PLANO DE AULA 1 e 2 SÉRIES

PLANO DE AULA 1 e 2 SÉRIES

(Parte 4 de 11)

para a roda se formar

mãos para cima, mãos para baixo

sem sairmos do lugar.

  • Deste lado caminhando

começamos a rodar

e voltando agora vamos

prá rodinha não parar

  • Dois passinhos para a frente

dois passinhos prá voltar

mãos juntinhas para o alto

e uma volta prá acabar.

OBS:

AULA Nº 12

Conteúdos - Reconhecimento de algumas das alterações provocadas pelo esforço físico, tais como cansaço, percepção do próprio corpo.

Objetivo –

1 – Atividade:

1- Vem comigo

2- O Leão e a Jaula – dispõem-se as crianças em círculo, ficando no centro um jogador: o leão, ao sinal do professor, para início do jogo, o jogador central dirá:

- O leão quer fugir!

- Não pode! responderão os do círculo.

- Que é isto? perguntará o leão, segurando o braço de um dos jogadores da roda.

- É ferro!

- E isto? A um terceiro.

Continuará o leão durante algum tempo, experimentando as barras verificando a resistência das mesmas e ouvindo, também, as respostas, por fim dirá.

- O leão quer fugir!

Forçando a saída, acabará, perseguido por todos.

Aquele que conseguir prendê-lo substituirá o jogador central.

3 – Briga de galos. O professor dirá que é uma brincadeira, mas que é real na vida dos galos. As crianças precisam, também saber que existem homens que exploram a briga de galos e ganham dinheiro com o sofrimento dos animais.

Briga dos galos duas a duas, de cócoras, uma de frente a outra, tentarão derrubar uma outra com as mãos, sem se levantarem. É preciso, também, que as crianças entendam que além de elas estarão tentando conhecer seu próprio corpo, permitindo uma maior autonomia em sua movimentação.

  • GALO E A GALINHA

O galo e a Galinha

foram à festa em Portugal

o galo foi de saia

e a galinha de avental.

Era de frente pra frente

Era de trás pra trás

O gato e a gatinha

também foram à Portugal

o gato foi de terno

e a gatinha achou legal

Eles pularam pra frente

Eles pularam pra trás

OBS:

AULA Nº 13

Conteúdo: Brincadeiras aprendidas em contextos extra-escolares.

Objetivo:

Atividade:

1 - Pombos e Gaviões - traçar uma linha entre duas fileiras de jogadores, que fiquem de costas uns para os outros.

Diante de cada fileira, a uns metros de distância, traçar uma linha de chegada para cada grupo, o professor deverá contar uma história, ao pronunciar a palavra “gavião”, os alunos da fileira dos gaviões fugirão para sua linha de chegada, seguido pelos pombos que se esforçarão para pegá-los.

Qualquer gavião atingido, mesmo que seja por um simples tapinha, antes de alcançar a linha de chegada, torna-se um pombo. Se o professor, na sua história pronunciar a palavra “pombo”, são os pombos que fogem perseguidos pelos gaviões.

Vencerá, ao final do jogo, a equipe mais numerosa.

2 – Brinquedos cantados:

- Menina Galante

- Brincar de Índio

  • Vamos brincar de índio

mas sem mocinho pra me pegar

venha pra minha tribo

Eu sou Cacique, você é meu par.

Pega meu arco e flecha

minha canoa eu vou pescar

vamos fazer fogueira

comer do fruto que a terra dá

Índio não faz mas luta,

índio não faz guerra, guerra,

índio já foi um dia o dono

desta terra, terra

Índio fazer barulho, uh, uh, uh, uh

Índio ter seu orgulho, uh, uh, uh, uh

vem pintar a pele para a dança começar.

Índio fazer barulho, uh, uh, uh, uh

(Parte 4 de 11)

Comentários