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Guias e Dicas
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apostila curso minitab, Trabalhos de Educação Física

Minitab é um programa de estatísitica, poderá auxiliar na conclusão de trabalhos e pesquisas científicas

Tipologia: Trabalhos

2011
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Compartilhado em 27/03/2011

cristiane-rodrigues-martins-2
cristiane-rodrigues-martins-2 🇧🇷

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Baixe apostila curso minitab e outras Trabalhos em PDF para Educação Física, somente na Docsity! Bem-vindo ao Treinamento do Software Minitab oferecido pela Werkema Consultores. Nós estamos aqui para aprender mais sobre: • Introdução ao Software Minitab • Operações com Arquivos • Operações com Banco de Dados. • Estatísticas Básicas. • Cartas de Controle. • Capacidade de Processos. • Análise de Regressão. • Avaliação de Sistemas de Medição. • Testes de Hipóteses. • Análise de Variância. • Planejamento de Experimentos. Bem - vindo! Seis Sigma Treinamento MINITAB 15 Básico e Intermediário Con s u l t o r e s WERKEMA Introdução ao Software Minitab Capítulo 1 3 Curso de Minitab ♦ Para iniciar um trabalho no MINITAB, você tem duas opções: ♦ 1.a opção: • Localize e selecione com um “duplo clique” o ícone do MINITAB 15 for Windows. Ao final deste capítulo você será capaz de: Identificar os diferentes itens do MINITAB, suas diversas janelas, o ambiente de trabalho, o menu, a barras de ferramentas, o gerenciador de janelas e os tipos de dados mais comuns. MINITAB ♦ 2.a opção: • Na Barra de Tarefas, selecione Iniciar > Programas > MINITAB 15 for Windows > MINITAB 15. 1.2 - Terminando um projeto no MINITAB ♦ Para sair do MINITAB, selecione a opção File > Exit. 1.3 - Conheça um pouco de sua estrutura ♦ Um arquivo de projeto do MINITAB contém 7 janelas que são essenciais para a utilização do software. A função de cada janela está descrita a seguir: ♦ Worksheet • É uma janela composta por uma planilha eletrônica dividida em linhas e colunas. Nela estarão contidos os dados que serão analisados. • Um projeto do MINITAB pode possuir diversas Worksheets. • Apesar de bastante similar às planilhas eletrônicas do Excel , as Worksheets do MINITAB não permitem a inserção de fórmulas e a ferramenta de auto-completar (“arrastar”) tem seu uso restrito. • Uma Worksheet pode conter 4.000 colunas e aproximadamente 10.000.000 de linhas (dependendo da quantidade de memória do computador). 1.1 - Iniciando o MINITAB 6 Copyright © 2006 Werkema Editora Figura 1.5: A janela History ♦ Report Pad: • Esta janela funciona como um editor de textos e pode ser utilizada para confecção de relatórios funcionando como um caderno de anotações. • Nela é possível adicionar gráficos, análises estatísticas e comentários. Promovendo assim, um relatório prático, rápido e completo. • O relatórtio confeccionado pode ser salvo com a extensão .RTF (Rich Text Format) e posteriormente poderá ser aberto pelo word. 7 Curso de Minitab Figura 1.6: A janela Report Pad ♦ Project Manager • Esta janela gerencia os projetos disponibilizando um acesso fácil e rápido a todas outras janelas abertas. • A organização desta janela é feita através de pastas estruturadas em formato de “árvore”. 8 Copyright © 2006 Werkema Editora Figura 1.7: A janela Project Manager Quando um arquivo de projeto ou um projeto é salvo no MINITAB, as informações contidas em todas as janelas são automaticamente salvas. 11 Curso de Minitab 1.5.1 - Ícones comuns à maioria dos softwares ♦ O MINITAB, assim como a maioria dos softwares disponibiliza, dentre seus ícones de atalho, os seguintes comandos: Abrir: Permite que um projeto escolhido seja aberto (Worksheets não podem ser abertas através deste ícone) Salvar: Salva o projeto corrente com o nome que ele já possui. Caso ele ainda não possua nome, uma janela será aberta para que o nome do projeto e sua pasta no computador sejam escolhidos. Imprimir: Imprime a janela que estiver ativa dentre Session, Worksheet. Graph, Info, History e Report Pad. Recortar: Recorta itens ou textos selecionados, retirando-os do local onde estavam e colocando-os na área de transferência do computador. Copiar: Copia itens ou textos selecionados, mantendo-os do local onde estavam e colocando-os na área de transferência do computador. Colar: Transfere para a posição selecionada os itens ou textos existentes na área de transferência do computador. Desfazer: Permite que o último, e somente o último, comando realizado seja desfeito. Ao ser clicado pela segunda vez, este comando refaz o comando que ele havia acabado de desfazer. Refazer: Permite que o último, e somente o último, comando desfeito seja refeito. 12 Copyright © 2006 Werkema Editora 1.5.2 - Ícones comuns ao MINITAB Edit Last Dialog: mostra a última caixa de diálogo utilizada pelo MINITAB. Comando Anterior: Localiza na janela Session o comando realizado anterior à aquele ponto. Próximo comando: Localiza na janela Session o comando realizado posterior à aquele ponto. Localização Rápida: Localiza o objeto de interesse na janela habilitada. Procurar Próxima: Localiza o próximo objeto de interesse na janela habilitada. Cancelar: Aborta a execução de macros. Ajuda: Disponibiliza informações sobre os tópicos de ajuda escolhidos pelo usuário. StatGuide: Guia de informações estatísticas. Mostra a interpretação da saída e da análise estatística realizada pelo software. Janela Session: Coloca a janela Session como janela ativa. Janela de Dados Correntes: Coloca a Worksheet como janela ativa. Janela Project Manager: Apresenta a janela Project Manager à esquerda da tela corrente. Fechar Todos os Gráficos: Fecha todos os gráficos existente no projeto. Uma vez fechados, estes gráficos não podem ser recuperados. 13 Curso de Minitab 1.5.3 - Como utilizar o Project Manager ♦ O Project Manager funciona como um gerenciador de arquivos disponibilizando um acesso fácil à todos os componentes do projeto, organizando-o na estrutura de árvore. ♦ Com esta ferramenta, cada ícone apresentado a seguir representa uma pasta de trabalho, de forma que seu uso fica bastante simplificado. A janela Project Manager sempre é mostrada à esquerda da tela, e do lado direito mostra-se a janela selecionada. ♦ Para visualizar a utilização dessa ferramenta, abra o arquivo Descrição do Minitab.MPJ. Mostrar Pasta de Trabalho Session : Na janela Project Manager, aparecerá um resumo de todos os comandos executados. Na janela Session aparecerão todas as respostas não gráficas do MINITAB. Mostrar Pasta de Trabalho Worksheet: Na janela Project Manager, aparecerá o nome de todas as Worksheets existentes no projeto. Na janela Worksheet aparecerá a planilha selecionada pelo usuário. 16 Copyright © 2006 Werkema Editora Mostrar Pasta de Trabalho Report Pad: Na janela Project Manager, aparecerão todas as pastas do projeto. Na janela Report Pad aparecerá um página de edição de texto na qual o usuário poderá escrever o seu relatório. 17 Curso de Minitab Mostrar ítens relacionados: Na janela Project Manager, aparecerão todas as pastas do projeto, na janela Related Documents mostra todos os itens relacionados (links) por ventura existentes no projeto. Mostrar matriz de Planejamento: Na janela Project Manager aparecerão todas as pastas do projeto. Na janela Show Design aparecerão informações sobre o último experimento planejado no MINITAB, ou aquele que se encontre em uma Worksheet pré-selecionada. CID jk Data Ca Stat Graph Editor Tools Window He tBBOS “E CRE =lelx) [E DESCRIÇÃO DO TNITADM (3 Sesson (E titary E Grade CO ReportPad (E Related Documents = (B Worisheets = (E Worksheet2 (E coumrs (E Constante (O Matrices = (E Worksheet3 EB coumrs (O Constante E Matrices = (E Worksheet 1 (O Columes EO Constants CE matrices 18 Tamcors: £ Eass Design 274 Rune 4 Peplicaces 1 Blocks: none Center pts (total): O Display Order: Fun Order Display Units: Uncoded Factors and Their Uncoded Levels Factor Name Low High à à E E E oa Copyright O 2006 Werkema Editora 21 Curso de Minitab ♦ O menu File nos permite abrir, fechar, imprimir e executar diversos tipos de arquivos e comandos. ♦ Este menu se subdivide em diversas partes e esta subdivisão está relacionada aos dois principais tipos de arquivos disponíveis no MINITAB; os de extensão MPJ (MINITAB Project) e os de extensão MTW (MINITAB Worksheet). 2.1 - Criando Projetos e Planilhas ♦ O comando New nos permite iniciar dois tipos de arquivo. Os arquivos de projeto e os arquivos de Worksheet. Para selecioná-los escolha a opção File > New...; Figura 2.1: O comando New ♦ A escolha do arquivo que será aberto deverá ser feita na seguinte janela: Ao final deste capítulo você será capaz de: reconhecer e utilizar os tipos de arquivo mais usados no software, abrir arquivos de outros programas e configurar o software para impressão de diferentes janelas. 22 Copyright © 2006 Werkema Editora • MINITAB Worksheet: Cria uma nova planilha de dados dentro de um projeto já existente; • MINITAB Project: Cria um novo projeto (arquivo com uma ou mais planilhas de dados, gráficos, etc). 2.2 - Arquivos de projeto ♦ Arquivos de extensão MPJ são denominados projetos e englobam diversos itens, entre eles: gráficos, relatórios, planilhas de dados etc... Para melhor entender esta estrutura observe o exemplo: Exemplo 2.1 ♦ Um contador havia concluído a análise anual de um de seus principais clientes e desejava verificar se as despesas e receitas computadas estavam corretas e, além disso, manter o controle de seus arquivos (nomeando-os de forma organizada). ♦ Os dados foram armazenados no projeto Contabilidade.MPJ e para analisá-los vamos acompanhar os seguintes passos: 1. Escolha a opção File > Open Project...; 23 Curso de Minitab Figura 2.2: O comando Open Project 2. Escolha o projeto Contabilidade.MPJ; 26 Copyright © 2006 Werkema Editora 8. Selecione OK; 9. Escolha a opção File > Save Project As...; Figura 2.4: O comando Save Project As 10. Em Nome do Arquivo digite Contabilidade da empresa Z - 1888; 27 Curso de Minitab 11. Selecione Salvar ; ♦ O contador possui agora um arquivo, que é um projeto do MINITAB, contendo uma descrição básica dos dados e o salvou com o nome Contabilidade da empresa Z - 1888.MPJ. ♦ Para que o contador inicie um novo projeto ele deve executar os seguintes passos: 12. Escolha a opção File > New...; 13. Selecione a opção MINITAB Project; 28 Copyright © 2006 Werkema Editora 14. Selecione OK. Verifique a apresentação do novo projeto: Figura 2.5: O comando New Project 15. Escolha a opção File > Exit. 31 Curso de Minitab Figura 2.7: O comando Open Worksheet • Save Current Worksheet As...>: Salva apenas a Worksheet do projeto. Os gráficos e comentários da Session não são salvos; • Worksheet Description...>: Similar ao comando Project Description, onde se detalha o conteúdo da planilha; • Close Worksheet...>: Fecha a planilha de dados ativa mantendo os demais itens do projeto abertos. 4. Em Arquivos do tipo selecione a opção Excel(*xls); 32 Copyright © 2006 Werkema Editora 5. Selecione a planilha Receitas Diretas e Indiretas.xls; ♦ Observe que o campo Arquivo do tipo está selecionando um arquivo do Excel. O MINITAB reconhece vários tipos de arquivo (Excel, Quattro Pro, Lotus 1-2-3 e arquivos de base de dados). ♦ Na opção Options podemos dar instruções para que o processo de abertura do arquivo seja efetuado segundo padrões específicos. ♦ A opção Preview nos permite visualizar o arquivo antes de abri-lo. ♦ A opção Description permite a visualização da descrição do arquivo se houver alguma descrição disponível. ♦ A opção Merge faz com que os dados sejam abertos em uma Worksheet já disponível no MINITAB. 33 Curso de Minitab 6. Selecione Abrir. Ao executar o comando acima o MINITAB disponibilizará duas Worksheets abertas conforme figura abaixo: ♦ OBS.: Se o arquivo do Excel possuir mais de uma planilha, o MINITAB abrirá cada uma em Worksheets diferentes. 36 Copyright © 2006 Werkema Editora 2.4 - Arquivos de Gráficos ♦ O comando Open Graph permite abrir gráficos sem a necessidade de abrir todo o projeto. ♦ Os gráficos podem estar contidos em um arquivo de projeto anteriormente trabalhado, ou podem ser arquivos com a extensão .MGF. ♦ Quando um gráfico é aberto separadamente do projeto em que ele foi construído conseguimos editar apenas ferramentas de formatação (Ex: Tamanho de fonte, cor de fundo, títulos, etc...). Figura 2.8: O comando Open Graph 37 Curso de Minitab 2.5 - Outros arquivos ♦ O comando Other Files possui três funcionalidades: • Import Special Text: Importa arquivos de extensões .TXT e .DAT para o MINITAB. Figura 2.9: O comando Import Special Files • Export Special Text: Exporta dados do MINITAB para arquivos com as extensões .TXT e .DAT. 38 Copyright © 2006 Werkema Editora Figura 2.10: O comando Export Special Text • Run a Exec: Permite que o MINITAB execute macros do MINITAB criados por um processador de texto como o Word ou o Bloco de Notas. Figura 2.11: O comando Run an Exec 41 Curso de Minitab Figura 2.15: O comando Save Report As 2.7 - Imprimir informações das janelas ♦ Os comandos Print Setup e Print permitem a configuração e a impressão das janelas disponíveis no Project Manager. Dessa forma, podemos imprimir informações da Session, Worksheet, Info, Graphs, History, Report Pad, Related documents e Design. ♦ Supondo que desejamos imprimir as informações de uma Worksheet, o comando Print Worksheets fornecerá a seguinte janela: 42 Copyright © 2006 Werkema Editora Figura 2.16: O comando Print Worksheets ♦ Nela podemos solicitar que o MINITAB imprima ou não os títulos das linhas, das colunas, nome das colunas, linhas de grade e, além disso, podemos dar título à impressão e orientar a forma de formatação da coluna (centralizada, justificada, etc...). ♦ Ainda para a Worksheet o comando Print Setup permite selecionarmos a configuração do papel utilizado pela impressora: Figura 2.17: O comando Print Setup 43 Curso de Minitab 2.8 - Desfazer e Reverter comandos ♦ O comando Edit>Undo nos permite desfazer a última operação realizada e o Edit >Redo reverter o último Edit > Undo. ♦ Algumas vezes aparecerá Edit > Can´t Undo ou Edit >Can´t Redo, mostrando que não é possível executar a operação de reversão. ♦ O MINITAB bloqueia a execução destes comandos por mais de uma vez, por exemplo, se você apagou uma coluna de dados e posteriormente apagou outra coluna, vocês só conseguirá recuperar a última coluna apagada. ♦ É importante frisar que alguns comandos mais complexos não podem ser desfeitos (em geral isso acontece com comandos relacionados a cálculos estatísticos). OBS.: A restrição acima não se aplica aos gráficos. Durante sua execução ou manutenção os comandos Edit > Undo e Edit>Redo estarão disponíveis de forma bem ampla (50 vezes). 2.9 - Limpar e Apagar Dados ♦ O comando Edit>Clear nos permite excluir dados de uma planilha sem alterar a quantidade de observações. ♦ Por exemplo, o comando Edit>Clear, para a linha 4 da coluna 1 (Torque), gera a saída abaixo. Observe que no lugar do Torque de 5,7 foi inserido o símbolo *. 47 Curso de Minitab 3.1 - Subset Worksheet ♦ Este comando é utilizado para sub-dividir uma planilha maior em planilhas menores utilizando como referência alguma coluna da Worksheet. Exemplo 3.1 ♦ Um gerente administrava quatro galpões de uma fábrica e precisava controlar as perdas de material dentro de cada um destes galpões. Para isso ele montou uma planilha no MINITAB, com os dados ordenados em diferentes colunas, durante 24 meses. ♦ Era de interesse do gerente separar as linhas relativas ao primeiro ano em uma nova planilha. ♦ Os dados foram digitados na Worksheet Galpões.MTW. Para executar este trabalho é necessário acompanhar os seguintes passos: 1. Abra a Worksheet Galpões.MTW; Ao final deste capítulo você será capaz de: copiar, dividir, adicionar dados, classificar, ordenar, mesclar, substituir, gerar dados, sortear dados e utilizar a calculadora do MINITAB. 48 Copyright © 2006 Werkema Editora ♦ As colunas Galpão 1, 2, 3 e 4 são referentes as perdas dos 4 galpões nos últimos 24 meses e a coluna Mês, os meses à que cada perda é referente. 2. Escolha a opção Data > Subset Worksheet...; Figura 3.1: O comando Subset Worksheet 3. Em Name digite Galpões (Ano 1); 4. Em Include or Exclude ative a opção Specify which rows to include; 5. Em Specify Which Rows to Include ative a opção Row numbers e digite 1:12 (da linha 1 até a linha 12); 51 Curso de Minitab ♦ A coluna Galpões representa o galpão estudado, a coluna Perdas as perdas referentes a cada galpão e a coluna Mês os meses no qual os dados foram coletados. Estas colunas seguem a ordenação do número dos galpões. 2. Escolha a opção Data > Split Worksheet...; 52 Copyright © 2006 Werkema Editora 3. Em By variable selecione a variável Galpões; ♦ O item Include missing as BY level se ativado irá criar uma planilha a parte para os valores que apresentarem dados missing ( * ). Figura 3.2: O comando Split Worksheet 4. Selecione OK. 53 Curso de Minitab ♦ O MINITAB criou quatro novas planilhas, sendo uma para cada galpão. ♦ OBS: Feche o Projeto após a análise dos resultados. 3.3 – Merge Worksheet ♦ Permite a unificação de duas planilhas. ♦ A unificação pode ser feita para todas as colunas presentes na planilha ou apenas para colunas especificadas pelo usuário. Exemplo 3.3 ♦ O Vice-Presidente de uma organização internacional desejava unificar as informações das receitas referentes ao mercado Latino e Europeu que estavam divididas em duas planilhas. ♦ O Vice-Presidente havia recebido de seus subordinados duas planilhas de dados em arquivos diferentes, Mercado Latino.MTW e Mercado Europeu.MTW. Para manipular as planilhas é necessário acompanhar os seguintes passos: 1. Abra as Worksheets Mercado Latino.MTW e Mercado Europeu.MTW; Resultados Obtidos: 56 Copyright © 2006 Werkema Editora ♦ O MINITAB mostrará a seguinte tela: 6. Dê um clique com o mouse em qualquer ponto da Worksheet Mercado Latino.MTW. Observe que esta planilha possui agora a sua barra superior na cor azul o que indica que ela é a Worksheet ativa. 7. Escolha a opção Data > Merge Worksheets; 57 Curso de Minitab Figura 3.3: O comando Merge Worksheet 8. Selecione a Worksheet Mercado Europeu.MTW; 9. Em Output Worksheet name digite Mercado Internacional. 58 Copyright © 2006 Werkema Editora 10. Selecione a opção Include Columns...; 11. Em Exclude Columns, tanto para o campo referente ao Mercado Latino quanto para o campo Mercado Europeu, insira a variável Despesas utilizando o item < para efetuar tal procedimento; 12. Selecione OK; 13. Selecione OK na caixa de diálogo principal; 14. Maximize a Worksheet Mercado Internacional. ♦ A opção By Columns é utilizada para padronizar as combinações das Worksheets possibilitando a inclusão ou exclusão de itens que apresentem valores de mising ou valores duplicados. ♦ Este comando fará com que a coluna Despesas seja excluída da Worksheet criada. 61 Curso de Minitab 5. Escolha a opção Data > Copy > Columns to Columns...; Figura 3.4 - O comando Copy > Columns to Columns 6. Em Copy from columns selecione as variáveis A e B; 7. Em Store Copied Data in Columns selecione o filtro In current Worksheet, in columns e digite C3 e C4 (com um espaço entre elas); 8. Ative a opção Name the columns containing the copied data; 62 Copyright © 2006 Werkema Editora 9. Selecione OK. Resultados Obtidos: ♦ O MINITAB copiou os valores da coluna C1 e C2 e os colou nas colunas C3 e C4. ♦ A opção Name the columns containing the copied data nomeia as colunas dos dados copiados. ♦ A opção Subset the Data... permite a inclusão ou exclusão de linhas na Worksheet durante o processo de cópia. 63 Curso de Minitab 3.5 – Unstack Columns ♦ Este comando permite que valores contidos em uma coluna com dados empilhados da sejam separados com base em uma variável de referência. Exemplo 3.5 ♦ O supervisor de uma central de atendimento havia recebido um arquivo de MINITAB com os tempos de atendimento a clientes de várias centrais de atendimento distintas, porém ele estava interessado em visualizar os dados separadamente, de acordo com a central. ♦ Os dados foram armazenados na Worksheet Centrais de Atendimento.MTW. Para manipula-los é necessário acompanhar os seguintes passos: 1. Abra a Worksheet Centrais de Atendimento.MTW; ♦ A coluna Tempo Médio da Ligação (seg) representa os tempos de atendimento a clientes (em segundos) de todas as centrais. A coluna Central de Atendimento representa a central coletada. 66 Copyright © 2006 Werkema Editora ♦ O MINITAB separa os dados empilhados em três colunas distintas: C3, C4 e C5 de acordo com a central de atendimento. ♦ OBS: Feche o Projeto após a análise dos resultados. 3.6 – Stack ♦ Este comando empilha dados desempilhados em uma única coluna, como mostrado a seguir: 3.6.1 – Columns ♦ Este comando empilha dados presentes em várias colunas em uma única coluna. Exemplo 3.6 ♦ O gerente de produção de uma fábrica de impressoras havia coletado dados do volume de produção de três linhas de uma de suas plantas fabris e desejava empilhar os dados, que estavam divididos em três colunas, para posteriormente avaliar a fábrica como um todo. ♦ Os dados foram digitados na Worksheet Produção Impressoras.MTW. Para efetuar este trabalho é necessário acompanhar os seguintes passos: 1. Abra a Worksheet Produção Impressoras.MTW; 67 Curso de Minitab ♦ As colunas Produção Linha 1, Linha 2 e 3 representam os volumes de produção das linhas de produção. 2. Escolha a opção Data > Stack > Columns...; 68 Copyright © 2006 Werkema Editora Figura 3.6: O comando Stack > Columns 3. Em Stack the following columns selecione as variáveis Produção Linha 1, Produção Linha 2 e Produção Linha 3; 4. Em Store stacked data in ative a opção New Worksheet; 5. Em Name, digite “Dados Empilhados”; ♦ O comando Block of Columns realiza as mesmas tarefas do comando Columns porém, deve ser utilizada quando desejamos empilhar blocos de colunas; ♦ O comando Rows empilha as linhas da Worksheet corrente em uma coluna da Worksheet. 71 Curso de Minitab ♦ Um Gerente estava estudando a eficiência operacional dos últimos seis meses de diversas unidades da fábrica na qual trabalhava. Os dados que ele possuía estavam organizados por colunas, onde cada coluna representava uma fábrica diferente. O Gerente gostaria de organizar os dados de forma que cada coluna passasse a representar o mês em estudo. ♦ Os dados foram digitados na Worksheet Fábricas Eficiência.MTW. Para analisá-los é necessário acompanhar os seguintes passos: 1. Abra a Worksheet Fábricas Eficiência.MTW; 2. Escolha a opção Data > Transpose Columns...; Exemplo 3.7 72 Copyright © 2006 Werkema Editora 3. Em Transpose the following columns selecione as variáveis referentes às Fábricas I, II, III, IV, V e VI utilizando a coluna [Shift]; 4. Em seguida selecione a opção Select; 5. Ative a opção In new worksheet; 6. Em Name digite ‘Dados Transpostos’; 7. Em Create variable names using column selecione a variável Meses; 73 Curso de Minitab 8. Selecione OK e maximize a Worksheet; Resultados obtidos: ♦ O MINITAB cria uma nova Worksheet mudando a ordenação dos dados. ♦ OBS.: Feche o projeto após a avaliação dos resultados. 76 Copyright © 2006 Werkema Editora ♦ Poderíamos ativar a opção Descending para ordenar as colunas de forma descendente. Além disso, poderíamos ordenar os dados e armazena-los em outra planilha através da opção New Worksheet ou armazenar na planilha original, porém em outras colunas fazendo uso da opção Column(s) of current Worksheet. 7. Selecione OK. 77 Curso de Minitab ♦ Podemos verificar que a primeira e terceira coluna estão ordenadas e as outras colunas acompanharam a ordenação realizada. ♦ OBS: Feche o projeto após a análise dos resultados. 3.9 – Rank ♦ Este comando cria em uma coluna um índice para mostrar qual a ordenação dos dados. Esta ordenação respeita a ordem do menor para o maior valor criando assim um Ranking. Exemplo 3.9 ♦ O engenheiro metalúrgico de uma empresa desejava criar um Ranking do percentual de carbono medidos em várias barras de aço produzidas por diferentes fornos. ♦ Os dados foram digitados na Worksheet Barras de Aço.MTW. Para executar este comando acompanhe os seguintes passos: 1. Abra a Worksheet Barras de Aço.MTW; Resultados Obtidos: 78 Copyright © 2006 Werkema Editora ♦ Na coluna Forno temos os fornos em que foram produzidas as barras e na coluna Percentual de Carbono a medição realizada. 2. Escolha a opção Data > Rank...; 81 Curso de Minitab 1. Abra a Worksheet Comprimento e Diâmetro.MTW; ♦ As colunas Comprimento contêm as medidas do comprimento (em metros) e as colunas Diâmetro contêm as medidas do diâmetro (em centímetros). 2. Escolha a opção Data > Delete Rows...; 82 Copyright © 2006 Werkema Editora 3. Em Delete rows (eg. 1:4 12) digite 5:8 (escrevendo desta forma o MINITAB entende que deve apagar os itens das linhas 5, 6, 7 e 8); 4. Em From columns selecione as variáveis Comprimento_3, Diâmetro_3, Comprimento_4 e Diâmetro_4; 5. Selecione OK. Figura 3.9: O comando Delete Rows 83 Curso de Minitab ♦ O MINITAB eliminou as linhas 5, 6,7 e 8 das variáveis selecionadas. ♦ OBS.: Feche o projeto após a análise dos resultados. 3.11 – Code ♦ Este comando codifica para determinado grupo de variáveis. Estes códigos podem ser digitados em uma coluna ou criados a partir de uma tabela de conversão. ♦ Podemos converter dados de todos os tipos: numérico, texto ou data/hora. Exemplo 3.11 Resultados Obtidos: ♦ Um operador coletou alguns dados que eram referentes ao % de cromo em barras de aço. Logo depois da coleta o operador digitou os dados na Worksheet Barras de Aço - Cr.MTW. ♦ Depois de ter digitado os dados na Worksheet ele observou que, por desatenção, em todas as vezes que o valor 2,05 ocorria, ele digitava o valor 2,50 o que levaria a conclusões erradas na análise dos dados. 86 Copyright © 2006 Werkema Editora 07. Selecione OK; 08. Maximize a Worksheet. Resultados Obtidos: 87 Curso de Minitab Exemplo 3.12 ♦ Uma empresa de entregas de correspondência vinha enfrentando alguns problemas no seu processo de entrega o que estava gerando grande insatisfação por partes dos clientes; ♦ O responsável pelo projeto de melhoria do processo de entrega havia coletado, através de uma folha de verificação, 3000 problemas ocorridos no último dia, em alguns estados do Brasil; ♦ Porém por um descuido, ao montar a sua base de dados ele classificou cada estado de forma numérica (1, 2, 3, ... etc) e isto dificultaria a análise dos dados; ♦ Podemos observar que na coluna Percentual de Cromo todos os valores iguais 2,50 foram trocados pelo valor 2,05. Feche o projeto após a análise dos resultados. 88 Copyright © 2006 Werkema Editora ♦ Dessa forma, utilizando uma tabela de conversão ele irá transformar as informações numéricas em siglas, representando cada estado. Ele utilizará para esta tarefa uma tabela de conversão. Para transformar os dados acompanhe os seguintes passos: 1. Abra a worksheet Problemas nas entregas.MTW; ♦ A coluna Tipo de problema contém os problemas observados. A coluna Código do estado contém o código numérico de cada estado. A coluna Estado contém a sigla de cada estado e a coluna Código Padrão o código correspondente a sigla de cada estado. 2. Escolha a opção Data > Code > Use Conversion Table...; 91 Curso de Minitab 3.12 – Change Data Type ♦ Este comando efetua a transformação de dados numéricos, de texto e data/hora. Exemplo 3.13 ♦ Um operador estava medindo a tensão elétrica de um escritório e ao digitar os dados no MINITAB não percebeu que os mesmos foram reconhecidos com texto, necessitando assim de uma codificação dos dados para numéricos. ♦ Os dados coletados foram digitados na Worksheet Medidas de Tensão.MTW. Para efetuar a transformação acompanhe os seguintes passos: 1. Abra a Worksheet Medidas de Tensão.MTW; 2. Escolha a opção Data > Change Data Type > Text to Numeric...; Figura 3.11: O comando Change Data Times > Text to numeric 92 Copyright © 2006 Werkema Editora 3. Em Change text columns selecione a variável Tensão; 4. Em Store numeric columns selecione novamente a variável Tensão; 5. Selecione OK; 6. Maximize a Worksheet. Resultados Obtidos: 93 Curso de Minitab ♦ O MINITAB transformou os dados de texto da coluna Tensão, em dados numéricos e que foram alocandos na mesma coluna de referência. ♦ OBS: Feche o projeto após a análise dos resultados. 3.13 – Extract from Data/Time ♦ Este comando extrai de dados em formato de data/hora valores numéricos e de texto. Exemplo 3.14 ♦ O gerente de uma fábrica vinha acompanhando a produção diária de uma das linhas de produção de placas eletrônicas e desejava extrair dos dados digitados apenas o mês referente a produção. ♦ Os dados coletados foram digitados na Worksheet Produção Diária.MTW. Para efetuar este trabalho acompanhe os seguintes passos: 1. Abra a Worksheet Produção Diária.MTW; ♦ Na coluna Produção temos os volumes produzidos e na coluna Dia o dia em que foi medido o volume produzido.
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