Relatório de Estágio Supervisionado em Matemática

Relatório de Estágio Supervisionado em Matemática

(Parte 3 de 11)

Portanto após essa leve reflexão da importância dos números, abrimos ala para o conceito importante, o conjunto dos números racionais, esse de máxima importância, pois vem a ser amplitude de dois outros conjuntos numéricos. Porém apesar dos racionais serem uma evolução, entre outros conjuntos, esse ainda é encarado com “maus olhos” por muitos alunos, pois os mesmo relatam que seu grau de compreensão é extremamente difícil, logo os seus conteúdos não recebe atenção devida.

Logo falta o olhar atencioso com tais conteúdos do ensino da matemática no ensino fundamental, tanto pelo corpo discente e em especial o docente, pois a maioria das vezes essas dificuldades que refletem no ato do educando não entender determinados conteúdos não passa de o descompromisso de ambos. Mas cabe a docente criar estratégias para que esses conteúdos possam adentrar o psíquico do discente.

Segundo Silva temos que:

A capacidade de resolver problemas é hoje uma ideia chave ligada ao crescimento do individuo e do cidadão. O desenvolvimento da sociedade moderna nos seus mais diferentes aspectos valoriza cada vez mais está capacidade do indivíduo, de forma que ele se assuma como protagonista individual e coletivo das mudanças a operar (silva, 1990).

Portanto para que esses indivíduos se tornem competentes nos seus atos de soluções dos problemas precisa-se de uma assistência fundamental, a teoria e a prática desses conteúdos que devem ser repassados pelos seus instrutores (docente).

Capítulo 5.2

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

  • Propiciar aos integrantes principais do processo de ensino-aprendizagem os fundamentos existentes no conjunto dos números racionais.

Objetivos Específicos:

  • Ampliar o conceito de Número.

  • Identificar o conjunto dos números racionais.

  • Desenvolver habilidades de operar números racionais.

Capítulo 5.3

METODOLOGIA

A metodologia traçada é a mais simples e menos extravagante possível, porém é essa que tem nos dados sempre excelentes resultados, as aulas serão dispostas sempre em caráter expositivo, crítico e dissertativo, no qual cabe aos alunos fazerem suas determinadas inferências, após iremos destacar no dialogo, as partes principais dos conteúdos e logo depois iremos para o processo de aprendizagem em si, a resolução dos problemas, “já dizia os mais velhos; só se aprende fazendo”, essa parte é de extrema importância, pois é nela que iremos lapidar o nosso ouro, o conhecimento. Porém todo esse processo de condução da aprendizagem se dará de uma forma bem lúdica, no qual estaremos ao utilizar jogos, para repassar o contexto dos números racionais.

Capítulo 5.4

AVALIAÇÃO

Os aspectos avaliativos requer consciência em discernir o que realmente contribuiu para o desenvolvimento dos educandos e não só em apenas traça números para explicar toda uma intervenção matemática proposta a esses discentes. Portanto a avaliação decorrerá em dois sentidos; quantitativa e qualitativa, no entanto devida a importância de desenvolvimento do cognitivo dos alunos que devem ser afetado no processo de aprendizagem, uma dessas avaliações deve ser destacada, portanto abre se o espaço para a qualitativa.

Portanto são traçado os seguintes métodos de avaliação:

AVALIAÇÃO QUALITATIVA: Através do comportamento, participação no contexto matemático da aula, comprometimento na resolução das atividades, frequência assídua e surgimento de aspecto familiar com os conteúdos.

AVALIAÇÃO QUANTITATIVA: Trabalhos apresentados e Resolução de exercícios.

Capítulo 5.5

PLANO DE ENSINO PARA O ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO MARANHÃO - UNIVIMA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORA SUPERVISORA: MARIA DA GRAÇA RODRIGUES

ESCOLA: UNIDADE DE ENSINO CARLOS MARTINS

PROFESSOR REGENTE: JESSE ARAÚJO LEAL

SÉRIE: 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

NÚMEROS DE AULAS SEMANAIS: 02 á 04

ESTAGIÁRIO: FRANCISCO DIAS PALHANO

CRONOGRAMA

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

DATA

HORÁRIO

OBJETIVO

CONTEÚDO

METODOLOGIA

AVALIAÇÃO

16/08/2010

45’ (13:15/14:00)

Ampliar o conceito de número

  • Significado de número racional.

  • Representação Geométrica

  • Comparação de

  • Números Racionais

Aula expositiva e dialogada, com exemplos reais e exercícios de introdução dos racionais.

A colaboração e participação, com a identificação do material exibido, bem como a execução dos exercícios apresentados em sala.

16/08/2010

45’(14:00/14:45)

Expressar a partir de técnicas prática de adição de números racionais

  • A adição de Números racionais.

  • Números racionais e forma mista

Aula expositiva, prática e dialogada.

Destaque de atividade lúdica para compreensão dos números racionais.

Através da colaboração e participação e no desenvolvimento das atividades na sala de aula

17/08/2010

45’(15:30/16:15)

Expressar a partir de técnicas à prática de subtração de números racionais.

Utilizar a prática do calculo com os racionais para resolver expressões aritméticas

  • Subtração de Números racionais

  • Expressões Aritméticas

Aula expositiva e dialogada apoiada em exercícios. Na aula, os alunos ficaram em grupos, para uma melhor aprendizagem.

Através da colaboração, participação e interesse nos conteúdos, e pela disposição na resolução de alguns questionamentos proposto em referência ao assunto.

17/08/2010

45’(13:15/14:00)

Expressar a partir de técnicas à prática de multiplicação de números racionais.

Verificar o processo da lei do cancelamento, o inverso assim como a expansão das expressões numéricas.

  • Multiplicação de números racionais

  • Regra do Cancelamento

  • Inverso de Uma fração

  • Expressões aritméticas.

Aula expositiva e dialogada apoiada em exercícios de fixação dos conteúdos.

Aula expositiva, prática e dialogada.

Destaque de atividade lúdica para compreensão dos números racionais.

Através da observação e participação e no desenvolvimento das resoluções dos exercícios em grupo, porém a nota será dada somente mediante participação do individuo.

23/08/2010

45’(14:00/14:45)

Compreender o significado da divisão não exata.

Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam números racionais na forma fracionária.

  • Frações e números naturais

  • Divisão de fração por fração

  • Expressões aritméticas

Aula expositiva e dialogada, com a utilização de álbum seriado, e exercício de complementação dos conteúdos.

Através da observação, participação e interesses, e, do ato de indagarem o professor em relação aos conteúdos visto até o momento.

23/08/2010

45’(15:30/16:15)

Ampliar o conjunto dos números inteiros

  • Ampliação do conjunto dos números inteiros

  • Representação geométrica desses números na reta

  • Números racionais opostos.

Aula expositiva e prática, com o auxílio de recursos como (cartazes, cartolinas, fio de lá, pinceis, cola, tesoura entre outros).

Através da participação nas atividades de caráter prático, e do envolvimento com coletivo (trabalho em grupo), para conseguir determinados fins como exemplo, criar uma representação dos números racionais.

23/08/2010

45’(13:15/14:00)

Identificar situações em que são necessários números não inteiros e não racionais absolutos para quantificá-las.

  • Frações menores que zero

  • Números racionais: escrita fracionária.

Aula expositiva e dialogada, com implemento de exercícios para fixação dos conteúdos.

Avaliação será realizada na resolução dos exercícios propostos pelos próprios alunos.

24/08/2010

45’(14:00/14:45)

Construir os conceitos das operações básicas com os números racionais

Resolver problemas que envolvam números racionais

  • Adição e subtração de números racionais relativos

Aula expositiva e dialogada, baseado num material didático, com a intimação do aluno ao quadro.

Através da observação e participação, e do grau individual de envolvimentos com as tarefas proposta.

24/08/2010

45’(15:30/16:15)

Construir os conceitos das operações básicas com os números racionais

Desenvolver habilidades de cálculo com números racionais

  • Multiplicação e divisão

  • Expressões Numéricas

Aula expositiva e dialogada, baseado num material didático, com a intimação do aluno ao quadro.

Através da observação, participação e a realização do teste de aprimoramento dos conteúdos.

14/09/2010

45’(13:15/14:00)

Compreender a potência como um produto cujos fatores são iguais.

Reconhecer a importância das potências de base 10.

  • Potenciação de um número racional

  • Expoente inteiro negativo.

  • Verificação de propriedades.

Aula expositiva e dialogada em exercícios de fixação, com os alunos em grupos.

A avaliação será pela observação e participação continua na aula, com acompanhamento individual.

14/09/2010

45’(13:15/14:00)

Adquirir os primeiros conceitos sobre radiciação, em particular a raiz quadrada.

  • Raiz quadrada exata de números racionais.

  • Explicar a relação entre potência de base 2 e raiz quadrada.

Aula expositiva e dialogada. Ensinar através dos conteúdos os cálculos das raízes quadradas, e identificar a inexistência de raízes quadrada de expoente negativo.

Será avaliada a colaboração e participação dos alunos durante a explicação do conteúdo, com ênfase no aluno colaborador.

E através de exercícios de fixação.

21/09/2010

45’ (14:00/14:45)

Diversificar e ampliar a raiz quadrada para qualquer número

  • Cálculo da raiz por aproximações sucessivas.

Aula expositiva e dialogada do conteúdo; como devemos fazer aproximações sucessivas de raiz.

A participação e a colaboração de todos os alunos, perante a explicação do conteúdo. Além da resolução extraclasse de exercícios.

Capítulo 5.6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORA SUPERVISORA: MARIA DA GRAÇA RODRIGUES

PROFESSOR REGENTE: JESSE ARAUJO LEAL

ESTAGIÁRIO: FRANCISCO DIAS PALHANO

PLANO DE AULA I

ESCOLA: U. E. Carlos Martins

ANO: 6° Ano do Ensino Fundamental

HORÁRIO: Início: 13:15 Término: 14:00 Duração: 45’ DATA: 16/08/2010

ASSUNTO

Números Racionais Absolutos.

CONTEÚDO CURRICULAR

  • Significado de Número Racional

  • Representação geométrica

  • Comparação de Números racionais

OBJETIVOS

  • . Ampliar o conceito de Número

LINHAS DE AÇÃO

Desenvolvimento do Conteúdo e suas escolhas metodológicas:

Diferenciar os números racionais, destacar a importância desses números para o nosso dia-a-dia.

Fazer com que os educandos representem, destaque uma representação prática no cotidiano esse conjunto.

Recursos Utilizados:

Quadro branco, pincel e livro didático e o conhecimento empírico.

Avaliação:

Por meio da observação, participação e interesse dos alunos presentes, nas atividades propostas.

Pedreiras, 16 de agosto de 2010.

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FRANCISCO DIAS PALHANO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORA SUPERVISORA: MARIA DA GRAÇA RODRIGUES

PROFESSOR REGENTE: JESSE ARAUJO LEAL

ESTAGIÁRIO: FRANCISCO DIAS PALHANO

PLANO DE AULA II

ESCOLA: U. E. Carlos Martins

ANO: 6° Ano do Ensino Fundamental

HORÁRIO: Início: 14:00 Término: 14:45 Duração: 45’ DATA: 16/08/2010

ASSUNTO

Adição de números racionais absolutos.

CONTEÚDO CURRICULAR

(Parte 3 de 11)

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