Teologia - Bibliologia

Teologia - Bibliologia

(Parte 1 de 2)

LIMA, ThD DIPLOMADO PELA FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DO BRASIL

1 - BIBLIOLOGIA

1. O QUE É BIBLIOLOGIA - Bibliologia é a matéria que estuda minuciosamente a Bíblia, principalmente sua origem, inspiração e autoridade. É a doutrina das Escrituras do Velho e do Novo Testamentos. Uma vez que a Bíblia é a principal fonte da teologia Cristo, este assunto é de muita importância. A maneira como alguém pensa a respeito da Bíblia, determina o teor de sua teologia. Se a pessoa crê que as Escrituras são a Palavra de Deus, inspirada e com autoridade dos céus, sua teologia é uma coisa. Mas, se vê a Bíblia como literatura humana comum, sua teologia será algo totalmente diferente. Esta é a principal divisão entre a ortodoxia e o modernismo teológico. O ato de reconhecimento da legitimidade da bíblia é chamado cânon. Ele ocorreu pela primeira vez, em 621 A.C., quando foi encontrado no templo o livro da lei por Hilquias.

2. O QUE É REVELAÇÃO? - A Bíblia é uma REVELAÇÃO de Deus. Como Deus existe, certamente existe uma revelação de Deus. Não podemos conceber um Deus que não pudesse ou não quisesse revelar-se a Si mesmo. Ele fez o homem capaz de entender, obedecer e adorá-Lo, e uma revelação é necessária para atender a tais capacidades. Se não houvesse qualquer revelação, nós a procuraríamos. Mesmo com toda a pecaminosidade do homem, tem havido na mente humana uma busca por Deus.

3. PARTINDO-SE DO PRESSUPOSTO QUE EXISTE UMA REVELAÇÃO ESCRITA, POR QUE A BÍBLIA, DENTRE TODOS OS LIVROS RELIGIOSOS QUE EXISTEM É O ÚNICO QUE PREENCHE TODOS OS REQUISITOS? - a) Porque NÃO existe outro livro comparável à Bíblia, principalmente com reivindicações superiores. Todas as outras pretensas revelações são tão inferiores que são mais um contraste do que uma comparação. As cosmogonias que possuem são cheias de absurdos e impossibilidades. b) Ela tem crédito de autoridade como um livro histórico. c) Ela é atestada por milagres. d) Revela o que somente Deus poderia saber. e) Possui o mais sério sistema moral que existe no mundo. f) Ela tem exercido um grande poder de influência sobre o mundo em todas as gerações. g) Ela diz o que o homem precisa saber para ter paz de espírito. h) Sua harmonia só pode advir de um efeito sobrenatural. i) A precisão do livro testemunha de sua origem divina.

4. QUAL É O CERNE DOS ENSINAMENTOS DA BÍBLIA? - O centro, o âmago, a base dos ensinos da Bíblia é Jesus Cristo e a gloriosa salvação que Ele nos comprou na cruz do Calvário.

5. O QUE SIGNIFICA A PALAVRA “BÍBLIA”? — A palavra Bíblia significa etimologicamente “coleção de livros pequenos”. Originalmente era uma folha de papiro que os Gregos chamavam “Byblos” no singular, e no plural chamavam de “Byblia”.

6. O QUE É INSPIRAÇÃO? — A palavra inspiração representa a ação de soprar no interior (Jó. 32:8; 2

Tm.3:16; Hb. 4:12); a Inspiração relacionada com a Bíblia é o sopro de DEUS que penetra nos homens, capacitando-os a receberem e a comunicarem a mensagem Divina.

natureza através das obras criadaspor seu eterno poder e desígnio. Apenas pela observação da natu-

7. DEUS SE REVELA NA NATUREZA? ESTA REVELAÇÃO É SUFICIENTE? — Deus se revela na reza é possível alguém crer que existe um grande Ser Absoluto, sustentador de toda as coisas, porém esta revelação não é suficiente, porque só podemos conhecer plenamente o que Deus quer de nós, através de Sua Palavra inspirada que revelou Sua vontade aos homens. Podemos encontrar vislumbres desta verdade em Romanos 1:20 e no Salmo 19.

8. CITE E REFERENCIE UMA PROFECIA DO VELHO TESTAMENTO QUE SECUMPRIU NO

NOVO. — Houve o cumprimento cabal de uma profecia do V.T., no inicio do século I, profecia esta que chamamos de o derramamento do Espírito Santo sobre os povos, dita pelo profeta Joel (Joel 2:28- 32).

9. CITE UMA PROFECIA BÍBLICA DO VELHO TESTAMENTO QUE SE CUMPRIU EM NOSSOS

DIAS. — Em nosso século X, temos constatado o cumprimento de várias profecias do Velho Testamento. Podemos referenciar a criação do Estado Judeu de Israel em 1948 (Isaias 49:1-26).

10. CITE UMA PROFECIA DO NOVO TESTAMENTO QUE ESTÁ SE CUMPRINDO EM NOSSOS

DIAS. “Que o Senhor Deus daria do Seu Espirito aos homens que estavam perto e longe”, promessa feita aos pais, aos filhos e a todos quanto Deus Nosso Senhor chamar (Atos 2:39 e Joel 2:28).

1. CITE UMA PROFECIA BÍBLICA QUE AINDA SE CUMPRIRÁ NO FUTURO. — Uma profecia bíblica que ainda se cumprirá no futuro é a segunda vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que se dará quando o Evangelho do Reino for pregado a todos os povos, então o Senhor Jesus se manifestará com grande poder e glória, e virá para julgar os vivos e os mortos, recompensando-os com seus respectivos galardões (Lc. 21:5-36).

12. POR QUE O CONHECIMENTO HUMANO A RESPEITO DA REVELAÇÃO DE DEUS É

LIMITADO? — O homem, por ser criado, provém do Criador e em seu estado natural e humano, não pode ter um conhecimento cabal e perfeito a respeito da revelação de Deus. Somente pelo Espírito Santo revelador, que provém de Deus é que o homem deixa de ter um conhecimento limitado da revelação divina para penetrar nos profundos arcanos de Deus.

13. DE QUE MANEIRA A SUA VIDA É UMA PROVA DE QUE A BÍBLIA É A PALAVRA DE

DEUS? — A minha vida é uma prova da autenticidade e inspiração das Sagradas Escrituras, pelo fato do meu nascimento, crescimento e desenvolvimento lógico e intelectual, segundo a íntegra do Salmo 139, que nos revela que Deus nos conhece quando ainda estamos em formação genética.

14. EXPLIQUE PORQUE SÓ PODEMOS CONHECER PLENAMENTE A REVELAÇÃO DE DEUS

ATRAVÉS DO TESTAMENTO ESCRITO QUE É A BÍBLIA. — Só podemos conhecer plenamente a revelação de Deus através do testamento escrito, que é a Bíblia, porque a Bíblia é a infalível palavra de Deus. É o único manual de fé e prática da Igreja.

15. POR QUE A SOBREVIVÊNCIA DA BÍBLIA, ATÉ OS NOSSOS DIAS, PODE SER

CONSIDERADA, EM SI MESMA, UM MILAGRE? — A sobrevivência da Bíblia até os nossos dias deve ser considerada, por si só, um milagre, porque aprouve a Deus a conservação dos manuscritos e do amor que homens e mulheres, desde os tempos de Jó até os nossos dias, têm pelo livro Sagrado e, devido a isto, ela subsiste através dos séculos.

16. POR QUE A BÍBLIA É O LIVRO POR EXCELÊNCIA? — Todo cristão concorda que a Bíblia, a santa

Palavra de Deus, é a gloriosa carta que Deus enviou para Seu povo, a fim de ensinar-lhe o caminho do céu. O que disse o apóstolo João a respeito do seu evangelho, pode ser dito a respeito de todas as Sagradas Escrituras: “Estes (sinais) foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (João 20:31.)

17. QUE TÍTULOS A PRÓPRIA BÍBLIA ATRIBUI A SI MESMA? — A PALAVRA (Tiago 1:21-23; I Pedro 2:2), A PALAVRA DE DEUS (Lucas 1:28), A PALAVRA DE CRISTO (Colossenses 3:16), A

PALAVRA DA VERDADE (Tiago 1:18), AS SANTAS ESCRITURAS (Romanos 1:2; I Timóteo 3:15), A ESCRITURA DA VERDADE (Daniel 10:21), O LIVRO (Salmo 40:7; Apocalipse 2:19), O LIVRO DO SENHOR (Isaías 34:16), O LIVRO DA LEI (Neemias 8:3; Gálatas 3:10), A LEI DO SENHOR (Salmos 1:2; Isaías 30:9), A ESPADA DO ESPIRITO (Efésios 6:17), OS ORÁCULOS DE DEUS (Romanos 3:2; I Pedro 4:1) AS SAGRADAS LETRAS (I Timóteo 3:15).

18. QUAL É A EXTENSÃO DA MENSAGEM DA BÍBLIA? - Ela contém as promessas do Evangelho

(Romanos 1:2), Revela as leis, estatutos e juízos de Deus (Deuteronômio 4:5,14; Êxodo 24:3,4), Registra as profecias divinas (I Pedro 1:19,20), Dá testemunho com respeito a Cristo (João 5:39; Atos 10:43), É completa e suficiente (Lucas 16:29-31), É guia infalível (Provérbios 6:23; I Pedro 1:19), Mostra a condição da salvação em Cristo (I Timóteo 3:15), É útil para ensinar e para redargüir, corrigir e instruir em justiça (I Timóteo 3:16).

19. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS BÁSICOS DA BÍBLIA? — Regenerar (Tiago 1:18; I Pedro 1:23),

Vivificar (Salmo 119:50,93), Iluminar (Salmo 119:130), Converter (Salmo 19:7), Dar sabedoria (I Timóteo 3:15), Santificar (Efésios 5:26; JOÃO 17:17), Produzir fé (JOÃO 20:31), Infundir esperança (Romanos 14:4), Gerar obediência (Deuteronômio 17:19,20), Limpar o coração (João 15:3), Limpar nossos caminhos (Salmo 119:9), Apartar-nos do mal (Salmo 17:4), Sustentar a vida (Mateus 4:4), Promover o crescimento na graça (I Pedro 2:2), Edificar na fé (Atos 20:32), Admoestar (I Coríntios 10:1), Consolar (Romanos 15:4), Dar alegria (Salmo 19:8), Obrar eficazmente nos que crêem (I Tessalonicenses 2:13).

20. QUE FATOS ESSENCIAIS PRECISAMOS CONHECER A RESPEITO DA BÍBLIA? — Sem o

Espírito, a simples letra da Bíblia NÃO é o suficiente (João 6:63; I Coríntios 3:6), A ignorância da Bíblia é fonte de erro (Mateus 2:29; Atos 13:27), Cristo dá-nos a capacidade para compreendermos as Escrituras (Lucas 24:45), O Espírito Santo também nos ilumina para o mesmo objetivo (João 16:13; I Coríntios 2:10-14), Nenhuma profecia das Escrituras é de particular elucidação, ou interpretação privada ou particular (I Pedro 1:20), Tudo o que existe, qualquer fonte de conhecimento, tem que ser examinada à luz da completa e perfeita Palavra de Deus (Isaías 8:20; Atos 17:1), Existe um sério perigo em rejeitar a Bíblia (João 12:48), A Bíblia deve ser matéria de constante conversação a respeito (Deuteronômio 6:7), Deve não somente ser ouvida ou lida, mas precisa ser obedecida (Mateus 7:24; Lucas 1:28; Tiago 1:2).

21. POR QUE TERIA SIDO IMPOSSÍVEL, PARA QUALQUER, HOMEM FORMULAR UMA VISÃO DA VIDA E DO UNIVERSO TÃO HARMONIOSA E AUTOCONSISTENTE COMO A QUE SE ENCONTRA NA BÍBLIA? — Teria sido impossível, para qualquer homem, formular uma visão da vida e do universo tão harmoniosa e autoconsistente como a que se encontra na Bíblia, porque a mentalidade do homem é limitada. Somente pelo Espírito de Deus e o conhecimento das Escrituras é que o homem pode perceber esta visão.

2. POR QUE PARA ENTENDER O QUE A BÍBLIA DIZ, A MERA LEITURA É INSUFICIENTE,

SENDO NECESSÁRIO SER UM CONVERTIDO PARA ENTENDÊ-LA? — Para entender o que a Bíblia diz, a mera leitura e insuficiente, sendo necessário ter se convertido a Cristo para isso. O homem natural NÃO tem capacidade plena de conhecimento suficiente da Bíblia. Somente o ser humano cheio do Espirito de Deus tem esse entendimento verdadeiro.

23. JESUS CONSIDERAVA O VELHO TESTAMENTO INSPIRADO? — Sim. Jesus considerava o V.T. inspirado. Vemos isto autenticado em Mateus 4:4,7,10. Jesus prova a Inspiração do V.T., usando os textos Deuteronômio 8:3, 6:16 e 6:13, ao repreender o tentador dizendo: “está escrito”.

24. O APÓSTOLO PAULO CONSIDERAVA O VELHO TESTAMENTO INSPIRADO? — Sim. O apóstolo Paulo considerava a Bíblia inspirada por Deus ao dizer a Timóteo: “Toda escritura e divinamente inspirada por Deus.” 2 Tm 3:16.

25. O APÓSTOLO PEDRO CONSIDERAVA A VERACIDADE DOS MANUSCRITOS SAGRADOS? — Sim. O apóstolo Pedro considerava a veracidade dos manuscritos sagrados quando em sua epístola ele diz que nenhuma escritura vem de livre e espontânea vontade do homem e sim Deus usando homens santos, pelo seu Espírito, soprou-lhes a Revelação. 2 Pe. 1:21.

26. O APÓSTOLO JUDAS CRIA NA HISTÓRIA DE ISRAEL? — O apóstolo Judas cria na história de Israel, pois ele fala desde Caim e o dilúvio, até à segunda vinda de Cristo (Judas 1-25).

27. JOÃO CRIA NA CRIAÇÃO PRIMEVA? — João cria na criação primeva, pois falou a respeito de fatos da criação. Também o que Deus revelou sobre a criação de novos céus e nova terra (Ap.21:1-27).

28. COMO A ARQUEOLOGIA AJUDA A PROVAR A AUTORIDADE DA BÍBLIA? —A

Arqueologia ajuda a provar a autoridade da Bíblia, através de escavações arqueológicas em áreas do mundo antigo e do Novo Testamento. Vários objetos já foram encontrados, exemplo: Ruínas da Torre da Babilônia, encontrada por Sir Henry Rawlinson; Em 1905 uma expedição alemã descobriu uma ruína de uma sinagoga que parecia ter sido construída no século IV D.C., e debaixo do piso encontraram as ruínas de uma outra sinagoga mais velha que se presumia ter sido exatamente aquela que Jesus ensinava.

29. COMO A HISTÓRIA AJUDA A PROVAR A AUTORIDADE DA BÍBLIA? — Através dos acontecimentos correlatos. Deus usa a própria História para que seus desígnios e decretos sejam executados para o louvor de Sua Glória. Antes do nascimento de Cristo Deus usou o Império Romano e a língua grega para que sua palavra fosse transmitida aos gentios.

30. POR QUE A BÍBLIA É UM LIVRO CRISTOCÊNTRICO? — A Bíblia e um livro Cristocêntrico, porque a sua mensagem principal é a Pessoa e a obra de Nosso Senhor Jesus Cristo.

31. É POSSÍVEL CONCILIAR A REVELAÇÃO BÍBLICA E AS CIÊNCIAS NATURAIS? — Sim. É perfeitamente possível conciliar a revelação bíblica e as ciências naturais, enquanto estas ciências estiverem sendo honestas, através dos seus porta-vozes. A meia ciência afasta de Deus, mas a ciência completa aproxima Dele.

32. POR QUE A BÍBLIA APRESENTA OS ASPECTOS NEGATIVOS DE SEUS PERSONAGENS? —

Porque o ser humano é propenso a acertos e falhas e porque a Bíblia é um livro honesto, inspirado pelo Espírito Santo. O outro aspecto é que Deus deseja que os exemplos dos nossos antepassados bíblicos sirvam de orientação para nós. Vendo onde eles falharam, é possível para nós prevenirmos nossas próprias falhas.

3. TUDO NA BÍBLIA FOI SOBRENATURALMENTE REVELADO À MENTE DO HOMEM? — Não.

Houve também o aproveitamento dos fatos corriqueiros da vida quotidiana, houve o fator humano aparecendo em vários textos e houve também a revelação feita através de acontecimentos que se interrelacionavam.

(Parte 1 de 2)

Comentários