Conceitos Basicos da Qualidade

Conceitos Basicos da Qualidade

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CAPÍTULO 2 CONCEITOS BÁSICOS DA QUALIDADE INDUSTRIAL

Egípcio Imhotep (pai do controle do processo antigo):

Os Gregos e os Persas: SUCESSO DAS OPERAÇÕES MILITARES

Os Romanos:

A Idade Média:

A Conexão Huntsman:

A Fundição SOHO

Tabela 1: Componentes da Qualidade Total

Dimensões da Qualidade

Total Pessoas Atingidas

Produto/Serviço

Qualidade Rotina

Cliente, Vizinho

Custo

Custo Preço

Cliente, Acionista,

Empregado e Vizinho

EntregaLocal certo

Prazo certo

Quantidade certa

Cliente

MoralEmpregados Empregado

Qualidade Total

(Para satisfazer as necessidades das pessoas)

Empregados

Segurança Usuários

Cliente, Empregado e Vizinho

TQC – “Total Quality Control” JAPÃO

Estabelecimento de padrões que atendam as necessidades dos consumidores necessidades das

Manutenção dos padrões de atendimento ao consumidor

Melhoramento dos padrões de atendimento ao consumidor

1. Qualidade: esta dimensão está diretamente ligada à satisfação do cliente interno ou externo.

2. Custo: custo final do produto ou serviço e custos intermediários (de compras, de vendas, do recrutamento e seleção).

3. Entrega: medidas as condições de entrega dos produtos ou serviços finais e intermediários de uma empresa

4. Moral: esta é uma dimensão que mede o nível médio de satisfação de um grupo de pessoas.

5. Segurança: sob esta dimensão avalia-se a segurança dos empregados e a segurança dos usuários dos produtos ou serviços.

b) Domínio da qualidade

a) Necessidades do cliente Lucro contínuo c) Identificação e solução de pontos críticos d) Decisão com dados e com base em fatos e) Gerenciamento preventivo f) Redução das dispersões através do isolamento de suas causas fundamentais g) O CLIENTE É O REI h) Prevenção de problemas na origem i) Sem repetição de problemas j) Respeito aos empregados k) Definição e garantia da execução da Visão e Estratégia da Alta Direção da empresa.

Política da Qualidade

Objetivos da Qualidade

Sistema da Qualidade

Organização da Qualidade

Garantia da Qualidade

Planejamento da Qualidade

Controle da Qualidade

Auditoria da Qualidade

PLANEJAMENTO DA QUALIDADE “Ofensivo” “Defensivo”

Product Out Market In

“carro confortável”

Quality Function Deployment” (QFD):

“roupa fresca” “caneta macia”

“Qualidade é adequação ao uso” ( J. M. Juran)

“Qualidade é o conjunto de características do produto ou serviço tanto de engenharia, comercialização, fabricação, quanto de manutenção, através das quais o produto ou serviço em uso satisfará as expectativas do consumidor” (A. Feiguenbaun)

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