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Exercício do caso

Empresarial 01

“Por que Duracell é melhor que as outras?”

Mas quando a era do Marketing realmente iniciou?

O que é MARKETING?

“É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam através da criação, oferta e troca de produtos e serviços de valor com os outros” (KOTLER, 2008, P.27)

É um processo de planejamento e execução da concepção, precificação, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que que satisfaçam metas “goals” individuais e organizacionais (Associação Americana de Marketing, AMA)

“Função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição (DIAS, Roberto S, 2005).

Principais conceitos do MARKETING

Necessidades, desejos e demandas

Produtos e Serviços

Valor, Satisfação

e Qualidade Trocas, transações e relacionamentos

Mercados

São estados de carência percebida. (Físicas, Sociais, Individuais)

Não são criadas pelos profissionais de MKT

São as necessidades moldadas pela cultura e pelas características individuais

As empresas tentam fornecer produtos e serviços que satisfaçam esses desejos – carências específicas

Desejos por produtos específicos As empresas verificam quantas pessoas estão realmente dispostas e habilitadas a comprar

Fabricantes de pasta de dente pesquisa + detalhada

Para os USA a cor preferida das pasta é azul

47% das pessoas molham a escova antes de colocar o creme dental

24% molham antes e depois 14% não molham a escova

Além de conhecermos os desejos e necessidades O que nos leva a isso?????

Produtos (bens, serviços e ideias)

Mais importante do que possuir bens, é obter os benefícios que eles proporcionam.

É a combinação de “bens e serviços” que a empresa oferece ao mercado-alvo para satisfazer uma necessidade ou desejo

Como esses diversos produtos são escolhidos?

que recebe

É a diferença entre o que ele paga versus o

Depende do desempenho do produto percebido em relação ao valor relativo as expectativas do comprador

Ausência de defeitos – desempenho do Produto.

TROCA = É o ato de obter um produto desejado dando alguma coisa em retribuição.

TRANSAÇÃO = É uma troca de valor entre duas ou mais partes

É a pratica de construções satisfatórias a longo prazo

Consumidores

Distribuidores

Revendedores

Fornecedores Funcionários

Empresa (praticante do MKT)

Concorrentes

Intermediários do Marketing

Mercado de usuários finais

É o processo de planejamento e execução da concepção,

preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais (KOTLER, 2008, PG32)

TAREFA: Influenciar o nível, o momento e a composição da demanda de maneira a ajudar a organização a atingir seus objetivos.

ORIENTAÇÕES das empresas para o MERCADO

Uma filosofia de negócios que enfatiza a produção e

Orientação para Produção entrega de produtos

Orientação para Vendas

Uma filosofia de negócios que concentra as atividades de Marketing na venda dos produtos disponíveis

ORIENTAÇÕES das empresas para o MERCADO

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