicadas na área do ensino fundamental envolvendo toda escala hierárquica no conjunto direção/professores/alunos/pais de alunos objetivando o comprometimento para as ações conjuntas exploradas pelo projeto, tornando-se parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas no campo da preservação ambiental.

Atualmente, a redução rápida e crescente da cobertura vegetal natural tem despertado a preocupação de especialistas em meio ambiente, de algumas organizações não governamentais e da população, ganhando interesse na mídia e tornando-se objeto de constante estudo em algumas escolas. É neste contexto que a Educação Ambiental ganha força, servindo à conscientização da população para a importância da manutenção da natureza, como meio de diminuir a exploração desordenada dos recursos naturais e atentar para os problemas que a devastação e a extinção de espécies podem trazer ao próprio homem.

    1. Objetivos

Formação de potenciais divulgadores, uma geração mais consciente ambientalmente e condicionada a novos hábitos através de temas ecológicos e práticas sustentáveis O projeto apresenta mecanismos de ação educativa sendo parte integrante do conjunto de medidas na área de preservação ao meio ambiente e ecossistemas, bem como questões ligadas ao saneamento do meio e a sociedade como um todo e podendo ser utilizado ainda como instrumento de pesquisa.

Com o objetivo de proporcionar integração entre o saber científico e o popular, bem como o de estender a educação ambiental.

    1. Atribuições e Responsabilidades

As funções, as responsabilidades e as autoridades devem ser definidas com o intuito de facilitar a eficácia de gestão ambiental. Conscientizado-os sobre a importância da conformidade com a política ambiental, dos impactos ambientais significativos (reais e potenciais), da preparação e atendimento às emergências e das conseqüências de procedimentos operacionais específicos.

      1. Compete aos Diretores de Escolas

a) estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do Plano de Educação Ambiental como atividade permanente na escola, onde acompanhará a coordenação ou mesmo coordenará o desenvolvimento e a devida implantação das medidas propostas, delegará responsabilidades e autoridades, e alocará recursos financeiros necessários à sua execução;

b) supervisionar a execução das atividades deste programa, como atividade permanente da escola no molde de aula, inclusive promover as reuniões que se fizerem necessárias, nos locais e horários a serem definidas oportunamente, dando total prioridade para sua realização adequadamente;

c) indicar por escrito os responsáveis pelas diferentes atividades do programa, e estas indicações deverão estar constantemente atualizadas, sendo de sua inteira responsabilidade o cumprimento das medidas propostas neste programa;

d) junto ao coordenação solicitará apoio dos Profissionais responsáveis pela elaboração do programa;

e) executar ações integradas com outras escolas, caso realizem simultaneamente atividades em um mesmo local;

      1. Compete aos Professores

a) convocar os alunos para a práticas descritas no programa fazendo concretizar a integração a temática ambiental e a temática sustentabilidade.

b) seguir todas as propostas do Plano de Educação Ambiental, colaborando para na implantação e adoção das destas propostas;

c) colaborar plenamente e participar ativamente na implantação do Plano de Educação Ambiental;

d) usar, equipamentos e materiais, para exposição que não dialogada;

      1. Compete aos Alunos

a) participar ativamente das atividades desenvolvidas previstas no Plano de Educação Ambiental ;

b) divulgar todas a vivência adquirida com este sistema de integração com o Meio Ambiente

II – DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA

    1. Preparação dos Materiais

Desenvolvimento de uma cartilha contendo os seguintes temas:

  • Nosso Planeta Nossa Casa

  • Preservação da Natureza

  • Água e Vida

  • Recursos Naturais

  • Aprendendo a Reciclar

  • Coleta Seletiva de Lixo

  • Nosso Planeta Está Doente

  • Mudanças Climáticas

  • Plantar e Plantar

      1. Custos

        1. Confecção

Não orçado

        1. Encadernação

Não orçado

        1. Divulgação

Não orçado

        1. Implantação

Não orçado

    1. Descrição das Atividades

O projeto deverá ser desenvolvido no molde de aula, ficando a escolha da coordenação e professores um dia da sema para as aulas teóricas. Integralmente deverá ser colocado em cronograma as aulas práticas explorando as seguintes atividades:

  • Visita a unidade de reciclagem de lixo;

  • Visita a estação de tratamento de esgoto;

  • Visita a unidade de preservação permanente local

  • Visita as obras de recuperação ambiental do ecossistema local;

  • Desenvolver um pomar de árvores frutíferas na escola

  • Implantar a coleta seletiva de lixo na própria escola

  • Desenvolvimento de teatro com os alunos explorando o tema “Natureza”

    1. Cronograma de Atividade

QUADRO DE METAS E MESES PARA SUAS REALIZAÇÕES

ANO/MESES = >

2008

2009

METAS DO CRONOGRAMA

M

A

I

J

U

N

J

U

L

A

G

O

S

E

T

O

U

T

N

O

V

D

E

Z

J

A

N

F

E

V

M

A

R

A

B

R

1 – Apresentação dos Trabalhos

2 – Implantação na Escola

3 – Acompanhamento de Implantação

4– Estabelecer as metodologias de avaliação

5 – Estabelecer as prioridades

6 – Monitorar a implantação

7 – Implantar as aulas práticas

8 – Avaliação da eficácia do Programa

9 – Criar um mini projeto científico exploranto os temas propostos

    1. Parcerias

Deverá ser estabelecido uma parceria com a Secretaria Municipal e Estadual de Educação e Prefeitura Municipal para a concretização do projeto bem como para a busca de recursos necessários para a sua manutenção e divulgação.

V – ENCERRAMENTO

O principal objetivo deste trabalho, foi apresentar a proposta de plano em conjunto com a área de educação municipal para integração dos alunos do ensino fundamental com as práticas ambientalmente sustentáveis visando uma interpretação laboratorial para um novo tema a ser explorado tanto no ensino médio como exaustivamente no ensino superior em escala nacional.

Cidade (SP), 02 de abril de 2008.

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Adamantina-SP, 02 de abril de 2008 Márcio Braz Sanches/RA 0767/05

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PROJETO CONJUNTO

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