Lista 4 - Estática (1)

Lista 4 - Estática (1)

Lista 4 – Estática: Equilíbrio do Ponto Material e Corpo Extenso Professor: Washington

Observação: Nos exercícios utilize 2/10smg

1) Na figura ao lado o corpo suspenso tem massa igual a 2kg. Os fios têm pesos desprezíveis e o sistema está em equilíbrio estático. Determine as trações nos fios AB e BC.

2) No sistema em equilíbrio esquematizado, o fio BC deve permanecer horizontal. Os fios e a polia são ideais. Sendo M1=3Kg, determine o peso do bloco 2 e a tração no fio AB.

3) Determine o módulo da resultante do sistema de forças que age sobre a partícula da figura ao lado.

4) Os antigos romanos foram os primeiros a usar extensivamente o arco arquitetônico em suas construções. A propriedade mais notável do arco é que as pedras que o compõem permanecem em equilíbrio devido somente às forças mútuas de contato, sem necessidade de argamassa para cimentá-las umas às outras. Considere que o arco representado na figura ao lado está, desse modo, em equilíbrio e que cada uma de suas pedras pesa 150N.

Determine a direção e o sentido da resultante das forças que as pedras laterais D e E exercem sobre a pedra central C e calcule seu módulo.

5) O corpo representado ao lado tem peso 40N. Ele é mantido em equilíbrio por meio do fio ideal AB de comprimento 50cm e pela ação da força horizontal F. Sabendo-se que a distância BC é igual a 30cm, determine a tração no fio e a intensidade da força.

6) Determine nas figuras abaixo os momentos das forças dadas em relação ao ponto O.

7) Uma barra homogênea de peso 100N é articulada em A e mantida em equilíbrio por meio do fio BC. Em B é suspenso um peso de 200N. Determine a intensidade da força que traciona o fio BC e a reação da articulação A.

8) Uma esfera de peso P=10V3N e raio R está suspensa por meio de um fio inextensível de comprimento L=R e apóia-se em uma parede vertical sem atrito. Determine a força de tração no fio e a força que a parede aplica na esfera.

9) A barra BD é mantida horizontalmente pela corda AC e é articulada em B. Qual é a reação do pino e qual é a tração na corda, sendo desprezível o peso da barra?

10) O centro de gravidade de uma placa quadrada não-homogênea coincide com o ponto G. Determine a tangente do ângulo entre a vertical e o lado AB quando a placa, em equilíbrio, é suspensa por A.

Respostas:

2) a) N330, b) 60N

3) 100N 4) vertical, para cima, 150N

Comentários