Sociologia - Prova online unidade 1 - Uniasselvi

Sociologia - Prova online unidade 1 - Uniasselvi

Ainda hoje, quem for ao cemitério de Highgate poderá ler na lápide, ou quem sabe até ouvir a palavra de ordem do manifesto: ‘Operários de todos os países, uni-vos!’ E além, disso, sua idéias tem influenciado muitas pessoas na atualidade. A afirmação anterior refere-se a:

Marx

Objetivo da sociologia é identificar e entender como e por que nascem as regras na sociedade e como elas funcionam, e esta análise sociológica deveria ser isenta de juízos de valor, ou objetiva e neutra nas questões morais. Essa linha de pensamento esta ligada a:

Max Weber

Assinale alternativa correta

A Sociologia surge no século XIX, como conseqüência da necessidade das pessoas de compreenderem os problemas sociais que estavam aparecendo. Dentre os principais, podemos destacar o processo de industrialização iniciado no século XVIII.

Assinale alternativa correta

Dentre as numerosas influências do positivismo no Brasil podemos destacar, entre elas, o lema Ordem e Progresso da bandeira; a separação da Igreja e do Estado; o decreto dos feriados; o estabelecimento do casamento civil e o exercício da liberdade religiosa e profissional; o fim do anonimato da imprensa; a revogação das medidas anticlericais e a reforma educacional.

Assinale alternativa correta:

Durkheim defendia a teoria, de que todo cientista deveria examinar os fatos, de maneira neutra, e desta forma teríamos uma ciência exata, eliminando os “achismos”.

Assinale alternativa correta

Max Weber afirmou que a Sociologia deve sempre buscar compreender os fenômenos “no nível do significado” dos atores, o que eles vêem e sentem durante suas ações na sociedade.

Assinale alternativa Correta:

Os trabalhos de Comte se baseiam na construção de uma “religião da humanidade”, cuja liturgia é baseada no catolicismo romano, estabelecida em O catecismo positivista (1852). Assim, a doutrina positivista ganha força religiosa com credo na ciência.

Assinale alternativa correta

Todas alternativas estão corretas

Assinale alternativa correta:

Umas das conseqüências da Revolução Industrial foi a produção em larga escala, dividida em etapas, que distanciou cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores domina apenas uma etapa da produção.

Analise as afirmações, expressas abaixo, e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). Por fim, marque a alternativa que apresenta a seqüência correta:

( V ) Para Durkheim, o modo como o homem age é sempre condicionado pela sociedade. Dessa forma, verifica-se que o fato social teria a capacidade de constranger, de vir de fora e de ter validade para todos os membros da sociedade. ( F ) Para Comte, os fatos sociais possuem três características fundamentais: a primeira delas é a coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades e escolhas.

Analise as afirmações, expressas abaixo, e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). Por fim, marque a alternativa que apresenta a seqüência correta: ( ) Com Marx, a Sociologia assume uma postura mais crítica, buscando desmascarar e criar um novo sistema que supere o sistema capitalista. ( ) Para Durkheim, a sociedade é superior ao indivíduo, afirmando que a explicação da vida social é determinada pela sociedade, não pelo indivíduo. Ressalta ainda que uma vez criadas pelo homem, as estruturas sociais funcionam de modo isolado dos indivíduos, influenciando suas ações.

V,V

Analise as afirmações, expressas abaixo, e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). Por fim, marque a alternativa que apresenta a seqüência correta: ( V ) A sociologia em Marx tem uma póstura mais crÍtica em relação a de Comte. ( F ) A sociologia deve estudar somente a vida e a cultura dos povos excluídos. ( F ) A sociologia deve estudar somente a base econômica da sociedade.

V,F,F

Analise as afirmações, expressas abaixo, e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). Por fim, marque a alternativa que apresenta a seqüência correta:

V, V, V

Assinale alternativa incorreta:

A partir Comte, a Sociologia assume uma postura mais crítica, buscando desmascarar e criar um novo sistema que supere o sistema capitalista. Além de sua vigorosa crítica ao sistema capitalista.

Assinale alternativa incorreta

Marx não criticava o capitalismo porque ele definiu o interesse pelo dinheiro e pelos ganhos materiais como o principal motivo do homem para viver, mas criticava o socialismo

Auguste Comte criou o método cientifico de estudo criando:

O curso de Filosofia Positiva

A mais-valia é produzida nas organizações pelo emprego da força de trabalho. O burguês compra do proletário a força de trabalho e paga em troca o salário. Já, o proletário trabalhando produz um novo valor, que não lhe pertence e sim ao burguês. É preciso que proletário trabalhe um certo tempo para restituir unicamente o valor do salário. Feito isso, ele não para, trabalha ainda mais. O novo valor que ele vai produzir agora e que não passa ao montante do salário se chama de Mais-valia.Essas idéias referem-se a:

Karl Marx

A partir de Marx a Sociologia assume uma postura mais crítica, buscando desmascarar e criar um novo sistema que supere o sistema capitalista. Qual sistema seria esse?

Comunismo

A Revolução industrial significou:a substituição da ferramenta pela máquina e a consolidação do capitalismo.

A Revolução Industrial e o êxito das Ciências Naturais haviam transformado radicalmente a vida da sociedade européia, primeiramente a inglesa, gerando estruturas sociais mais complexas, diferentes da realidade rural, a qual possuía relações sociais que apresentavam pouca complexidade. As disciplinas existentes naquela época eram insuficientes na explicação dos novos fenômenos sociais que estavam acontecendo. Dessa forma, abriu-se espaço para o surgimento __________________.

da Sociologia

A Sociologia surge num período conturbado e marcado por grandes transformações na sociedade, entre elas:

a queda do feudalismo e o surgimento do comércio, da indústria e da urbanização; a visibilidade do Iluminismo como ciência e a forte mudança social decorrente da Revolução Francesa.

Coersão social:

é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades e escolhas

Como Comte denominou sua ciência?

Física Social

Compreende qualquer ação que o indivíduo faz orientando-se pela ação dos outros, sendo dotada e associada a um sentido.

Ação social

COMPLETE: Em Marx, na teoria do materialismo histórico, o trabalho é o elemento básico da sociedade humana, elemento cujo desenvolvimento determina, em última instância,...........

todo o desenvolvimento da sociedade

COMPLETE: Para Èmile Durkheim a sociedade é superior.....

ao individuo.

COMPLETE: Para Spencer, o desenvolvimento da sociedade abrange o crescimento e a complexidade que é administrado pela........................................................... .

interdependência e pelo poder.

COMPLETE: Na busca de fazer com que a Sociologia fosse reconhecida como ciência e, para que o homem se desenvolvesse completamente, a sociedade deveria passar por ............. na qual o homem aprendesse a utilizar sua inteligência como fonte de inspiração nas suas atitudes.

Três Estados

Como Comte denominou a primeira lei natural da Humanidade

Lei dos Três estados

Comte criou uma nova ciência em 1830, a qual denominou de?

Fisica Social

Comte inicia suas reflexões à partir:

Da realidade histórica de seu tempo

De acordo com Durkheim:

A sociedade é superior ao indivíduo, ou seja, a vida social é determinada pela sociedade e não pelo individuo. E neste sentido, os homens passam, mas a sociedade fica.

De acordo com Weber há três tipos de dominação. Assinale o exemplo onde acontece apenas dominação carismática.

Síndico, Gandhi e autor preferido

De acordo com Weber há três tipos de dominação. Assinale o exemplo onde acontece apenas dominação tradicional:

Pai, Rei e Príncipe.

Entre as idéias de Durkheim é correto afirmar:

A sociedade como qualquer outro organismo vivo, passaria por etapas com manifestações de estados normais e patológicos.

Entre as idéias de Marx estão:

A natureza da sociedade era contraditória, por isso, os proletários deveriam unir-se na construção de uma sociedade mais justa.

Entre as funções da sociologia, está a de:

Estudar como as sociedades funcionavam e continuam funcionando ao longo do tempo e de como é a vida humana dos grupos sociais ou da sociedade em geral.

Entre as conseqüências da Revolução Industrial podemos citar:

o intenso deslocamento de pessoas para as cidades. E os trabalhadores passaram a viver em condições precárias nas cidades, submetendo-se a salários irrelevantes, com jornadas de trabalhos longas e sem amparo das leis trabalhistas.

Entre as idéias de Karl Marx estão:

Cada época histórica é constituída em torno de um tipo específico de produção econômica, organização de trabalho e controle da propriedade, criando a sua própria dinâmica. Mas o funcionamento da sociedade humana tem como base o aspecto econômico.

Èmile Durkheim criou um objeto de estudo que lhe permitisse explicar os códigos de funcionamento da sociedade chamado de:

Fatos sociais

Em Comte, a evolução do conhecimento é comparada à evolução do ser humano. Assim, a ______ representa a infância da humanidade, a Filosofia (metafísica) representa a adolescência, e finalmente só com a ________ o homem adquire sua plena maturidade. A __________ é a única explicação razoável e legítima para a realidade. A religião e a filosofia conduzem o homem ao engano e, portanto, deverão ser substituídas pelos avanços do conhecimento científico. A alternativa que contem as palavras corretas e em ordem para as lacunas da afirmação acima é:

religião, ciência, ciência.

Estudiosos da Ação Social e da Divisão Social do Trabalho, respectivamente:

Weber e Durkheim

É CORRETO afirmar que:

Para Durkheim, o modo como o homem age é sempre condicionado pela sociedade.

É determinada pelos costumes e tradições:

Ação tradicional.

Lema: "Ordem e Progresso" na Bandeira do Brasil representa uma das influências do __________ no Brasil. A palavra que completa a lacuna é:

Positivismo

Marx mostra criticamente que a ________é produzida nas organizações pelo emprego da força de trabalho. O capital compra a força de trabalho e paga em troca o salário. Trabalhando, o operário produz um novo valor, que não lhe pertence e sim ao capitalista. É preciso que ele trabalhe um certo tempo para restituir unicamente o valor do salário. Mas isso feito, ele não pára, trabalha ainda mais. O novo valor que ele vai produzir agora e que passa então ao montante do salário, se chama________.

mais- valia, mais-valia

Na busca de fazer com que a Sociologia fosse reconhecida como ciência e para que o homem se desenvolvesse completamente, a sociedade, segundo_____ deveria passar por _____Estados, em que o homem aprendesse a utilizar sua inteligência como fonte de inspiração nas suas atitudes.

Comte, Três

No meio social, o principal desdobramento da revolução foi o surgimento do proletariado, a classe operária, que passou a viver em condições precárias nas cidades, morando em cortiços, submetendo-se a salários irrelevantes, com longas jornadas de trabalho e sem nenhum amparo de leis trabalhistas. Esta afirmação refere-se a:

Revolução Industrial

No início do seu caderno verificamos algumas características sobre a Revolução Industrial, diante do que é apresentado nos dois primeiros parágrafos assinale a alternativa INCORRETA.

A revolução surgiu como uma ferramenta que levava os trabalhadores a ficarem no campo, onde as condições de trabalho eram mais estáveis.

Neste estado o espiríto humano preocupa-se em descobrir, graças ao uso do raciocínio e da observação, suas leis efetivas, a saber, suas relações invariáveis de sucessão e de similitude.

Positivo

Objetivo da sociologia é identificar e entender como e por que nascem as regras na sociedade e como elas funcionam, e esta análise sociológica deveria ser isenta de juízos de valor, ou objetiva e neutra nas questões morais. Essa linha de pensamento esta ligada a:

Max Weber

“O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim”. Este lema foi criado por Auguste Comte, o qual criou uma corrente de pensamento que influencia o mundo até hoje:

Positivismo

O pensamento ________chegou ao Brasil por volta de 1850, e foi trazido por brasileiros que estudaram na França; alguns foram até alunos de Comte. A partir deste ano, torna-se mais evidente na Escola Militar, depois no Colégio Pedro II, na Escola da Marinha, na Escola de Medicina e na Escola Politécnica, no Rio de Janeiro.

positivista

O precursor da sociologia, Conde de Saint-Simon, acreditava que:

[...] na nova sociedade que nascia, a racionalidade econômica burguesa suplantaria a dominação política da nobreza, ensejando a eliminação definitiva da antiga ordenação social oriunda do feudalismo.

O que rende a cada ano ao capitalista um lucro?.

Capital

Os fatos sociais possuem três características fundamentais: a primeira delas é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades e escolhas. Esta afirmação sobre as idéias de Durkheim referem-se

Coersão social

Os Fatos Sociais segundo Durkheim é definido como:

toda a maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”.

Para_______, A burguesia rasgou o véu sentimental da família, reduzindo as relações familiares a meras relações monetárias. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência.

Marx

Para ______________, a sociedade é superior ao indivíduo, a vida social é determinada na sociedade, não pelo indivíduo.

Durkheim

Para ______, no estado positivo, o espírito humano, reconhecendo a impossibilidade de obter noções absolutas, renuncia a procurar a origem e o destino do Universo, a conhecer as causas íntimas dos fenômenos, para preocupar-se unicamente em descobrir, graças ao uso bem combinado do raciocínio e da observação, suas leis efetivas, a saber, suas relações invariáveis de sucessão e de similitude. A explicação dos fatos, reduzida então a seus termos reais, se resume de agora em diante na ligação estabelecida entre os diversos fenômenos particulares e alguns fatos gerais, cujo número o progresso da ciência tende cada vez mais a diminuir. Assinale alternativa correta que preenche a lacuna.

Comte

Para _________, o poder capitalista dominaria o mundo inteiro, destruindo velhos valores tradicionais.

Marx

Para______, cada época histórica é construída em torno de um tipo específico de produção econômica, organização de trabalho e controle de propriedade, criando sua própria dinâmica.

Marx

Para _________ a sociologia deve ser um instrumento científico da busca de soluções para os desvios da vida social, tendo, portanto, finalidade dupla: além de explicar os códigos de funcionamento da sociedade, tem como missão intervir nesse funcionamento por meio da aplicação de antídotos que pudessem mitigar os males da vida social.

Durkheim

Para Comte, no estado _______________ o espírito humano, dirige suas investigações para a natureza íntima dos seres, as causas primeiras e finais de todos os efeitos que o tocam[...].

Teológico

Para Durkheim, a sociedade, como qualquer outro organismo vivo, passaria por etapas com manifestação de estados normais e patológicos. Assim, o estado saudável seria o de convivência harmônica da sociedade consigo mesma e com as demais sociedades, harmonia essa a ser obtida pelo exercício imperativo do consenso social. Entranto, já o estado patológico seria caracterizado por:

fatos que colocassem em risco essa harmonia, os acordos de convivência, o consenso e, portanto, a adaptação e a evolução histórica natural da sociedade.

Para Durkheim, a sociedade e seus sistemas são superiores ao indivíduo. Já para Weber:

o primado da ação do indivíduo sobre a sociedade é que determinaria a relação indivíduo-sociedade.

Para Durkheim, o fato social teria a capacidade de constranger, de vir de fora e de ter validade para todos os membros da sociedade. Os fatos sociais possuem três características fundamentais. Uma delas é a coerção social que é:

a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independente das suas escolhas e vontades. Essa força se manifesta quando o indivíduo adota um determinado idioma e subordina-se a um determinado código de leis.

Para o pensamento de Durkheim essa ciência deve ser um instrumento científico da busca de soluções para os desvios da vida social. Qual é essa ciência?

Sociologia

Para Marx, é produzido nas organizações pelo emprego da força de trabalho.

Mais-valia

Para sociólogo_______________ "o espírito positivo conquistado recentemente pela sociedade industrial levaria sua reorganização em novas bases consensuais".

Auguste Comte

Para Spencer, o desenvolvimento da sociedade abrange o crescimento e a complexidade que é administrado pela....................................

Interdependência e pelo poder.

Quais Podemos destacar que o positivismo, no Brasil, enfluenciou:

na Proclamação da República e na formação intelectual dos militares

os três tipos puros de dominação que Weber elaborou?

legal, tradicional e carismática

Qual o papel da Sociologia?

Estuda a vida social, dos grupos e das sociedades

Qual fato social despertou interesse em Durkheim no século XIX?

Suicídio

Segundo Weber, ___________________.

os indivíduos influenciam as grandes idéias coletivas que norteiam a sociedade.

Seu tipo puro de dominação é a burocrática.

Dominação legal

Sobre o método dialético é CORRETO afirmar:

é o modo de compreender a realidade como contraditória e em permanente transformação.

Toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior [...] é entendido como,em Durkheim

Fatos Sociais

Uma das principais conseqüências da _____________________foi a profunda alteração nas condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento de pessoas que saim do campo para as cidades, ocasionando oncentrações urbanas.

Revolução Industrial

Um dos principais formuladores do pensamento Positivista foi?

Auguste Comte

______ primeiramente colocou o nome desta disciplina de Fisíca Social. Mais tarde, em 1836, alterou o nome para ________, que é do latim “socius” e do grego “logos”, significando o estudo do social.

Comte, Sociologia

Comentários