apostila libras basico

apostila libras basico

(Parte 4 de 5)

Símbolo de contato - deslize

Seta de movimento

Configuração de mão Símbolo de contato - Toque

ESTUDO DA LÍNGUA 4 Que dia é hoje?

Na Língua Brasileira de Sinais os advérbios também expressam circunstâncias como: lugar, tempo, modo, dúvida, afirmação, negação e intensidade; porém, deve-se ter cuidado com os enunciados e seus sentidos que muitas vezes a sinalização varia em apenas um parâmetro (movimento, locação, configuração de mão, orientação da mão e expressão facial). Os mais comuns são:

• 1 SEMANA

• 2 SEMANAS

• 3 SEMANAS

• 4 SEMANAS

• 1 MES

• 2 MESES

• 3 MESES

• 4 MESES

• 5 MESESCUIDADO! VEJA NO DVD

• 1 ANO

ATIVIDADE - 4

Responda rápido em Libras: (em caso de dúvidas pesquise)

1- Que dia da semana é hoje? 2- Em mês você nasceu? 3- Quais os dias que você trabalha? 4- Quais os dias que você descansa? 5- Qual o ano do seu nascimento? 6- Qual dia, mês e ano que você começou aprender libras? 7- Que dia da semana você mais gosta? 8- Quantos meses têm um ano? 9- Qual mês você fica de férias? 10- Uma semana tem quantos dias? 1- Qual o primeiro dia da semana? 12- Qual o último dia da semana? 13- Qual o terceiro dia da semana? 14- Em que ano a Lei n.° 10.436 (que oficializa a Libras no País) foi aprovada? 15- Qual a data que se comemora o Dia dos Surdos? 16- Quando foi criada a primeira Instituição destinada a Educação de Surdos no Brasil? 17- Em que ano foi aprovado o Decreto n.° 5.626 que regulamenta a Lei n° 10.436?

VEJA NO DVD – “Dia de Prova”

A Primeira Escola para Surdos no Brasil

No Brasil o primeiro espaço destinado à educação de surdos foi cedido pelo Imperador Dom Pedro I o qual convidou o professor surdo francês Hernest Huet (conhecido também como Ernest) para ensinar a alguns surdos nobres. Depois de aproximadamente um ano, em 26 de setembro de 1957, foi fundado o Instituto dos Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, atualmente denominado Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.

O instituto atendia surdos de várias partes do Brasil, funcionava como um internato, onde somente eram aceitos surdos do sexo masculino. Lá aprendiam de tudo um pouco, inclusive eram preparados para o trabalho.

Para o público feminino somente em 1931 foi criado o externato com oficinas de costura e bordado.

Foi do Instituto que surgiram os primeiros líderes surdos que ao terminarem seus estudos retornaram aos seus Estados de origem e divulgaram a Língua Brasileira de Sinais, reuniram outros surdos e fundaram associações, escolas e grupos de luta pelos direitos dos surdos.

Para saber mais visite: w.ines.org.br w.feneis.org.br

Prédio onde funciona o INES desde 1915 – Rio de Janeiro

ESTUDO DA LÍNGUA 5 Números em Libras

A sinalização dos números na língua brasileira de sinais acontece de quatro formas dependendo do significado do número.

1 - Números Cardinais Usado como código representativo é sinalizado da seguinte forma:

Exemplo: número do telefone, número da caixa postal, número da casa, número da conta no banco...etc.

2 - Números Cardinais

Usado para quantidades. Também são sinalizados sem adição de movimento, porém há diferenças na configuração de mão e no posicionamento dos números de 1 a 4, observe:

Exemplo: quantidade de canetas na mesa, quantidade de pessoas presentes, quantidade de ônibus....etc.

3 - Números Ordinais São sinalizados com movimento trêmulo (veja no DVD).

4 - Valores monetários

São sinalizados com movimentos rotacionais (veja no DVD) do 1 ao 9, seguindo a configuração de mão dos números cardinais. Do número 10 em diante acrescentasse o sinal da moeda (REAL).

ATIVIDADE - 5 Invente e responda rápido em Libras:

Supondo que você more num grande prédio

a) Em qual andar você mora? b) Qual o número do seu apartamento? c) Quantas pessoas moram com você? d) Quantos andares têm o seu prédio? e) Quantos vizinhos você tem? f) Qual o preço do aluguel que você paga? g) Você acha caro ou Barato? h) Quanto você pagaria pelo apartamento?

VEJA NO DVD – “Tipos de Numeração em Libras”

Sinais em Foco: Tecnologias / Caro / Barato

VEJA NO DVD – Vocabulário Básico

Verbos em Libras: COMPRAR, PAGAR, VENDER, TROCAR

Pratique o diálogo abaixo e assista o DVD:

Paulo caminhando na feira procura por um computador bom e barato...(P - Paulo / V - vendedor)

P – BOA TARDE! QUERER COMPRAR COMPUTADOR BOM E BARATO. V – OK. TEM DOIS BOM UM R$ 2.0,0 OUTRO R$ 1.50,0 P – CARO! P – EU TER COMPUTADOR EM CASA, VC TROCAR PREÇO MENOS? V – HUMMM...TROCAR SIM, MAS VC PARGAR HORA OK? P – OK ! IR BUSCAR COMPUTADOR V – OK !

VEJA NO DVD – “Conversando em Libras - 2”

VOCÊ SABIA

Soletração Rítmica

que é tudo muito rápido, precisa ter habilidade nas mãos etca verdade que

Muitas pessoas acham difícil aprender a Língua de Sinais porque acham realmente é necessário ter habilidade nas mãos e também na visão, e se houver vontade a dificuldade passa. Então para treinar tanto a habilidade manual como a visão comece a soletrar palavras pequenas de modo mais rápido e em conjunto com um colega pratique a leitura da soletração. Veja alguns exemplos no DVD.

No DVD você encontrará uma atividade de soletração manual, olhe com atenção a sinalização e marque abaixo a palavra soletrada: Obs: repita quantas vezes forem necessárias, praticando você também aprende.

1- ANA () AMA ( ) ADA ( )
2- BIA () BICA ( ) BIO ( )
3- MALU () MARLI ( ) MILA ( )
4- ZELI () ZENI ( ) ZILI ( )
5- NINA () NANI ( ) NICO ( )

ATIVIDADE 6 NO DVD – SOLETRAÇÃO RÍTMICA

Testando conhecimentos

REVISÃO ETAPA I 1. Observe a fala do professor e escreva em Língua Portuguesa:

a)
b)
c)
d)

Nome de pessoa Idade

(Parte 4 de 5)

Comentários