Atividade sistema cardiorespiratorio

Atividade sistema cardiorespiratorio

UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNEB – ENIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA

CURSO – EDUCAÇÃO FÍSICA

AUTOR - FRANKLIN WILLIAM MATA SOUZA

Atividade de Anatomia

A anatomia do Sistema Cardiorrespiratório

VALENÇA/2010

Controlar bom funcionamento do sistema respiratório é evitar problemas muitas vezes gravíssimos para professores de Educação Física, alunos e atletas, uma vez que os seus principais órgãos; coração e pulmão trabalham interligados.

Enviando sangue para todas as partes do corpo onde é necessário o sistema circulatório trabalha em conjunto com o respiratório, o que é de grande importância, para que sejam evitadas lesões, muitas vezes gravíssimas, provocadas pelo mau funcionamento desse sistema no corpo, como trombose, asma, varizes, arritmia cardíaca, o que é perigosíssimo, pois lesões cardíacas muitas vezes levam o atleta à morte.

O sistema cardiovascular inclui dois circuitos: . o pulmonar, que se inicia no ventrículo direito e impulsiona o sangue venoso, para a artéria pulmonar, na direção dos pulmões, local onde se dá a hematose. Depois, o sangue arterial regressa ao coração, pelas veias pulmonares, entrando pela aurícula esquerda.

Ensinar ao aluno/atleta o controle da respiração durante as atividades físicas é proporcionar ao mesmo uma melhor performance física, prolongando seu bom desempenho atlético, evitando dores musculares e a fadiga muscular prematura.

No sistema respiratório, tudo deve estar em perfeita sintonia e funcionamento, vias respiratórias enviando oxigênio para o cérebro e para todas as outras partes do corpo que necessitam do mesmo, e em conjunto com o sistema respiratório o sistema cardiovascular com suas veias, artérias, válvulas, devem irrigar o corpo com sangue, transportando assim a energia necessária para a atividade física.

Um aluno e ou atleta com determinadas enfermidades respiratórias e ou cardiorrespiratórias deve se prevenir para que não seja acometido por maus súbitos como; paradas cardíacas, paradas respiratórias, ou cardiorrespiratórias que muitas vezes levam à morte.

Nesse contexto entra o papel do profissional de Educação Física, fazendo uma boa análise histórica do aluno, observando se o mesmo tem alguns dos problemas citados no parágrafo anterior ou se até mesmo na sua família existem antecedentes desse tipo de problemas, o que o leva a uma condição de risco, pois há grande probabilidade desse individuo herdar dos seus antecessores a mesma enfermidade.

Bibliografia

BibliografiaDiciclopédia 2004 ANTUNES, Cristina, e outros, Descobrir a Terra –Viver melhor na Terra, 3ºCiclo, Areal Editores, 1ª edição, 2004. http://www.notapositiva.com

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