gestao tributaria

gestao tributaria

Gestão Tributária

1. Objetivo Capacitar o participante a compreender o funcionamento operacional da maioria dos tributos que incidem sobre as empresas em nosso país, bem como verificar as principais possibilidades de redução da carga tributária de acordo com a Legislação.

2. Disciplinas

Gestão dos Tributos Indiretos

Introdução: Definição e efeitos. Apuração e Contabilização: IPI, ICMS, ISS, PIS, COFINS, IOF; Retenções Obrigatórias como Tomador de Serviços: ISS cálculo e contabilização da retenção, Imposto de Renda na fonte, Pis, Cofins e Contribuição Social; Apuração e Contabilização das retenções; Obrigações Acessórias em Tributos indiretos: Emissão de Notas, Nota fiscal eletrônica, escrituração digital (sped fiscal) e demais relatórios exigidos pela legislação.

Tributos Internacionais

Tratados, Acordos e Convenções para evitar Bitributação; Preço de Transferência como Instrumento de Gestão Tributária; Remessas para o Exterior: Aspectos Fiscais e Contábeis; Paraísos Fiscais e tipos de sociedade no exterior.

Planejamento Tributário Estratégico

Recursos administrativos e Técnicas de defesa em Tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal; Recursos Administrativos e Técnicas de defesa em Multas por infração da legislação Trabalhista; Recursos Administrativos e Técnicas de Defesa em Tributos Estaduais; Recursos Administrativos e Técnicas de Defesa em Tributos Municipais; Sonegação e Conseqüências Tributárias; Contencioso Fiscal.

Contabilidade Societária

Estruturação das Demonstrações Contábeis: - Balanço Patrimonial;

Avaliação de Investimentos; Demonstração do Fluxo de Caixa; Demonstração do Valor Adicionado.

Gestão dos Tributos Diretos

IRPF: Apuração e possibilidades de abatimentos; Tributos sobre Propriedade Rural: Apuração e Contabilização; IRPJ/CSLL: Apuração e contabilização na apuração por Lucro Real (trimestral, anual com antecipações por estimativa e utilização de balancetes de suspensão ou redução), Lucro Presumido e Lucro Arbitrado; Simples Nacional: Apuração e Contabilização; IPTU – Imposto Predial e territorial Urbano: Apuração e Contabilização; Tributos sobre Transmissão de Bens e Valores: Cálculo de tributos sobre doações e heranças; Obrigações Acessórias: Escrituração Contábil digital e demais relatórios exigidos pelo poder público.

Gestão das Contribuições Previdenciárias e Trabalhistas

Contribuições Previdenciárias de Empresas Empregadas, Autônomas e Empresárias. Cálculo e contabilização; FGTS – Cálculo e contabilização; SAT – Seguro Acidente de Trabalho nas empresas: Alíquotas e contabilização; Contribuição para terceiros: Alíquotas e Contabilização; Contribuição Sindical, Assistencial e Confederativa: Cálculo e contabilização; Encargos Trabalhistas: Cálculo e contabilização; Retenção Previdenciária sobre serviços tomados : apuração e contabilização; Obrigações Acessórias: RAIS, GFIP e demais relatórios obrigatórios pela legislação.

Planejamento Tributário Operacional

Comparação entre as principais formas de tributação: Lucro Presumido x Lucro Real x Simples Nacional; Análise das possibilidades de tributação na industrialização por conta e ordem de terceiros; Planejamento tributário aplicável em importações, armazenagem em depósito fechado, industrializações por encomenda e Substituição Tributária; Planejamento tributário na montagem e instalação de máquinas e equipamentos; Juros sobre o capital próprio e seus efeitos tributários; Reorganização Societária e seus efeitos tributários.

Direito Tributário

Espécie e tipo de Tributos; Sistema Tributário Nacional; Hierarquia Legal do STN e Princípios Constitucionais Tributários; Crédito Tributário: Lançamento Suspensão e Extinção; Fato gerador e Obrigação Tributária.

Direito Empresarial

O código civil e a responsabilidade dos sócios, do contador e do gestor; Tipos de Sociedades; A legislação das Sociedades por Ações; Recuperação Judicial de empresas e Legislação de Falência; SCP – Sociedade por conta de Participação e SPE – Sociedade para fins Específicos.

Desenvolvimento Gerencial

Liderança hoje: objetivos, implicações, requisitos e contribuições; O papel da percepção e da comunicação na efetividade comportamental; Administrando a personalidade e as emoções para estabelecer relacionamentos organizacionais produtivos; Alternativas de modelagem do desempenho individual e grupal por meio da motivação e dos incentivos; Desenvolvendo criatividade e competências alinhadas às estratégias organizacionais.

Métodos Quantitativos

Matemática Financeira; Estruturação do Fluxo de Caixa; Taxa de Juros, Valor Presente e Taxa Interna de Retorno; Inferência Estatística; Análise exploratória de dados; Probabilidades.

Metodologia de Pesquisa

Natureza do Conhecimento; Método Científico; Tipos de pesquisa; Técnicas de Pesquisa e Investigação; Estruturação do relatório de pesquisa.

Contabilidade Empresarial

Elementos fundamentais de contabilidade. (dispensado se aprovado no exame de suficiência em contabilidade).

3. Informações Gerais

Campus Largo São Francisco – Largo São Francisco, 19

Dia da semana: Terças e Quintas Horário: das 19h às 22h30 Duração: 01 ano e meio Carga Horária: 378 horas/aula

Dia da semana: Sábados Horário: das 8h30 às 19h30 Duração: 01 ano e meio Carga Horária: 378 horas/aula

Campus Pinheiros – Rua Arthur de Azevedo, 1633

Dia da semana: Segundas e Quartas Horário: das 19h às 22h30 Duração: 01 ano e meio Carga Horária: 378 horas/aula

Comentários