Modelo projeto de pesquisa - norma abnt

Modelo projeto de pesquisa - norma abnt

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1 COMPONENTES DE UM PROJETO DE PESQUISA (itens em negrito são obrigatórios)

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS • Capa (opcional)

• Lombada (opcional) (ABNT – NBR 12225) • Folha de Rosto

• Listas de ilustrações; e/ou tabelas; e /ou abreviaturas e siglas/símbolos (opcionais)

• Sumário (ABNT - NBR 6027)

Introdução (onde se coloca tema, problema, hipótese, objetivo e justificativa)

Referencial Teórico Metodologia Recursos Necessários Cronograma

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS • Referências bibliográficas (ABNT – NBR 6023)

• Glossário (ordem alfabética)

• Apêndice ou anexos

• Índices (ABNT - NBR 6034)

2 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO GRÁFICA

Papel A4 Impressão somente no anverso da folha Usar apenas preto. Impressão colorida apenas para ilustrações

∗ Compilação da norma da ABNT para fins didáticos na disciplina de Metodologia

Projeto gráfico: responsabilidade do autor do projeto Recomenda-se fonte 12 para todo o texto. Excetuam-se apenas as citações de mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação e legenda das ilustrações e de tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme. No caso de citações de mais de 3 linhas deve-se observar um recuo de 4 cm da margem esquerda. B) MARGEM

Margem esquerda e superior: 3 cm Margem direita e inferior: 2 cm

Todo o texto deve ser digitado com espaço 1,5 entrelinhas. Excetuam-se apenas as citações de mais de 3 linhas, notas de rodapé, referências, paginação e legenda das ilustrações e de tabelas, tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade, que devem usar espaço simples As referencias, ao final do projeto, devem ser separadas entre si por dois espaços simples Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou os sucede por dois espaços de 1,5 O título do projeto e o nome da entidade na folha de rosto devem ser alinhados no meio da página

Devem ser digitadas dentro das margens e ser separadas do texto por um espaço simples e um filete de 3 cm, a partir da margem esquerda

O indicativo de seção é alinhado a margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço. Não se usa hífen ou ponto entre o número da seção e a sua denominação

Estes títulos, com listas de ilustrações, listas de abreviaturas, sumário, referência, apêndice, índice, devem ser centralizados

Usa-se numeração progressiva nas seções Os títulos das seções primárias devem iniciar em folhas distintas

Todas as folhas do projeto, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, mas não numeradas A numeração é colocada na primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. No caso do projeto ter mais de um volume, a numeração das folhas deve manter uma única seqüência. Do primeiro ao último volume.

Havendo apêndice ou anexo, a numeração das folhas deve ser contínua ao texto, e a paginação da mesma forma.

I) CITAÇÕES As citações devem ser feitas como na ABNT NBR 10520

Mencionada pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a abreviatura ou a sigla colocada entre parênteses. Veja exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Norma Brasileira (NBR)

Os desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, plantas, etc. devem ser identificados na parte inferior, precedido da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, e seguida de seu título ou legenda explicativa e da fonte. Ex: Figura 1- Dupla hélice do DNA

número e título acima da tabela e fonte abaixo dela, etc

Devem ser apresentadas conforma IBGE, ou seja, sem bordas laterais, com designação do

OBS: a seguir um modelo de formatação de projeto de pesquisa conforme normas da ABNT.

Centro Universitário Una Nome do(s) Autor(es) do Projeto

TÍTULO DA PESQUISA : subtítulo, se tiver

Belo Horizonte 2010

Nome do(s) Autor(es) do Projeto (

TÍTULO DA PESQUISA : subtítulo, se tiver

, do Instituto de Ciências Biológicas
requisito parcial à obtenção do título de

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de e da Saúde do Centro Universitário UNA como Profesoor Orientador:

Belo Horizonte 2010

1 INTRODUÇÃO3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA4
3 METODOLOGIA5
4 ORÇAMENTO6
5 CRONOGRAMA7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS8
APÊNDICE A – NOME DO APÊNDICE9

1 INTRODUÇÃO

• Sugere-se colocar dentro da introdução, subseções com a definição do objeto de estudo, a relevância da pesquisa ou justificativa para a realização da mesma, os objetivos gerais e específicos do projeto. Além disto, sugere-se colocar em subseções a problematização da pesquisa, seja em forma de hipóteses, seja em formato de perguntas de pesquisa. Tais itens podem constituir subseções importantes para análise do projeto

• Entre o primeiro título ou subtítulos e o texto deve-se usar 2 espaços 1,5 entre linhas. O título e subtítulos devem ser numerados e alinhados à esquerda. Entre o número e o nome do título não se usa ponto ou traço para separar. Não se usa também ponto final ou dois pontos em títulos

• Sugestão:Para a formatação do corpo de texto do desenvolvimento: (Times New Roman ou Arial , tamanho 12, justificado, parágrafo formatado com antes e depois 18, entrelinhas 1,5)

• Quanto ao uso de parágrafos, pode-se usar o tradicional ou o moderno: o Tradicional: Afastado a 2 cm da margem esquerda. Usa-se apenas um espaço 1,5 entre eles. o Moderno: Alinhado à margem esquerda. Usa-se dois espaços 1,5 entre eles.

• Deve-se usar numeração progressiva e demarcação visual decrescente para as seções secundárias, terciárias e quartenárias. Veja exemplos:

1 HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO 1.1 O PERÍODO PRIMITIVO

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Atenção: • Para citar os autores pesquisados, lembrem-se das regras para citações textuais e não textuais.

3 METODOLOGIA Sugere-se construir um textos com os seguintes elementos:

• Métodos e técnicas a serem usados • Caracterização do objeto de estudo

• Definição do universo da pesquisa

• Aspectos e procedimentos éticos no envolvimento com os sujeitos de pesquisa

• Plano de amostragem (se tiver)

• Procedimentos previstos para coleta de dados e ou experimentos

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