m 162 banheira acessório aquecedor banheira

m 162 banheira acessório aquecedor banheira

(Parte 1 de 2)

Aquecedor paraBanheiras de HidromassagemAquecedor paraBanheiras de HidromassagemAquecedor para Banheiras de Hidromassagem

Manual de Instruções

Para sua segurança e melhor aproveitamento no uso deste produto, antes de executar a instalação, leia atentamente este Manual de Instruções.

Introdução02
Especificações técnicas02
Instalação03;04;05;06;07
Antes de chamar a assistência técnica08
Termo de Garantia

02- ÍNDICE

01- APRESENTAÇÃO

Para que você faça o melhor uso deste produto, leia atentamente este Manual de

Instruções. Após a instalação, guarde-o, pois ele é um guia para esclarecer suas dúvidas. Conserve-o e a respectiva Nota Fiscal de Compra para futuras consultas.

Por tratar-se de um produto técnico, deverá ser instalado por pessoas qualificadas. O objetivo deste manual é facilitar a instalação, funcionamento e conservação do equipamento, se as informações contidas forem insuficientes, a ALBACETE está à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

03-INTRODUÇÃO

Os aquecedores para banheiras de hidromassagem Albacete, foram desenvolvidos para elevar e manter a temperatura da água de sua banheira e garantir-lhe um banho agradável na temperatura ideal.

04-ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

O aquecedor da Albacete foi projetado para ser instalado no recalque da bomba( fig. 1) sem diminuir a vazão da mesma. Isto proporciona uma transferência de calor da resistência para um volume maior de água, o que evita o superaquecimento da mesma e proporciona uma maior durabilidade do aquecedor.

Legenda:

1- Interruptor da bomba 2 -Interruptor do aquecedor 3 -Piloto (led do aquecedor) 4 -Aquecedor

5 -Bomba 6 -Fio terra 7 -Entrada de força 8 -Bomba

Tabela de especificações:

Mod. 20033 KW 110 V 27
Mod. 20033 KW 220 V 14
Mod. 20055 KW 220V 23
Mod. 20088 KW 220V 36

Modelo Potência Voltagem Amperagem

05- INTALAÇÃO

O aquecedor pode ser instalado em qualquer posição, ou seja, tanta horizontal quando vertical, acima ou abaixo do recalque da bomba.

Controle Remoto:

O controle remoto dos aquecedores Albacete é pneumático, o que elimina o risco de choque elétrico. Extremamente fácil de ser manuseado e de simples instalação na borda da banheira, permite um banho muito mais confortável.

Pressostado de segurança:

A fim de garantir total segurança ao seu banho, os aquecedores Albacete são providos de um pressostáto que impede o funcionamento da resistência se não houver suficiente pressão de água dentro do aparelho.

Termostato de segurança:

Os aquecedores Albacete possuem um termostato que desliga a resistência quando a temperatura da água ultrapassa os 50ºC.

Instalação elétrica:

Povidencie uma rede de alimentação exclusiva para a bomba e o aquecedor. Instale no quadro geral (Fig.3) um disjuntor termomagnético bipolar, caso a corrente seja de 220v. fase/fase, e unipolar se for 220v-110v fase neutro. É necessário instalar também um interruptor residual de alta sensibilidade de 30 MA (dispositivo DR), conforme determina a NBR 5410.

Os fios desde o quadro geral até a banheira deverão estar embutidos em um conduíte, obedecendo a norma de intalação de baixa tensão (NBT 5410). Na escolha dos fios elétricos e disjuntores, considere a amperagem do aquecedor somada a amperagem do motor.

O aterramento deve ser efetuado por uma pessoa capacitada. Ele é imprescindível para evitar choques elétricos. Efetue o aterramento do aquecedor conectando um fio de 2,5mm² de secção ao ponto localizado na Fig.4 (item 5), proveniente de um sistema de aterramento adequado que obedeça as normas NBT

O sistema de aterramento é a maneira mais segura de se evitar choques elétricos. Para tanto, é necessário que seja feito corretamente por pessoas qualificadas. - Se sua instalação não dispõe de Fio Terrra, providencie.

- Nunca conecte o Fio Terra da motobomba diretamente ao Neutro da instalação.

- O Neutro de sua instalação elétrica não pode ser utilizado como Terra. Para utilizá-lo deve ser aterrado e construído conforme as normas da concessionária e a NBR 5410 “ Instalações Elétricas de Baixa Tensão - Procedimento” . Um bom sistema de aterramento pode ser obtido através da colocação de uma ou várias hastes metálicas no solo e/ou da utilização das ferragens das fundações da construção, de forma a se obter, conforme determinada a NBR 5410, uma impedância máxima de 1 Ohm como FIG.06: - Se houverem emendas, deverão ser eletricamente bem feitas.

- O Fio Terra, ou Condutor de Proteção deverá sempre ser conectado no Terminal de Aterramento do quadro de distribuição. Em caso de dúvidas, entre em contato com a concessionária de energia de sua região.

- Se sua instalação não dispõe de Fio Terrraprovidencie. - Nunca conecte o Fio Terra da motobomba diretamente ao Neutro da instalação.

- O Neutro de sua instalação elétrica não pode ser utilizado como Terra. Para utilizá-lo deve ser aterrado e construído conforme as normas da concessionária e a NBR 5410 “ Instalações Elétricas de Baixa Tensão - Procedimento” . Um bom sistema de aterramento pode ser obtido através da colocação de uma ou várias hastes metálicas no solo e/ou da utilização das ferragens das fundações da construção, de forma a se obter, conforme determinada a NBR 5410, uma impedância máxima de 1 Ohm como FIG.06:

- O Fio Terra, ou Condutor de Proteção deverá sempre ser conectado no Terminal de Aterramento do quadro de distribuição. Em caso de dúvidas, entre em contato com a concessionária de energia de sua região.

FIG.06

CABO DE COBRE EM TUBULAÇÃO MÍNIMA DE 16MM

Exemplo de Aterramento

Instalação do Comando:

Instale o aquecedor e depois faça os furos dos interruptores pneumáticos e do piloto em uma posição diferente (fig. 4), pois não haverá espaço para instalação dos botões acima do aquecedor. Furo para a instalação dos interruptores (1-2): Usar serra copo 29mm. Furo para a instalação da lâmpada piloto (3) : Usar broca 1/4” .

Curva de rendimento:

Volume de água 160 litros. Temperatura ambiente 20ºC.

Para sua segurança:

Para sua segurança, não permita que a temperatura da água exceda os 38ºC. O banho acima deste limite pode ser prejudicial à saúde. Para acompanhar a temperatura da água na banheira,utilize um termômetro comum. Importante: Crianças, pessoas idosas ou doentes devem ser supervisionadas ao tomar banho quente . Mulheres grávidas, pessoas com problemas circulatórios, cardíacos, de pressão, diabéticos ou obesos devem consultar um médico antes de utilizar o sistema de hidromassagem.

Identificação dos defeitos Equipamento não liga:

O disjuntor está desarmando

O aquecedor está ligando, mas não aquece

- Verifique se a bomba está ligada.
- Verifique se o disjuntor está ligado.
- Verifique se há energia na rede.
- Verifique se os fios estão todos
conectados corretamente.
- Verifique se não tem obstrução no
recalque da bomba.
- Verifique se tem pressão na linha.
- Verifique se o disjuntor está com
problema.
- Verifique se o disjuntor está na capa-
cidade correspondente ao do
aquecedor
- Verifique se há curto na rede entre o
aquecedor e o disjuntor.
- Verifique se a resistência do
aquecedor está queimada (use um
amperímetro).
- Verifique se a resistência elétrica
esta queimada.

Termos de garantia

Rua Xavantes, 120 - Meudon - Teresópolis - RJ - CEP: 25976-030

Nossos revendedores estão autorizados a prestar assistência técnica. Caso não seja satisfatório este atendimento, queira comunicar-se com a COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR da METALURGICA ALBACETE IND. E COM. LTDA. pelo telefone (0xx) 21 2741-8000.

(Parte 1 de 2)

Comentários