OBJETIVO

-- Efetuar a filtração à vácuo da mistura de Sulfato de Cobre (CuSo4) + Hidróxido de Sódio (NaOH).

INTRODUÇÃO

-- Na filtração normal você observa a passagem do liquido pelo papel de filtro devido a força da gravidade. Na filtração a vácuo, você conecta uma bomba de vácuo ao funil (que deve ter ligação para isso, como por exemplo funil de Buchner). Ao criar vácuo no seu sistema, a velocidade de passagem do liquido pelo papel vai ser maior, pois é como se sua amostra fosse sugada. A grande diferença entre esses dois tipos de filtração é a velocidade de filtração. A filtração à vácuo não é utilizada apenas para separação de sólidos em líquidos viscosos. É muito utilizada para filtrações de misturas quaisquer de sólidos e líquidos com a vantagem da maior velocidade de filtração em relação à filtração por gravidade

MATERIAIS E REAGENTES

Materiais

-- Kitassato

-- Anel de vedação

-- Funil de buchener

-- Papel filtro

-- Bomba sucção

Reagentes

-- Sulfato de cobre (CuSO4 .5H2 )

-- Hidróxido de sódio (NaHO )

METODOLOGIA

Preparação inicial

-- Inicialmente foi preparada a mistura de sulfato de cobre + hidróxido de sódio (CuSO4 .5H2 + NaHO)

-- Foi pego o kitassato e colocado o anel de vedação, e logo em cima colocado o funil de buchener, em cima do funil de buchener colocado o papel filtro e molhado o mesmo com a pisseta aonde continha água destilada (H2O d ).

-- Ligado uma mangueira que tinha a sua saída na bomba de vácuo na entrada de sucção do kitassato

Início da reação

-- Colocado a mistura de sulfato de cobre + hidróxido de sódio no funil de buchener e ligado a bomba de sucção

RESULTADOS E DISCUSSÕES

-- Depois de ligado a bomba de sucção percebemos que a mistura começou a ser filtrada através do vácuo que a bomba executava no kitassato, trazendo a parte líquida para baixo.

CONCLUSÃO

-- Concluímos que a filtração é a operação de separação de um sólido de um líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio poroso capaz de reter as partículas sólidas, Os materiais sólidos ficam retidos no filtro por terem partículas maiores do que a abertura dos poros do filtro e os líquidos por terem partículas menores passam pelos poros devido ao vácuo (pressão negativa) gerado pela bomba de sucção seguindo para o fundo do Kitassato.

2

Comentários