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Guias e Dicas
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MARKETING - Missão, Visão, Principios e Valores - 100 exemplos, Notas de estudo de Marketing

MARKETING

Tipologia: Notas de estudo

2011
Em oferta
30 Pontos
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Compartilhado em 06/11/2011

luciana-sampaio-10
luciana-sampaio-10 🇧🇷

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Baixe MARKETING - Missão, Visão, Principios e Valores - 100 exemplos e outras Notas de estudo em PDF para Marketing, somente na Docsity! Missão, Visão, Princípios e Valores Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais Este material foi coletado pelas pesquisadoras Carlene Soares da Silva, (e-mail Carlene_s@zipmail.com.br), e Juliana Ziedas, e-mail (Juliana_z@hotmail.com), último- anistas do Curso de Administração com Habilitação em Marketing, na USF - Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, SP, trabalhando sob orientação da Professora Claudia Fonseca Roses, (e-mail ClaudiaRoses@saofrancisco.edu.br), do Sr. Fernando Carvalho, facilitador de gestão estratégica da I P Lapa, (e-mail f-carvalho@hotmail.com) e do autor do livro Gestão Estratégica, Eliezer Arantes da Costa, (e-mail eliezer@editorasaraiva.com.br). Procuramos nos manter fiéis às formulações e nomenclaturas adotadas pelas empresas e entidades, para conservar a riqueza da diversidade. A escolha de empresas e entidades brasileiras pesquisadas não obedeceu a nenhum critério de mérito, de porte, de importância ou de desempenho. O objetivo deste levantamento foi exclusivamente o de ilustrar as formulações de visão, missão, valores e princípios das organizações brasileiras, nas diversas nomenclaturas e titulações adotadas pelas organizações. Utilizamos, como fonte de consulta primária, os sites das entidades. Quando não disponível, pesquisamos suas publicações institucionais, correspondências recebidas de representantes das entidades ou outros meios de comunicação empresarial. Esta lista está aberta a inclusões, exclusões ou até de correções. Comentários, críticas, sugestões e adições a este texto são muito bem vindas e podem ser dirigidas a eliezer@editorasaraiva.com.br. Empresas e Instituições Pesquisadas por ordem alfabética ABB ABCR - Assoc Bras. Captadores de Recursos Abril AEB – Associação Evangélica Beneficente AMIL APEC – Aliança Pró Evang. das Crianças Aracruz Celulose Avon BASF BCP Telecomunicações Biosintética BNDES – Área Social Bradesco Camargo Corrêa Carrefour Cemig Cenibra Centro Infantil Boldrini CISA Trading Colégio Nossa Senhora das Dores COMMIT Consultoria Médica Compassion Copagaz - Grupo Zahran Copel Éden – Lar das Crianças Embraer Embrapa Embratel Ericsson Brasil Expresso Mercúrio Fábrica Fortaleza Ferramentas Gerais Fininvest Ford Fundação Roberto Marinho Fundação SOS Mata Atlântica Furnas FutureTrends e Faen Gerdau Greenpeace Grendene Sobral Hospital Israelita Albert Einstein IBASE - Betinho Igreja Batista do Morumbi Igreja Presbiteriana da Lapa Ipanema Coffees Infraero Inmetro Instituto Ethos Instituto MVC Instituto Xerox Intel IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil Itaú Kodak Lucent Technologies Mackenzie Marisol MBR Mentor Tecnologia Natura Nestlé Nortel Nortel Networks Novartis O Boticário Otis Petrobras Pirelli Cabos PMI – Povos Muçulmanos Internacional Procter & Gamble Promon Roche Rotary Club Campinas-Oeste Samarco Mineração Santa Casa – Complexo Hospitalar Santista Textil Schahin Sebrae Serra da Mesa Shell Siemens Springer Carrier Suzano Svedala TAM Telefônica Telemar Telesp Celular Texaco Trevisan Unialgar Unijui – Fundação FIDENE Unimed Campinas USF – Universidade São Francisco Usiminas Varig Brasil VCP Visanet Volkswagen WEG Motores VCP 19. Perfumaria e Cosméticos Avon Natura O Boticário 20. Petróleo e Gás Copagaz - Grupo Zahran Petrobras Shell Texaco 21. Refrigeração Springer Carrier 22. Saúde AMIL Centro Infantil Boldrini COMMIT Consultoria Médica Hospital Israelita Albert Einstein Santa Casa – Complexo Hospitalar Unimed Campinas 23. Tecnologia Instituto Xerox 24. Telecomunicações BCP Telecomunicações Embratel Ericsson Brasil Intel Lucent Technologies Nortel Nortel Networks Siemens Telefônica Telemar Telesp Celular 25. Transportes Expresso Mercúrio 26. Varejo Carrefour isão, Missão, Princípios e Valores 5 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais Visão, Missão, Princípios e Valores ABB Missão e Valores “Trabalhando em Conjunto na Criação de Valores” Em nossa breve história, a ABB tornou-se conhecida não apenas por aquilo que faz, mas pela forma como o faz. A ABB se destaca pela capacidade de visualizar rapidamente a necessidade de mudanças – e de liderar essas mudanças numa corajosa busca de novos horizontes. Portanto, à medida que transformamos a ABB numa organização focada no cliente, revemos nossa visão e missão. Nossos valores fundamentais permanecem constantes – abertura, envolvimento, responsabilidade, integridade. Porém, a direção de nossos esforços deve ser continuamente renovada, examinada, desafiada e, se necessário, adaptada a um ambiente de mudanças em ritmo acelerado. Estes ventos de mudanças apresentam-se cada vez mais fortes em nosso mundo de negócios. Globalização, desregulamentação, privatização, fusões, novas tecnologias – estas forças impulsionam uma revolução silenciosa que afeta profundamente nossas vidas. A resposta da ABB? Estamos depositando nossa confiança no poder da criação de valores, no poder de buscar meios através dos quais possamos beneficiar todos aqueles que acreditam em nós, dentre os quais, estão nossos clientes - principal ponto desta missão. O sucesso de nossos clientes definirá nossa capacidade de satisfazer as aspirações de nossos funcionários e acionistas. Essa é a mensagem que recebemos tanto do mercado quanto dos gerentes de toda ABB. Foi por esse motivo que decidimos organizar nossos negócios em torno dos clientes e dos canais com o mercado. Estas idéias se cristalizam numa visão, missão e valores renovados – expostos nas páginas a seguir. Elas compõem a bússola que iremos compartilhar na navegação através dessa nova era de negócios. Juntos, poremos em prática nossa visão, missão e valores. Juntos, vamos construir a base para a nova geração de pessoas da ABB – e para nossos clientes, acionistas e comunidades a que atendemos. www.abb.com/br ABCR Associação Brasileira de Captadores de Recursos "Captação de Recursos Ética para o Terceiro Setor" O que é a ABCR É uma instituição sem fins lucrativos com a missão de promover, desenvolver e regulamentar a atividade de captação de recursos, vista hoje como um dos grandes desafios do Terceiro Setor. Entre suas principais metas, destacam-se a de trabalhar para assegurar a credibilidade e representatividade da profissão e a de apoiar organizações sociais na importante tarefa de construir uma sociedade mais justa. isão, Missão, Princípios e Valores 6 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais Missão da ABCR A missão da ABCR é promover, desenvolver e regulamentar a atividade de captação de recursos, segundo o seu Código de Ética e apoiando o Terceiro Setor na construção de uma sociedade melhor. Código de Ética e Padrões da Prática Profissional A Associação Brasileira de Captadores de Recursos - ABCR promove o desenvolvimento e o aprimoramento dos profissionais na obtenção de recursos para causas não lucrativas e a preservação de princípios éticos elevados na função de captação de recursos. Com essa finalidade, o presente Código declara os valores da prática profissional que devem orientar os membros da ABCR, reafirmando sua responsabilidade na atividade de obtenção de apoio filantrópico. É dever dos membros da ABCR fazer com que os recursos requeridos sejam obtidos com ética, respeito e honestidade em relação à intenção do doador. Os membros devem exercer sua atividade com integridade, honradez, veracidade e absoluto apego à sua obrigação de preservar a confiança do público. 1. Respeitar a legislação e defendê-la nas instituições. 2. Trabalhar em troca de remuneração pré-estipulada e não aceitar comissionamento. 3. Respeitar o sigilo das informações sobre doadores, pois estas são propriedade da organização para a qual trabalham. 4. Esforçar-se, na medida de suas possibilidades, para que haja o apropriado controle e uso dos recursos, a transparência em sua administração e a divulgação de sua aplicação em documento público com informações preferencialmente checadas e elaboradas por entidade especializadas (auditores ou escritórios de contabilidade) 5. Somente captar recursos para projetos que tenham qualidade para motivar doações. . 6. Garantir, na medida das suas possibilidades, que os doadores recebam informações e conselhos éticos sobre o valor e as implicações fiscais de seus donativos potenciais. 7. Tornar conhecidos todos os conflitos de interesse sem incorrer em desonestidade ética. 8. Respeitar e divulgar o "Estatuto dos Direitos do Doador" Direitos do Doador I - Ser informado sobre a missão da organização, sobre como ela pretende usar os recursos doados e sobre sua capacidade de usar as doações, de forma eficaz, para os objetivos pretendidos. II - Ser informado sobre a identidade daqueles que pertencem ao Conselho Diretor e à Diretoria da organização, contando que os mesmos exerçam julgamento prudente no desempenho de suas responsabilidades. III - Ter acesso à mais recente demonstração financeira anual da organização. IV - Ter assegurado que as doações serão usadas para os propósitos para os quais foram feitas. V - Receber reconhecimento apropriado. VI - Ter assegurado que qualquer informação sobre sua doação será tratada com respeito e confidencialidade. Qualquer divulgação da mesma deverá ter aprovação prévia. VII - Ser informado se aqueles que solicitam recursos são membros da organização, solicitantes contratados ou voluntários. VIII - Ter a opção de ter seu nome retirado de relações de endereços que uma organização possa pretender compartilhar com outras. IX - Receber respostas rápidas, francas e verdadeiras às perguntas que fizer. http://www.abcr.com.br ABRIL isão, Missão, Princípios e Valores 7 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais observando os princípios de desenvolvimento sustentável. www.aracruz.com.br/port/noticias_news7.htm#h2 AVON Nossa Visão “Caminhando com as mulheres” Numa proposta de alinhamento global - que vai além de oferecer produtos que tragam total satisfação -, a Avon assume um compromisso social com as mulheres de todo o mundo e trabalha na busca da concretização desse ideal. Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto- realização das mulheres no mundo todo. pr.avon.com.br/PRSuite/info/aboutHistory.jsp BASF Missão Nossa Missão é valorizar a cidadania por meio do comprometimento com as comunidades interna e externa, aplicando recursos e conhecimentos para o desenvolvimento social e respeitando a cultura e as necessidades dessas comunidades e o meio ambiente. www.basf.com.br/item.asp?id=559 BCP TELECOMUNICAÇÕES Nossa visão Ser a melhor empresa de telecomunicações do Brasil. Nossa missão Revolucionar a maneira como pessoas e empresas se comunicam, oferecendo soluções inovadoras em telecomunicações, superando assim as expectativas dos seus clientes, funcionários e acionistas. Nossos valores Compromisso com o cliente Colocar sempre as necessidades dos clientes em primeiro lugar, atendendo-os rapidamente e com a informação correta. isão, Missão, Princípios e Valores 10 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais Credibilidade e transparência Garantir a credibilidade junto aos seus vários públicos, desenvolvendo relacionamentos caracterizados pela transparência, simplicidade, colaboração e clareza. Pensamento inovador Pensar sempre à frente, de forma estratégica e inovadora. Ética nas atitudes e ações Seguir elevados padrões éticos em tudo o que fazemos. Respeito aos funcionários Tratar todos os funcionários e suas idéias com respeito e dignidade, dando-lhes autonomia e reconhecendo a iniciativa e a realização. Otimização de recursos Utilizar todos os recursos disponíveis com discernimento e eficiência, buscando a excelência operacional. Assumir riscos Assumir riscos, respeitando os valores e princípios da BCP, para que possamos realizar nossa missão e atingir nossa visão. www.bcp.com.br/TudoQueaBCPOferece/ConhecaBCP/QuemSomos.asp?R=1 BIOSINTÉTICA Missão Oferecer à sociedade melhores produtos e serviços, que possam auxiliar as instituições, os médicos, os cuidadores e os pacientes na prevenção e no tratamento das doenças, em benefício da saúde pública e do bem-estar humano. www.biosintetica.com.br/ BNDES – ÁREA SOCIAL Missão Contribuir e participar ativamente no processo de consolidação da justiça social no Brasil, melhorando as condições de vida da população, reduzindo desigualdades sociais. BRADESCO Missão isão, Missão, Princípios e Valores 11 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais “Nossa missão é atender as necessidades dos clientes, desenvolvendo relacionamento de longo prazo de forma ética, criativa e em equilíbrio com os interesses dos acionistas.” Cristiano Belfort – Diretor executivo www.corporatebradesco.com.br/ CAMARGO CORRÊA Visão do Grupo Seremos reconhecidos como líderes por nossos padrões éticos, competência empresarial, excelência de produtos e serviços, respeito ao ambiente e à comunidade, atuando de modo integrado em infra-estrutura, indústria, engenharia e construção. www.camargocorrea.com.br/corporacao/index.asp CARREFOUR Nossa missão Todos os nossos esforços devem convergir para a satisfação dos nossos clientes. Nosso trabalho no comércio é oferecer uma resposta adaptada à evolução das expectativas dos clientes em matéria de escolha e de qualidade, garantindo-lhes o melhor preço. Objetivo Nossa vontade é de ser internacional. E ter em cada mercado uma presença significativa. O crescimento da fatia de mercado deve reforçar a independência e o crescimento da valorização da empresa a longo prazo. A Ética A busca de sinergias com os nossos parceiros deve nos fortalecer mutuamente. Nós devemos nos integrar bem na comunidade específica de cada país. Nós queremos servir de referência. www.carrefour.com.br/carrefour/missao.asp#missao CEMIG “A melhor energia do Brasil” isão, Missão, Princípios e Valores 12 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais COMMIT CONSULTORIA MÉDICA Visão Promover a paz, entre cliente e prestador, buscando constantemente o equilíbrio, na prestação dos serviços e conformidade nas contas. Missão Vender opinião médica visando a melhor relação custo benefício. Crenças e Valores Boa vontade, no relacionamento com nossos clientes no sentido de atender as suas necessidades e desejos latentes. - Honestidade, a verdade como premissa ao caminho mais curto para as soluções. - Capacidade, com a honestidade constituem nosso maior diferencial de mercado, a credibilidade. http://www.commitmedica.com.br/serv_06.htm COMPASSION Mission Statement In response to the Great Commission, Compassion International exists as an advocate for children, to release them from their spiritual, economic, social, and physical poverty and enable them to become responsible and fulfilled Christian adults. www.compassion.com/ABOUT/MISSION.asp COPAGAZ - GRUPO ZAHRAN Palavra do Presidente Manter sempre uma visão estratégica e dinâmica de atuação, e assim podermos nos antecipar às necessidades e novas oportunidades de mercado. Essa é a política empresarial de nossa organização e a razão de atuarmos em importantes setores da economia nacional. Neste relatório, apresentamos o resultado deste processo ágil de diversificação de nossos serviços, clientes e mercados. Trata-se de um resultado que reflete nossa filosofia em manter sempre equilibrada a relação capital-trabalho, fator básico e fundamental para qualquer corporação que pretenda, além de produtos e serviços de qualidade, atingir objetivos mais elevados: o desenvolvimento tecnológico e a capitação profissional de nosso País. www.copagaz.com.br/indzh.htm isão, Missão, Princípios e Valores 15 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais COPEL Missão Promover o desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico do estado do Paraná, pela atuação na área da energia e em áreas vinculadas. ÉDEN - LAR DAS CRIANÇAS “Assistência e Promoção Social de Menores e seus Pais” Visão O Éden - Lar das Crianças é uma instituição cristã evangélica, filantrópica e educacional de assistência e desenvolvimento social. Missão O Éden - Lar das Crianças existe para atender famílias carentes, suprindo suas necessidades sociais e espirituais, promovendo uma formação social saudável, de cidadania e bíblica às suas crianças. http://www.edenlar.org.br EMBRAER Missão Fornecer bens e serviços de elevado padrão tecnológico e qualitativo aos segmentos dos mercados aeroespacial e de defesa em que a Embraer atua, com preços competitivos, de forma a assegurar a satisfação dos Clientes quanto à qualidade, prazos de entrega, flexibilidade e velocidade de resposta a solicitações dos clientes, atuando com uma força de trabalho criativa, competente, motivada e integrada, assegurando a seus acionistas o resultado esperado. Visão A Embraer se consolidará e se manterá como uma das grandes forças globais do setor aeroespacial, operando com lucratividade e apresentando níveis de excelência em tecnologia, produtos e serviços ao Cliente. www.embraer.com.br/portugues/ EMBRAPA A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi criada em 26 de abril de 1973. isão, Missão, Princípios e Valores 16 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais Sua missão é viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro por meio de geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício da sociedade . www.embrapa.br/embrapa.htm EMBRATEL Missão Prestar serviços de telecomunicações globais destinados a atender às necessidades de seus clientes, no Brasil e no exterior, com qualidade, confiabilidade e custos adequados a seus negócios. Perfil Comunicações sem fronteiras A Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações) foi criada em 16 de setembro de 1965, como empresa de economia mista, com o objetivo de unir o Brasil pelas comunicações. Em 29 de julho de 1998, com a realização do leilão do Sistema Telebrás, a empresa norte-americana WorldCom adquiriu o controle acionário da Embratel. A WorldCom é a segunda maior empresa do mercado norte-americano de ligações interurbanas. Líder na criação e no fornecimento de serviços de tecnologia de informação destinados a pessoas físicas e jurídicas nos Estados Unidos e no resto do mundo, nasceu com vocação para competir. Desde sua criação, em 1968, é reconhecida como pioneira por ter iniciado a concorrência no mercado de ligações interurbanas. Sediada em Washington, D.C., tem uma receita anual de US$ 39,1 bilhões e cerca de 70 mil empregados em todo o mundo. A partir de sua principal atividade, que é o serviço de ligações interurbanas, a WorldCom passou a conquistar novos e importantes mercados, como os de sistemas de integração, Internet e de serviços de telefonia local dos EUA, estimado em US$ 100 bilhões. A WorldCom avançou na integração dos serviços de longa distância com telefonia local sem fio, Internet, transmissão de dados, paging, teleconferência e outros serviços internacionais de telecomunicações. Investindo forte no mercado de telefonia local, tem sido a líder em promoções competitivas para os consumidores americanos. No desenvolvimento da Internet, desempenha um papel de destaque, oferecendo um dos mais avançados portfólios mundiais de produtos e serviços Internet e Intranet. Um dos mais avançados do mundo, o backbone da WorldCom para a Internet tem mais de dois mil pontos de presença e serve como plataforma para os serviços de acesso, software, hosting e consultas em sites da web. Primeira alternativa como empresa telefônica de serviços de voz no mercado internacional, a WorldCom conquistou, nos últimos dez anos, 30% do mercado de chamadas internacionais dos Estados Unidos. www.embratel.com.br/perfil/perfil.html ERICSSON BRASIL isão, Missão, Princípios e Valores 17 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais minimizar os resíduos, a poluição e qualquer impacto adverso na saúde ou no meio ambiente, atendendo a limites de ordem prática. A proteção da saúde e do meio ambiente é responsabilidade de toda a Companhia. Espera-se que a gerência de cada atividade aceite esta responsabilidade como uma prioridade importante e empenhe os recursos necessários. Espera-se que os funcionários em todos os níveis assumam esta responsabilidade no contexto de suas tarefas individuais e cooperem dessa forma com os esforços da Companhia. A adoção e a aplicação de leis sólidas, efetivas e responsáveis, regulamentações, políticas e práticas protegendo a saúde e o meio ambiente são do interesse da Companhia. Dessa forma, participamos construtivamente junto a funcionários do governo, organizações privadas interessadas e o público em geral preocupado com estas questões. Da mesma forma, é de nosso interesse fornecer informações precisas e atualizadas para os interessados em questões ambientais que envolvam a Companhia. (Extraído de informações institucionais da empresa) FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO Missão Contribuir para o desenvolvimento social através de ações educacionais, culturais e de apoio ás atividades comunitárias, conduzidas através de modelos ou de programas sistêmicos de caráter permanente. FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA Institucional A Fundação SOS Mata Atlântica é uma entidade privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. Seus principais objetivos são defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e conservar os riquíssimos patrimônios natural, histórico e cultural dessas regiões, buscando o seu desenvolvimento sustentado. http://www.sosmatatlantica.org.br FURNAS Missão da Empresa Atuar como empresa no ciclo da energia elétrica, ofertando produtos a preços razoáveis e serviços adequados para melhorar a condição humana. Visão da Empresa Ser empresa de excelência no ciclo de energia elétrica contribuindo para o bem-estar da sociedade, desenvolvimento tecnológico do país e a proteção do meio ambiente. isão, Missão, Princípios e Valores 20 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais www.furnas.com.br/ FUTURE TRENDS Missão A FutureTrends e Faen têm, como propósito, contribuir decisivamente para o aperfeiçoamento das estratégias, resultados, competitividade, produtividade, capacitação e qualidade dos produtos e serviços de seus clientes. www.futuretrends.com.br/visão GERDAU Visão Ser benchmark em todos os negócios que opera. Missão A Gerdau é uma organização empresarial voltada para a siderurgia - produção e comercialização de produtos de aço. Nossa missão é desenvolver ambientes de negócio, interno e externo, que nos dêem condições de garantir a satisfação das necessidades dos clientes, através da qualidade diferenciada de produtos e serviços. www.gerdau.com.br/port/agerdau/visao_missao.asp GREENPEACE Princípios básicos Não estabelece alianças com partidos políticos - e não toma posições políticas exceto no que diz respeito à proteção do meio ambiente e da paz; É adepto do princípio da não violência mas não recua na defesa de suas causas; Rejeita ataques a pessoas ou propriedades privadas; Mantém uma política rígida de não solicitar contribuição financeira de governos ou empresas - a única fonte dos recursos que financiam o Greenpeace são as doações de pessoas físicas e, em pequena escala, a venda de produtos com a marca da organização. www.greenpeace.com.br/ isão, Missão, Princípios e Valores 21 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais GRENDENE SOBRAL Sobre a Grendene Praticando no dia a dia uma filosofia empresarial que pode ser resumida na frase de Peter Drucker de que "A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo", a Grendene conta com pessoas, recursos, tecnologia e talento para romper a barreira do novo milênio surpreendendo o mercado e ditando os rumos da indústria. www.grendene.com.br/empresa/sobre.asp?language=0 HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN Missão Missão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein Desenvolvimento da atividade social beneficente no campo da assistência médico-hospitalar, ensino e pesquisa, em nível de excelência, observados os direitos humanos à luz dos valores universais. Missão do Hospital Albert Einstein Promover a saúde através do exercício da medicina e da geração de conhecimento com excelência de qualidade. Missão do Departamento de Voluntárias Cooperar com o aspecto humanitário da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, participando das suas obras sociais e trabalhando para o bem-estar dos pacientes e seus acompanhantes. Missão do Instituto de Ensino e Pesquisa Difundir o conhecimento relacionado à área de saúde, criando condições para o desenvolvimento de pesquisa. Missão da Filantropia Trazer benefício médico-assistencial àqueles que, de forma atual ou momentânea, necessitam do recurso e não dispõem de condição econômica para viabilizá-lo, dentro dos padrões de excelência de qualidade. Objetivos Dispensar tratamento de absoluto respeito à dignidade e à individualidade de cada um; Privilegiar os princípios éticos e morais na prática da gestão de pessoal; Buscar a excelência no atendimento a clientes, por meio do compartilhamento de interesse e detecção de suas reais expectativas; Adequar a pessoa à função, tendo como elemento básico a utilização otimizada dos recursos; Valorizar os ganhos de qualidade e produtividade; Promover a Qualidade de Vida; Valorizar a comunicação aberta e a liberdade de expressão; isão, Missão, Princípios e Valores 22 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais Valores Comprometimento, transparência, harmonia, criatividade, proatividade, determinação, flexibilidade e ética. Princípios Busca de vantagem competitiva - fazer melhor que as outras empresas Adição de valor aos produtos e serviços, atendendo os clientes internos e externos Trabalho em equipe com responsabilidade dos indivíduos Melhoria contínua - fazer melhor que ontem Valorização da competência profissional Gestão dinâmica, e verdadeiramente participativa Assunção dos riscos empresariais evitando a especulação Efetiva participação comunitária e social. http://www.ipanemafarm.com.br/ipanema_br.html#visao INFRAERO Missão Atender às necessidades da sociedade relativas à infra-estrutura aeroportuária e aeronáutica, primando pela qualidade, segurança, competitividade e rentabilidade. Visão Serem Centros de Negócios voltados para o desenvolvimento econômico, elos de uma cadeia de logística, integrados à infra-estrutura urbana, comprometidos com o meio ambiente e socialmente responsáveis. www.infraero.com.br/www/home.nsf/FramesetPrinc?OpenFrameSet INMETRO Missão Trabalhar decisivamente para o desenvolvimento sócio-econômico e melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira, contribuindo para a inserção competitiva e o avanço científico e tecnológico do País e para a proteção do cidadão especialmente nos aspectos ligados à saúde, segurança e meio ambiente. INSTITUTO ETHOS Perfil ETHOS oferece a seus clientes a segurança de uma empresa que conquistou seu espaço no mercado brasileiro ao longo da última década, através de uma atuação pautada pela conduta ética e pela excelência técnica. Ingressamos no novo milênio com uma sólida experiência acumulada em pesquisas de opinião, de mercado e organizacionais, associada à capacidade de atualização constante em relação a novas isão, Missão, Princípios e Valores 25 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais abordagens e tecnologias de pesquisa, através da participação na ESOMAR e outras associações nacionais e internacionais.. Nossa equipe de pesquisadores inclui profissionais altamente qualificados em pesquisa, tanto do ponto de vista da sua formação acadêmica, quanto da sua experiência em projetos voltados para a solução de problemas concretos das organizações. www.ethos.com.br/ INSTITUTO MVC Missão Ser um agente de desenvolvimento de seres humanos e de organizações, atuando com um pólo irradiador do conhecimento do conhecimento atualizado e da educação continuada para atingir o triunfo. INSTITUTO XEROX Visão Através do exercício da sua missão, o Instituto Xerox pretende que a Xerox seja percebida pelos diferentes segmentos da sociedade brasileira como uma empresa padrão quanto ao cumprimento de suas responsabilidades externas, notadamente aquelas ligadas à educação e às comunidades carentes. Missão Assegurar meios e condições que possibilitem fortalecer a imagem da Xerox do Brasil , como uma Organização subsidiaria com características e personalidade próprias, comprometida com os valores culturais e as aspirações maiores da sociedade Brasileira. Garantir através de Programas Corporativos, o reconhecimento da sociedade para a sua Responsabilidade como Cidadã Corporativa, desenvolvendo e implantando projetos na área da Educação Complementar, através do Esporte e da Cultura, e também da Preservação do meio ambiente, exclusivamente dirigidas às comunidades de baixa renda www.xerox.com.br/institutoxerox/ INTEL Princípios A Intel acredita em inovação. Somos motivados por ela. Vivemos por ela. E foi este princípio que nos levou a criar o primeiro microprocessador do mundo em 1971. www.intel.com/portugues/intel/index.htm?iid=portHomepage+About_Header& isão, Missão, Princípios e Valores 26 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais IPB – IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL Adoração, Evangelização, Educação e Ação Social Visão A IPB é uma comunidade de famílias cristãs reformada comprometida com a proclamação da Palavra, com a educação e com a transformação do ser humano e da sociedade. Missão A Missão da IPB é: • Anunciar o Reino de Deus • Educar para vivência cristã • Assistir o ser humano em suas necessidades Alcance A Comunidade local, a cidade, o estado, o país e o mundo Valores e Princípios SOBERANIA DE DEUS • Solo Christus • Sola Scriptura • Sola Gratia • Sola Fide • Soli Deo Gloria DOCUMENTOS DOUTRINÁRIOS • Escritura Sagrada, única regra de fé e prática • Confissão de Fé • Catecismos, exposição fiel das Escrituras http://www.ipb.org.br/ipb/Planos_Apresentacao.htm ITAÚ Visão Itaú Ser o banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo de marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. www.itau.com.br/frames/index1.htm KODAK Nosso trabalho é manter seus sistemas e equipamentos em pleno funcionamento. Quando um equipamento ou sistema deixa de funcionar, a Assistência Técnica Kodak está pronta para atendê-lo no menor espaço de tempo. Colocamos nosso suporte à sua disposição, com um conjunto de recursos que só uma companhia como a Kodak pode oferecer. isão, Missão, Princípios e Valores 27 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais Satisfazer plenamente o Cliente, superando suas expectativas, é o nosso compromisso permanente. Comunidade Ser agente estimulador, participando e apoiando iniciativas que propiciem o desenvolvimento sociocultural nas comunidades onde atuamos. www.marisol.com.br/visao.htm MBR Meta Agora, a meta é conquistar, até 2001, a certificação segundo as normas ISO 14.000, para o Meio Ambiente, e OHSAS 18.001, para Segurança e Saúde Ocupacional. Para isso, a MBR está investindo na conscientização e no treinamento de seus empregados. Missão A empresa mantém a premissa de planejar suas atividades, sempre levando em conta ações socioambientais responsáveis, estendendo a qualidade além de seus produtos, na busca da parceria com fornecedores, clientes e comunidades. Isso porque a MBR sabe da importância da mineração e da sua presença nos municípios onde opera. www.mbr.com.br/conheca/ TECNOLOGIA Missão Fornecer bens e serviços aos segmentos do mercado educacional, atuando como facilitador na integração e desenvolvimento de tecnologias , métodos e sistemas voltados á aprendizagem. NATURA Crenças da Natura A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. tudo é interdependente. Acreditamos profundamente que na percepção da importância das relações exista a oportunidade de uma grande revolução humana na busca da paz, da harmonia, da beleza do ser. A busca permanente do aperfeiçoamento é que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. isão, Missão, Princípios e Valores 30 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais No mundo, cada ser, cada organização, cada país, tem potencial para se aperfeiçoar e para aperfeiçoar suas ações. acreditamos que o processo de busca desse aperfeiçoamento é sempre gerador de conquistas, enriquecimento e sabedoria. Nossa razão de ser É promover o bem estar. Bem-estar é a relação harmoniosa, agradável do indivíduo consigo próprio, com seu corpo. Estar bem é a relação empática, bem sucedida, prazerosa do indivíduo com o outro, com seu mundo. Bem estar bem é a dinâmica decorrente da interação destas relações. Valores da Marca Humanismo Valoriza ao máximo as relações e o potencial humano. Respeita e estimula a individualidade que enriquece a diversidade. Busca contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade e da qualidade das relações em cada uma de suas ações. Criatividade Busca soluções inovadoras com alegria, ousadia, determinação e paixão. Objetiva o aperfeiçoamento contínuo com intuição, sensibilidade e conhecimento. Equilíbrio Inspira-se no equilíbrio e dinâmica da natureza. percebe o homem como parte da natureza, com a qual deve se harmonizar, e valoriza a interação com ela. Busca aliar consciência e competência. discurso e prática. saber e fazer. ética e estética Transparência É contra ambigüidades, manipulações e discriminação em todas as relações. busca com determinação a qualidade e reconhece suas imperfeições. Compartilha suas dúvidas e a busca de respostas. www.natura.net/port/site.asp NESTLÉ Missão A missão da Nestlé é "Desenvolver as oportunidades de negócios, presentes e futuras, oferecendo ao consumidor produtos alimentícios e serviços de alta qualidade e de valor agregado, a preços competitivos." Nossa missão deve orientar a atuação de toda a empresa, para ela convergindo os objetivos e esforços de todas as unidades. O processo deve ser conduzido de tal modo que esteja em conformidade com os valores da empresa. (Extraído de informações institucionais da empresa) NORTEL Perfil isão, Missão, Princípios e Valores 31 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais A Nortel foi fundada em Campinas no ano de 1966, quando a cidade já despontava como pólo tecnológico e industrial brasileiro. Acompanhou o desenvolvimento campineiro e se colocou no presente como a maior empresa do mercado de comercialização de material elétrico e adjacentes. Com lojas interligadas em Campinas-SP, Americana-SP, São Paulo-SP e Cubatão-SP, mostra que sua filosofia de estar sempre investindo e crescendo rumo ao futuro já esta totalmente inserida na cultura de seus colaboradores e parceiros, vivendo a verdadeira Era da Globalização. www.nortel.com.br/usuario/GerenciaNavegacao.php? seshid=2071274916&caderno_id=2&nivel=0 NORTEL NETWORKS Our Mission Nortel Networks mission is being a company that's valued by its customers, shareholders, employees, and the communities in which our people live, work, and raise their families. Our Values F 0 B 7 We create superior value for our customers F 0 B 7 We work to provide shareholder value F 0 B 7 We share one vision - We are one team F 0 B 7 We have only one standard – excellence F 0 B 7 We fulfill our commitments and act with integrity F 0 B 7 We embrace change and reward innovation F 0 B 7 Our people are our strength http://www.nortelnetworks.com/corporate/cm/index.html NOVARTIS Nosso Objetivo Por que estamos aqui? Nós melhoramos vidas. Nós prolongamos vidas. Nós salvamos vidas. Nossas aspirações Queremos ser reconhecidos pelos benefícios que trazemos à sociedade. isão, Missão, Princípios e Valores 32 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais Internacional -, duas de apoio - Financeira e Serviços - e as unidades corporativas ligadas diretamente ao presidente. Além de melhorar todo aspecto operacional e os resultados da empresa, a nova estrutura abre espaço para que os empregados desenvolvam seu potencial e se beneficiem do valor agregado ao negócio. www.petrobras.com.br/frames/f1_7.htm PIRELLI PNEUS Os valores - Uma visão clara, valores profundos Foco no cliente Compreender o mercado da Pirelli , considerar o impacto que ações e comportamentos podem ter sobre os clientes. Aproveitar de qualquer ocasião que nosso cargo nos oferece para representar o cliente e suas exigências. Responsabilidade visando atingir os resultados Ação e resultados como objetivo principal; um compromisso pessoal para definir os programas, monitorar os progressos e intervir com ações concretas. Transparência Ser sincero e honesto quanto aos resultados financeiros. Estar disposto a manifestar claramente a própria opinião e discordar se a opinião alheia não corresponder à sua. Aceitar uma perspectiva diferente e estimular as mudanças. Favorecer a troca de informações em todos os níveis da empresa. Inovação Pensar antes dos outros numa solução que possa ser realizada em termos de produto/serviço/ processo. Evitar a mediocridade procurando sempre a excelência. Buscar novas formas de melhorar os processos e os sistemas atualmente utilizados. Integração Compreender como um esforço específico insere-se dentro de um contexto de empresa mais amplo. Trabalhar juntos, de modo transversal, relativamente à funções e áreas, colaborando e visando um objetivo comum. Incrementar a eficiência reduzindo os esforços o máximo possível. Presteza Compreender que a importância de fornecer produtos antes da concorrência, é algo que os clientes apreciam. Reagir imediatamente às exigências de melhoramento, encontrando soluções apropriadas e eficazes. Excelência profissional Ter know-how técnico e utilizá-lo para trabalhar da melhor forma possível. Ser metódico, cumprir as regras e se divertir trabalhando. www.br.pirelli.com/pt_BR/this_is_pirelli/careers/careers_br.jhtml?s1=4200019&s2=4200115 isão, Missão, Princípios e Valores 35 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais PMI – POVOS MUÇULMANOS INTERNACIONAL Visão Somos uma missão evangélica latinacomprometida com a extensão do evangelho do Reino de Deus entre todos os povos islâmicos. Nossa Missão Cooperar com a igreja evangélica latina na tarefa de estabelecer a Igreja de Jesus Cristo entre os povos muçulmanos, através de uma ação missionária integral. Princípios e Valores a) Princípios Amor e devoção a Deus com todo o nosso ser Somos uma missão latina Somos uma missão ao Islam Somos uma missão que planta igrejas Somos uma missão integral Trabalhamos em equipe Participação fundamental da igreja enviadora b) Valores: Disposição ao sacrifício e sofrimento pelo evangelho Compromisso ministerial em longo prazo Ênfase na capacitação e adaptação transcultural Ambiente de família, cultivando o respeito e apoio mútuo Cooperação com a emergente igreja autóctone Liderança participativa com ênfase no campo Integridade e transparência no levantamento e administração de fundos interdenominacionais. PROCTER & GAMBLE Histórico no Mundo A missão da Procter & Gamble é facilitar a vida de aproximadamente cinco bilhões de consumidores em mais de 130 países ao redor do mundo. www.procter.com.br/nomundo2.htm PROMON Filosofia Temos uma visão otimista do futuro: a de que, pelo conhecimento, utilizado de forma compartilhada e consciente, o mundo se tornará mais justo e sustentável. De que, pela educação, milhões de pessoas que hoje vivem excluídas do benefício do crescimento econômico isão, Missão, Princípios e Valores 36 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais se integrarão e, dessa forma, não precisarão buscar identificação com a violência e os extremismos de qualquer natureza. Acreditamos que as empresas têm papel fundamental nesse processo, tanto pelo exemplo como pela ação. Cremos em uma empresa voltada para o futuro, mas solidamente enraizada em seus princípios. Cremos que é possível e fundamental conciliar capital e trabalho, realização profissional e lucro, sucesso e integridade. Cremos, acima de tudo, no enorme potencial humano de criação e de realização de nossos profissionais. A nova sociedade é a sociedade do conhecimento. O conhecimento é seu recurso mais valioso, e os profissionais do conhecimento, o grupo dominante na força de trabalho. É nesse novo cenário, complexo e fascinante, que a Promon está posicionada. www.promon.com.br/ ROCHE Empresa Roche Consumer Health é a divisão de Produtos Roche que possui como missão: Desenvolver, fabricar e comercializar produtos eficazes e seguros que podem ser vendidos sem a necessidade de prescrição médica, como por exemplo: vitaminas, analgésicos, antiácidos, etc. www.roche.com.br/web/consumer_health.asp ROTARY CLUB DE CAMPINAS-OESTE Visão do Futuro Somos um Clube que presta serviços à comunidade, buscando a melhoria da qualidade de vida, desenvolvendo e apoiando programas de seu interesse, a partir do companheirismo, unidade e espírito de equipe, oferecendo soluções eficazes graças à pluralidade de conhecimentos e visões, oriundas das diferentes formações profissionais de seus integrantes Nossa Missão Complementar a família, permitindo desfrutar o companheirismo e a amizade; e prestar serviços à comunidade, de acordo com a capacidade pessoal e profissional de seus integrantes. Qualidade do nosso relacionamento O relacionamento entre os sócios do Clube será pautado por: • Respeito: tratar o outro como quero ser tratado • Cordialidade: criar um clima leve e descontraído • Tolerância: respeitar as idéias diferentes • Harmonia: tratar naturalmente as divergências. isão, Missão, Princípios e Valores 37 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais Balanço Social O reconhecimento que a Schahin conquistou no mercado, em todas as áreas de atuação do grupo, é resultado do equilíbrio entre os negócios e o elemento humano, base da competência organizacional. Esta visão implica na implantação de uma cultura de qualidade e se traduz em benefícios para os cerca de 2.500 colaboradores da empresa. Na Schahin, a valorização do ser humano está presente no trabalho e fora dele. A preocupação com o bem-estar dos colaboradores abrange desde a alimentação, saúde, segurança no trabalho, até promoções e subsídios ao aperfeiçoamento profissional. Como resultado desta postura, a Schahin foi eleita pela Revista Exame, em 1999, uma das melhores empresas para se trabalhar. O respeito ao ser humano e à qualidade de vida está presente também nas relações com a comunidade, por meio de programas de voluntariado e campanhas sociais. Além de patrocinar projetos culturais e o esporte, a Schahin tem no respeito ao meio ambiente uma de suas marcas. Acreditar nas pessoas e oferecer condições para que elas se desenvolvam é a filosofia da Schahin. www.schahin.com.br/schahin/br/interna.asp?cod_secao=11&secao=Balan%E7o+Social SEBRAE Propósitos Seu propósito é trabalhar de forma estratégica , inovadora e pragmática para fazer com que o universo dos pequenos negócios no Brasil tenha as melhores condições possíveis para uma evolução sustentável, contribuindo para o desenvolvimento do país como um todo www.sebrae.com.br/ SERRA DA MESA Missão da Empresa Atuar como empresa no ciclo da energia elétrica, ofertando produtos a preços razoáveis e serviços adequados para melhorar a condição humana. Visão da Empresa Ser empresa de excelência no ciclo de energia elétrica contribuindo para o bem-estar da sociedade, desenvolvimento tecnológico do país e a proteção do meio ambiente. www.furnas.com.br/portug/institucional/empresa.htm SHELL isão, Missão, Princípios e Valores 40 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais Missão Assegurar que as competências dos indivíduos e das equipes, representem uma vantagem competitiva e um alavancador do valor da empresa. Garantir no ambiente interno, elevado nível de motivação, engajamento, prazer e orgulho de fazer parte do time Shell Brasil. Business Principles Este documento reafirma os princípios empresariais gerais que norteiam a condução dos negócios de cada uma das companhias que integram o Grupo de Companhias Royal Dutch Shell. O Grupo é descentralizado e diversificado, com variada gama de atividades, e cada companhia Shell tem grande liberdade de ação. O que temos em comum é a reputação da Shell. Conservar a reputação da Shell é de suma importância. Somos julgados pelo modo como agimos. Nossa reputação será mantida se agirmos com honestidade e integridade em todas as nossas transações e se sempre fizermos o que achamos correto no desempenho legítimo de nossa atividade. As companhias Shell têm como valores centrais a honestidade, a integridade e o respeito pelas pessoas. As companhias Shell também crêem firmemente na importância fundamental de se promover a confiança, a abertura, o trabalho em equipe e o profissionalismo, com orgulho do que fazem. Nossos valores empresariais subjacentes determinam nossos princípios. Esses princípios se aplicam a todas as transações, grandes ou pequenas, e descrevem o comportamento esperado de cada empregado em cada companhia Shell, na condução de suas atividades. Por sua vez, a aplicação desses princípios dentro de cada companhia Shell é sustentada por procedimentos concebidos para assegurar que os empregados entendam os princípios e ajam de acordo com eles. Reconhecemos que é vital que nosso comportamento se equipare a nossas intenções. Todos os elementos dessa estrutura - valores, princípios e os procedimentos que os acompanham - são necessários. As companhias Shell reconhecem que manter a confiança dos acionistas, empregados, clientes e de outras pessoas com as quais fazem negócios, assim como das comunidades nas quais trabalham, é crucial para a continuação do crescimento e do sucesso do Grupo. Pretendemos merecer essa confiança nos conduzindo de acordo com os padrões estabelecidos em princípios que norteiam a Shell por muitos anos. É responsabilidade da direção assegurar que os empregados tenham consciência desses princípios e se comportem de acordo com o espírito e o texto desta declaração. People Principles Somos orientados em performance, responsáveis por atingir resultados e reconhecidos por nossas contribuições. Sempre estimulamos e nos responsabilizamos pelo aprendizado e crescimento pessoal. Possuímos um comprometimento comum em desenvolver e multiplicar a capacidade de liderança. Valorizamos as diferenças individuais. Nos engajamos com a comunicação freqüente, oportuna e aberta. Através de nosso trabalho, contribuiremos com o atingimento das aspirações da sociedade em que vivemos. http://www.shell.com.br/rh/ConteudoRH/Principios/Principios.asp isão, Missão, Princípios e Valores 41 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais SIEMENS Princípios Os Princípios da nossa empresa proporcionam aos colaboradores conceitos para pensar e agir de forma empreendedora. Eles estabelecem uma base para uma mudança cultural que sustenta o programa, e indicam o esforço que é esperado de cada um dos colaboradores na direção da melhoria contínua. • Cidadania empresarial é o nosso compromisso global. • Nossa cooperação não tem limites. • O aprendizado é a chave da melhoria contínua. • Excelência em liderança promove resultados excelentes. • Sucesso empresarial significa: obter êxito a partir dos lucros. • Nossas inovações moldam o futuro. • Os clientes guiam nossas ações. Os "Nossos Princípios" surgiram de um estudo amplo, conduzido de forma a determinar os valores que os próprios colaboradores consideravam importantes e essenciais, o que os incentivava e os levava ao êxito. Baseado no resultado desta ampla pesquisa, feita com colaboradores de todo o mundo, foram desenvolvidos os Sete Princípios. www.siemens.com.br/siemensinternet/index.asp?opcao=1139 SPRINGER CARRIER Propósito e Valores Ser a primeira opção em conforto ambiental através de produtos e sistemas diferenciados. Oferecer produtos e sistemas que façam do mundo um lugar melhor, refletindo nosso compromisso com a segurança, meio ambiente e inovação tecnológica. Proporcionar às pessoas o pleno uso do seu potencial através do compromisso para resultados, enfatizando educação e reconhecimento. Assegurar desempenho financeiro de Classe Mundial dentro dos mais elevados padrões éticos. www.springercarrier.com.br/springer/site/conheca/conheca_intro.asp SUZANO Compromisso A vida que a gente quer depende do que a gente faz. Ecofuturo isão, Missão, Princípios e Valores 42 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais Telefônica, SA é uma empresa totalmente privada e conta com mais de um milhão de acionistas diretos. Suas ações são negociadas no mercado contínuo das bolsas espanholas (Madri, Barcelona, Bilbao e Valência), nas bolsas de Londres, Paris, Frankfurt, Tóquio, Nova Iorque, Lima, Buenos Aires, São Paulo e no mercado eletrônico internacional da Bolsa de Londres. As subsidiárias Telefônica Móviles, TPI-Páginas Amarillas e Terra Lycos também têm suas ações negociadas em Bolsa. Uma empresa multidoméstica e global Como operadora global nos setores de telecomunicações, Internet e mídia, a Telefônica fornece uma extensa gama de serviços para um amplo conjunto de atividades: telefonia fixa, telefonia celular, serviços para empresas, criação e distribuição de conteúdos e serviços através da Internet e através de meios audiovisuais, comercialização de catálogos e guias, serviços de CRM e comércio eletrônico,comunicações submarinas de faixa larga, etc. Além disso, por estar ciente da velocidade da evolução das novas tecnologias ligadas ao setor, a Telefônica desenvolve uma importante atividade na área de pesquisa e desenvolvimento. Ademais, sua Fundação Telefônica realiza um trabalho social e cultural bastante ativo em diversos países. A confiança, a proximidade e o comprometimento são os principais valores da empresa, que dedica especial atenção a fazer desses valores o eixo de seu relacionamento com os clientes, com os acionistas, com a sociedade e com mais de 161.500 colaboradores que fazem parte de sua equipe profissional. A partir desses valores, a Telefônica converteu-se, nos últimos anos, numa empresa multidoméstica e global. Global, porque desenvolve uma oferta integrada de todos os tipos de serviços de telecomunicações, aproveitando ao máximo as sinergias e as economias de escala, e multidoméstica, porque disponibiliza em cada um dos países uma oferta muito adaptada às singularidades de cada mercado. Uma organização articulada em linhas comerciais A Telefônica está organizada por linhas de atividade globais coordenadas de um centro corporativo. Isto lhe permite conjugar a flexibilidade resultante da autonomia operacional de cada área comercial, com a solidez que lhe conferem as sinergias obtidas. Nesta estrutura organizacional, a Telefônica, SA ostenta a condição de matriz e líder do Grupo Telefônica, e realiza seus negócios basicamente através de dez empresas subsidiárias diretamente dependentes dela, que são por sua vez líderes de outras empresas com atividades na mesma área de negócios. As atividades comerciais de telefonia fixa na Espanha são, por tanto, dirigidas pela Telefônica de España, enquanto que a Telefônica Latinoamérica encarrega-se do mercado nesta última região. A integração das atividades de comunicações móveis em todo o mundo é feita pela Telefônica Móviles S.A, que abarca tanto os mercados espanhóis quanto latino-americanos, europeus e da Orla Mediterrânea. Manuais e catálogos competem à Telefônica Publicidad e Información (TPI); a atividade comercial via Internet é administrada através da Terra Lycos; os serviços de dados e Serviços para Empresas competem à Telefônica Data; os de CRM cabem à Atento e os de produção e difusão de conteúdos por meios audiovisuais são responsabilidade da Admira. Por outro lado, a Emergia transformou-se na linha de atividade dedicada à prestação de Serviços de Comunicações de Grande Largura de Faixa, por meio de um anel submarino de fibra óptica de alta capacidade na América Latina e nos Estados Unidos.Para o desenvolvimento dos negócios de comércio eletrônico foi criada a Telefônica B2B (Business to Business), de que depende a Katalix. www.telefonica.com/quienes/port/01/index.html isão, Missão, Princípios e Valores 45 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais TELEMAR Missão Estar sempre apta a oferecer o que existe de melhor no mundo das telecomunicações, satisfazendo não só as necessidades dos clientes, mas também superando o crescente nível de exigência do mercado. TELESP CELULAR Missão Integrar pessoas e organizações pela comunicação móvel, oferecendo acesso a informações, entretenimento e transações com inovação e qualidade. Visão de Futuro Queremos a Telesp Celular forte, bem sucedida, competitiva, orientada para a conquista e fidelização do cliente, trabalhando na contínua busca da excelência. Nossos produtos e serviços devem ser inovadores, globais e integrados, superando continuamente as expectativas e necessidades presentes e futuras dos clientes. Liderar o processo de transformação de hábitos e comportamentos sociais deve ser um de nossos objetivos. Liderar o mercado e ocupar posição de destaque no cenário internacional. Ser ágil, flexível, agressiva e rentável. Atender nossos clientes com diferenciação e profissionalismo. Ser tecnologicamente pioneira, conquistando cada vez mais confiança e credibilidade. Manter uma estrutura racional, horizontal, descentralizada e enxuta, sempre buscando eficiência, eficácia e efetividade. Construir parcerias estratégicas com acionistas, clientes, colaboradores e fornecedores. Exercitar o gerenciamento participativo, na busca contínua da criação de valor econômico e do sucesso sustentado da Organização. Ser uma empresa humanizada, formada por colaboradores entusiasmados, competentes, motivados, pró-ativos, valorizados e comprometidos. Oferecer ambiente de trabalho informal, estimulante e compensador, viabilizando o desenvolvimento dos talentos e a realização pessoal e profissional. Queremos a Telesp Celular formada por pessoas arrojadas e felizes, compondo equipes sinérgicas, orgulhosas por agregarem valor à comunidade e poderem contribuir, de forma significativa, para o desenvolvimento da sociedade, tornando presente a visão de futuro. Princípios e Valores Para cumprir nossa Missão e concretizar a Visão de Futuro definida, nosso comportamento deve ser apoiado na prática dos seguintes Princípios e Valores: Inovação Conquistar e manter em nossos quadros, pessoas e equipes talentosas e criativas, estimulando a capacidade empreendedora, liderando o uso de tecnologias de ponta e antecipando-se no lançamento de produtos e serviços. Qualidade Oferecer continuamente alto padrão de atendimento, produtos e serviços que superem as necessidades presentes e futuras dos nossos clientes, buscando persistentemente a excelência. isão, Missão, Princípios e Valores 46 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais Gerenciamento Participativo Operar de forma planejada e integrada, promovendo o comprometimento e estimulando a participação das pessoas na gestão dos negócios da empresa. Agilizar e aperfeiçoar continuamente os processos decisórios. Integração Desenvolver visão sistêmica nas pessoas e equipes, estimulando a sinergia e o trabalho conjunto. Compartilhar responsabilidades para o alcance das metas e objetivos comuns. Ética Trabalhar com integridade, profissionalismo e transparência, apoiando nossas ações na honestidade, no respeito às políticas e procedimentos definidos pela empresa e regulamentados pela lei e pela sociedade. Confiança Propiciar um ambiente favorável ao desenvolvimento da credibilidade como elemento fundamental em todos os vínculos. Humanização Estimular o desenvolvimento contínuo dos nossos colaboradores, praticando a justiça, construindo e mantendo relações dignas, leais e respeitosas com nossos clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e o mercado. Responsabilidade Social Contribuir para o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. www.telespcelular.com.br/atc_aempresa.shtml#topo TEXACO Filosofia da ChevronTexaco A Filosofia da ChevronTexaco sintetiza aquilo que somos, o que fazemos, em que acreditamos e nossas metas para o futuro. Visão A essência da Filosofia da ChevronTexaco é a nossa visão: será empresa global de energia mais admirada devido à sua gente, suas parcerias e seu desempenho. Nossa visão consiste em: fornecer produtos e serviços para o mercado de energia, vitais à qualidade de vida; ser reconhecida pelo nível superior de competência e comprometimento de seus funcionários, tanto como indivíduos quanto como corporação; pensar e agir globalmente, e valorizar a influência positiva que isso traz para a Empresa; ser a parceira preferida, por ser exemplar na colaboração; demonstrar desempenho de categoria internacional; conquistar a admiração de todos os acionistas, investidores, clientes, governos e comunidade onde operamos, e de nossos funcionários, não só pelos objetivos que alcançamos, mas, também, pela forma como os alcançamos. isão, Missão, Princípios e Valores 47 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais missão prestigiar as soluções que contribuem para a atividade produtiva, tais como as diferentes alternativas de investimentos, a redução da carga tributária e as oportunidades de novos negócios. Pois essa é a verdadeira origem da riqueza de um povo e o que lhe confere dignidade. Nossa associação com a Grant Thornton, a sexta maior empresa de auditoria do mundo, diferencia-se dos modelos convencionais desse tipo de parceria. Desenvolvemos nossos projetos segundo uma perspectiva que só muito recentemente se descobriu: a globalização eficiente é a que agrega contornos regionais. Por isso, nossa atuação entre os clientes internacionais tem fortes tons verde e amarelo. Como nenhuma outra firma dentre as Big Five, sabemos traduzir as particularidades da nossa cultura, os meandros da nossa legislação, as reações, os temperamentos, as expectativas e esperanças do consumidor brasileiro. Por todas essas razões, nossa proposta na área da educação é formar empreendedores. Nossa metodologia consiste em aliar a vivência acadêmica com a prática do mundo dos negócios, durante todo o período de convivência dos alunos conosco. Portanto, ao se formarem ou concluírem suas especializações, esses profissionais estarão aptos a inovar com propostas elaboradas a partir da experiência, mas com um forte embasamento teórico e, principalmente, grande senso ético. Como brasileiro, empresário e empreendedor, sinto-me orgulhoso de liderar essa formidável equipe de profissionais da Trevisan, que ajuda a levar adiante o projeto de transformar o Brasil num país justo com seus cidadãos. Antoninho Marmo Trevisan www.trevisan.com.br/interna.cfm?idarea=11&idsubarea=34 UNIALGAR Missão Promover a gestão do conhecimento e o desenvolvimento do capital intelectual, contribuindo para a permanente evolução do Grupo Algar, através de um processo de aprendizagem contínua. UNIJUI - FUNDAÇÃO FIDENE Visão Constituir-se em núcleo científico e cultural capaz de atrair, fixar e formar profissionais altamente qualificados para refletir e ressignificar permanentemente o processo de desenvolvimento. Missão Interagir no processo de desenvolvimento através da promoção da educação em todos os níveis especialmente pela consolidação da Universidade Comunitária e Regional. Propósito Buscar a formação profissional continuada, a produção científica e a recriação cultural. http://www.unijui.tche.br/fidene/visaomissao.shtml isão, Missão, Princípios e Valores 50 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais UNIMED CAMPINAS Visão A UNIMED Campinas é uma cooperativa de trabalho médico que visa dar a seus associados (médicos cooperados) condições para o bom exercício da medicina liberal, valorizando seu trabalho e, em nome destes, promover a saúde de seus usuários, fortalecendo a relação médico paciente, através de serviços de qualidade com alto grau de satisfação e resolutividade. Missão A UNIMED Campinas, em nome de seus cooperados, oferece serviços na área da saúde, com excelência de qualidade, utilizando tecnologia adequada e mantendo seu compromisso de valorização do ser humano. Princípios Cooperativistas 1º Princípio: adesão voluntária e livre As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços, e dispostas a assumir as responsabilidades como membros, sem discriminações de sexo, sociais, raciais, políticas ou religiosas. 2º Princípio: gestão democrática pelos membros As cooperativas são organizações democráticas controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os eleitos como representantes dos outros membros são responsáveis perante estes. 3º Princípio: participação econômica dos membros Os membros contribuem eqüitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente. Pelo menos parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. 4º Princípio: autonomia e independência As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. 5º Princípio: educação, formação e informação As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos, dos dirigentes e dos trabalhadores de forma a que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas. 6º Princípio: intercooperação As cooperativas servem de forma mais eficaz os seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através de suas estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais. 7º Princípio: interesse pela comunidade As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros. isão, Missão, Princípios e Valores 51 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais (Extraído do Manual do Usuário da Unimed Campinas) USF – UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO Missão A Universidade São Francisco, sob inspiração de seu Patrono São Francisco de Assis, tem por missão produzir e difundir o conhecimento, libertar o ser humano pelo diálogo entre a ciência e a fé e promover fraternidade e solidariedade, mediante a prática do bem e conseqüente construção da paz. Fins A Universidade São Francisco, para concretização de sua missão, tem por fins: Educar integralmente o ser humano; Promover, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, todas as formas de conhecimento, com abertura às variadas concepções pedagógicas; Prover-se de mecanismos que garantam o padrão de qualidade; Formar profissionais competentes para as diferentes atividades científicas, tecnológicas, culturais, políticas e sociais, comprometidos com a construção de um mundo melhor; Promover a integração entre os diversos campos do saber e o encontro entre a ciência e a fé, respeitado o direito de liberdade de consciência; Buscar resposta aos desafios que comprometem a vida; Buscar intercâmbio e interações com instituições que promovem a educação, a ciência, a cultura e a arte, a fim de assegurar a universalidade de sua missão; Estimular a formação continuada e criar condições para sua concretização; Proclamar a fraternidade universal e o respeito a todas as criaturas. (extraídos dos Artigos 3º e 4º dos Estatutos) www.saofrancisco.edu.br/universidade/estatuto.htm USIMINAS Valores A Usiminas representa a união entre as culturas do Brasil e do Japão. Desta parceria sólida e duradoura, fluíram valores que, sedimentados ao longo do tempo, estão presentes no dia-a-dia da empresa. São eles: • Ética • Espírito de equipe • Respeito à dignidade humana • Busca permanente da satisfação do cliente • Máxima qualidade de produtos e serviços • Contínua evolução tecnológica • Harmonia com seus públicos. Missão isão, Missão, Princípios e Valores 52 / 55 Cem Exemplos de Empresas, Instituições e Organizações Não-Governamentais
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