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Guias e Dicas
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Projeto Competencias Enfermeiro, Manuais, Projetos, Pesquisas de Enfermagem

COREN - COREN

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2011

Compartilhado em 04/03/2011

erica-10
erica-10 🇧🇷

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Baixe Projeto Competencias Enfermeiro e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Enfermagem, somente na Docsity! Projeto Competências CORENS Conselho Regional de Enfermagem Conselho editorial Plenário 2008 – 2011 Presidente Cláudio Alves Porto Vice-presidente Cleide Mazuela Canavezi Primeiro-secretário Edmilson Viveiros Segunda-secretária Josiane Cristina Ferrari Primeiro-tesoureiro Marcos Luis Covre Segunda-tesoureira Tânia de Oliveira Ortega Conselheiros efetivos Andréa Porto da Cruz Denílson Cardoso Edna Mukai Correa Edwiges da Silva Esper Francisca Nere do Nascimento Henrique Caria Cardoso Lídia Fumie Matsuda Maria Angélica Giannini Guglielmi Marinete Floriano Silva Paula Regina de Almeida Oliveira Paulo Roberto Natividade de Paula Rosana de Oliveira Souza Lopes Comissão de tomada de contas Presidente Mariangela Gonsalez Membros Márcia Rodrigues Marlene Uehara Moritsugu Conselheiros suplentes Aldomir Paes de Oliveira Brígida Broca da Silva Cícera Maria André de Souza Demerson Gabriel Bussoni Elaine Garcia Elizete P. do Amaral Flávia Alvarez Ferreira Caramelo Gutemberg do Brasil Borges Moreira Ivone Valdelice dos Santos Oliveira José Messias Rosa Lúcia R. P. L. Sentoma Luciana M. C. P. Almeida Luciene Marrero Soares Roberta Pereira de Campos Vergueiro Sandra Ogata de Oliveira Sebastião C. da Silva Selma Regina Campos Casagrande Sonia Marly M. Yanase Rebelato Tamami Ikuno Zainet Nogimi Zeneide M. Cavalcante Elaboração Grupo de Trabalho de Competências Etapas 1 e 2 Colaboração e revisão científica Isabel Cristina Kowal Olm Cunha COREN-SP-0009761 Revisão ortográfica Departamento de comunicação Projeto gráfico Gilberto Luiz de Biagi Diagramação Rafaela Oliveira Rodrigues Não autorizada a reprodução ou venda do conteúdo desta cartilha. Distribuição Gratuita Julho/2009 5 • Dr. Carlos Canhada • Dra. Sandra Regina de Araújo Rivaldo • Dra. Leonice dos Santos • Dra. Luzia Helena Vizona Ferrero • Dra. Lore Cecília Marx • Dra. Maria Lucia Alves Pereira Cardoso • Dra. Sueli Santos Oliveira Esta Comissão encaminhou, por correio, um kit aos 9.475 Responsáveis Técnicos do Estado, contendo: • Carta de apresentação do Projeto • Formulário com a seguinte questão: "Quais as competências necessárias ao Responsável Técnico no desempenho das suas funções?" • Envelope postado Obteve-se o retorno de 966 questionários ou 10,2% dos questionários válidos, percentual que se enquadra dentro dos limites descritos na literatura especializada. Os enfermeiros respondentes representaram todas as áreas de atuação, conforme é possível constatar no Quadro 1: Quadro 1- Distribuição dos respondentes por área de atuação. São Paulo, 2008. Área Total Hospital/Clínica 330 Saúde Pública 434 Saúde Ocupacional 27 Empresa Própria 28 Instituição de ensino 103 Home Care 14 Outra atividade 30 Total 966 Questionários enviados 9.475 % questionários respondidos (válidos) 10,2% Solicitaram Cancelamento RTs: 79 questionários Nulos/em branco: 37 questionários Devolvidos pelo Correio: 61 cartas Informações prestadas: 60 e-mails respondidos 6 Em reuniões periódicas, realizadas às terças-feiras, a comissão categorizou os questionários por área de atuação do profissional, e os dados foram avaliados individualmente. Posteriormente, foi feito um agrupamento das respostas por similaridades, com base nas sugestões apresentadas pelos Responsáveis Técnicos. No período de 30 de setembro a 17 de outubro de 2008, a proposta foi submetida a Consulta Pública, dando oportunidade aos profissionais de opinarem sobre as competências. Foram apresentadas 79 sugestões, que, após análise, contribuíram para a consolidação das seguintes competências: • Liderança • Comunicação • Tomada de Decisão • Negociação • Trabalho em Equipe • Relacionamento Interpessoal • Flexibilidade • Empreendedorismo • Criatividade • Visão Sistêmica • Planejamento e Organização Para cada uma, há ações norteadoras da competência; indicadores que apontam, ou não, a sua existência. O Grupo de Trabalho considerou de grande importância o desenvolvimento desta etapa e sugere sua continuidade, mapeando-se as competências dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Dr. Sérgio Luz Coordenador-Etapa 1 Etapa 2 A gestão 2008-2011 entendeu a importância do Projeto Competências e a Plenária deliberou pela sua continuidade, avançando em um modelo de capacitação nas 11 competências para os enfermeiros RTs do Estado. Foi recomposto o Grupo de Trabalho com : • Psic. Maria de Lourdes Neves • Dra. Eneida Peçanha de Vasconcelos • Dra. Sandra Regina de Araújo Rivaldo • Dra. Leonice dos Santos • Dra. Luzia Helena Vizona Ferrero 7 • Dra. Lore Cecília Marx • Dra. Sueli Santos Oliveira • Dra. Celina Castagnari Marra • Dra. Márcia Rodrigues • Dra. Isabel Cristina Kowal Olm Cunha (coordenadora) Este grupo iniciou suas atividades em fevereiro de 2009, adequando esta Cartilha e traçando um plano de ação para a capacitação, buscando parceiros entre empresas de consultoria com expertise na área. Iniciou, ainda, uma escala de divulgação do tema "competência", através de reportagens na revista do próprio Conselho e de palestras em eventos da categoria, no sentido de sensibilizar os enfermeiros RTs para este assunto. Está sendo finalizado um ambicioso programa de capacitação dos enfermeiros nas onze competências mapeadas, que deverá ser desenvolvido ainda em 2009. Dra. Isabel Cristina Kowal Olm Cunha Coordenadora-Etapa 2 Competências Mapeadas: 1. Liderança Capacidade de influenciar pessoas, de forma a atingir ou superar os objetivos propostos pela instituição, investindo no desenvolvimento profissional e respeitando as diversidades. 1.1 Ações norteadoras da competência: a) Influência para o desenvolvimento de uma visão de futuro da profissão e dos profissionais; b) Alinhamento da cultura organizacional ao planejamento estratégico, segundo Missão, Visão e Valores da empresa; c) Conhecimento dos diferentes tipos de liderança e adoção de estilo, de acordo com a situação; d) Coordenação de ações gerenciais com incentivo da defesa de direitos individuais, com a aceitação concomitante dos direitos dos outros; e) Desenvolvimento de atividades com justiça, equidade e ética na tomada de decisões; f) Implementação de mudanças flexíveis, transparentes e criativas nas ações do cotidiano; g) Manutenção do autocontrole para gerenciamento de conflitos, frente às adversidades e pressões no ambiente de trabalho; h) Promoção e estímulo à cooperação entre as equipes interdisciplinares e equipes multiprofissionais; i) Atuação como facilitador dos processos de trabalho com foco no cliente; 10 5. Trabalho em equipe Capacidade de desenvolver a habilidade de interagir com um grupo de pessoas, articulando ações para alcançar objetivos comuns, respeitando os limites, necessidades e diferenças individuais. 5.1 Ações norteadoras da competência: a) Atuação eficiente, eficaz e efetiva no trabalho da equipe, com base em princípios, processos e valores; b) Condução dos profissionais, no sentido de alcançar os objetivos da clientela, da equipe e da instituição no desenvolvimento do trabalho; c) Manutenção da receptividade a críticas para novas formas de desempenho integrado e outras propostas sugeridas pelos membros da equipe. 6. Relacionamento interpessoal Capacidade de agregar e interagir com pessoas de forma cordial, empática e profissional, proporcionando ambiente favorável ao desenvolvimento das atividades. 6.1 Ações norteadoras da competência: a) Estímulo ao relacionamento interpessoal construtivo, integrado e compartilhado, nos problemas e soluções do cotidiano no ambiente de trabalho; b) Desenvolvimento da capacidade de ser acessível, saber ouvir, respeitar e valorizar as diferenças individuais no trato humanizado das pessoas; c) Formação e manutenção constante de rede de relacionamento no ambiente profissional. 7. Flexibilidade Capacidade de se adaptar a mudanças, ser receptivo a críticas e sugestões, rever conceitos, mantendo o foco nos objetivos institucionais e preservando seus valores profissionais. 7.1 Ações norteadoras da competência: a) Desenvolvimento contínuo da capacidade de ajustamento à diversidade dos objetivos, crenças e valores individuais; b) Adaptação às mudanças na aprendizagem de viver e conviver com a realidade dos objetivos institucionais, com vínculo focado no cliente; c) Receptividade a críticas e sugestões que agreguem valor às expectativas da clientela, da equipe de trabalho e da instituição. 11 8. Empreendedorismo Capacidade de desenvolver habilidades para gerir e aproveitar oportunidades de negócio, inventar e melhorar processos, de forma isolada ou na empresa em que trabalha. 8.1 Ações norteadoras da competência: a) Atuação frente às inovações e necessidades do mercado de maneira racional, objetiva, ponderada e ética, com base no alcance de objetivos institucionais e individuais; b) Aumento contínuo da visão do mercado no alinhamento da empresa com os objetivos, estratégias e cultura da organização; c) Busca de desafios constantes, identificação de oportunidades e estímulos para o desenvolvimento de um ambiente favorável à realização de novos projetos; d) Uso de cautela e ousadia para experimentar e executar novos projetos. 9. Criatividade Capacidade de desenvolver idéias inovadoras na agregação de valor ao negócio, transformando-as em ações facilitadoras das atividades cotidianas. 9.1 Ações norteadoras da competência: a) Criação de um ambiente favorável, como estímulo e suporte às ideias inovadoras na instituição; b) Incentivo à busca de soluções expressas pelos profissionais, como manifestação de criatividade individual e coletiva; c) Introdução e aumento contínuos das ações criadoras nos processos de trabalho do cotidiano. 10. Visão sistêmica Capacidade de compreender a instituição como um todo e a relação existente entre as partes que a compõem. 10.1 Ações norteadoras da competência: a) Visualização do impacto das ações nos processos e resultados da instituição, diante das tendências do mercado de trabalho; b) Identificação, análise e correção, em tempo hábil, dos pontos críticos, com conhecimento do todo que envolve a instituição; c) Utilização de pesquisa científica na busca de solução e propostas de ação relativas às condições e situações detectadas no âmbito assistencial e administrativo da instituição. 12 11. Planejamento e Organização Capacidade de planejar, organizar e priorizar atividades a serem desenvolvidas, nos âmbitos estratégico, tático e operacional da instituição, conduzindo as ações de modo a favorecer a continuidade dos processos de trabalho e desempenho da equipe. 11.1 Ações norteadoras da competência: a) Estabelecimento de estratégias diante das mudanças turbulentas do mercado, embasadas no conhecimento das estruturas internas e externas da instituição; b) Determinação de objetivos e metas, com prazos possíveis de serem executados, e acompanhamento dos resultados; c) Estabelecimento de política, modelo e método assistencial, por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); d) Mapeamento dos processos no gerenciamento de riscos para segurança dos serviços prestados; e) Desenvolvimento de projetos voltados para a relação custo/benefício frente às necessidades da empresa; f) Previsão e provisão de materiais permanentes e de consumo, com o propósito de garantia de qualidade da assistência e minimização dos custos operacionais dos procedimentos; g) Oferta de ambiente de trabalho saudável e seguro em cumprimento estrito das normas de biossegurança; h) Implementação do dimensionamento de pessoal, no sustento de garantia da quantidade de profissionais necessários à assistência de qualidade; i) Cumprimento estrito das legislações que regem as atividades profissionais pelo Responsável Técnico e demais integrantes da equipe de enfermagem. Glossário Clientela O termo é usado para expressar o conjunto de clientes internos e de clientes externos de uma organização. Clientes externos Recebem esta denominação os consumidores ou os fornecedores dos produtos ou dos serviços oferecidos por uma organização para alcançar seus objetivos. Endereços do COREN-SP Araçatuba Rua José Bonifácio, 245 Centro – CEP: 16010-380 Araçatuba - SP Telefones: (18) 3624-8783 ou 3622-1636 Fax: (18) 3441-1011 Campinas Av. Andrade Neves, 295 – Térreo Centro – CEP: 13013-160 Campinas - SP Telefones: (19) 3237-0208 ou 3234-1861 Fax: (19) 3236-1609 Marília Rua Bahia, 165 – Sl. 02 Centro – CEP: 17501-080 Marília - SP Telefones: (14) 3433-5902 ou 3413-1073 Fax: (14) 3433-1242 Presidente Prudente Av. Washington Luiz, 422 – Cj. 42 Centro – CEP: 19010-090 Presidente Prudente - SP Telefones: (18) 3221-6927 ou 3222-7756 Fax: (18) 3222-3108 Ribeirão Preto Av. Presidente Vargas, 2001 – Cj. 194 Jd. América – CEP: 14020-260 Ribeirão Preto - SP Telefones: (16) 3911-2818 ou 3911-2808 Fax: (16) 3911-9445 Santos Rua Azevedo Sodré, 156 – Cj. 12/14 Gonzaga – CEP: 11055-051 Santos - SP Telefones: (13) 3289-3700 ou 3289-4351 Fax: (13) 3288-1946 São José do Rio Preto Rua Marechal Deodoro, 3131 – 8º andar – Sl. 83 Centro – CEP: 15010-070 São José do Rio Preto - SP Telefones: (17) 3222-3171 ou 3222-5232 Fax: (17) 3212-9447 São José dos Campos Av. Dr. Nelson D’avila, 389 – Sl. 141 A Centro – CEP: 12245-030 São José dos Campos - SP Telefone: (12) 3922-8419 Fax: (12) 3921-8871 São Paulo – Sede Alameda Ribeirão Preto, 82 Bela Vista – CEP: 01331-000 São Paulo - SP Telefone: (11) 3225-6300 Fax: (11) 3225-6300 CORENS Conselho Regional de Enfermagem NOVOS TEMPOS. NOVOS DESAFIOS. www.corensp.org.br
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