A importância da Administração Financeira

A importância da Administração Financeira

Aluno: Dayana Lacerda

Aluno: Thaiane Gomes

RA: 3855

RA: 3919

A importância da Administração Financeira e Orçamentária

Faculdades Fleming – Grupo Uniesp

Campinas - 2011

Sumário

  1. Introdução

A administração financeira é um conjunto de práticas administrativas que envolvem a análise e o planejamento das atividades financeiras de uma empresa com o objetivo de melhorar seus resultados e o lucro. Através desta gestão é possível visualizar a situação atual da empresa bem como planejar seu futuro a curto, médio e longo prazo.

O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da administração financeira e orçamentária nos dias atuais e como ela pode garantir o sucesso e a vantagem competitiva de uma organização.

Para continuarmos neste assunto é preciso entender o que representa a área financeira e orçamentária de uma empresa.

  1. A área Financeira e Orçamentária

Para continuarmos neste assunto é preciso entender o que representa a área financeira e orçamentária de uma empresa.

Esta área ocupa-se de todo o processo de transferência de fundos entre as organizações sendo responsável pelos orçamentos, previsões financeiras, administração de caixa, análise de crédito e de investimentos, captação de recursos.

O gestor financeiro precisa estar preparado para administrar os recursos da empresa de tal forma que o retorno aos acionistas seja suficiente para mantê-los como investidores, além de preocupar-se com a satisfação de seus clientes, consumidores e fornecedores internos e externos.

  1. Atribuições do gestor financeiro

Atualmente, com a grande competitividade do mercado e com as grandes mudanças no ambiente econômico a figura do administrador financeiro tornou-se cada dia mais necessária nas organizações e as atividades desempenhadas por este cada vez mais complexas.

Além das funções básicas de um administrador, de planejar e controlar as atividades da empresa, agora o administrador financeiro precisa também prever e decidir.

Para um profissional deste ramo é essencial que além de conhecer sua empresa, este conheça o mercado em que atua bem como a economia como um todo, visto que a partir da globalização, cada vez mais, as organizações sejam elas pequenas ou grandes sofrem influencias diretas das mudanças econômicas mundiais.

O administrador financeiro precisará conhecer sua empresa e ter a visão sistêmica da atividade para garantir que esta esteja sendo operada da forma mais eficiente possível. Precisará também conhecer o mercado financeiro afim de analisar e avaliar entre diversas propostas, qual o melhor investimento a se fazer e quando fazê-lo. Ser capaz de captar novos recursos também é essencial, além de saber analisar, planejar e prever os riscos envolvidos nas tomadas de decisão.

  1. A importância da Administração Financeira e Orçamentária

A globalização permitiu que as organizações pudessem aproveitar recursos materiais e humanos mais competitivos existentes em outros países e dessa forma reduzir custos e despesas. A utilização de tecnologias da informação também tem ajudado as organizações a otimizarem seus processos permitindo assim a melhor empregabilidade de seus recursos.

Com isso o mercado tronou-se muito mais competitivo, ao ponto que este processo possibilita que as organizações em geral sejam mais eficientes e com isso tenham chances parecidas

A partir daqui a administração financeira e orçamentária em cada organização passa a ser um importante fator competitivo.

O administrador que conseguir controlar, analisar, planejar e decidir de maneira mais assertiva fará com que sua organização seja mais competitiva no mercado.

Este precisará garantir que todo o processo realizado dentro de sua empresa seja o mais eficiente possível, sem falhas e sem perdas. Precisará ter domínio de mercado para analisar as melhoras propostas de crédito bem como as melhores formas de investimento além de acompanhar os resultados financeiros, implantando em tempo hábil as ações corretivas e propondo sempre ações de melhoria.

Em relação ao planejamento, precisará ser assertivo em suas previsões, considerando fatores como a situação do mercado, a situação atual e o histórico da empresa, bem como analisar os riscos envolvidos em cada decisão.

Com uma administração financeira e orçamentária eficiente, a empresa terá informações históricas e atuais sobre suas finanças e com isso, diante de uma mudança repentina, o administrador poderá tomar decisões rápidas e seguras, mantendo assim a organização estabilizada mesmo em momentos de crise.

Esta estabilidade trás confiança aos acionistas e atrai novos investidores, bem como facilita a tomada de crédito o que possibilita novos investimentos garantindo assim o crescimento da empresa.

  1. Conclusão

Diante de tudo que foi exposto podemos dizer que a Administração Financeira e Orçamentária nos dias atuais poderá definir o sucesso e a vantagem competitiva de uma organização em relação as demais presentes no mercado, ao ponto que torna a empresa mais eficiente e estável, garantindo assim sua sobrevivência mesmo em tempos de mudanças tão repentinas.

  1. Referências

GRODISKI, Henrique Ronne. A importância do planejamento e controle financeiro para o desempenho empresarial. Disponível em < http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-importancia-do-planejamento-e-controle-financeiro-para-o-desempenho-empresarial-386410.html>. Acesso em 30 de setembro de 2011

PLANTULLO, Vicente Lentini. O papel do administrador financeiro neste inicio de século XXI. Disponível em < http://www.cantareira.br/thesis2/v2n2/vicente.pdf>. Acesso em 30 de setembro de 2011.

ARAUJO, Elia Junior. A importância da gestão financeira em tempos de crise. Disponível em http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-importancia-da-gestao-financeira-em-tempos-de-crise/34270/. Acesso em 30 de setembro de 2011.

Comentários