Sociologia - Avaliação online Unidade 2 e 3 - Uniasselvi

Sociologia - Avaliação online Unidade 2 e 3 - Uniasselvi

Avaliação online Unidade 2 e 3.doc

A auto-racionalização é:

é o uso mais intensificado da racionalidade funcional, o indivíduo excessivamente controla seus impulsos, privando-se de maiores reflexões

A base teórica sobre a qual foi alicerçada a teoria da dependência foi construida por:

Fernando Henrique Cardoso e Henzo Faletto.

Analise as afirmações, expressas abaixo, e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Para o sociólogo Sálvio Müller (2003), a era da paz e fraternidade continuará sendo uma utopia, pois as guerras surgem dos vícios inarredáveis da cobiça e do ódio do homem, como no caso da invasão do Iraque, em que os Estados Unidos agem como qualquer Império, na imposição de seus valores (ideologia) e de seus produtos (economia). ( ) DaMatta (2004) vem analisando a influência da cultura brasileira nas empresas. No seu ponto de vista, a cultura brasileira é um excelente ponto de partida para analisarmos o panorama da sociedade, afirmando que “o que impede o melhor desenvolvimento do país e das empresas é a desigualdade social”.

V, V

Analise as afirmações, expressas abaixo, e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). Por fim, marque a alternativa que apresenta a seqüência correta: ( )Ramos tinha um pensamento conservador, valorizava a cultura, a moral do homem, criticando a sociedade moderna que torna as pessoas extremamente utilitaristas, fúteis e egoístas. ( )Para Marx, o homem parentético, no século XX chega aos poucos, e vai ocupando espaços com fluidez, sensibilidade, conhecimento, sabedoria e já apresenta vestígios de uma nova consciência.

V,F

As disposições assim produzidas são igualmente estruturadas, refletindo inevitavelmente as condições sociais no interior das quais elas foram adquiridas. Sendo duráveis, elas estão enraizadas no corpo de tal maneira que perduram ao longo da existência dos indivíduos e operam quase que inconscientemente, tornando-se dificilmente acessíveis a uma reflexão e a uma transformação consciente. Essas disposições são generativas e transferíveis, pois podem engendrar uma multiplicidade de práticas e de percepções em outros campos” . Afirmação anterior refere-se ao habitus, o qual foi postulado por:

Bourdieu

As organizações mecanicistas corroem o espírito humano e a capacidade de ação espontânea. As pessoas que trabalhavam nessas organizações tinham algumas características parecidas:

Alguns eram privados de reflexão. Não havia questionamento e, além disto, quem elaborava as normas não estava em contato direto com quem as executava.

As organizações necessitam de uma abordagem que veja a organização como uma comunidade humana, cujo conhecimento coletivo representa um diferencial competitivo em relação à:

concorrência

Assinale alternativa incorreta:

Bourdieu no seu livro Em Casa-Grande & Senzala, fez um estudo da colonização portuguesa, descrevendo a formação da família e do patriarcado brasileiro, bem como a importância da miscigenação étnica como traço cultural.

Assinale que traço o autor (Desafio do malandro de Chico Buarque) está se referindo do brasileiro: — Você tá pensando que é da alta sociedade / Ou vai montar exposição de souvenir de gringo / Ou foi fazer a fé no bingo em chá de caridade / Eu não sei não, eu não sei não [...] — Você tá fazendo piada ou vai querer que eu choreA sua estampa eu já conheço do museu do império Ou mausoléu de cemitério, ou feira de folclore Só sei que você vem com reco-reco, berimbau, farofa A curriola tem um treco, nego faz galhofa E deita e rola e sai comentando Que grande malandro é você — Você que era um sujeito tipo jovial / Agora até mudou de nome — Você infelizmente continua igual / Fala bonito e passa fome — Vai ver que ainda vai virar trabalhador / Que horror — Que grande malandro é você...

Cultural

Atualmente a sociedade está cada vez mais se encaminhando em direção a estilos parentéticos de vida. E, muitos indivíduos, acadêmicos, e profissionais estão tentando “derrotar ou desestabilizar” os sistemas...............

administrativos tradicionais

Alberto Guerreiro Ramos procurou reavaliar a evolução da teoria administrativa, usando pontos de referência modelos de homem que são:

o homem operacional, o homem reativo e o homem parentético

_______ considera que não existem somente o capital econômico, e sim, outros capitais, como por exemplo: capital lingüístico, capital cultural e capital escolar. Alternativa que completa a lacuna acima é:

Bourdieu

Com apego excessivo às normas e regras, que deixam de ser meios para o atendimento de determinados fins e passam a ser fins em si mesmos, dando origem ao ritualismo e ao formalismo. Como resultado da sua rotina diária, os indivíduos vão adquirindo preferências e antipatias. Assim, acaba ocorrendo a...

Incapacidade Treinada

COMPLETE: A industrialização e a tecnologia robotizou o humano e a valorização exacerbada de bens materiais levou a uma competitividade sem limites e à.....

idolatria do ter

COMPLETE: Muitos grupos familiares que trabalhavam por conta própria, bem como artesãos habilitados, abandonaram a autonomia do trabalho corporativo nas suas casas e oficinas para labutar em atividades..............

que exigiam relativamente pouca habilidade, em ambientes fabris.

De acordo com o sociólogo Alberto Guerreiro Ramos, a história contemporânea está gerando um novo tipo de homem, o qual denominou de:

Homem parentético

Durante grande parte da primeira metade do século XX, os gerentes consideravam _____________ como uma fonte inesgotável de aumento da produtividade.

Especialização do trabalho

Dúvidas não existem de que o __________trouxe avanços científicos e tecnológicos jamais vistos na história das civilizações. Surgiu num momento em que era necessário romper com dogmatismos e democratizar o conhecimento. Contudo, de alguma forma, a ciência e o __________quase se transformaram numa religião e, como todo radicalismo é doente, ___________trouxe também algumas conseqüências drásticas para a________. As palavras que completam o texto são:

paradigma mecanicista - racionalismo - o paradigma mecanicista – humanidade.

É comum, claro erroneamente ouvir-se referências à humanidade, cujos valores seguem tradições diferentes e desconhecidas, como a dos índios, como sendo sociedades que estão "na Idade da Pedra" e se encontram em "estágio cultural muito:

atrasado

Em algumas organizações, o modo de ser mecânico da organização pode oferecer as bases para uma operação eficaz. Em outras, porém, pode ter conseqüências muito infelizes. É, então, importante compreender como e quando se está engajado em uma forma de pensar _____________e como tantas teorias populares e idéias tidas como certas sobre a organização apóiam esse tipo de pensamento. Um dos maiores desafios com que se deparam muitas organizações ____________é substituir esse tipo de pensamento por idéias e enfoques ______. A alternativa que contem as palavras corretas e em ordem para as lacunas da afirmação acima é:

Mecanicista, modernas, novos

Em Casa-Grande & Senzala, Gilberto Freire fez um estudo da colonização portuguesa, descrevendo:

a formação da família e do patriarcado brasileiro, bem como a importância da miscigenação étnica como traço cultural.

Em Sobrados e mocambos, Gilberto Freire apresentou a decadência.......

do patriarcado rural e o desenvolvimento das elites urbanas.

Em geral, pensamos de forma equivocada que a _________ é algo individual que as pessoas inventam, modificam e acrescentam na medida de sua criatividade e poder.

Cultura.

Em Sobrados e mocambos, Gilberto Freire apresentou a decadência.......

do patriarcado rural e o desenvolvimento das elites urbanas.

Entre as conseqüências da sociedade mecanicistas estão:

O homem fica engessado e com o raciocínio semi-bloqueado.

Entre as conseqüências do mecanicismo na educação podemos destacar

A educação é vista como transmissão e assimilação de idéias prontas e acabadas. Não é ensinado o aluno a questionar e nem expressar pensamentos próprios.

Forma mais racional de exercício da dominação, porque nela se alcança tecnicamente o máximo de rendimento em virtude de precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiabilidade.

Burocracia

Gilberto Freire escreveu mais de 60 livros e muitos artigos em jornais e revistas, sendo o ganhador de prêmios internacionais, com obras traduzidas em vários países, e sobre ele podemos dizer que é um dos sociólogos brasileiros que tem visibilidade internacional. E quando as suas obras, são composta pela seguinte trilogia:

Sobrados e mocambos, Ordem e progresso e Casa-Grande & Senzala

Guerreiro Ramos afirma que a grande maioria dos trabalhadores industriais não encontra a “motivação central de sua vida” em seu trabalho, havendo indicações crescentes de que suas vidas fora do trabalho sofrem.........

influência da sua atual situação no emprego

Hoje você é quem manda / Falou, tá falado Não tem discussão / A minha gente hoje anda Falando de lado / E olhando pro chão, viu... Apesar de Você. Chico Buarque, 1970. Disponível em: Acesso em: 24 out. 2007. Após ler um trecho da letra acima, assinale a qual paradigma da educação a letra se relaciona.

Paradigma mecanicista.

Leia e assinale alternativa que tem assertivas corretas. I. Para Fernando Henrique Cardoso o capital cultural é constituído pelos saberes, competências e outras aquisições culturais e este assinala as diferenças e remarca a distinção entre classes sociais. II. Segundo DaMatta (1986) a cultura nos faz humanos, e ela é a mais importante das atividades humanas. III. Karl Marx e Max Weber são sociólogos brasileiros. IV. A vida organizacional mecanicista é constantemente rotinizada com a precisão exigida de um relógio. Aguarda-se que as pessoas cheguem ao trabalho em determinada hora, façam um conjunto predeterminado de atividades, e descansem em horas marcadas.

As assertivas II e IV são corretas.

“Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas duas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido”. Ao analisarmos o este texto, escrito por ____________, podemos identificar uma postura crítica com relação ao paradigma ________. Assinale a alternativa correta que complementa a afirmação.

Charles Chaplin – mecanicista.

Matta, nos seus estudos sobre a influência da cultura brasileira nas empresas aponta:

que impede o melhor desenvolvimento do país e das empresas é a desigualdade social

Na educação e também nas sociedades, embora alguns teóricos e pensadores já tenham acenado para concepções de mundo, ser humano e conhecimentos mais dinâmicos, o que vivenciamos na prática tem origens e permanece de acordo com o pensamento mecanicista, inclusive com...

o retalhamento do ser, do saber e do fazer humanos.

Na atualidade, mais do q _____ devemos desenvolver nas pessoas a capacidade de aprender sempre.

Alunos máquinas

No atual momento da sociedade, qual racionalidade deve ser usada cada vez mais pelas organizações

Substantiva

O conceito de dependência, uma de suas principais contribuições p/ a Sociologia, fundamenta-se em uma relação de subordinação entre as partes componentes do sistema capitalista, ou seja, entre as chamadas:

economias centrais (países desenvolvidos) e periféricas (países subdesenvolvidos)

O homem parentético:

È o preocupado com a ecologia ambiental e humana, luta contra sistemas rígidos e burocráticos

O líder é alguém que _________________________.

não passa ordens, mas influência as pessoas

O modelo de homem desenvolvido pelos humanistas pode ser chamado de:

homem reativo

Organização que funciona bem em ambientes estáveis com poucas mudanças, onde os compradores são pouco críticos e pouco exigentes.

Mecanicista

Para Bourdieu, Héxis corporal:

São os mecanismos pelos quais a identidade social é inscrita no corpo, na linguagem e nas maneiras de ser.

Para este sociólogo, a sociologia deve ser uma disciplina que possui uma função crítica fundamental, que consiste em desvelar os processos de funcionamento social, especialmente os de dominação. Este sociólogo é:

Pierre Bourdieu

Para Fernando Henrique Cardoso, nos anos 60, o Estado:

Tinha uma forte capacidade de promover, estimular e moldar o progresso do país.

Para Guerreiro Ramos:

As pessoas deveriam se unir em grupos não pelo interesse, mas sim pela comunhão.

Para o sociólogo _________, a era da paz e fraternidade continuará sendo uma utopia, pois as guerras surgem dos vícios inarredáveis da cobiça e do ódio do homem, como no caso da invasão do Iraque, em que os Estados Unidos agem como qualquer Império, na imposição de seus valores (ideologia) e de seus produtos (economia).

Sálvio Muller

Para Ramos, o modelo do homem parentético:

pode prover a teoria administrativa à sofisticação teórica p/ enfrentar os desafios e problemas que provocam as tensões entre a racionalidade substantiva e a racionalidade funcional.

Podemos afirmar que as organizações mecanicistas surgem com:

Advento da revolução industrial

Podemos dizer que a cultura é:

Uma das atividades mais importantes da humanidade.

Problema Social - Seu Jorge - Composição: Guará/Fernandinho Se eu pudesse eu dava um toque em meu destino. Não seria um peregrino nesse imenso mundo cão. Nem o bom menino q vendeu limão. Trabalhou na feira pra comprar seu pão. Não aprendia as maldades q essa vida tem mataria. a minha fome s/ ter q roubar ninguém... Se eu pudesse eu tocava em meu destino. Hoje eu seria alguém. Seria um intelectual. Mas como não tive chance de ter estudado em colégio legal Muitos me chama de pivete. Mas poucos me deram um apoio moral. Se eu pudesse não seria um problema social. Dentre os autores estudados aquele que mais criticou o capitalismo porque definiu o interesse pelo dinheiro e pelos ganhos materiais como o principal motivo do homem para viver foi?

Karl Marx

Qual das seguintes características não pertence às organizações mecanicistas?

Rede de informações ilimitadas

Quando os funcionários se sentem oprimidos, despojados de sua personalidade, eles passam a agir como se fossem _________________.

Máquinas

Razão substantiva é:

Racionalidade substantiva é um ato de pensamento que revela percepções inteligentes das inter-relações de acontecimentos numa situação determinada, atos dessa natureza tornam possível uma pessoa orientada por “julgamentos independentes”. Essa racionalidade constitui a base da vida humana ética, responsável.

Segundo __________________ "As ciências sociais são difíceis por razões sociais: o sociólogo é alguém que vai para a rua, interroga o primeiro que aparece, escuta-o e tenta aprender com ele”

Pierre Bourdieu

Segundo Roberto DaMata, cultura é:

cultura é a maneira de viver em grupo, sociedade ou país.

Segundo Weber Burocracia é ...

A melhor de maneira de rotinizar os processos, dessa forma aumentando a eficiência

Um dos maiores desperdícios q temos nas organizações não é o dinheiro ou equipamentos, mas sim, as pessoas. Nas organizações melhores sucedidas o que mais vale é o _________.

Capital intelectual

Uma das obras de Gilberto Freire é:

Casa-Grande & Senzala que é um estudo da colonização portuguesa do Brasil Colônia.

Uma organização que deseja funcionários mecanicistas é:

uma organização rígida e firmemente controlada.

Uma organização onde predomina a racionalidade substantiva se baseia no trabalho burocrático pq?

A afirmação está errada, jamais uma organização substantiva vai ser baseada na burocracia.

Comentários