Eneb – Escola de Negócios do Estado da Bahia

Aluno: Fabricio da Silva Mendes

Curso: Engenharia de Produção

Semestre:

Data: 03/09/2009

Trabalho de PCP (Planejamento e Controle da Produção)

Resenha Critica: Filme “ A META

Resenha Critica: Filme a “Meta”

O filme “A Meta” fala de um chefe que se ver pressionado pelo dono da fábrica para aumentar seus lucros, ou seja, alcançar uma determinada meta, dentro do período de 3 meses, caso não conseguisse a fabrica seria fechada. O chefe ficou sem saber o que fazer, mas com a ajuda de um especialista e da colaboração de todos da fábrica, ele conseguiu melhoras significativas, corrigindo grandes defeitos no processamento do produto.

No final, ele conseguiu bons resultados, através do seu empenho e do comprometimento de todos a sua volta. Com isso foi promovido e a fábrica aumentou significamente sua margem de lucro.

Em relação a esse filme, podemos observar o quanto é importante a empresa ter um plano de metas. O chefe por se sentir pressionado a alcançar aquela meta, buscou ajuda das mais diversas formas e conseguiu resolver o problema da Indústria. Para chegar a esse resultado foi necessário analisar a fábrica em partes, verificando a contribuição de cada uma delas e onde poderiam melhorar para otimizar o processo geral.

O sistema de processamento foi analisado e verificou que o alto estoque era perda de dinheiro. Com isso foi feito um estudo para que o estoque fosse o mínimo possível. Hoje em dia, as empresas estão se conscientizando da importância do estoque zero na obtenção de redução de custos, e foi isso que essa determinada fábrica procurou fazer, reduzindo estoques, automaticamente estariam reduzindo custos.

Analisando o filme como um todo, notamos o quanto ele é importante no entendimento da conjuntura industrial, levando em consideração, principalmente, a otimização do PCP, na busca incessante por custos menores nessa produção.

Comentários