A Manobra de Leopold

A Manobra de Leopold

MANOBRA DE LEOPOLD

Tem por finalidade a identificação da situação e a apresentação fetal por meio de palpação obstétrica. É realizada em quatro tempos consecutivos e procura localizar os pólos cefálico, pélvico e o dorso fetal.

O instrumento para a realização dessa manobra é a mão do examinador. Ela deverá estar aquecida, relaxada e sensível ao tocar o abdome da gestante.

  • A primeira manobra determina a altura do útero e a sua relação com os pontos de referência no abdome materno: sínfise púbica, cicatriz umbilical e rebordos costais.

  • A segunda manobra realiza o diagnóstico da posição fetal em: longitudinal (a mais comum), oblíqua e transversa.

  • A terceira manobra realiza o diagnóstico da apresentação fetal que é o pólo fetal (cefálico ou pélvico).

 

  • Atenção: a situação transversa e a apresentação pélvica em final de gestação podem significar risco no parto. Nesses casos devemos referir a gestante para parto hospitalar

  • A quarta manobra determina a altura do pólo cefálico e o seu grau de flexão e deflexão.

REGRA DE NAEGELE

É o cálculo do possível dia do parto, ex: Deve-se somar 7 dias à data da última menstruação e subtrair-se 3 meses dessa data para se ter uma previsão do possível dia do parto (ex. : Se a última menstruação ocorreu no dia 5 de Fevereiro de 2000, a data provável para o parto da criança é 12 de Dezembro de 2000).

PRÉ-TERMO, TERMO E PÓS-TERMO

Pré-Termo : Uma gestação que se encerre antes da 37ª semana

Termo é aquela que dura entre a 37ª semana e a 42ª semana incompleta.

Pós-Termo : duração de 42 semanas ou mais.

ABORTO E NATIMORTO

Aborto: Um aborto espontâneo é a perda de um feto por causas naturais antes da 20ª semana de gestação. Um concepto natimorto é a perda de um feto por causas naturais após a 20ª semana de gestação. O termo aborto é utilizado pelos médicos para designar tanto o aborto espontâneo como o aborto induzido (interrupção da gravidez realizada por um médico).

Natimorto: Denominação dada ao feto que morreu dentro do útero ou durante o parto,

Comentários