Prática 7 - Sintese de óxidos ácidos e óxidos básicos

Prática 7 - Sintese de óxidos ácidos e óxidos básicos

Discussão:

Experimento I A:

A realização desse experimento foi de fácil execução com uso de poucos instrumentos e com a tomada de alguns cuidados especiais; a inalação dos vapores de dióxido de enxofre (SO2) produzidos, pois são tóxicos e o contato com o enxofre fundido com a solução porque pode produzir irritação em contato com a pele.

Em príncipio foi feito a queima do enxofre no bico de bunsen seguida de sua reação com a água utilizando os métodos adequados formou-se o ácido sulfuroso.

Experimento II A:

Queimou-se uma fita de magnésio no bico de bunsen tomando o cuidado necessário para evitar a perda da cinza formada. Seguindo da adção dessa cinza em um tubo de ensaio onde foi verificado um precipitação do óxido (MgO).

Expemento III A:

Nessa etapa foi feito a identificação do caracter ácido e básico dos óxidos com os indicadores fenolftaleína e o indicador vermelho congo. As soluções apresentaram colorações diferentes de acordo com o esperado.

Experimento I B:

Acrescentou-se a cada tubo de ensaio duas substância diferentes (citadas no procedimento) em um total de 4 tubos de ensaio onde ocorreu as seguintes situações:

Tubo 1: Observou-se a precipitação do PbI² e formação do nitrato de potássio.

Tubo 2: Forma-se cloreto de amônio e água em uma solução homogênea.

Tubo 3: Forma-se sal e hidróxido de bário em uma solução homogênea.

Tubo 4: Observou-se a precipitação do BaCrO4 e formação do cloreto de potássio.

Experimento II B:

Nesse procedimento foram observados, e também previstos com o auxilio da tabela de solubilidade o seguinte:

Tubo 1: Adquiri coloração azul claro com precipitado e cheiro forte. E após adição de mais 10 ml de um dos reagentes a solução atinge o equilibrio e coloração azul escura.

Tubo 2: A solução adquiri coloração azul claro com 2 fases.

Tubo 3: ________________________________________.

Conclusão:

A execução desses experimentos fizeram uso de alguns métodos de reações químicas, no caso foram necessário reações de sínteses para formação de um óxido ácido e um óxido básico. Identificou-se o caráter de cada produto com os indicadores ácido-base, assim concluiu-se que para a determinação do caráter das substância os indicadores ácido-base como fenolftaleína e vermelho congo utilizados nesse experimento são fundamentais.

Concluímos que é necessário o cuidado com o manuseio de determinados equipamentos principalmente quando está sendo feita determinada reação, e a identificação prévia teórica dos produtos originados para se precaver de determinadas situações como no caso do gás tóxico de dióxido de enxofre.

Na segunda parte dessa prática foram adicionados dois compostos em um tubo de ensaio que acarretou na formação de novas substâncias essa experiência nos permitiu uma análise prática das reações de dupla-troca e os compostos precipitados puderam ser pré-definidos com o uso da tabela de solubilidade e conhecimento de reações químicas.

Comentários