PLANO DE AULA 1 e 2 SÉRIES

PLANO DE AULA 1 e 2 SÉRIES

(Parte 1 de 11)

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PLANO DE AULA PARA PRÉ 1ª E 2ª - EDUCAÇÃO FÍSICA

AULA Nº 01

Conteúdo – Utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, caminhar).

Objetivo:

Caminhar – Padrão maduro

aumento no comprimento do passo. O calcanhar toca o chão com o joelho reto; o peso cai para a frente, então os dedos dos pés impulsionam e o joelho dobra-se quando levanta do chão.

Os dedos dos pés geralmente apontam para a frente.

Posição dos pés, juntos e próximos um do outro, limitando a base de sustentação.

A inclinação para frente decresce.

O quadril faz rotação para trás em direção à perna que está suportando o peso do corpo e vai para a frente com a perna em movimento.

Braços retos, levantados, vibiando facilmente ao lado do corpo.

Correr – Padrão maduro

Braços flexionados, movimentando-se em diagonal, em oposição à perna em ação: braço direito à frente quando a perna esquerda está à frente.

Passos mais longos.

Aumento na velocidade.

A perna de trás sai do chão vigorosamente, chegando próximo às nádegas.

Leve inclinação do tronco para a frente.

Atividades:

1 – Atividade de conhecer a turma (música, gestos)

1.1 – Acorda seu lobo.

2 – Corrida da tartaruga – vence quem chegar por último.

3 – Peixes de papel as crianças irão recortar e amarrar o peixe em barbante. Cada criança amarra o seu peixe na leitura, na parte de trás (costas) na parte de trás das costas e o peixe “correrá” pelo chão.

Duas a duas, as crianças tentam, com os pés, arrancar o peixe uma da outra e, ao mesmo tempo, procure defender o seu peixe.

O professor poderá fazer variações.

4 – Detetive.

AULA Nº 02

Conteúdo – Utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, caminhar).

Objetivo:

Saltar: (Salto em distância) – O corpo fica em posição para o salto acocorado, balançando os braços para frente e para trás.

Os braços balançam-se vigorosamente enquanto o corpo toma posição endireitando-se sobre o quadril e os tornozelos para levantar do chão. Levanta com os dois pés.

O corpo estende-se no ar, os joelhos e o quadril flexionam-se, os joelhos esticam-se para alcançar o chão, os braços vem para frente e para trás.

Desce com dois pés.

Salto vertical: - Joelhos, quadril e tornozelos flexionam-se em preparação para o salto. Os braços vigorosamente levantam-se com o corpo.

O quadril, o joelho e os tornozelos ficam eretos quando o corpo vai para cima.

O corpo mantém-se ereto até descer, quando o quadril, os joelhos, o tornozelo flexionam-se para absorver o choque. Desce com dois pés.

Atividade:

1 – Ponte, árvore, túnel – (pega-pega).

2 – Jacaré – Crianças em roda, de mãos dadas. No centro uma criança abaixada ( o jacaré ) rodando as crianças cantam: “Eu vi, eu vi, um jacaré! Será que ele pega o meu pé?” Ao parar a música, soltam as mãos. O jacaré tenta pegar um colega da roda, que deve dar três pulos para trás. se não pegar, o jacaré permanece no centro até arranjar um substituto.

3 – Pulando corda – com cordas individuais, ensinar a música do relójinho.

4 – Meu boneco de Lata.

OBS:

AULA Nº 03

Conteúdo – Utilização de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, caminhar).

Objetivo:

Pegar – Padrão maduro.

Estágio 1

Os braços colocam-se na frente do corpo com as palmas das mãos para cima.

Quando a bola entra em contato com os braços, os cotovelos flexionam-se tentando reter a bola contra o peito.

Pode ainda bater a bola ou posicionar as mãos em leque.

Pode girar a cabeça para o lado e inclinar-se para trás.

Estágio 2

Braços na frente com os cotovelos levemente dobrados.

Braços na frente com os cotovelos flexionados.

Gestos automáticos semelhantes a um robô.

Estágio 3

Braços direcionados.

A bola bate contra o tórax e os braços a alcançam.

Tenta agarrar com as mãos, mas pode se valer do tórax.

Estágio 4

As mãos posicionam-se para interceptar a bola agarrar e controla a bola.

Ajeita-se para amortecer a força da bola, flexionando o quadril e os joelhos.

Amortece a força da bola saindo em direção a ela.

Atividades:

1 – Em forma de Estafeta com pequenos números de alunos nas equipes e várias equipes. Deverão levar a bola para outro componente de sua equipe.

- provocar variações.

2- Bola ao túnel – com variações.

3 – Corda – Chicotinho queimado.

4 – Palminhas:

Palminhas, palminhas

(Parte 1 de 11)

Comentários