Trabalho Pronto Baldrames

Trabalho Pronto Baldrames

(Parte 1 de 2)

17

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – IFPR CAMPUS PALMAS

CHIRLEY INÊS FRAPORTI TRESSINO

EDSON BINI

EVERTON PODSKARBI

HERACLITO RAFAEL

JEAN-CARLO VALDUGA

ELEANDRO TOLDO

LUIS GIRELLI

TRABALHO SOBRE VIGAS BALDRAME

PALMAS

2011

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – IFPR CAMPUS PALMAS

CHIRLEY INÊS FRAPORTI TRESSINO

EDSON BINI

EVERTON PODSKARBI

HERACLITO RAFAEL

JEAN-CARLO VALDUGA

ELEANDRO TOLDO

LUIS GIRELLI

TRABALHO SOBRE VIGAS BALDRAME

Trabalho elaborado para obtenção de nota a critério de avaliação pela Professora Joyce, na disciplina de Materiais de Construção Civil II, do 4° Período do curso de Engenharia Civil.

PALMAS

2011

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO...........................................................................................

05

2

EMBASAMENTO TEÓRICO.....................................................................

2.1

VigasBaldrames.......................................................................................

06

2. 2

2. 3

Roteiro para confecção de um bom alicerce.........................................

Como Medir a Declividade do Terreno...................................................

10

10

3 CONCLUSÃO............................................................................................

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................

LISTA DE FIGURAS

Figura 01 Execução da viga baldrame demarcação do local e verificação do solo firme....................................................................................................... 06

Figura 02 Concreto magro de apoio do baldrame..................................... 06

Figura 03 Formas, armaduras e concretagem da viga baldrame............. 07

Figura 04 Impermeabilização da viga baldrame......................................... 07

Figura 05 Impermeabilizante........................................................................ 08

Figura 06 Alicerce......................................................................................... 09

Figura 07 Declividade................................................................................... 10

Figura 08 Tipo de estacas............................................................................ 11

Figura 09 Escorregamento entre as camadas geológicas do subsolo.. 11

Figura 10 Baldrame e capacidade de resistência..................................... 13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa o esclarecimento sobre o processo construtivo que faz parte das fundações de uma obra, parte esta denominada de vigas baldrame e de extrema importância, pois se trata da viga onde toda a obra será locada, ou seja, seu layout demarcando-se sobre ela toda alvenaria.

Contudo a viga baldrame desempenhará papel fundamental na estrutura onde, assim demonstraremos sua função na engenharia, de modo que fique claro, porque ela é feita, para que serve e onde é aplicada.

2 EMBASAMENTO TEÓRICO

2. 1 Vigas Baldrames

O objetivo central deste trabalho é o esclarecimento do tema viga baldrame para que possamos então depois da elaboração do trabalho enriquecer nosso conhecimento sobre mais uma etapa da parte de fundações.

O objetivo específico deste trabalho destina-se mais especificamente a viga baldrame e nela nosso estudo mais aprofundado, objetivando de forma clara, rápida e sucinta a compreensão do leitor deste trabalho seja ele o público alvo para um futuro estudo e complementação do trabalho em meio de profissionais da construção civil ou acadêmico.

Para (AZEREDO 1997, p.14), comenta que fundações são elementos estruturais destinados a transmitirão ao terreno as cargas de uma estrutura.

Na viga baldrame parte da fundação pode ser executada em alguns casos de terrenos firmes e cargas pequenas, é possível utilizar este tipo de fundação rasa e bem econômica que, onde nada mais é do que uma viga, calculada como viga sobre base elástica e construída em uma cava com muito pouca profundidade, destinada a suportar a carga de todas as paredes de uma construção, ou seja, a alvenaria, pilares e telhado e transferindo-a diretamente ao solo, a sapata, estaca, ou outro tipo de fundação que o projetista através de um estudo do solo verificará o que mais se encaixa de acordo com a obra de forma a visar segurança e economia na execução do projeto.

No caso do baldrame é o tipo mais comum de fundação. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado, construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É mais empregada em casos de cargas leves como residências construídas sobre solo firme. O alicerce é a base que sustenta a casa, dá solidez e transmite para o terreno toda carga (peso) da casa (paredes, lajes, telhados, etc.). Um alicerce bem feito evita o surgimento de trincas nas paredes, evita o surgimento de umidade na parte de baixo das paredes. Logo abaixo na figura 01 – Execução da viga baldrame demarcação do local e verificação do solo firme. Vamos demonstrar como ela é feita na grande maioria das obras.

Figura – 01Execução da viga baldrame demarcação do local e verificação do solo firme.

Na figura acima vemos uma vala em um solo firme, que logo após será executada os primeiros passos da fundação que em seguida, demonstraremos a execução do próximo passo.

Para um solo firme pode-se executar a viga baldrame sobre um concreto magro, ou seja, apóia em cima de uma fina camada de concreto, conforme demonstrada na figura 02 – concreto magro de apoio do baldrame.

Figura 02 – concreto magro de apoio do baldrame.

O próximo passo é a montagem das formas, do baldrame e posterior inserção das armaduras e concretagem da mesma, passo demonstrado na figura 03 – formas, armaduras e concretagem da viga baldrame.

Figura 03 – formas, armaduras e concretagem da viga baldrame.

Podemos dizer que nesta faze a impermeabilização da viga baldrame torna esta etapa uma das principais no quesito confiabilidade na execução da alvenaria posteriormente sem o problema de patologias na construção. Veremos na figura 04 – Impermeabilização da viga balrame.

Figura 04 – Impermeabilização da viga baldrame.

A impermeabilização é feita com inúmeros produtos para este fim encontrados em lojas de materiais de construção, mais podemos citar na figura 05 Impermeabilizante.

figura 05 Impermeabilizante

ISOL 2 forma sobre as superfícies uma película elástica e impermeável, resistente à água e aos meios agressivos, podendo ser aplicado sobre superfícies úmidas.

ISOL 2 é indicado para proteção de estruturas de concreto e alvenaria em geral.

Características

Densidade: 1,00 g/cm3

(Parte 1 de 2)

Comentários