prova 1 2 - Empreendedorismo

prova 1 2 - Empreendedorismo

(Parte 1 de 3)

A decisão sobre o ponto (local) onde seu negócio vai funcionar é de extrema importância. Assim, podemos dizer que:

O produto só será vendido se os consumidores tiverem facilidade para conhecê-lo e chegar até ele.

A definição do ponto (canal de distribuição) é um fator preponderante no sucesso ou fracasso da nova empresa. Portanto, deve-se analisar:

Quais são os hábitos dos clientes? Onde eles estão? Com o é a concorrência no local? como ela afetará seu negócio? O ponto será fixo ou móvel?

A estratégia de apresentação e a quantidade de páginas de um Plano de Negócios, dependem de qual será seu público alvo. Que tipo de Plano de Negócios deve ser utilizado quando se pretende buscar o aporte de grande quantidade de recursos financeiros?

Completo

A estrutura de um Plano de Negócios, em geral, deve especificar:

Capa, Sumário, Resumo executivo, Planejamento estratégico do negócio, Descrição da empresa, Produtos e serviços, Análise de mercado, Plano de marketing, Plano financeiro, Equipe de Gestão e Anexos.

A finalidade da Propaganda é:

Tornar o produto conhecido e quais benefícios ele trará ao consumidor.

A finalidade do Plano de Marketing é:

Ajuda a empresa a enxergar a melhor forma de atingir seus objetivos.

A maior preocupação existente no ensino superior é:

Forte orientação para o emprego.

A motivação, sua e da equipe, pode resultar no sucesso ou fracasso do empreendimento. Das alternativas abaixo, qual é a que melhor representa como devo demonstrar a motivação?

Ser dono do próprio negócio significa ter liberdade, definir seus próprios horários e não ter patrão. - Ser dono do próprio negócio significa transformar o sonho em realidade. - Ser dono do seu próprio negócio significa fazer o seu salário, trabalhar pesado e administrar riscos.

todas as respostas estão corretas.

A Pesquisa de mercado ajudará o empreendedor a:

Conhecer o perfil do cliente em potencial.

A pesquisa de mercado poderá informar:

O interesse por parte do consumidor em potencial de um novo produto/serviço; - O perfil do consumidor em potencial; - A situação financeira (renda) do mercado pretendido.

Todas as alternativas esão corretas.

A visão do futuro é um dos mais fortes motivadores do desempenho individual e coletivo. Como este desempenho pode ser aproveitado pelas empresas?

Empresas inovadoras aproveitam a criatividade e a energia de suas equipes e desenvolvem em conjunto visões compartilhadas do futuro.

Ao definir Fornecedores em seu Plano de Negócios, você deve levantar informações como:

Estabelecer a localização dos fornecedores, quais os motivos que levaram a escolha dos mesmos, quais os seus pontos fortes e fracos e qual o nível de qualidade de seus produtos.

Ao definir o negócio, devo estar atento a: Descrever o negócio, deixando evidente o que está sendo desenvolvido. - A definição precisa do futuro negócio. - Usar o bom senso. Não aumentar nem diminuir suas vantagens sem embasamentos ou fundamentos.

Todas as respostas estão corretas.

Ao elaborar um Plano de Negócios é crucial que você se preocupe com seus concorrentes. Que tipo de informações devem estar claras a respeito dos mesmos na projeção do seu negócio?

Deve-se preocupar-se em identificar quais são os principais concorrentes, onde se localizam e qual o seu posicionamento no mercado.

Ao elaborar um Plano de Negócios, por que é preciso analisar o mercado fornecedor?

Para ver se existem fornecedores que garantam o abastecimento constante dos produtos necessários e, ainda, com preços adequados, bons prazos de pagamento, quantidade suficiente para atender à demanda e qualidade de acordo com os padrões exigidos.

Ao ensinar empreendedorismo os cursos devem focar: (1) Identificação e entendimento das habilidades do empreendedor. (2) Como ocorre a inovação e o processo empreendedor. (3) Numa visão cartesiana dos sistemas produtivos e da relação empresa / funcionário. (4) Na importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico. (5) Como preparar e utilizar um plano de negócios. (6) Como identificar fontes e obter financiamento para o novo negócio. (7) Como gerenciar e fazer a empresa crescer. (8) Composição e dinâmica das bolsas de valores para criação de empresas de capital aberto.

1,2,4,5,6,7

Ao estruturar sua equipe de trabalho:

Analise seus sócios e os principais funcionários; sua formação, conhecimentos e experiências serão fundamentais para o sucesso do negócio.

Ao pretender instalar um negócio é necessário conhecer a fundo a concorrência. O empreendedor deve:

saber quais são seus concorrentes, onde estão localizados, seus pontos fortes e fracos, qual o espaço que ocupam no mercado e qual a vantagem/desvantagem que têm em relação aos produtos/serviços que serão oferecidos por você.

Ao se definir pela escolha do ramo de negócio, você deve levar em consideração uma série de fatores. Contudo, a resposta correta e mais completa corresponde:

Experiência profissional, mercado fornecedor, mercado consumidor, recursos humanos e financeiros, localização e ponto de venda.

Assinale a alternativa que preenche os espaços em branco nas sentenças abaixo: Conceito de si é a principal fonte de _________________. É a forma segundo a qual a pessoa se vê. É a ____________________ que tem de si mesma. A auto-imagem irá influenciar fortemente o __________________ do indivíduo. No conceito de si estão contidos os _______________ de cada um, sua forma de ver o _______________ a motivação.

criação, imagem, desempenho, valores, mundo, motivação.

Assinale a alternativa que preenche os espaços em branco nas sentenças abaixo: O empreendedor assume _______________ ___________________: gosta do risco, mas faz tudo para minimizá-lo. É _______________ e criativo. (Inovação é relacionada ao produto. É diferente da invenção, que pode não dar consequência a um produto).

riscos, calculados, inovador

Assinale a alternativa que preenche os espaços em branco nas sentenças abaixo: O empreendedor cria método próprio de _________________: aprende a partir do que faz; _______________ e ___________________ são determinantes para explicar seu interesse. Aprende indefinidamente.

aprendizagem, emoção, afeto.

Assinale a alternativa que corresponde à teoria visionária de Filion:

"Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões."

As empresas geradoras do maior número de empregos são:

As micro e pequenas empresas.

Chamamos de investimentos os gastos de capital que o empreendedor precisará realizar para viabilizar materialmente seu negócio. Esta infra-estrutura visa:

Possibilitar a arrancada e o início das operações.

Com a elaboração de um Plano de Negócios é possível se obter várias informações. Considerando V para Verdadeiro e F para Falso, qual a resposta abaixo que identifica a seqüência correta sobre as seguintes afirmações: - Identificar riscos, pontos fortes e fracos da empresa, conhecer o mercado e definir estratégias de marketing. - Identificar pontos fortes e fracos, determinar com certeza o desempenho financeiro a longo prazo e avaliar investimentos. - Identificar pontos fortes e fracos em relação à concorrência. - Avaliar o retorno sobre o capital investido.

V, F, V e V

Como o Empreendedor pode criar oportunidades de negócio? Quais são suas fontes de inspiração?

Experiência em empregos anteriores, pesquisa universitária, olhar o que acontece nas ruas, idéias que deram certo em outros lugares, sua experiência como consumidor, mudanças demográficas e sociais e novas aplicações de capacidades e habilidades pessoai.

Correlacione de forma correta, cada seção o plano de negócios com os sub-topicos correspondentes:

[A] Negócio [4] Definição do Negócio, Equipe e Oportunidade.

[B] Produto/Serviço [1] Definição do Produto/Serviço, Vantagem Competitiva e Preço.

[C] Mercado [2] Clientes, Fornecedores e Concorrentes.

[D] Plano de Marketing [3] Propaganda e Ponto (Canal de Distribuição).

Correlacione cada característica transformadora com a frase que lhe conceitua corretamente: [A] Auto-confiança [3] A pessoa acredita em si mesma, se julga capaz de realizar projetos. [B] Liderança [2] Capacidade q o indivíduo tem de influenciar um grupo p/ a concretização de um[C] Energia [4] Capacidade de iniciar projetos, estar sempre disposto p/ realização de objetivos.[D] Visão de oportunidade [1] Capacidade d perceber situações oportunas em determinado momento. objetivo. [A, 3], [B, 2], [C, 4] e [D, 1]

Desemprego estrutural:

É o efeito representado na economia pelos processos de automatização e robotização.

De acordo com Dolabela (2001), o método de ensino do empreendedorismo tem como essência:

O sonhar e o buscar a realização de um sonho. Nesse sentido, propõe-se ao acadêmico o desenvolvimento de um projeto a partir de uma proposta do professor, com a possibilidade de que o aluno crie o seu próprio projeto, usufruindo da força didática dessa ação

De acordo com Pinchot, (1989), empreendedorismo é:

A necessidade de realizar, que não é necessariamente estabelecida na infância e pode ser desenvolvida em qualquer ponto da vida, dados o desejo e a oportunidade.

Dos conceitos de empreendedorismo listados abaixo, qual deles representa o entendimento mais atual sobre este tema?

É a criação de uma organização econômica inovadora com o propósito de obter lucratividade ou crescimento sob condições de risco e incerteza.

(Parte 1 de 3)

Comentários