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Aula 3 - estrutura organizacional e os serviã?os de enfermagem, Notas de aula de Enfermagem

Estrutura organizacional e os serviços de enfermagem

Tipologia: Notas de aula

2011
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Compartilhado em 20/10/2011

sonalie-joanne-11
sonalie-joanne-11 🇧🇷

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Baixe Aula 3 - estrutura organizacional e os serviã?os de enfermagem e outras Notas de aula em PDF para Enfermagem, somente na Docsity! ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM Profª Enfª Espª Viviane C. Cardoso Francisco vivicarfran@seama.edu.br AULA 3 SERVIÇO DE ENFERMAGEM (S.E) - grupo organizado de pessoas, onde é grande o número, a complexidade e a diversidade das atividades realizadas;  Necessidade da divisão e distribuição do trabalho entre os seus elementos e as relações entre eles; Os esforços são para o alcance do objetivo proposto - prestação da assistência de enfermagem;  Exemplificando!!! Uma estrutura é considerada informal quando funcionário de diferentes unidades de um hospital se encontram e trocam informações sobre assuntos da instituição, sem passar através das linhas formais de comunicação, ou ainda quando um subordinado influi na decisão do chefe, de forma sistemática, devido ao relacionamento de amizade existente entre eles. A estrutura informal, muitas vezes surge pelo fato de a estrutura formal reagir lentamente às mudanças;  Capaz de contornar os problemas que não estão sendo resolvidos pela estrutura formal; Os padrões de relações informais são extremamente diversos;  perfeita harmonia ou  completa oposição; dependendo do grau de motivação do grupo em relação aos objetivos da instituição. Aspectos Relativos à Estrutura Organizacional Na definição da estrutura organizacional do S.E, devem ser considerados:  a filosofia e os objetivos do S.E,  o volume e a complexidade das atividades a serem executadas,  os recursos disponíveis e  as características desejáveis na estrutura. ORGANOGRAMA  É a representação gráfica da estrutura, ou seja, a representação gráfica dos órgãos e relações de autoridade existentes entre eles, indicando os órgãos por meio de retângulos, e as relações de autoridades por meio de linhas.  Essas linhas, que ligam os órgãos entre si, indicam as interações formais prescritas.  Elas mostram limitações na representação da estrutura, uma vez que o organograma mostra apenas uma dimensão dos muitos tipos de relação que existem entre os elementos ou órgãos de uma organização.  ESPECIALIZAÇÃO HORIZONTAL  Corresponde á especialização de atividades e de conhecimentos acarretando um maior número de órgão no mesmo nível hierárquico.  É também conhecida pelo nome de departamentalização, que é o processo de reunir as atividades para fins administrativos segundo critérios previamente estabelecidos. Denominada de processo funcional, ocorrendo em todos os níveis hierárquicos e caracteriza-se pelo crescimento horizontal do organograma. ESPECIALIZAÇÃO HORIZONTAL  Especialização horizontal com desdobramento de órgão no mesmo nível Hierárquico. Diretoria do Serviço de Enfermagem Seção de Enfermagem Médica Seção de Enfermagem Cirúrgica Seção de Enfermagem Especializada  Especialização Vertical e Horizontal simultaneamente. Departamento de Enfermagem Divisão de Enfermagem Médico- Cirúrgica Serviço de Enfermagem Médica Serviço de Enfermagem Cirúrgica Divisão de Enfermagem Materno-Infantil Serviço de Enfermagem Obstétrica Serviço de Enfermagem Pediátrica  A especialização vertical e horizontal constituem formas de divisão do trabalho;  Vertical: temos de autoridade e responsabilidade;  Horizontal (departamentalização): termo de diferenciação entre os diversos tipos de atividades executadas;  Posição Hierárquica do S.E na estrutura geral da Organização  Considerando a inserção do serviço de enfermagem na estrutura geral da organização, encontramos diferentes posições hierárquicas que vão desde a subordinação imediata a pessoas ou grupos deliberativos do hospital, até a subordinação á pessoa ou serviço tecnicamente diferente. HIERARQUIA  A nomenclatura utilizada, muitas vezes, também denota a hierarquia dos níveis: Nível Decisorial Nível Intermediário Nível Operacional Diretora da Divisão de Enfermagem Diretoras de Área Enfermeiras Chefes e demais categorias da equipe de enfermagem AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE A distribuição da autoridade e da responsabilidade entre os elementos dos diversos níveis da estrutura é representada pela hierarquia da organização formal. O poder de comandar diminui á medida que se vai do alto para baixo na estrutura hierárquica. A autoridade e responsabilidade fluem verticalmente em linha reta, do mais alto nível da organização ao seu nível mais baixo. Dentre as relações básicas de autoridade, encontram-se: Autoridade integral: quando o dirigente tem completa responsabilidade pelas atividades do órgão dirigido (denominada autoridade de mando ou autoridade de linha); Autoridade administrativa: quando o dirigente tem responsabilidade apenas pelas atividades administrativas do órgão dirigido; Autoridade técnica: quando o dirigente tem apenas responsabilidade técnica do órgão dirigido. AMPLITUDE DA SUPERVISÃO Também denominada de amplitude administrativa e extensão do controle.  Compreende o número de subordinados que uma pessoa pode supervisionar com eficiência. Devem ser levados em consideração o número de pessoas supervisionadas, a distância física entre elas e o tempo necessário (quantos elementos uma pessoa pode supervisionar, a que distância e em que tempo). A amplitude da supervisão varia de acordo com a situação, dependendo de fatores como similaridade das funções, proximidade física, complexidade do trabalho, competência dos subordinados, grau necessário de supervisão direta. Isso implica que nem todos os administradores têm o mesmo número de subordinados. Quanto maior a amplitude, maior o número de subordinados e, consequentemente, menor o grau de atenção e controle que o superior pode desenvolver sobre eles. AMPLITUDE DA SUPERVISÃO  A amplitude de supervisão está relacionada com a estrutura hierárquica. Diretora do Serviço de Enfermagem Enfermeira Chefe da Unidade Médica Enfermeira Chefe da Unidade Cirúrgica Enfermeira Chefe da Unidade Pediátrica Enfermeira Chefe da Unidade Obstétrica Enfermeira Chefe da Unidade de P.S  FORMALIZAÇÃO A formalização prescreve COMO, QUANDO e POR QUEM as atividades deverão ser executadas.  Representa o uso de normas na organização e corresponde ao grau em que normas, procedimentos, instruções e comunicações estão escritos. A formalização no S.E pode ser feita pela descrição de cargos e funções, de normas e rotinas, da padronização de procedimentos e pelas escalas de distribuição de pessoal.  É preciso analisar qual o nível necessário de formalização para o S.E., uma vez que isso pode funcionar como aspecto facilitador ou dificultador do desempenho dos indivíduos. Na maioria das vezes, as pessoas envolvidas não participam da sua elaboração, tornando a estrutura prescritiva e normativa, inibindo a criatividade e participação dos elementos integrantes. TIPOS DE ESTRUTURA Os tipos de estruturas de organização, podem ser explicados através das teorias de administração. A ESTRUTURA FORMAL: é explicada no processo histórico pela ênfase que naquele momento está sendo dada a uma ou mais variáveis organizacionais. As diferentes relações existentes nas organizações foram, por muito tempo, classificadas em três tipos básicos: Estrutura de organização funcional Estrutura de Organização linear Estrutura de organização linha- assessoria  Estrutura inovativa – tem como base a departamentalização matricial, que é a utilização de dois ou mais tipos de departamentalização sobre os mesmos membros de uma organização, sendo que um dos tipos normalmente é departamentalização por programa ou proojetos;  É uma forma de mantes as unidades funcionais, criando relações horizontais entre elas.  São dois principais fluxos de autoridade:  Fluxo Vertical: vários administradores funcionais;  Fluxo Horizontal: autoridade do projeto. Estrutura Matricial  Características:  BAIXO NÍVEL DE FORMALIZAÇÃO: trazem aspectos novos que tornam invíavel detalhar as atividades de cada função;  DUPLA OU MÚLTIPLA SUBORDINAÇÃO: determinado especialista responde ao mesmo tempo ao gerente da área técnica e ao gerente do projeto;  DIVERSIFICAÇÃO ELEVADA: alta taxa de mudanças dificulta a especialização( profissional deve conhecer um número maior de áreas técnicas);  COMUNICAÇÃO HORIZONTAL E DIAGONAL: elementos de áreas diferentes discutem problemas sem que a comunicação passe através de níveis hierárquicos (um elemento comunicar-se diretamente com um gerente de outra área) OBRIGADA!!!
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