Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Manutenção e Operação Frota, Notas de estudo de Engenharia de Manutenção

Manutenção e Operação de frota de Equipamentos que transportam concreto.

Tipologia: Notas de estudo

2011
Em oferta
30 Pontos
Discount

Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 25/10/2011

heverton-leao-9
heverton-leao-9 🇧🇷

4

(1)

1 documento

1 / 36

Discount

Em oferta

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Manutenção e Operação Frota e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia de Manutenção, somente na Docsity! UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA ALAILTON CAVALCANTE FEITOSA / 06021002001 HEVERTON LEÃO MELO / 06021007001 ESTUDO DE MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO DE FROTA DE UMA EMPRESA QUE FABRICA E TRANSPORTA CONCRETO. Belém 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA ALAILTON CAVALCANTE FEITOSA / 06021002001 HEVERTON LEÃO MELO / 06021007001 ESTUDO DE MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO DE FROTA DE UMA EMPRESA QUE FABRICA E TRANSPORTA CONCRETO. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Engenharia Mecânica - UFPA para obtenção do grau de Engenheiro Mecânico. Orientador: Prof. Carlindo Lins Pereira Filho. Belém 2010 "Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida." Provérbio Chinês RESUMO As investigações e estudos sobre o gerenciamento dos processos de manutenção e operação de frotas têm sido motivos de inúmeras pesquisas no cenário nacional cujo objetivo maior é a contínua diminuição dos custos e a elevação da qualidade e produtividade abrangendo principalmente as grandes e médias empresas. Este trabalho teve como objetivo estudar como a Empresa de Concreto, doravante chamada de empresa, desenvolve práticas de manutenção e operação na filial de Belém no Estado do Pará. Foram realizados estudos de casos com abordagens qualitativas e quantitativas, mediante utilização de pesquisas de campo, tanto de manutenção como de operação dos veículos. Os principais instrumentos para coleta de dados foram às entrevistas, as observações diretas e indiretas, as análises de documentos, tabelas, gráficos e manuais de manutenção dos fabricantes dos veículos bem como ordens de serviço utilizadas pela empresa, além de processos de trabalho no período de julho a setembro do ano de 2010. Os resultados das investigações e estudos mostram que a empresa vem desenvolvendo continuamente processos para a melhoria da manutenção e operação e consequentemente o atendimento aos seus clientes. As investigações e os estudos mostraram uma série de atributos e variáveis positivas evidenciando a importância de planejar as funções e tarefas, de trabalhar com foco no cliente, no aperfeiçoamento dos recursos humanos, financeiros, tecnológicos visando à maximização dos resultados para todos aqueles que direta ou indiretamente contribuem para o funcionamento e crescimento da empresa. Palavras Chaves: Frota, Manutenção e Operação. ABSTRACT The investigations and studies about the management of maintenance and operation of fleet have been subject of several researches, which the mainly goal is reduction of costs and increasing of quality and productivity, concerning mainly medium and big companies. This paper aimed studying how the Concrete Company, from now on called company, develops practices of maintenance and operation in its branch located in Belém – PA. It was perfumed case studies with qualitatively and quantitatively approaches, by using field researches for both maintenance and operation of vehicles. The mainly methods for data collecting were interviews, direct and indirect observations, documents analysis, tables, graphs, and fabricant maintenance manuals of the vehicles, as well as service orders of the company, besides the work processes from July to September, 2010. The results of the investigations and studies shows a great quantity of positive attributes and variables, evidencing the importance of planning the functions and tasks, of working focusing on the costumer, of the improvement of human resources, financial and technological seeking the maximization of the results for all of the people that directly or indirectly contribute for the development and success of the company. Keywords: Fleet, Maintenance and Operation. SUMÁRIO 1 Introdução ............................................................................................................. 11 2 Objetivo................................................................................................................. 11 3 Planos de manutenção atual .................................................................................. 12 3.1 Justificativa para aplicação ................................................................. 12 3.2 Observações e sugestões sobre o plano de manutenção .................... 24 3.3 Fatores que contribuem para o elevado consumo de combustível .... 26 3.4 Consumo de óleos lubrificantes ......................................................... 27 3.5 Consumo de pneus ............................................................................. 31 3.6 Consumo de outros elementos ........................................................... 31 3.7 Ferramentas e Instrumentos ............................................................... 32 3.8 Mão-de-Obra...................................................................................... 32 4 Sugestões para melhorar operação e manutenção para reduzir custos ................. 34 4.1 Operação dos veículos ....................................................................... 34 4.2 Manutenção dos veículos e equipamentos ......................................... 34 4.3 Ferramentas especiais ........................................................................ 34 4.4 Instrumentos ...................................................................................... 34 5 Considerações finais ............................................................................................. 35 6 Referências........................................................................................................... 36 11 1 INTRODUÇÃO Em todos os seguimentos de transporte a manutenção da frota é visto como um custo elevado para operacionalização do seguimento da empresa, seja qual for, logística, transporte de passageiros, transporte de cargas, entrega de mercadorias diversas ou neste caso, venda e entrega de concreto. Por esses motivos faz-se necessário que continuamente se desenvolvam técnicas e procedimentos para reduzir os custos de manutenção, pois se não houver uma mão- de-obra treinada e qualificada continuamente, bem como, um ferramental que possa ser utilizado para que os serviços sejam executados de forma segura e em menor tempo possível, com certeza o mau desempenho da equipe de manutenção será sentido e trará reflexos negativos para o pessoal de venda e da produção e com isso a empresa não atenderá satisfatoriamente seus clientes e os prejuízos serão com certeza sentidos e a equipe da manutenção será a grande vilã dessa história. Os levantamentos dos dados foram de acordo com as marcas, modelos e tipo de trabalho que cada veículo realiza, pois devem ser levados em consideração fatores relevantes como, por exemplo, veículos com motores equipados com bomba injetora e motores com injeção eletrônica. Todo o contexto da manutenção será analisado, desde o recebimento do veículo na oficina, abertura da ordem de serviço, análise e diagnósticos dos defeitos, desmontagem, montagem e liberação do veículo, alem disso, a avaliação técnica da mão-de-obra e do ferramental disponível para execução dos serviços. Todo o estudo é necessário para que se possa ter uma visão geral do funcionamento da manutenção e aonde vai poder se melhorar para alcançar o objetivo principal da gestão, isto é, a redução do custo e aumento da qualidade dos serviços e conseqüente, o aumento da produtividade da equipe de manutenção. Serão realizados também estudos técnicos operacionais para avaliar o nível de conhecimento dos operadores das betoneiras e bombas de concreto, pois se não houver uma operação treinada, certamente irá sobrecarregar o pessoal da manutenção e consequentemente não poderão cumprir com as metas, trazendo reflexos negativos para a produção e venda. 2 OBJETIVO O objetivo deste trabalho é detectar possíveis falhas na manutenção e operação da frota que estejam trazendo prejuízos à empresa e ao mesmo tempo sugerir correções para diminuir ou anular tais falhas. 12 3 PLANOS DE MANUTENÇÃO ATUAL 3.1 Justificativa Para Aplicação Os planos de manutenção atuais foram desenvolvidos através de observações e análises dos acontecimentos com os veículos no decorrer do dia a dia, sendo que os planos de manutenção de cada fabricante auxiliaram na montagem das atuais ordens de serviço de cada plano de manutenção. As fichas para realização das manutenções denominadas de OS (Ordem de Serviço) permitem que sejam controlados: o executor da revisão (campo para a assinatura do mecânico); numero da OS; alerta de segurança; data e hora de parada e liberação do veiculo; denominação do veiculo; diesel acumulado; tempo gasto para executar cada atividade (campo H/h) e os reparos executados (Executado “OK” e Não aplicável “NA”). O plano de manutenção dos veículos da empresa é baseado no consumo de combustível, pois as características de trabalho dependem do constante funcionamento do motor, ou seja, a rotação do balão da betoneira (um equipamento acoplado ao chassi do caminhão), uma vez que precisa estar em constante movimento para homogeneizar o concreto transportado, logo depende diretamente da rotação do motor do caminhão. Por esse motivo não foi possível aplicar o plano de manutenção baseado na quilometragem rodada devido à particularidade de operação da frota, pois o equipamento fica em constante funcionamento, porém sem haver deslocamento do veículo. A regulagem da rotação de trabalho do balão deve ser sistematizada em todas as revisões dos equipamentos, com o objetivo de ter uma rotação máxima de 16 RPM do balão para uma rotação máxima do motor diesel em torno 1700 RPM, devendo ser limitada no comando do acelerador da betoneira a máxima rotação do motor diesel, por causa dessa particularidade de operação o consumo de combustível se torna elevadíssimo, então caso fosse adotado as revisões por quilômetro rodado com certeza teria uma situação muito distante da real para os motores dos veículos e com isso poderia ocorrer grandes problemas neste componente. Para os demais componentes do trem de força (caixa de marchas e diferenciais), as revisões deveriam seguir o plano original dos fabricantes, isto é, por quilômetro rodado, porém também são executados pelo consumo de combustível. 15 Figura 1: Ordem de Serviço Nº 8663 (Pag: 03/03) Fonte: Empresa Concessionária do TCC. 16 Figura 2: Ordem de serviço Nº 2593 (Pag: 01/03) Fonte: Empresa Concessionária do TCC. 17 Figura 2: Ordem de serviço Nº 2593 (Pag: 02/03) Fonte: Empresa Concessionária do TCC. 20 Figura 3: Ordem de Serviço Nº 5582 (Pag: 02/04) Fonte: Empresa Concessionária do TCC. 21 Figura 3: Ordem de Serviço Nº 5582 (Pag: 03/04) Fonte: Empresa Concessionária do TCC. 22 Figura 3: Ordem de Serviço Nº 5582 (Pag: 04/04) Fonte: Empresa Concessionária do TCC. 25 Tabela 4: Consumo de Combustível de Agosto/2010 Fonte: Empresa Concessionária do TCC. TABELA DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL AGOSTO DE 2010 FROTA Km mensal Abast. Mensal (litros) Consumo Km/l BL-039 375 360 1,042 BM-045 372 385 0,966 BT-380 784 864 0,907 BT-929 724 752 0,963 BT-930 873 939 0,930 BT-1051 809 789 1,025 BT-1177 838 889 0,943 BT-1178 827 885 0,934 BT-1236 902 831 1,085 BT-1237 782 776 1,008 BT-1238 798 776 1,028 Média da Frota 0,985 Tabela 5: Consumo de Combustível de Setembro/2010 Fonte: Empresa Concessionária do TCC. TABELA DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL SETEMBRO DE 2010 FROTA Km mensal Abast. Mensal (litros) Consumo Km/l BL-039 320 325 0,985 BM-045 345 330 1,045 BT-380 1131 1.098 1,030 BT-929 605 521 1,161 BT-930 1.060 1.077 0,984 BT-1051 1.141 1.037 1,100 BT-1177 1.102 988 1,115 BT-1178 1.046 1.009 1,037 BT-1236 1.118 1.079 1,036 BT-1237 1.201 1.054 1,139 BT-1238 1.179 1.038 1,136 Média da Frota 1,070 26 Tabela 6: Check Lists – Quilometragem das Revisões Fonte: Manual eletrônico de manutenção da Volkswagen 3.3 Fatores Que Contribuem Para o Elevado Consumo de Combustível. Após análise dos caminhões que servem a frota, foram verificadas algumas situações adversas que contribuem para elevar o consumo de combustível da frota, principalmente das betoneiras, como pode se observar nos dados técnicos dos fabricantes, Tabela 7, os modelos VW-26-260E e Ford Cargo 2422 possuem capacidade técnica de peso bruto total (PBT) para 26t e 24t respectivamente, sendo que a tara dos veículos é de aproximadamente 12t e a carga de concreto que normalmente carregam é de 16t, fazendo com que sejam submetidos a um PBT de 28t, sendo assim os veículos de fabricação VW estão com 2t acima do PBT e o Ford Cargo com 4t, com isso o motor trabalha em regime forçado onde o aumento do consumo de combustível é inevitável, esse sobrepeso também contribui para o desgaste prematuro de componentes como pneus, suspensão, transmissão e rolamentos dos cubos de rodas e das lonas de freio, comprometendo a segurança, uma vez que a capacidade de frenagem fica reduzida quando o veículo transporta uma carga superior para a qual foi projetado. Outro agravante é que os veículos estão trafegando com excesso de peso conforme Resoluções 210/06, 258/07 e 289/08 do CONTRAN( Conselho Nacional de Trânsito) e Portaria 93/2008 do DENATRAN( Departamento Nacional de Trânsito), que regulamenta 27 como PBT máximo permitido para veículos de três eixos, um direcional(dianteiro) e dois em tândem(traseiros), é de 23.000 toneladas, pois acima disso os danos ao pavimento é proporcional ao excesso verificado, além é claro de está passível de multa de acordo com o CTB( Código de Trânsito Brasileiro). Tabela 7: Especificações Técnicas - Peso Fonte: Manual eletrônico de manutenção da Volkswagen Tabela 8: PBT Regulamentar para Veículos Trucados Fonte: Site do DENATRAN, www.denatran.gov.br Por conta dessa avaliação sugerimos à direção da empresa que antes das aquisições de novos veículos, se faça um estudo entre comprar unidades com maior capacidade técnica e regulamentar de carga (PBT) ou equipamentos e betoneiras mais leves. A escolha correta do tipo de equipamento certamente trará uma melhoria significativa no consumo de combustível e dos componentes, tais como: motor, caixa de marcha, diferencial, pneu, suspensão, transmissão e etc. Outra vantagem significativa é com relação à segurança e dirigibilidade, que com certeza deve ser melhorada. 30 Figura 5: Foto do motor que foi colocado no veículo BT-380 Fonte: Própria O veículo BT-930: Correção dos vazamentos. Observou-se que depois do reparo o consumo elevado de óleo do motor foi praticamente eliminado. Figura 6: Foto do depósito de lubrificantes Fonte: Própria 31 3.5 Consumo de Pneus Conforme levantamento constatou-se que a empresa não possui um controle de entradas e saídas de pneus, apesar de possuir um sistema informatizado de controle desse componente, esse não é utilizado, pois não há um profissional qualificado para alimentar o sistema com informações sobre a vida dos pneus desde aquisição, trocas, recapagem e baixa, dessa forma não há como obter o custo operacional de um dos maiores custos de uma frota que são os pneumáticos. O próprio mecânico é quem trocar e conserta alguns pneus sem ter conhecimento técnico para realizar um serviço de qualidade para reduzir o consumo desse componente e semanalmente confere e corrige a calibragem da pressão dos pneus nos veículos. Figura 7: Foto da borracharia e depósito de pneus Fonte: Própria 3.6 Consumo de outros elementos Quanto aos rolamentos dos cubos de rodas, cruzetas de transmissão, válvulas e lonas de freio e outros pequenos componentes, não há um controle específico que demonstre qual o consumo por veículo e muito menos da frota. 32 3.7 Ferramentas e Instrumentos A empresa não possui nenhum tipo de ferramenta especial para desmontagem, montagem e ajustes de certos componentes, tais como extratores de rolamentos, adaptadores para colocação dos retentores dos cubos de roda, torquímetro para ajustes de folgas e torque de porcas e parafusos ou até mesmo relógio comparador para verificações diversas como por exemplo o balanceamento ou empeno de árvores de transmissão ou do volante do motor, todos esses serviços são realizados de maneira improvisada, colocando em risco a segurança do executor como também muitas vezes comprometendo a vida útil das peças trocadas. Figura 8: Foto onde funciona o almoxarifado de peças e a ferramentaria Fonte: Própria 3.8 Mão-de-Obra Existe na empresa um mecânico e um auxiliar para trabalhar na manutenção e conservação dos veículos e equipamentos da empresa, para essa mão-de-obra não há uma programação de treinamento que forneça informações atualizadas sobre os veículos e equipamentos utilizados pela empresa, não há também um serviço de apontamento dos serviços realizados e dessa forma não se tem um real acompanhamento da produtividade e qualidade dos serviços realizados pela equipe de manutenção. 35 5 Considerações Finais Durante o período dos estudos realizados na empresa foram observados muitos pontos onde podem ser melhorada a qualidade e a produtividade das equipes de manutenção e operação dos veículos e equipamentos, pois o objetivo geral deste trabalho é de análise do sistema de manutenção e operação dentro de uma empresa de concreto e o objetivo específico é detectar os problemas existentes dentro desse processo produtivo da equipe, que realiza essa manutenção e operação, além de apontar sugestões que aprimorem todo o processo de execução dos serviços de manutenção e operação, porém as implantações dessas sugestões para alcançar os resultados que poderiam ser atingidos com as mudanças sugeridas dependem de aprovação e autorização da gerência geral de manutenção na matriz. 36 6 Referências VALENTE, Almir M.; PASSAGLIA, Eunice; NOVAES, Antônio Galvão. Gerenciamento de Transporte e Frotas. São Paulo, Editora Pioneira, 1997. MANUAL de Manutenção e Operação da Empresa. Minas Gerais, Edição própria, 2008. VOLKSWAGEN DO BRASIL, Manual Eletrônico de Manutenção com Precisão. São Paulo, Edição própria, 2009. VOLKSWAGEN DO BRASIL, Manual Eletrônico de Especificações Técnicas. São Paulo, Edição própria, 2009. DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito – Regulamenta normas e procedimentos para o trânsito de veículos em todo o Território Nacional. Disponível em: <http://www.denatran.gov.br>. Acesso em: 10 de outubro de 2010.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved