Métodos e Técnicas de Treinamento

Métodos e Técnicas de Treinamento

Curso: Ciências Contábeis

Professora: Carla Queiroz

Disciplina: Gestão de Talentos II

Data: 28 de março de 2011

Aluno(a): Luiza Moura Lustosa Elvas

  1. RESUMO

Métodos e Técnicas de Treinamento

É necessário para um treinamento em grupo que todos os participantes possuam conhecimento sobre o assunto a ser discutido, para obter opiniões individuais e assim sugerir propostas de alternativas para a solução do problema apresentado para por fim buscar um acordo de seus integrantes.

Existem inúmeras técnicas de treinamento em grupo as dinâmicas mais utilizadas são: As reuniões de debate, demonstração, dramatização, brainstorming, estudo de caso, painel, simpósio e jogo de empresa que são utilizadas para discussão, representação e apresentação de situações problemas existentes no cotidiano empresarial, são realizados em busca de novas ideias e sugestões para solução dos pontos fracos e aprimoramento das atividades desempenhadas.

O treinamento individual é uma auto-instrução realizada por meio de um ensino dirigido ao treinando, as técnicas mais utilizadas são: Treinamento no próprio serviço, onde é utilizado os materiais e recursos existentes para aprender a atividade a desempenhar, o rodizio de funções onde o funcionário passa por diversos cargos aprendendo todas as atividades executadas, e a instrução programa que é o ensino didático do simples para o complexo de forma gradativa.

O método de treinamento a distância se baseia num programa de auto-desenvolvimento, realizado onde quer que o treinando se encontre.

O método expositivo é a maneira mais comum utilizada pelas empresas, podendo ser fechada quando somente o apresentador discorre sobre o tema ou aberta quando os ouvintes podem participar dos debates.

As técnicas expositivas de treinamento divide-se em palestra que é um processo complementar não sendo recomendável somente a sua utilização e a conferência que é semelhante à palestra e utilizada em várias funções.

As técnicas de treinamento quanto ao uso são orientadas para o conteúdo utilizado para a transmissão de conhecimento e informação e as orientadas para o processo busca mudar atitudes e mudar relações interpessoais e a junção das duas técnicas é o treinamento misto. O treinamento de integração à empresa visa adaptar o ambiente ao novo empregado e o treinamento depois do ingresso no trabalho é realizado para que haja eficiência nas tarefas desempenhadas.

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O investimento realizado pelas organizações para o desenvolvimento dos seus funcionários tem sido constante em virtude do aumento da competividades e os avanços tecnológicos, sendo necessárias pessoas bem treinadas e qualificadas para o sucesso da empresa.

Existem diverso métodos e técnicas de treinamento individual e em grupo, podendo ser simples ou complexos e cabe a cada empresa avaliar sua cultura, as diferentes necessidades e sua atual situação para determinar qual o método e quais as técnicas a se utilizar.

1

Comentários