PLANO DE AULA 1 e 2 SÉRIES

PLANO DE AULA 1 e 2 SÉRIES

(Parte 6 de 11)

4- Organizar para numa aula para que as crianças tragam garrafas de plástico de refrigerante para construir o Biblioquê e depois desenvolver uma aula específica com este material.

OBS:

AULA Nº 21

Conteúdo – Lateralidade

Objetivo – Atividades que envolvam mãos

Atividades

1- Pega-pega, Colado

2- Salvar o amigo – dado o sinal, correrá o perseguido atrás do possuidor do objeto, com intuito de se apoderar deste. Os companheiros, impedindo que ele realiza seu objetivo, correrão a “salvar o amigo”. Um receberá o objeto e o defenderá do perseguidor, fugindo acompanhado por todos os jogadores, que solidários, procurarão auxiliar sempre o que está sendo perseguido. Quando o fugitivo for tocado, entregará o objeto ao adversário e, imediatamente, invertidos os papéis.

3- Bola ao pneu

4- Agora, o professor explicará que vai ensiná-las como se descontrai e isto significa que cada uma delas deve ficar bem a vontade, soltar bem os músculos, como se fossem dormir. ele orientará as crianças para que elas procurem um lugar sossegado no chão e se deitem bem à vontade, de barriga para cima. elas deverão fechar os olhos, soltar bem as pernas, os braços, deixando o corpo bem solto. O professor então começará a entrar na história. Vamos todos imaginar que estamos entrando dentro de um grande ônibus, para irmos passear em um parque. Dentro do ônibus estão todos os nossos amigos e colegas de classe, vestidos com roupas coloridas e alegres, apropriadas para o passeio. O ônibus vai partir, todos já estão presentes: “Olhem” pela janela, “vejam” como tem bonitas árvores, quantos pássaros. O céu está bem azul, o sol está aquecendo o seu corpo. Agora imaginem que estamos chegando. O ônibus parou, vamos descer devagar e não esquecer a sacola com o lanche. Continuem de olhos fechados e pensem que estamos agora passeando pelo bosque onde tem árvores, flores, um riozinho muito bonito, com água bem limpinha, com peixinhos nadando nelas, “olhem” quantos passarinhos ... gente chega a ouvir o cântigo deles.

AULA Nº 22

Conteúdos – Lateralidade

Objetivo - Atividade que envolvam a mão

Atividade

1- Stop – Dado o sinal, o jogador central gritará um número qualquer e jogará a bola para o chão. Imediatamente, o jogador chamado apanhá-la-á e todos os outros, inclusive o do centro, correrão, procurando distanciar-se o mais possível. Ao grito “parem”, dado pelo jogador que segurou a bola, todos os companheiros ficarão imóveis. Ele então, arremessá-la-á de encontro às pernas de qualquer um, que não poderá evitar. O que foi atingido deverá pagar uma prenda e o jogo prosseguirá indo para o centro aquele que apanhou a bola quando foi chamado. O mesmo sucederá embora a bola não haja alcançado jogador algum.

2- Guerra de bolas – divide-se a turma em duas equipes, cada criança com uma bola, ao sinal do professor chuta ao arremessa todas as bolas para o outro lado, até que o professor de o sinal para parar. A equipe que tiver menos bola do seu lado marca ponto.

3- O professor organizará um circuito, onde enfatizará o manejo com bola.

4- Canção direita-esquerda.

OBS:

AULA Nº 23

Conteúdo – Lateralidade

Objetivo – Atividade que envolvam as mãos

Atividades

1- Nunca três

2- Bater palmas - ao sinal, a criança designada virá bater com a mão nas palmas já estendidas. De repente, tocará mais forte na mão de um aluno qualquer, desafiando-o a persegui-lo. Correrá para seu grupo e o adversário procurará prende-lo antes que ele transponha a linha. Se conseguir, o prisioneiro será incorporado ao partido oposto. Caso contrário, ocupará seu primitivo lugar. No segundo tempo serão componentes do outro grupo que estenderão as mãos. Aquele que foi desafiado irá proceder do mesmo modo como na equipe contrária.

3- Tênis-rede - A professora deverá abaixar a rede de voleibol; Divide a turma e duas equipes. Cada equipe estará de um lado da rede. Com bolas de borracha (pequena) e raquetes feitas com meia fina. Uma equipe tenta passar a bola para outra equipe e esta tenta rebater.

4- O professor deverá trabalhar com textos e gravuras que falam do tênis de quadra, tênis de campo.

OBS:

AULA Nº 24

Conteúdo – Lateralidade

Objetivo – Atividade que envolvam os pés

Atividade

1- Meus patinhos venham para casa

2- Futebol em caixa de papelão

3- O professor deverá trabalhar com a história do futebol, suas origens, sobre a copa do mundo.

OBS:

AULA Nº 25

Conteúdos – Lateralidade

Objetivos – Atividade com o pé

Atividades

1- Gato e Rato

2- Brincadeira da bola errante. Os alunos ficarão em equipes com três componentes em cada uma. Um aluno fica no meio tentando interceptar a bola entre os dois colegas. Se conseguir troca de lugar com o colega e assim sucessivamente.

3- O professor organizará um circuito, onde os alunos desenvolverão atividades com manejo de bola no pé.

4- Desenvolver discussões e atividades sobre a copa do mundo. Países que participarão, sua localização, clima, cultura, etc...

OBS:

AULA Nº 26

Conteúdo – Lateralidade

Objetivo – Atividade com o pé

Atividade

1- Corrida de Jornais. Cada aluno receberá duas folhas de jornais. Coloca-se a turma sobre a linha da quadra. Ao sinal os alunos deverão se deslocar sobre as folhas de jornal.

2- Com as folhas e jornal os alunos constituirão sua própria bola de jornal. Com bastões os alunos deslocarão a bola.

3- O futebol propriamente dito (misto)

4- O professor irá conversar com seus alunos sobre as alterações que ocorreram durante a atividade. Batimentos cardíacos, transpiração, a força (menino – meninas).

OBS:

AULA Nº 27

Conteúdos – Estruturação Espacial

Objetivo – Noções de situação, dentro – fora; frente – atrás; no alto – embaixo; sobre – sob; contra – entre – ao lado; esquerda – direita; longe – perto – em volta.

Atividades

1- O sinaleiro – conforme as cores que o professor mostrar as crianças deverão se posicionar na frente, atrás ou ao lado do professor.

2- Coelho sai da toca.

3- Passeio na floresta – O professor irá dramatizando uma história, usando as noções de situação.

4- Canto: Eu danço Rock Pop

Eu ponho a minha mão direita dentro

Eu ponho a minha mão esquerda fora

Eu sacudo ela agora

Eu danço Rock Pop

Eu danço Rock Pop

Assim é bem melhor

Assim é bem melhor.

OBS:

AULA Nº 28

(Parte 6 de 11)

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