51625186-919 - questoes - de - fisica - resolvidas

51625186-919 - questoes - de - fisica - resolvidas

(Parte 14 de 17)

227(UFAL) Para que a aceleração da gravidade num ponto tenha intensidade de 1,1m/s2 (nove vezes menor que na superfície da Terra), a distância desse ponto à superfície terrestre deve ser: a)igual ao raio terrestre b)o dobro do raio terrestre c)o triplo do raio terrestre d)o sêxtuplo do raio terrestre e)nove vezes o raio terrestre

228(UE Sudoeste da Bahia-BA) Um planeta X tem massa três vezes maior que a massa da Terra e raio cinco vezes maior que o raio da Terra. Uma pessoa de massa 50kg deve pesar, na superfície do planeta X, aproximadamente:

a)40 Nc)50 Ne)80 N b)60 Nd)70 N

229(UFMG) Um corpo está situado ao nível do mar e próximo da linha do equador. Sejam mE e PE a massa e o peso do corpo nessa posição. Suponha que esse corpo seja transportado para as proximidades do pólo Norte, permanecendo, ainda, ao nível do mar.

Sejam mN e PN, os valores de sua massa e de seu peso nessa posição. Considerando essas informa- ções, pode-se afirmar que:

9R Terra

42 SIMULADÃO

230(U. Tocantins-TO) Um astronauta, em órbita da Terra a bordo de uma espaçonave, está submetido à ação da gravidade. No entanto, ele flutua em relação aos objetos que estão dentro da espaçonave. Tal fenômeno ocorre porque:

a)O somatório das forças que atuam sobre a nave é igual a zero.

b)A formulação da questão está incorreta, pois eles não flutuam.

c)A velocidade centrífuga da nave é que torna inviável a queda.

d)O astronauta e tudo o que está dentro da nave “caem” com a mesma aceleração, em direção à Terra.

e)A Lua atrai a nave com uma força igual à da Terra, por isso a nave se mantém em equilíbrio, não caindo sobre a Terra.

231(Unicamp-SP) Um míssil é lançado horizontalmente em órbita circular rasante à superfície da Terra. Adote o raio da Terra R 6400km e, para simplificar, tome 3 como valor aproximado de .

a)Qual é a velocidade de lançamento? b)Qual é o período da órbita?

232(Cefet-PR) Dois satélites artificiais giram em torno da Terra em órbitas de mesma altura. O primeiro tem massa m1, e o segundo, massa 3m1. Se o primeiro tem período de 6 h, o período do outro será, em horas, igual a:

a)18d) 63

233(Inatel-MG) Um satélite permanece em órbita circular terrestre de raio R com velocidade tangencial v. Qual deverá ser a velocidade tangencial desse satélite para permanecer em órbita circular lunar de mesmo raio R? Considere a massa da Lua 81 vezes menor que a da Terra.

234(UFRJ) A tabela abaixo ilustra uma das leis do movimento dos planetas: a razão entre o cubo da distância D de um planeta ao Sol e o quadrado do seu período de revolução T em torno do Sol é constante. O período é medido em anos e a distância em unidades astronômicas (UA). A unidade astronômica é igual à distância média entre o Sol e a Terra.

Um astrônomo amador supõe ter descoberto um novo planeta no sistema solar e o batiza como planeta X. O período estimado do planeta X é de 125 anos. Calcule:

a)a distância do planeta X ao Sol em UA b)a razão entre a velocidade orbital do planeta X e a velocidade orbital da Terra

235(Fuvest-SP) Estamos no ano de 2095 e a “interplanetariamente” famosa FIFA (Federação Interplanetária de Futebol Amador) está organizando o Campeonato Interplanetário de Futebol, a se realizar em Marte no ano 2100. Ficou estabelecido que o comprimento do campo deve corresponder à distância do chute de máximo alcance conseguido por um bom jogador. Na Terra esta distância vale

LT 100m. Suponha que o jogo seja realizado numa atmosfera semelhante à da Terra e que, como na

Terra, possamos desprezar os efeitos do ar, e ainda, que a máxima velocidade que um bom jogador consegue imprimir à bola seja igual à na Terra. Suponha que MMMT 0,1 e

RRMT 0,5, onde M e RM são a massa e o raio de Marte e MT e RT são a massa e raio da Terra.

a)Determine a razão ggMT entre os valores da ace- leração da gravidade em Marte e na Terra.

b)Determine o valor aproximado LM, em metros, do comprimento do campo em Marte.

c)Determine o valor aproximado do tempo tM, em segundos, gasto pela bola, em um chute de máxi- mo alcance, para atravessar o campo em Marte (ado-

236(UnB-DF) O estabelecimento das idéias a respeito da gravitação universal é considerado uma das conquistas mais importantes no desenvolvimento das ciências em geral e, particularmente, da Física. A sua compreensão é fundamental para o entendimento dos movimentos da Lua, dos planetas, dos satélites e mesmo dos corpos próximos à superfície da Terra.

Planeta Mercúrio Vênus Terra Marte Júpiter Saturno

Suponha que o Sol esteja no centro comum das órbitas circulares dos planetas.

SIMULADÃO 43

Em relação a esse assunto, julgue os itens abaixo. a)Para que a Lua descreva o seu movimento orbital ao redor da Terra, é necessário que a resultante das forças que atuam sobre ela não seja nula.

b)Um satélite em órbita circular ao redor da Terra move-se perpendicularmente ao campo gravitacional terrestre.

c)A força gravitacional sobre um satélite sempre realiza trabalho, independentemente de sua órbita ser circular ou elíptica.

d)Um corpo, quando solto próximo à superfície terrestre, cai em direção a ela pelo mesmo motivo que a Lua descreve sua órbita em torno da Terra.

237(MACK-SP) Querendo-se arrancar um prego com um martelo, conforme mostra a figura, qual das forças indicadas (todas elas de mesma intensidade) será mais eficiente? a) A d) D b) B e) E c) C

238(UERJ) Para abrir uma porta, você aplica sobre a maçaneta, colocada a uma distância d da dobradiça, conforme a figura abaixo, uma força de módulo F perpendicular à porta. Para obter o mesmo efeito, o módulo da força que você deve aplicar em uma maçaneta colocada a uma distância d2 da dobradiça desta mesma porta, é:

a) F 2 b) F c) 2F d) 4F

239(UFSM) Segundo o manual da moto Honda CG125, o valor aconselhado do torque, para apertar a porca do eixo dianteiro, sem danificá-la, é 60 Nm.

Usando uma chave de boca semelhante à da figura, a força que produzirá esse torque é:

a)3,0 Nd)60,0 N b)12,0 Ne)300,0 N c)30,0 N

240Dois homens exercem as forças F1 80 N e F2 50 N sobre as cordas. a)Determine o momento de cada uma das forças em relação à base O. Qual a tendência de giro do poste, horário ou anti-horário? b)Se o homem em B exerce uma força F2 30 N em sua corda, determine o módulo da força F1, que o homem em C deve exercer para evitar que o poste tombe, isto é, de modo que o momento resultante das duas forças em relação a O seja nulo.

241Ricardo quer remover o parafuso sextavado da roda do automóvel aplicando uma força vertical F 40 N no ponto A da chave. Verifique se Ricardo conseguirá realizar essa tarefa, sabendo-se que é necessário um torque inicial de 18 Nm em relação ao eixo para desapertar o parafuso. Dados: AC 0,3m e AD 0,5m

20 cm F F

4 SIMULADÃO

242O lado do triângulo eqüilátero da figura mede momento do binário resultante que age no triângulo seja de 600 Nm no sentido horário.

243Na pesagem de um caminhão, no posto fiscal de uma estrada, são utilizadas três balanças. Sobre cada balança são posicionadas todas as rodas de um mesmo eixo. As balanças indicaram 30000N, 20000N e 10000N.

A leitura da balança indica a força que o pneu exerce sobre a estrada. Substitua esse sistema de forças por uma força resultante equivalente e determine sua localização em relação ao ponto A.

244(UERJ) Uma fotografia tirada de cima mostra a posição de 4 leões dentro da jaula, como indica o esquema abaixo.

(Parte 14 de 17)

Comentários