(Parte 1 de 2)

caderno de prova

Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Química. A Classificação Periódica dos Elementos está na página 13.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

instruções

2. Verifique se seu nome, seu número de inscrição e seu número do documento de identidade estão corretos nas sobrecapas dos três cadernos.

Se houver algum erro, notifique o fiscal. 3. Destaque, das sobrecapas, os comprovantes que têm seu nome e leve-os com você.

4. Ao receber autorização para abrir os cadernos, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.

Se houver algum erro, notifique o fiscal.

5. Todas as respostas e o desenvolvimento das soluções, quando necessário, deverão ser apresentados nos espaços apropriados, com caneta azul ou preta.

Não serão consideradas as questões respondidas fora desses locais.

informações gerais

O tempo disponível para fazer as provas é de cinco horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo. Ao terminar, entregue os três cadernos ao fiscal.

Será eliminado do Vestibular Estadual 2010 o candidato que, durante as provas, utilizar máquinas de calcular, relógios digitais, aparelhos de reprodução de som ou imagem com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie.

Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

boa prova! química 13/12/20092ª faseexame discursivo

A sequência simplificada abaixo mostra as etapas do decaimento radioativo do isótopo urânio-238:

Determine o número de partículas α e β emitidas na etapa I e identifique, por seus símbolos, os átomos isóbaros presentes na sequência.

química desenvolvimento e resposta: 01

veStibular eStadual 2010 2ª fase exame diSCurSivO4 química

A análise da Classificação Periódica dos Elementos permite ao estudante fazer analogias entre átomos, íons e moléculas.

Considere as seguintes espécies químicas:

Dentre essas espécies, identifique os íons isoeletrônicos. Em seguida, apresente a fórmula estrutural plana do íon formado por um elemento químico do terceiro período da Classificação Períodica dos Elementos com estrutura idêntica à do amônio.

desenvolvimento e resposta:

química

O luminol é uma substância utilizada na investigação de vestígios de sangue. O íon ferro I presente no sangue catalisa a reação de conversão do luminol em 3-aminoftalato, provocando a emissão de radiação luminosa por um determinado período de tempo. Observe a equação:

Em um processo de busca de vestígios de sangue, no qual foram empregados 3,54 mg de luminol, observouse a emissão de luz por 1 minuto.

Admitindo-se que todo o luminol, cuja massa molar é de 177 g.mol-1, foi consumido durante a emissão luminosa, calcule a velocidade média de formação de água, em g.min-1, e indique o número de oxidação do átomo de carbono primário do 3-aminoftalato.

desenvolvimento e resposta: luminol 3-aminoftalato

veStibular eStadual 2010 2ª fase exame diSCurSivO6 química

Na natureza, os ácidos graxos insaturados encontrados em óleos vegetais ocorrem predominantemente na forma do isômero geométrico cis. Porém, quando esses óleos são processados industrialmente, ou usados em frituras repetidas, forma-se o isômero trans, cujo consumo não é considerado saudável. Observe na tabela abaixo os nomes usuais e os oficiais de três ácidos graxos comumente presentes em óleos e gorduras.

Em um laboratório, para identificar o conteúdo de três frascos, X, Y e Z, cada um contendo um desses ácidos, foram realizados vários testes.

Observe alguns dos resultados obtidos:

desenvolvimento e resposta:

Nome oficial oleico esteárico linoleico octadec-9-enoico octadecanoico octadec-9,1-dienoico

Nome usual química

desenvolvimento e resposta:

veStibular eStadual 2010 2ª fase exame diSCurSivO8 química

O oxigênio gasoso pode ser obtido em laboratório por meio da decomposição térmica do clorato de potássio. Em um experimento, o gás foi produzido em um frasco A e recolhido em um frasco B que, inicialmente, continha apenas água. Observe o esquema:

desenvolvimento e resposta:

química

Dois alcoóis isômeros de fórmula molecular C5H12O e com cadeia carbônica normal, quando desidratados em condições adequadas, formam em maior proporção um mesmo composto X.

O composto X, quando oxidado com uma solução de permanganato de potássio aquecida e acidulada, forma os compostos Y e Z.

Identifique o tipo de isomeria plana existente nos dois alcoóis e cite o nome oficial do composto de maior caráter ácido produzido na oxidação de X.

desenvolvimento e resposta:

veStibular eStadual 2010 2ª fase exame diSCurSivO10 química

Após o consumo de elevada quantidade de bebida alcoólica, uma pessoa bebeu vários copos de água com o objetivo de diminuir a acidez estomacal provocada pelo etanol.

Observe os valores das constantes de ionização do etanol e da água nas condições em que foram ingeridos:

Tendo em vista o caráter ácido-base do etanol e da água, indique se a opção de beber vários copos de água para amenizar a acidez estomacal foi adequada, justificando sua resposta. Em seguida, escreva a equação química que representa o equilíbrio ácido-base entre o etanol e a água.

desenvolvimento e resposta:

SubstânciaConstante de ionização (K) química

(Parte 1 de 2)

Comentários