Resolução de Exercícios (Resíduos Sólidos) - Aula 1 e 2

Resolução de Exercícios (Resíduos Sólidos) - Aula 1 e 2

7/10/2011

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Resolução de exercícios – Aula 1 e 2

UNIDADE INTEGRADA SESI E SENAI

Professor: Eder de Souza Araújo

Curso: Metalurgia

Andrea de Freitas Fernandes Santos e Jimmy Ribeiro de Souza

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Resolução de exercícios – Aula 1 e 2

1 – Qual a definição de resíduos sólidos?

São restos, ou lixo, gerado pelas atividades do ser humano que não há nenhuma utilidade.

2 – A origem é o principal elemento para a caracterização dos resíduos sólidos. Quais os diferentes tipos de resíduos sólidos podem ser agrupados? Explique três deles.

Podem ser agrupados os resíduos sólidos de origem domiciliar, comercial e público. Porque serão descartados no mesmo local, aterros sanitários.

3 – Quantas características físicas possuem os resíduos sólidos? Explique três delas.

Possuem cinco características físicas.

- Teor de umidade: representa a quantidade de água presente no lixo, medida em percentual do seu peso. Este parâmetro se altera em função das estações do ano e da incidência de chuvas, podendo-se estimar um teor de umidade variando em torno de 40 a 60%.

- Compressividade é o grau de compactação ou a redução do volume que uma massa de lixo pode sofrer quando compactada. Submetido a uma pressão de 4kg/cm², o volume do lixo pode ser reduzido de um terço (1/3) a um quarto (1/4) do seu volume original.

- Peso específico aparente é o peso do lixo solto em função do volume ocupado livremente, sem qualquer compactação, expresso em kg/m3. Sua determinação é fundamental para o dimensionamento de equipamentos e instalações. Na ausência de dados mais precisos, podem-se utilizar os valores de 230kg/m³ para o peso específico do lixo domiciliar, de 280kg/m³ para o peso específico dos resíduos de serviços de saúde e de 1.300kg/m³ para o peso específico de entulho de obras.

4 – Comente duas das características químicas dos resíduos sólidos.

- poder calorífico indica a capacidade potencial de um material desprender determinada quantidade de calor quando submetido à queima. O poder calorífico médio do lixo domiciliar se situa na faixa de 5.000kcal/kg.

- Composição química consiste na determinação dos teores de cinzas, matéria orgânica, carbono, nitrogênio, potássio, cálcio, fósforo, resíduo mineral total, resíduo mineral solúvel e gorduras.

5 – Fale a respeito das características biológicas dos resíduos sólidos e explique uma das vantagens dela.

As características biológicas do lixo são aquelas determinadas pela população microbiana e dos agentes patogênicos presentes no lixo que, ao lado das suas características químicas, permitem que sejam selecionados os métodos de tratamento e disposição final mais adequado.

6 – Cite os processos de determinação das principais características físicas dos resíduos sólidos.

• Preparo da amostra

• Determinação do peso específico aparente

• Determinação da composição gravimétrica

• Determinação do teor de umidade

• Cálculo da geração per capita

7 – Fale da importância do acondicionamento adequado dos resíduos sólidos.

• evitar acidentes;

• evitar a proliferação de vetores;

• minimizar o impacto visual e olfativo;

• reduzir a heterogeneidade dos resíduos (no caso de haver coleta seletiva);

• facilitar a realização da etapa da coleta.

8 – Comente a respeito do Resíduo Sólido de Saúde e Resíduo Sólido. Por que não devem ser adicionado no mesmo local?

Não devem ser acondicionados no mesmo local porque os resíduos sólidos de saúde são separados na origem, o lixo infectante dos resíduos comuns, uma vez que o primeiro representa apenas de 10 a 15% do total de resíduos e o lixo comum não necessita de maiores cuidados. A falta de cuidados com o manuseio do lixo infectante causa infecção hospitalar.

9 – Comente sobre o acondicionamento incorreto dos resíduos sólidos e os danos ambientais.

O acondicionamento incorreto dos resíduos sólidos dificulta a qualidade da operação de coleta e transporte do lixo, pode provocar acidentes, proliferação de vetores de doenças infectocontagiosas, e fica inviável efetuar a coleta seletiva do lixo.

Infelizmente, o que se verifica em muitas cidades é o surgimento espontâneo de pontos de acumulação de lixo domiciliar a céu aberto, expostos indevidamente ou espalhados nos logradouros, prejudicando o ambiente e arriscando a saúde pública.

Comentários